Departamento de Ciências de Computação

Total de orientações em andamento


Número total de itens: 189

2021

1.   Amanda Hellen de Avellar Sarmento. TBD. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Industria (MECAI)) - Universidade de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: Moacir Antonelli Ponti.
2.   Augusto Paulo Silva. Classificação aplicada a dados extraídos de áudio de biossinais animais.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2021.
Orientador: Elaine Parros Machado de Sousa.
3.   Bruno Fernandes Bessa de Oliveira. Graph Neural Network: analysis and applications. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria) - Universidade de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: Alneu de Andrade Lopes.
4.   Erikson Júlio de Aguiar. Segurança e privacidade de imagens médicas contra modelos de aprendizado de máquina adversários. Tese (Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, . Início: 2021.
Orientador: Agma Juci Machado Traina.
5.   Felipe Antunes Quirino. Algoritmos para detecção de anomalias a partir de exames de imagens médicas. Dissertação (Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2021.
Orientador: Agma Juci Machado Traina.
6.   Lucelene Lopes. . Universidade de São Paulo, IBM.. Início: 2021.
Supervisor: Thiago Alexandre Salgueiro Pardo.
7.   Luiz Augusto Vieira Manoel. Avaliando e corrigindo viés de seleção em bases de dados e modelos de reconhecimento facial. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Moacir Antonelli Ponti.

2020

1.   Adailton Ferreira de Araújo. Análise de Sentimentos baseada em Aspectos para Revisões de Produtos de Software. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Ricardo Marcondes Marcacini.
2.   Adilson Vital Junior. Previsão de links em redes de citação e colaboração. Tese (Doutorado em Ciencia da Computacao) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Diego Raphael Amancio.
3.   Afonso Celso Penze Nunes da Cunha. Uso de Redes Neurais e Modelos de Regressão para Previsão de Casos COVID-19. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2020.
Orientador: Roseli Aparecida Francelin Romero.
4.   Aline Elias Cardoso Verhalen. Design de jogos digitais terapêuticos de apoio ao diálogo com crianças enlutadas. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Kamila Rios da Hora Rodrigues.
5.   Ana Caroline Medeiros Brito. Usando redes eomplexas e PLN para prever sucesso na Ciência. Tese (Doutorado em Ciencia da Computacao) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Diego Raphael Amancio.
6.   Anderson Canale Garcia. Um método para desenvolver aplicativos móveis acessíveis. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Computação e matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP, . Início: 2020.
Orientador: Renata Pontin de Mattos Fortes.
7.   André Levi Zanon. Explicações em Sistemas de Recomendação: uma abordagem personalizada a partir da obtenção das preferências do usuário via Linked Open Data. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Marcelo Garcia Manzato.
8.   André Luis Fakhoury. Extração de Características Robustas em imagens. Iniciação científica (Graduando em Ciências de Computação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: João do Espirito Santo Batista Neto.
9.   Angelo Cesar Mendes da Silva. Aprendizado de Representação Multimodal para Tarefas de Aprendizado de Máquina com Dados Musicais. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Ricardo Marcondes Marcacini.
10.   Anthony Stewart Araujo Fernandez. Análise de vídeo em aplicações multimídia. Dissertação (Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo - USP / São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Rudinei Goularte.
11.   Antônio Ronaldo da Silva. Aprendizado de Embeddings usando Modelos de Linguagem com Contexto Geoespacial. Dissertação (Mestrado profissional em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Início: 2020.
Orientador: Ricardo Marcondes Marcacini.
12.   Bruno Bacelar Abe. Guidelines para o desenvolvimento mobile acessível. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Kamila Rios da Hora Rodrigues.
13.   Bruno Gazoni. Monitorias corais para permanência e desenvolvimento de atividade cultural no Campus São Carlos. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado Em Ciências de Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2020.
Orientador: Solange Oliveira Rezende.
14.   Bárbara Cortes e Souza. Análise de textos usando redes complexas. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Diego Raphael Amancio.
15.   Cláudio Douglas Gouveia Linhares. . Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2020.
Supervisor: Agma Juci Machado Traina.
16.   Cynthya Letícia Teles de Oliveira. Um modelo de interação multimodal para sistemas de recomendação conversacionais. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Marcelo Garcia Manzato.
17.   Daniele Gallego. Práticas em smartphones e tablets: Um curso do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade do ICMC-USP. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Kamila Rios da Hora Rodrigues.
18.   Danilo Vitoriano. Interfaces gestuais para aplicações acessíveis com vídeo na Web. Dissertação (Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo - USP / São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Rudinei Goularte.
19.   Diany Pressato. Personalização de Justificativas em Sistemas de Recomendação baseada em Traços de Personalidade. Iniciação científica (Graduando em Ciências de Computação) - Universidade de São Paulo, Institucional-USP. Início: 2020.
Orientador: Marcelo Garcia Manzato.
20.   Eliane Gniech Karasawa. Mineração de Séries Temporais Multivariadas aplicada a Cadeia de Suprimentos.. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Elaine Parros Machado de Sousa.
21.   Eric Macedo Cabral. Visualizacao analítica para potencializar a descoberta de informação em coleções de documentos. Tese (Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2020.
Orientador: Maria Cristina Ferreira de Oliveira.
22.   Fabio Dias da Cunha. Ações para o desenvolvimento de habilidades de Matemática e Computação no contexto do Programa VemPraUSP!. Iniciação científica (Graduando em Ciências de Computação) - Universidade de São Paulo, Outra. Início: 2020.
Orientador: Thiago Alexandre Salgueiro Pardo.
23.   Fernando Henrique Carvalho Silva. Avaliação dos impactos do uso de elementos de gamicação em indivíduos com transtorno de ansiedade. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computaçã) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - Universidade de São Pau, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: João Luís Garcia Rosa.
24.   Fernando Torres Ferreira da Silva. Técnica de sumarização multivídeo. Dissertação (Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo - USP / São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Rudinei Goularte.
25.   Gabriel Ribeiro Evangelista. Visualização de redes complexas em navegadores web. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado Em Ciências da Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, USP (Programa Unificado de Bolsas. Início: 2020.
Orientador: Maria Cristina Ferreira de Oliveira.
26.   Guilherme Tubone. Reconstrução de curvas 3D a partir de nuvens de pontos. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação São Carlos) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: João do Espirito Santo Batista Neto.
27.   Gustavo Lima de Oliveira. Heterogeneous Network Privacy Embeddings in Experience Sampling System. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Maria da Graca Campos Pimentel.
28.   Helen Santos Picoli. Avaliação emocional de aplicações terapêuticas por meio de sensores físicos e vestíveis. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Kamila Rios da Hora Rodrigues.
29.   Igor Mateus Queiroz Gato. Graph Convolutional Networks para Classificação Semissupervisionada de Eventos. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo, Pró-reitoria de Pesquisa da USP. Início: 2020.
Orientador: Ricardo Marcondes Marcacini.
30.   Joao Pedro Rodrigues Mattos. Avaliação de Métodos de Geração de Redes Heterogêneas para Mineração de Eventos. Iniciação científica (Graduando em Ciências de Computação) - Universidade de São Paulo, Pró-reitoria de Pesquisa da USP. Início: 2020.
Orientador: Ricardo Marcondes Marcacini.
31.   Jonattan Willian da Silva. Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais Terapêuticos voltados à Crianças em Tratamento contra o Câncer. Iniciação científica (Graduando em Ciências de Computação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Kamila Rios da Hora Rodrigues.
32.   João Pedro de Carvalho Castro. Realização de Testes em Data Warehouses Espaciais. Tese (Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (USP-São Carlos), . Início: 2020.
Orientador: Cristina Dutra de Aguiar Ciferri.
33.   Ketlen Victoria Martins de Souza. Ações para o desenvolvimento de habilidades de Matemática e Computação no contexto do Programa VemPraUSP!. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade de São Paulo, Outra. Início: 2020.
Orientador: Thiago Alexandre Salgueiro Pardo.
34.   Larissa Cardoso Zimmermann. Um framework para composição de sistemas de reconhecimento de atividades humanas. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Maria da Graca Campos Pimentel.
35.   Leonardo Rossi Luiz. Indexação de características acústicas para recuperação de áudios ambientais. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado Em Ciências da Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Maria Cristina Ferreira de Oliveira.
36.   Luan Soares de Souza. Personalização de Justificativas de Recomendações usando Informações Contextuais. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Marcelo Garcia Manzato.
37.   Luana Balador Belisario. Métodos de chunking para textos opinativos em português. Iniciação científica (Graduando em Ciências de Computação) - Universidade de São Paulo, Outra. Início: 2020.
Orientador: Thiago Alexandre Salgueiro Pardo.
38.   Lucas Alexandre Malakin. EXPLORANDO ESTRATÉGIAS DE MACHINE LEARNING COM ANÁLISE DE SUBJETIVIDADE NA DETECÇÃO DE FAKE NEWS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indú) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Início: 2020.
Orientador: Solange Oliveira Rezende.
39.   Lucas Pereira M. de Araújo. Estratégia conversacional para sistemas de recomendação. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Marcelo Garcia Manzato.
40.   Luiz Henrique Rowan Peixoto. Mineração de Textos em Bases de Reclamações de Clientes. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indú) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Início: 2020.
Orientador: Solange Oliveira Rezende.
41.   Magali Sanches Duran. . Universidade de São Paulo, IBM.. Início: 2020.
Supervisor: Thiago Alexandre Salgueiro Pardo.
42.   Marcela Prince Antunes. Análise de Biomarcadores Relacionados à Desordem do Espectro Autista Utilizando Interface Cérebro-Computador Não-Invasiva.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pòs-Graduação em Ciências da Computaçã) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - Universidade de São Pau, . Início: 2020.
Orientador: João Luís Garcia Rosa.
43.   Marcus Vinícius Cerrato. Fusão de informação multimodal via detecção de correlações semânticas. Tese (Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo - USP / São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Rudinei Goularte.
44.   Marília Costa Rosendo Silva. Automated Machine Learning: Recommendation of text processing tools and models. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2020.
Supervisor: Thiago Alexandre Salgueiro Pardo.
45.   Matheus Henrique Junqueira Saldanha. Finding and Exploiting Theoretical Evidences for Applying Statistical Learning Theory in Time Series Forecasting. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências da Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Rodrigo Fernandes de Mello.
46.   Miguel de Mattos Gardini. Monitorias corais para permanência e desenvolvimento de atividade cultural no Campus São Carlos. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado Em Ciências de Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2020.
Orientador: Solange Oliveira Rezende.
47.   Nicolas Roque. Word embeddings para redes complexas. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Alneu de Andrade Lopes.
48.   Paulo Ricardo Viviurka do Carmo. Predição de Eventos por meio de Redes Heterogêneas. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Ricardo Marcondes Marcacini.
49.   Pedro Henrique Ferracini de Barros. Técnicas de Aprendizado de Máquina aplicadas à identificação de fatores clínicos ligados ao prognóstico médico automatizado. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências de Computação e M) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2020.
Orientador: José Fernando Rodrigues Júnior.
50.   Pedro Regattieri Rocha. Extração de pontos importantes em 3D visando a reconstrução de objetos. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação São Carlos) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: João do Espirito Santo Batista Neto.
51.   Rafael Belisario de Oliveira. Práticas em smartphones e tablets: Um curso do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade do ICMC-USP.. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Kamila Rios da Hora Rodrigues.
52.   Raphael Christian dos Santos Oliveira. Um Framework para Versionamento de Programas de Intervenção Criados Colaborativamente. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Maria da Graca Campos Pimentel.
53.   Renato Gomes Marcacini. Adicionando Inteligência em Indexação de Dados Complexos por Realimentação de Relevância para Sistemas de Apoio a Medicina. Dissertação (Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, . Início: 2020.
Orientador: Agma Juci Machado Traina.
54.   Ricardo Fernandes Campos Junior. Um Framework para Análise da Execução de Programas de Intervenção. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Maria da Graca Campos Pimentel.
55.   Rodolfo Sanches Saraiva dos Santos. Identificação da evasão escolar e estratégias de intervenções como sugestão para retenção do aluno. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Kamila Rios da Hora Rodrigues.
56.   Sidnei Gazola Junior. Práicas em smartphones e tablets: Um curso do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade do ICMC-USP. Iniciação científica (Graduando em Estatística) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Kamila Rios da Hora Rodrigues.
57.   Suzane Santos dos Santos. Técnicas e instrumentos para avaliação de objetivos terapêuticos e pedagógicos em jogos digitais sérios. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Kamila Rios da Hora Rodrigues.
58.   Victor Machado Gonzaga. Aprendizado de Representação em Multimodalidades Incompletas. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Ricardo Marcondes Marcacini.
59.   Vinicius Eduardo de Araújo. Personalização de Justificativas em Sistemas de Recomendação baseada em Traços de Personalidade. Iniciação científica (Graduando em Ciências de Computação) - Universidade de São Paulo, Institucional-USP. Início: 2020.
Orientador: Marcelo Garcia Manzato.
60.   Vitor Mesaque Alves de Lima. Aprendizado de Modelos de Linguagem para Mineração de Repositórios de Software. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Início: 2020.
Orientador: Ricardo Marcondes Marcacini.

2019

1.   Adriele Giaretta Biase. . Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC - USP., . Início: 2019.
Supervisor: Rodrigo Fernandes de Mello.
2.   Afonso Matheus Sousa Lima. Monitoramento de transições em agrupamentos de fluxos de dados. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Elaine Parros Machado de Sousa.
3.   Alexander Ylnner Choquenaira Florez. Prognóstico médico a partir de Prontuários Médicos Eletrônicos, uma abordagem baseada em Redes Neurais Profundas. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências de Computação e M) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2019.
Orientador: José Fernando Rodrigues Júnior.
4.   Alexis Iván Aspauza Lescano. Generalização da divisão relacional em banco de dados. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Robson Leonardo Ferreira Cordeiro.
5.   André Paulino de Lima. On producing explanations based on item representations in recommender systems. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Marcelo Garcia Manzato.
6.   Angelica Abadia Paulista Ribeiro. Uma Nova Interface Cérebro-Computador Para Composição Musical. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computaçã) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - Universidade de São Pau, . Início: 2019.
Orientador: João Luís Garcia Rosa.
7.   Antonio Alessandro Rocha Beserra. Recuperação de Informação em Vídeos. Dissertação (Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo - USP / São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Rudinei Goularte.
8.   Braulio Valentin Sánchez Vinces. Detecção de Anomalias em Fluxos de Dados de Elevada Frequência e Dimensionalidade: estudos de caso em dados de assistência médica e dados meteorológicos. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Robson Leonardo Ferreira Cordeiro.
9.   Brucce Neves dos Santos. Mineração de Opiniões com Fusão de Informação em Redes Heterogêneas. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2019.
Orientador: Solange Oliveira Rezende.
10.   Christian Cesar Bones. . Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2019.
Supervisor: Agma Juci Machado Traina.
11.   Daniela Fernanda Milón Flores. Classificação de Imagens de Satélite de Média Resolução Espacial com Estudo de Caso no Monitoramento da Cultura do Café Arábica no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Robson Leonardo Ferreira Cordeiro.
12.   diego minatel. Fairness in machine learing. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Alneu de Andrade Lopes.
13.   Edresson Casanova. Reconhecimento automático de fala espontânea e transfer learning para cenários de fala comprometida.. Tese (Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Sandra Maria Aluísio.
14.   Eduardo Borges Lopes. Fusão de Informação com Redes Heterogêneas: Aplicações em Mineração de Opiniões. Iniciação científica (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Ricardo Marcondes Marcacini.
15.   Endi Daniel Coelho Silva. Estudo e Implementação de Assinaturas de Imagens Utilizando Bags of Visual Words para Apoio à Análise e Visualização de Bases de Imagens Médicas. Dissertação (Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Agma Juci Machado Traina.
16.   Felipe Maciel Rodrigues. Independência de visualização em imagens estéreo. Tese (Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo - USP / São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Rudinei Goularte.
17.   Felipe Padula Sanches. Deep Reinforcement Learning for controlling the robotic arm for collecting fruits. Dissertação (Mestrado profissional em Pos-graduaçao em Computação e Matemática Computaci) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Roseli Aparecida Francelin Romero.
18.   Flavia de Souza Santos. Avaliação Semi-automatizada de Usabilidade em Sistemas Computacionais considerando Aspectos Emocionais. Tese (Doutorado em Ciencias Computacao e Matematica Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP, . Início: 2019.
Orientador: Renata Pontin de Mattos Fortes.
19.   Francielle Alves Vargas. Análise discursiva para caracterização e detecção de notícias falsas. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Thiago Alexandre Salgueiro Pardo.
20.   Gabriel Biscaro Cavallari. Estudo de representações de imagens de múltiplos domínios a partir de aprendizado profundo não supervisionado e semi-supervisionado. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Moacir Antonelli Ponti.
21.   Guilherme Alves Lindo. Serviços de recomendação da plataforma GHOST General Human-Oriented Services and Tasks. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo, Reitoria da USP. Início: 2019.
Orientador: Maria da Graca Campos Pimentel.
22.   Guilherme Domingos Faria Silva. Detecção de Casos de Exceção em Conjuntos de Dados Adimensionais Usando Junção por Similaridade. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Robson Leonardo Ferreira Cordeiro.
23.   Ivan José dos Reis Filho. Mineração de Eventos com Enriquecimento Semântico. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2019.
Orientador: Solange Oliveira Rezende.
24.   Jonas Wendel Costa de Souza. Web Services para intercâmbio da plataforma GHOST General Human-Oriented Services and Tasks. . Início: 2019.
Orientador: Maria da Graca Campos Pimentel.
25.   Jose Pedro Ribeiro Belo. Interação de Longa Duração para Aprendizado de Comportamentos Interativos Utilizando Aprendizado por Reforço Profundo. Tese (Doutorado em Ciencia da Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Roseli Aparecida Francelin Romero.
26.   José Maria Clementino Junior. Análise de Algoritmos de Mineração de Regras de Decisão para Apoio à Análise Semântica de Informações Médicas. Dissertação (Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Agma Juci Machado Traina.
27.   João Paulo Albuquerque. Análise de redes complexas e séries temporais. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Diego Raphael Amancio.
28.   João Paulo Clarindo. Processamento eficiente de consultas analíticas espaciais no contexto de internet das coisas aplicado a cidades inteligentes. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (USP-São Carlos), . Início: 2019.
Orientador: Cristina Dutra de Aguiar Ciferri.
29.   João Victor Oliveira Novaes. Aumentando a eficiência de consultas por similaridade com diversidade. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação e Matemática Computacional [S.Carlos]) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Caetano Traina Junior.
30.   Laura Vanessa Cruz Quispe. Robustez de redes complexas modelando textos. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Diego Raphael Amancio.
31.   Luís Felipe Ribeiro Chaves. Serviços web da plataforma GHOST General Human-Oriented Services and Tasks. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo, Reitoria da USP. Início: 2019.
Orientador: Maria da Graca Campos Pimentel.
32.   Marcio Lima Inácio. Sumarização de Opinião com base em Abstract Meaning Representation. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Thiago Alexandre Salgueiro Pardo.
33.   Marcus Vinicius dos Santos Araújo. Modelagem e Extração de Conhecimento em Grandes Volumes a partir de Redes Complexas Temporais, com Foco em Cadeias de Suprimento. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Elaine Parros Machado de Sousa.
34.   Mariana Caravanti de Souza. Detecção de notícias falsas utilizando classificação de uma única classe. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Solange Oliveira Rezende.
35.   Mateus Tarcinelli Machado. Investigação de métodos de identificação de aspectos de opinião não triviais. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Thiago Alexandre Salgueiro Pardo.
36.   Maxwell Sampaio dos Santos. Otimizacao de Consultas Multimodais em Domnios de Dados Complexos. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Caetano Traina Junior.
37.   Natalia de Fatima Martins. Visualizac~ao de Distribuic~oes de Dados Complexos em Espaccos de Consulta para Compara c~oes por Similaridade. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação e Matemática Computacional [S.Carlos]) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Caetano Traina Junior.
38.   Nelson Luiz Serpa de Oliveira. Aplicação móvel para a plataforma GHOST General Human-Oriented Services and Tasks. Iniciação científica (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo, Reitoria da USP. Início: 2019.
Orientador: Maria da Graca Campos Pimentel.
39.   Ricardo Araújo Rios. . Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2019.
Supervisor: Rodrigo Fernandes de Mello.
40.   ROBSON FERNANDES DA SILVA. Complex Multilayer Bayesian Networks: An approach applied to the analysis and inference of social networks. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Alneu de Andrade Lopes.
41.   Rodrigo Pedra Brum. Using Ontologies and DSLs to Create Agricultural Decision Support Systems. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Dilvan de Abreu Moreira.
42.   Sergio Carrazzoni de Toledo Piza. Autoria de intervenções na plataforma GHOST General Human-Oriented Services and Tasks. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo, Reitoria da USP. Início: 2019.
Orientador: Maria da Graca Campos Pimentel.
43.   Sherlon Almeida da Silva. Visualização para apoiar a investigação de espaços de características. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2019.
Orientador: Maria Cristina Ferreira de Oliveira.
44.   Tatiane Nogueira Rios. . Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC - USP., . Início: 2019.
Supervisor: Rodrigo Fernandes de Mello.
45.   Tiago de Miranda Leite. Detecção de objetos e segmentação de utilizando transferência de aprendizado a partir de redes completamente convolucionais. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Moacir Antonelli Ponti.

2018

1.   Alessandro de Mattos Silva. Métodos de aprendizado não supervisionado para mineração de opinião. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Ricardo Marcondes Marcacini.
2.   Aline Regina Becher. Improving optimization in feature learning with neural networks. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Moacir Antonelli Ponti.
3.   André Luiz Dutra Costa. Reversão anaglífica baseada em detecção de bordas. Dissertação (Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo - USP / São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Rudinei Goularte.
4.   André Toshio Asanome Moriyama. Previsão de custo de de consultas por similaridade a partir de estruturas de acesso métrico. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computaçã) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Caetano Traina Junior.
5.   Antonio Luiz Tonissi Migliato. Detecção de anomalias em séries temporais utilizando aprendizado não supervisionado. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Industria (MECAI)) - Universidade de São Paulo. Início: 2018.
Orientador: Moacir Antonelli Ponti.
6.   Bruno Aparecido Barbosa. Aplicações de machine learning no segmento financeiro. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indú) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Início: 2018.
Orientador: Solange Oliveira Rezende.
7.   Bruno Squizato Faiçal. . Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2018.
Supervisor: Agma Juci Machado Traina.
8.   Caetano Mazzoni Ranieri. Aprendizado de máquina e aplicações para robótica em ambientes inteligentes. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciencias de Computaca) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2018.
Orientador: Roseli Aparecida Francelin Romero.
9.   Cezanne Alves Mendes Motta. Análise Comparativa de Descritores de Imagens Médicas com Técnicas de Aprendizado de Máquina em Ambientes de Recuperação de Imagens por Conteúdo. Dissertação (Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Agma Juci Machado Traina.
10.   Daniel Cestari. Design of Supervised Learning Kernels from Data. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências de Computação e Matemática C) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Rodrigo Fernandes de Mello.
11.   Daniele Carvalho Oliveira. Análise de percepções em Interfaces Cérebro-Computador. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computaçã) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - Universidade de São Pau, . Início: 2018.
Orientador: João Luís Garcia Rosa.
12.   Eduardo Real. Ciência de dados aplicada ao processamento de dados massivos representados como grafos. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2018.
Supervisor: José Fernando Rodrigues Júnior.
13.   Eugênio Ferreira Cabral. Detecção de Casos de Exceção em Fluxos de Dados Frequentes e de Alta Dimensionalidade. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Robson Leonardo Ferreira Cordeiro.
14.   Felipe Silva Dias. MDD para geração de interfaces acessíveis em aplicativos móveis. Dissertação (Mestrado em Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Renata Pontin de Mattos Fortes.
15.   Fernando Soares de Aguiar Neto. Diagnostico e Tratamento de Depressão com Uso de Interface Cérebro-Computador Não-Invasiva. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computaçã) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - Universidade de São Pau, . Início: 2018.
Orientador: João Luís Garcia Rosa.
16.   Gabriel Tessaroli Giancristofaro. Mineração de Dados para criação de uma ferramenta de busca unificada entre Recursos Educacionais Abertos. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Ciências de Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2018.
Orientador: Gustavo Enrique de Almeida Prado Alves Batista.
17.   Helena do Amparo Teixeira Aravéchia. Análise e Implementação de Técnicas de Visualização de Bases de Dados para Extratores de Características de Imagens Médicas. Dissertação (Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Agma Juci Machado Traina.
18.   Igor Roberto Guilherme. Informações Semânticas 3D em Imagens Médicas. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Dilvan de Abreu Moreira.
19.   Jorge Andoni Valverde Tohalino. Análise semântica de redes de citação e colaboração. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Diego Raphael Amancio.
20.   Leo Sampaio Ferraz Ribeiro. Cross-domain feature learning with multi-stream neural network representations. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2018.
Orientador: Moacir Antonelli Ponti.
21.   Lucas Akio Senaga Onuki. Atuar nos cursos de extensão Práticas em smartphones e tablets e Produção de histórias multimídia com smartphones do Programa UATI do ICMC-USP. Orientação de outra natureza. Universidade de São Paulo. Reitoria da USP, . Início: 2018.
Orientador: Maria da Graca Campos Pimentel.
22.   Lucas Guerreiro. Analisando redes complexas via teoria de informação. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Diego Raphael Amancio.
23.   Lucas Santiago Rodrigues. Análise de funções de distância para redução do espaço de busca em consultas por similaridade sobre conjuntos de dados com atributos faltantes. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computaçã) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2018.
Orientador: Caetano Traina Junior.
24.   Luciana de Nardin. Reconhecimento de atividades de pessoas idosas com apredizado de máquina e sensores de dispositivos móveis e vestíveis. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Maria da Graca Campos Pimentel.
25.   Marcelo Miky Mine. Aprendizado de ranking multivisão em sistemas de recomendação. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Marcelo Garcia Manzato.
26.   Mariany Morais Silva. A Proposal for a Model-Based Automatic User Interface Generation System for Agricultural Decision Support Systems. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Dilvan de Abreu Moreira.
27.   Oscar Alonso Cuadros Linares. . Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2018.
Supervisor: Agma Juci Machado Traina.
28.   Paulo Renato Campos Barbosa. Estudo e Implementação de Descritores de Imagens Médicas para Ambientes de Recuperação de Imagens por Conteúdo. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências de Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Agma Juci Machado Traina.
29.   Renan Guilherme Nepolo. Regressão: uma abordagem baseada em grafos. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Alneu de Andrade Lopes.
30.   Rogério Figueredo de Sousa. Avaliação Automática da Utilidade de Opiniões em Português. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Thiago Alexandre Salgueiro Pardo.
31.   Rovilson de Freitas. Projeto e implantação do banco de dados dos atletas olímpicos brasileiros. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Elaine Parros Machado de Sousa.
32.   Sidnei Gazola Junior. Atuar nos cursos de extensão Práticas em smartphones e tablets do Programa UATI do ICMC-USP. Orientação de outra natureza. Universidade de São Paulo. Reitoria da USP, . Início: 2018.
Orientador: Maria da Graca Campos Pimentel.
33.   Tiago Pinho da Silva. Forenses Eleitorais: Detectando irregularidades em dados eleitorais sib não-estacionariedade espacial. Tese (Doutorado em PCCMC) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Gustavo Enrique de Almeida Prado Alves Batista.
34.   Vinícius Ferreira da Silva. Deep learning em sistemas de recomendação. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Alneu de Andrade Lopes.
35.   Vitor Rodrigues Tonon. Geração de explicações em sistemas de recomendação baseados em técnicas de fatoração de matrizes utilizando contexto. Dissertação (Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2018.
Orientador: Solange Oliveira Rezende.
36.   Viviana Elizabeth Romero Noguera. Ciência de dados voltada à análise do desempenho das mulheres nas ciências exatas. Tese (Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (USP-São Carlos), Programa Nacional de Becas de Postgrado en el exterior ?Don Carlos Antonio. Início: 2018.
Orientador: Cristina Dutra de Aguiar Ciferri.
37.   Wanner Martins de Menezes. A Domain Specific Language Based Approach for Automatic Generation of Ontology Based Decision Support Systems on Sustainability Domain. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Dilvan de Abreu Moreira.
38.   Waqar Hassan. Classification and Quantification on Data Streams. Tese (Doutorado em PCCMC) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Gustavo Enrique de Almeida Prado Alves Batista.
39.   Willian Dener de Oliveira. Agregação e Agrupamento de dados por similaridade em SGBDR. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemáti) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2018.
Orientador: Caetano Traina Junior.
40.   Xiomara Sulvey Quispe Chacón. Uso de redes complexas para cienciometria. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Diego Raphael Amancio.

2017

1.   André de Lima Salgado. New Principles of Usable Privacy and Security (UPS) of Access Control Interfaces Designed for the Average User. Tese (Doutorado em Doutorado Em Ciências de Computação e Matemática C) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2017.
Orientador: Renata Pontin de Mattos Fortes.
2.   Camila Dias de Oliveira. Diretrizes de acessibilidade: uma contribuição para o desenvolvimento de aplicações m-learning. Tese (Doutorado em Ciencias Computacao e Matematica Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2017.
Supervisor: Renata Pontin de Mattos Fortes.
3.   Cintia Carvalho Oliveira. Sistema de Recomendação em Redes Sociais Geo-localizadas utilizando redes complexas heterogêneas e multinível. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Alneu de Andrade Lopes.
4.   Daniel Mário de Lima. Técnicas de Deep Learning e Datawarehousing aplicadas a dados reais do domínio médico. Tese (Doutorado em Programa de Doutorado em Ciências de Computação e) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2017.
Orientador: José Fernando Rodrigues Júnior.
5.   Dildre Georgiana Vasques. Extração de Relacionamentos Semânticos para Detecção de Padrões de CausaEfeito Aplicados à Descoberta Baseada em Literatura. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2017.
Orientador: Solange Oliveira Rezende.
6.   Gabriel de Souza Spadon. Análise e Aperfeiçoamento de Sistemas Urbanos por meio de Redes Complexas e Funções Submodulares em Mapas Eletrônicos. Tese (Doutorado em Programa de Doutorado em Ciências de Computação e) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2017.
Orientador: José Fernando Rodrigues Júnior.
7.   Guilherme Vicentim Nardari. Monitoramento de plantacoes usando robos heterogeneos. Tese (Doutorado em Ciencia da Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2017.
Orientador: Roseli Aparecida Francelin Romero.
8.   Guilherme Zabot. Recuperação de dados complexos por conteúdo. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Cien. de Computação e Mat. Computacion) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2017.
Orientador: Caetano Traina Junior.
9.   Gustavo Junior Escobedo Ticona. Recommendation system based on human memory activation patterns. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Marcelo Garcia Manzato.
10.   Ivar Vargas Belizário. Segmentação de Imagens por meio da propagação de rótulos. Tese (Doutorado em Ciencia da Computacao) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017.
Orientador: João do Espirito Santo Batista Neto.
11.   Jonathan da Silva Ramos. Recuperação por conteúdo de imagens médicas para apoio a decisão clínica usando radiômica. Tese (Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2017.
Orientador: Agma Juci Machado Traina.
12.   Laurentino Augusto Dantas. Collaboration-based multimedia authoring of intervention programs. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Maria da Graca Campos Pimentel.
13.   Luis Marcelo Bortolotti. Integração de imagens médicas em um data warehouse para execução de consultas OLAP por similaridade. Tese (Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (USP-São Carlos), . Início: 2017.
Orientador: Cristina Dutra de Aguiar Ciferri.
14.   Marco Antonio Sobrevilla Cabezudo. Investigação de métodos de geração de linguagem natural por meio de representações semânticas abstratas para o Português do Brasil. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Thiago Alexandre Salgueiro Pardo.
15.   Matheus Naoto Shimura Takata. Sistemas de recomendação baseados em item embeedings. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Marcelo Garcia Manzato.
16.   Nelson Julio de Oliveira Miranda. Using Semantic Web Ontologies in Cancer Diagnose. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Dilvan de Abreu Moreira.
17.   Paul Augusto Bustios Belizario. Classifying motor imagery electroencephalogram signals using deep neural networks. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computaçã) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - Universidade de São Pau, . Início: 2017.
Orientador: João Luís Garcia Rosa.
18.   Ricardo Brigato Scheicher. Incorporação da semântica na Mineração de Textos. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2017.
Orientador: Solange Oliveira Rezende.
19.   Roney Lira de Sales Santos. Investigação de técnicas para detecção e filtragem de notícias falsas na web. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Thiago Alexandre Salgueiro Pardo.
20.   Sandra Souza Rodrigues. Uma abordagem de design de interação para sistemas de IoT. Tese (Doutorado em Doutorado Em Ciências de Computação e Matemática C) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Renata Pontin de Mattos Fortes.
21.   Sidney Evaldo Leal. Predição da Complexidade Sentencial do Português Brasileiro Escrito, usando Métricas Linguísticas, Psicolinguísticas e de Rastreamento Ocular. Tese (Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2017.
Orientador: Sandra Maria Aluísio.
22.   Thalisson Nobre dos Santos. Visual analytics para análise comparativa de paisagens acústicas. Tese (Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2017.
Orientador: Maria Cristina Ferreira de Oliveira.
23.   Wander Almeida Limeira. Um modelo de notações customizáveis para representação de ontologias como suporte à edição do conhecimento de especialistas de domínio. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Dilvan de Abreu Moreira.

2016

1.   Antonio Rafael Sabino Parmezan. Hierarchical Classification of Data Streams. Tese (Doutorado em PCCMC) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2016.
Orientador: Gustavo Enrique de Almeida Prado Alves Batista.
2.   Fabiana Góes. MIneração e redes heterogeneas aplicada a dados biomédicos. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Alneu de Andrade Lopes.
3.   Humberto Lidio Antonelli. Avaliação de acessibilidade em Rich Internet Applications (RIA):integrando componentes automáticos ao processo. Tese (Doutorado em Programa de Ciências de Computação e Mate) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Renata Pontin de Mattos Fortes.
4.   Lianna Mara Castro Duarte. Uma Abordagem Dirigida Por Modelos Para Aplicações Web Acessíveis. Tese (Doutorado em Doutorado Em Ciências de Computação e Matemática C) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP, . Início: 2016.
Orientador: Renata Pontin de Mattos Fortes.
5.   Lucas de Carvalho Scabora. Armazenamento e Operações de Navegação em Grafos em SGBDs Relacionais. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemáti) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2016.
Orientador: Caetano Traina Junior.
6.   Luiz da Rosa Garcia Netto. O TURISMO COMO INDUTOR DO FORTALECIMENTO DAS ECONOMIAS LOCAIS: O DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA COSTA LESTE, MS.. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2016.
Orientador: Ricardo Marcondes Marcacini.
7.   Tamires Tessarolli de Souza Barbieri. Sumarização Multivídeo Personalizada. Tese (Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo - USP / São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Rudinei Goularte.

2015

1.   Aratã Saraiva. Segmentação de imagens dinâmicas de rins para fins terapêutico. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2015.
Orientador: João do Espirito Santo Batista Neto.
2.   Evinton Antonio Cordoba Mosquera. Empregando Agregação para Aumentar a Escalabilidade Visual de Técnicas de Visualização para dados Multivariados. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências de Computaçã) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (USP-São Carlos/SP), . Início: 2015.
Orientador: Fernando Vieira Paulovich.
3.   Gabriel Dias Cantareira. Mapeamento Inverso: Empregando Manipulação Interativa do Usuário para Transformar Dados Multidimensionais. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (USP-São Carlos/SP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2015.
Orientador: Fernando Vieira Paulovich.
4.   Joab Cavalcante da Silva. Contribuições para a colaboração entre usuários com interesses específicos: estudo de caso. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Universidade de São Paulo, . Início: 2015.
Orientador: Maria da Graca Campos Pimentel.
5.   Paulo Henrique de Oliveira. ndexando Domínios de Atributos em SGBDs Relacionais. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Computaçã) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, . Início: 2015.
Orientador: Caetano Traina Junior.

2014

1.   Fábio Henrique Gomes Sikansi. Visualização de Grafos Dinâmicos Empregando Encurvamento de Arestas. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (USP-São Carlos/SP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2014.
Orientador: Fernando Vieira Paulovich.

2013

1.   Gladys Marleny Hilasaca Mamani. Análise Visual de Espaços de Parâmetros. Tese (Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (USP-São Carlos/SP), . Início: 2013.
Orientador: Fernando Vieira Paulovich.


(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
Data de processamento: 09/03/2021 17:22:57