Departamento de Ciências de Computação

Dilvan de Abreu Moreira

PostDoc in Biomedical Informatics na Stanford University (2008), Ph.D. in Electronics Engineering pela University of Kent at Canterbury (1995), mestrado em Microeletrônica pela Universidade Estadual de Campinas (1991), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (1988). Atualmente Professor Associado da Universidade de São Paulo. Atuante como consultor AdHoc da FAPESP, CNPq, CAPES e FNR Luxembourg. Membro do IEEE e da ACM. Revisor da Bioinformatics (Oxford). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq por 9 anos e de auxílios a pesquisa do CNPq e FAPESP. Minhas pesquisas focam na aplicação de tecnologias Web, em especial as da Web Semântica, em problemas da área Biomédica e de Bioinformática para permitir a interpretação de dados biomédicos por máquinas. Recentemente tenho colaborado com o BMIR-Stanford University com anotações semântica de imagens médicas e com o INPA/Embrapa na anotação e busca semântica de dados sobre biodiversidade. Tenho experiência de mais de 20 anos em pesquisa em computação e engenharia: aplicações distribuídas cliente/servidor e Web, incluindo tecnologias como Web services, ontologias (Semantic Web OWL) e as linguagens C, C++, Clojure e Java em Linux, Windows e Mac. Gerenciei a operação de laboratórios de pesquisa na área. Nota: O autor não se responsabiliza por informações incompletas ou incorretas apresentadas pela ferramenta Lattes.

  • http://lattes.cnpq.br/6806241288652019 (01082022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo. Departamento de Ciências da Computação. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Av. Trabalhador São-carlense, 400 CEP 13560-970 - Sao Carlos, SP - Brasil
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 1997-1997. Integração e Aperfeiçoamento do Sistema Distribuído de Geração de Layouts Agents
      O sistema Agents é um conjunto de programas criados para gerar automaticamente full custom layout de leaf cells para circuitos VLSI nas tecnologias CMOS e bipolar. Leaf cells são subcircuitos de complexidade comparável a componentes SSI (Small Scale Integration), como somadores, flip-flops ou multiplexadores. Elas formam as bibliotecas a partir das quais circuitos VLSI complexos são montados. O sistema Agents original é formado por quatro servidores: · O Placer posiciona componentes em uma célula. · O Router interconecta os componentes das células. · O Database guarda todas as informações dependentes do processo de fabricação usado. · O Broker arbitra a comunicação entre os outros servidores e seus clientes. O principal objetivo desse projeto foi desenvolver software que permitisse que estes servidores do programa Agents possam ser executados de forma paralela em máquinas com múltiplos processadores. Esse novo programa, chamado Agents 2, foi escrito em Java e usa apenas dois tipos de servidores (Placer e Router). Recursos: Tipo: FAPESP - Auxílio a Pesquisa Proc.: 96/04322-5 Recurso: US$ 28725.71 Fundo de Pesquisa - USP Processo no. 98.1.28638.1.7 Recurso: R$ 3.100,00
      Membro: Dilvan de Abreu Moreira.
    2. 2004-2004. SAFE - Software Available for Everyone - Engenharia de Software Disponível para Todos
      O objetivo do projeto é desenvolver uma infra-estrutura que permita a integração de ferramentas de software livre de apoio às atividades de Engenharia de Software, possibilitarndo um suporte automatizado para o processo de software livre, que seja simples o suficiente para atrair a colaboração e a participação de desenvolvedores (nos diversos níveis de familiaridade com o processo OSS). Visualiza-se um CASE integrando ferramentas OSS de suporte às atividades de projeto, como por exemplo, que coordene as tarefas em grupo, e que capture decisões de projeto ocorridas. O primeiro suporte a ser desenvolvido é uma ferramenta que agregue e integre o acesso às ferramentas mais utilizadas em processos maduros de projetos OSS, como é o caso do Mozilla. Recursos: R$ 113000,00
      Membro: Dilvan de Abreu Moreira.
    3. 2004-2004. TIDIA-Ae - Aprendizagem Eletrônica
      O Projeto TIDIA-Ae (FAPESP proc. 03/08193) Os principais objetivos do Projeto de Aprendizagem Eletrônica (TIDIA-Ae) são a pesquisa e o desenvolvimento na área de tecnologia da informação voltada para especificação, projeto e implementação de ferramentas aplicáveis à área de Educação a Distância (EaD). A idéia é desenvolver soluções flexíveis de grande impacto social, porém a um baixo custo, devido à utilização de plataformas livres no seu desenvolvimento. O TIDIA-Ae também prevê o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem eletrônica (Ae), que servirá como base para a criação de novas ferramentas de EaD. O desenvolvimento desse ambiente deverá ser fundamentado em uma arquitetura baseada em componentes, facilitando, assim, sua elaboração, implementação, manutenção e principalmente, sua evolução, permitindo que novas funcionalidades sejam acrescidas ao longo do tempo. O ambiente Ae fornecerá uma estrutura mínima a fim de que pesquisadores possam gerenciar e testar novas ferramentas em desenvolvimento, que serão futuramente acopladas ao projeto. Por servir como ponto de partida para outras aplicações de EaD, também fornecendo bibliotecas básicas de componentes de software, esse ambiente permitirá uma significativa economia de tempo e de esforços por parte dos pesquisadores da área. A principal aplicação do projeto TIDIA-Ae é dar suporte à EaD via software livre, tanto em termos teórico-metodológicos quanto tecnológicos. Para ser executado, o projeto envolverá técnicas de Engenharia de Software para a análise, projeto, implementação e teste dos componentes, bem como teorias das áreas de Educação a Distância, Interfaces Humano-Computador, Inteligência Artificial e outras que sejam necessárias para a conclusão dos objetivos iniciais previstos. Recursos: R$ 250000,00
      Membro: Dilvan de Abreu Moreira.
    4. 2005-2005. TIDIA Kyatera
      O Projeto KyaTera apoiado no Programa Tecnologia de Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (TIDIA) visa estabelecer uma rede de fibras ópticas interligando laboratórios para pesquisa, desenvolvimento e demonstração de tecnologias da internet. Objetivos do projeto 1- Promover um avanço significativo, tanto em quantidade como em qualidade, nas pesquisas cooperativas em todas as áreas, desenvolvendo o sistema de pesquisa e inovação no Estado de São Paulo 2- Estabelecer uma rede de fibras ópticas interligando laboratórios para estudo, pesquisa, desenvolvimento e demonstração de tecnologias e aplicações da Internet Avançada, permitindo que laboratórios geograficamente distribuídos testem novas tecnologias 3- Implantação de redes estável ligada à Internet Acadêmica Mundial, com alta qualidade de serviço, e sem limite de largura de banda para pesquisa e ensino no Estado de São Paulo Processo Fapesp: 2003/08269-7 Período: 01/02/2005 a 31/01/2007 Área de concentração: 03040000 Recursos: - diárias: 159.000,00 - reserva técnica nacional: 77.105,00 - reserva técnica importação: 42.113,55 (não é nossa, é da Fapesp) - Material permanente país: 106.420,00 - material consumo país: 43.000,00 - material permanente importado: US$ 56.151,40 (chaves gigabit)
      Membro: Dilvan de Abreu Moreira.
    5. 2002-2002. Gerenciamento de Atividades de Ensino via Internet usando Agentes de Software e Clusters de Computadores
      Este projeto tem como objetivo a criação de um programa, usando o modelo de agentes de software, para o gerenciamento de atividades realizadas por grupos de pessoas através da Internet. Apesar desse programa dever ser o mais genérico possível, de forma que possa ser facilmente reutilizado no gerenciamento de atividades em domínios diversificados, sua primeira versão enfocará com mais cuidado o gerenciamento de atividades de Ensino via Internet. Ele poderá ser usado tanto como ferramenta de apoio para ensino presencial como a distância. Esse programa deverá ainda ser capaz de rodar em Clusters de computadores relativamente baratos baseados no sistema operacional Linux (Web Farms). Recursos: FAPESP R$ 21340,00 + R$ 3201,00 Proc.: 01/10203-9 USP ProReitoria de Pesquisa R$ 2134,00
      Membro: Dilvan de Abreu Moreira.
    6. 2008-2008. Web Semântica na Criação de Anotações Inteligentes em Bioinformática
      A Web Semântica foi proposta como uma maneira de explorar a associação de significados explícitos (usando ontologias) aos conteúdos de documentos presentes na Web, para que eles possam ser processados e interpretados automaticamente. Essa tem sido uma área de intensa pesquisa dentro de Sistemas Web, apesar disso a Web Semântica não tem se tornado popular como outras tecnologias Web. Uma das principais razões é que os usuários em geral não têm benefícios com essa tecnologia porque ainda não existe uma grande quantidade de documentos com significados associados. Essa situação cria um impasse. Por outro lado, na área biomédica, bio-ontologias tem se tornado muito populares como ferramentas para anotar (associar significados explícitos) dados gerados por experimentos biomédicos de alto volume (como sequenciamento de DNA ou uso de biochips). Essas bio-ontologias tem crescido em tamanho e complexidade, a medida que são usadas para anotar um volume cada vêz maior de dados importantes. A união da tecnologia da Web Semântica com o grande volume de documentos e dados anotados da biomedicina pode prover o volume de documentos necessário para popularizar o uso da Web Semântica. Essa visão é compartilhada pelos pesquisadores do NCBO - National Center for Biomedical Ontology (Stanford University). Na nossa visão, tecnologias, como a Web Semântica, deverão ser usadas para dar suporte a pesquisa na área biomédica que envolva o uso de ontologias e anotação de dados. O objetivo principal desse projeto é o desenvolvimento de ferramentas Web colaborativas que permitam a usuário leigos (médicos e biólogos) a produção e manutenção colaborativas de anotações machine understandable na área de bioinformática. Isso será feito em parceria com o NCBO, como forma de criação de vínculos permanentes entre este e o ICMC-USP. Projeto Universal CNPq 481837/2008-6, recursos R$ 32.000,00, de 05/2009 a 05/2011.
      Membro: Dilvan de Abreu Moreira.
    7. 2010-2010. Annotation of Radiological Images using the Semantic Web for Scientific and Clinical Collaboration
      This work is part of a larger project, the Annotation and Image Markup (AIM) Project of the Laboratory of Imaging Informatics (Radiology Dept.) at Stanford University, which aims to create a medical knowledge base on radiological images for identification, monitoring and reasoning about tumor lesions in cancer research and in doctors' offices. The specific problem, which will be addressed in this work, is that most of the semantic information about radiological images are not captured and related to them using terms of biomedical ontologies and standards such as DICOM and HL7, which makes it impossible for them to be automatically evaluated by computers, searching medical files in hospitals, etc. To solve this, radiologists need an easy, intuitive and accessible tool to add this information. In this work, a web tool for creating these annotations, called electronic Physician Annotation Device (ePad), is being developed, in conjunction with the Laboratory of Imaging Informatics (Dr. D. Rubin). The E-Pad will allow the recovery of medical images, such as the images available in hospital information systems, the outline of the contours of the tumor lesions, the association of ontological terms to these markings, and the saving of this information in a knowledge base. The main challenges of this work involve the application of intuitive interfaces and their implementation in a Web browser and the use of Web technologies for data communication, through Web Services, in an environment that allows collaboration between researchers, students and professionals in the radiology area and oncology.
      Membro: Dilvan de Abreu Moreira.
    8. 2012-2012. Intelligent Biodiversity Data Processing Using the Semantic Web
      Biodiversity data, in most cases, are stored in relational databases. Researchers search for information in these data using keywords, the only way to search since these data are not structured. However, this type of search is not efficient to be used in large amounts of heterogeneous data, such as those on biodiversity, presenting low precision and recall in this type of data. This project applies techniques and tools from the Semantic Web to solve this problem, including: creating and adapting ontologies to describe data on biodiversity; description of data sets using these ontologies; reasoning about this data to find inconsistencies; making these data sets available as online resources, SPARQL Endpoints, complying with the standards for Linked Open Data (LOD) to make them readable and intelligible directly by machines and "connected" to other LOD data sources on the Web. The ultimate goal is that this data can now be automatically processed by machines to allow automatic detection of inconsistencies, the semantic search for data sets (in addition to the search for keywords) and automatic integration with other data sources also in LOD format. This will facilitate researchers' access to the information contained in this data and the use of friendly interfaces for automatic processing.
      Membro: Dilvan de Abreu Moreira.
    9. 2014-2014. Uso de Técnicas de Jogos de Computador para o Ensino Online de Linguagens de Programação
      Um dos maiores problemas na área de Educação a Distância é o alto grau de evasão dos alunos. Níveis de evasão de 50% ou mais são comuns. Para diminuir esse problema, técnicas de gamificação começam a ser usadas em cursos à distância ou semipresenciais. Gamificação é atribuir aspectos e características de games para ambientes que não são games. Esse processo visa, através de ações interativas e cativantes, tornar tarefas e demandas difíceis mais prazerosas, práticas e intuitivas para os usuários. Isso pode ser conseguido através do uso de várias técnicas como pontos, distintivos, competições entre usuários, etc. Neste projeto, vamos aplicar técnicas de gamificação num curso de introdução a programação para alunos do primeiro ano universitário. Esse curso já existe e está disponível usando a ferramenta aberta CSM (Course Management System) Moodle em PHP. A ele vamos adicionar ferramentas e atividades voltadas a sua gamificação, com o intuito de tornar o curso mais desafiador e prazeroso aos estudantes (diminuindo assim a evasão).
      Membro: Dilvan de Abreu Moreira.
    10. 2014-2014. Disponibilização de Informações sobre Campanhas Eleitorais em Formato Aberto (Open Data) na Web
      O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibiliza dados sobre as eleições brasileiras em seu site através do Repositório de Dados Eleitorais. Contudo, esses dados são disponibilizados na forma de planilhas eletrônicas (Excel), não sendo estruturados, com formatos diferentes e contendo erros. Para que seja possível analisar esses dados e tirar conclusões importantes sobre os mesmos, eles precisam estar num formato padrão e conter informações semânticas os descrevendo. Nosso objetivo é ler essas dados, processá-los e disponibilizá-los na Web usando padrões usados para Linked Open Data (Dados Abertos e Conectados) da Web Semântica. Esses dados ficarão disponíveis para análise por pesquisadores (em formato padrão RDF ou através de buscas usando SPARQL, uma linguagem padrão de buscas para Linked Open Data). Será necessário escolher ontologias para descrever os dados, criar um servidor Web e SPARQL (o primeiro para consultas pelo público em geral e o segundo por programas) e disponibilizar os dados nesse servidor. Vale salientar que é importante que os dados do TSE estejam disponíveis em um formato aberto (Open Data) que permita a pesquisadores e ao público em geral o acesso aos mesmos. O volume da dados disponíveis é muito grande e, apenas com ferramentas computacionais de análise e busca, eles são úteis. Mas essas ferramentas só podem ser usadas em dados codificados em formatos padrões e abertos. Dados abertos podem também ser conectados (linked), assim usuários podem conectar esses dados com outras fontes, por exemplo, políticos a empresas ou base eleitoral de políticos ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das mesmas, etc.
      Membro: Dilvan de Abreu Moreira.
    11. 2013-2013. Projeto Rondon: Operação "2 de julho"
      Atuar como coordenador da equipe do ICMC-USP (2 professores e 8 alunos) na operação "2 de julho" do Projeto Rondon (Ministério da Defesa) na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu-BA do dia 18/01 a 03/02 de 2013.
      Membro: Dilvan de Abreu Moreira.
    12. 2018-2018. Semantic Decision Support Systems in Agriculture
      ICMC-USP and Embrapa are developing computational tools to be used in the creation of Decision Support Systems in Agriculture. Currently, the mais tool being developed is part of the SustenAgro Project. It aims to develop and validate a methodological proposal and web tools to assess the sustainability of soybean and sugar cane production systems in the Center South of Brazil. It aims to address the main issues related to agricultural production systems in order to enable the rational use of natural resources to meet present needs and ensure the supply of future generations. The SustenAgro system will provide validated technical information, via online web tools and knowledge banks, to support the formulation of private actions and public policies in the agricultural sector.
      Membro: Dilvan de Abreu Moreira.
    13. 2019-2019. Ferramenta Inteligente para Conversão de Prontuário Eletrônico do Paciente
      Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEP) são cada vez mais utilizados em unidades de saúde no Brasil. Eles dão mais segurança e agilidade ao processamento dos dados dos pacientes. Porém, cada unidade de saúde tem autonomia para desenvolver seu próprio PEP. Essa falta de interoperabilidade dificulta a integração de dados de pacientes de diferentes instituições e a criação de sistemas inteligentes genéricos de análise de dados que possam processar dados de diferentes origens. Como todos os PEPs contém os mesmos tipos de informação, dados médicos padrões sobre um paciente, é possível a criação de ferramentas para sua conversão para outros formatos. O objetivo deste projeto de pesquisa foi a criação de uma ferramenta de mapeamento para a conversão automática de dados de PEPs, em formato tabular (tabelas de banco de dados e planilhas), para um formato comum baseado em ontologias, usando RDF (Resource Description Framework). Ela é formada por uma Domain Specific Language (DSL) capaz de representar um mapeamento de um formato tabular para um formato baseado em uma ou mais ontologias definidas na Web Ontology Language (OWL). Os dados de interesse do formato tabular são representados em RDF, com informações de tipo, e podem ser conectados a outras informações do próprio conjunto de dados ou a fontes externas. Esses dados em RDF reutilizam conceitos médicos públicos da Web, como a taxonomia CID-9 e a ontologia SNOMED-CT, e, por isso, podem ser usados na criação, teste e reuso de sistemas inteligentes de análise de dados mais genéricos.
      Membro: Dilvan de Abreu Moreira.
    14. 2001-2001. Sala de Aula Virtual
      Pretende-se também uma melhoria do material já disponível (em HTML) com o uso de software de geração e gerenciamento de páginas Web mais moderno. O ICMC-USP dispõe de alguns projetores multimídia e computadores em rede para uso em sala de aula. Recursos: USP - PróReitorias de Pesquisa e Ensino R$ 9.860,00
      Membro: Dilvan de Abreu Moreira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Second Place on the Google Developers Challenger 2012. Category Social/Personal Productivity/Games/Fun - Latin-America.. Google. 2012.
      Membro: Dilvan de Abreu Moreira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (7)
    1. WebMedia & LA-Web 2004 Joint Conference. WebMedia & LA-Web 2004 Joint Conference
    2. 4th Exposição e Congresso Internacional sobre Tecnologias Inteligentes e Redes Globais. 4th Exposição e Congresso Internacional sobre Tecnologias Inteligentes e Redes Globais
    3. . 5th ONTOBRAS - Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil
    4. . 7th MOST - International Workshop on Metamodels, Ontologies and Semantic Technologies
    5. Proposta de Arquitetura para um Sistema de Busca Semântica em Repositórios de Biodiversidade. I Workshop Amazônia Semântica
    6. Introdução ao desenvolvimento colaborativo de regras SWRL com o SWRL Editor. XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web - Webmedia 2012
    7. . 2nd Workshop de Cibernética Avançada

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (25)
    1. . Olimpíada Brasileira de Informática. Sociedade Brasileira de Computação. 2000. Organizacao
    2. . Olimpíada Brasileira de Informática. Sociedade Brasileira de Computação. 1999. Organizacao
    3. . ACM International Collegiate Programming Contest. ACM - Association for Computer Machinery. 1999. Organizacao
    4. . ACM International Collegiate Programming Contest. ACM - Association for Computer Machinery. 1998. Organizacao
    5. . 2nd Ibero-American Symposium on Software Engineering and Software Engineering. UNIFACS. 2002. Organizacao
    6. . III Congresso Brasileiro de Computação. Universidade do Vale do Itajaí. 2003. Organizacao
    7. . XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web - WebMedia 2005. Sociedade Brasileira de Computação. 2005. Organizacao
    8. . Web2Touch Workshop (NOTERE 2010). . 2010. Organizacao
    9. . II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil. Instituto Militar de Engenharia (IME). 2009. Organizacao
    10. . 3o OntoBras - Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil. UFSC. 2010. Organizacao
    11. . IEEE WETICE 2012 - 5th Web2Touch - Modeling the Collaborative Web Knowledge Conference Track. IEEE - Institute for Electric and Electronic Engineering. 2012. Organizacao
    12. . 2nd Workshop de Cibernética Avançada. Universidade de São Paulo. 2013. Organizacao
    13. . 1st Workshop de Cibernética Avançada. Universidade de São Paulo. 2012. Organizacao
    14. . IEEE WETICE 2014 - Web2Touch - Modeling the Collaborative Web Knowledge Conference Track. IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers. 2014. Organizacao
    15. . XIV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). 2014. Organizacao
    16. . XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 2014. Organizacao
    17. . IEEE WETICE 2015 - Web2Touch - Modeling the Collaborative Web Knowledge Conference Track. IEEE - Institute of Electrical and Electronic Enginneers. 2015. Organizacao
    18. . IEEE WETICE 2017 - Web2Touch - Modeling the Collaborative Web Knowledge Conference Track.. IEEE- Institute of Electrical and Electronic Engineers. 2017. Organizacao
    19. . IEEE WETICE 2020 - Web2Touch - Modeling the Collaborative Web Knowledge Conference Track.. IEEE. 2020. Organizacao
    20. . IEEE WETICE 2019 - Web2Touch - Modeling the Collaborative Web Knowledge Conference Track.. IEEE. 2019. Organizacao
    21. . IEEE WETICE 2016 - Web2Touch - Modeling the Collaborative Web Knowledge Conference Track.. IEEE. 2016. Organizacao
    22. . 12th Int. Conf. Data Integration in the Life Sciences, DILS 2017,. . 2017. Organizacao
    23. . ECSCW 2013 - Web2Touch - Modeling the Collaborative Web Knowledge. . 2013. Organizacao
    24. . IEEE WETICE 2018 - Web2Touch - Modeling the Collaborative Web Knowledge Conference Track.. IEEE. 2018. Organizacao
    25. . I Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil. UFF - IACS - Departamento de Ciência da Informação. 2008. Organizacao

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2023
Data de processamento: 10/05/2023 08:54:02