Departamento de Ciências de Computação

Solange Oliveira Rezende

Solange Oliveira Rezende, professora Associada no Departamento de Ciências de Computação do ICMC-USP, é licenciada em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (1986), mestre em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1990) e doutora em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (1993). Realizou pós-doutorado na Universidade de Minnesota, USA (1995-1996). Atuou como Assistente Técnico administrativo IV junto a Pró-reitoria de Pós-graduação da USP (2003-2006); Coordenadora da Câmara de Normas e Recursos da Pró-reitoria de Pós-graduação da USP (2007-2010); Coordenadora da Comissão Assessora Especial de Acompanhamento, Análise e Avaliação dos Cursos de Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (2013-2015); Coordenadora da Câmara de Avaliação dos NACEs da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (2015); Vice-Coordenadora do Programa Giro Cultural, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (2014). No âmbito do ICMC foi Presidente da Comissão de Cultura e Extensão; Coordenação do Programa de Pós-graduação CCMC, Presidente da Comissão de Pós-graduação, Presidente da Comissão de Biblioteca e Presidente da Comissão de Comunicação e Divulgação Científica. É membro comissão Especial de Inteligência Artificial da Sociedade Brasileira de Computação. É assessora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e atualmente membro do Conselho Consultivo do CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial (IA), atuando principalmente nos temas relacionados com Aquisição de Conhecimento para Tomada de Decisão envolvendo Mineração de Dados e Textos, Análise de Sentimentos e Sistemas de Recomendação. Atua como pesquisadora no LABIC e no C4AI.

  • http://lattes.cnpq.br/8526960535874806 (23012023)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo. Departamento de Ciências de Computação e Estatistica. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Av. Trabalhador Sãocarlense, 400 CaixaPostal 668 CEP 13560-970 - Sao Carlos, SP - Brasil
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (47)
    1. 1999-1999. IMiMD - Indexing and Data Mining in Multimedia Databases
      Esse projeto teve como objetivo o desenvolvimento de técnicas, algoritmos e ferramentas de software para suportar o tratamento de informações multimídia, como imagens, vídeo e áudio além de estruturas complexas, como representação de móleculas e estruturas genéticas, em bases de dados multimídia. Todo o projeto foi centrado em utilizar o conteúdo dos dados tratados para possibilitar a indexação, recuperação baseado em conteúdo e descoberta de dados. Esse projeto integrou as áreas de Banco de Dados, Inteligência Artificial e Visualização de Dados, sendo que contou com a participação de especialistas em todas elas.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    2. 2000-2000. IPROS - Integrated Production and Supply Chain Management. SAP Research / Applications Award
      O projeto intitulado Integrated Production and Supply Chain Management conta com a participação de sete professores (6 da Engenharia Mecânica/Produção, 1 da Computação) para a elaboração de uma forma de gerenciamento eficiente da cadeia de produção. Neste projeto trata-se tambem do "Projeto e Desenvolvimento de um Datawarehouse para Gerenciamento da Cadeia de Produção" que sou responsável.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    3. 2000-2000. Recursos Complementares para Apoio a Grupos de Pesquisa - Projeto IPROS - Integrated Production and Supply Chain Management
      O projeto intitulado Integrated Production and Supply Chain Management conta com a participação de sete professores (6 da Engenharia Mecânica/Produção, 1 da Computação) para a elaboração de uma forma de gerenciamento eficiente da cadeia de produção, utilizando-se para isso, softwares licenciados como R/3TM, Business Information Warehouse - BIWTM e SQL Server 7.0TM de empresas como SAP® e Microsoft®. Esses softwares rodam em plataforma WindowsTM e arquitetura PC, necessitando para isso, de computadores de grande capacidade de processamento, armazenamento e memória. O tipo de processamento executado na utilização desses softwares, deve-se principalmente, a consultas e manipulação de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) e ferramentas para construção/manipulação de Data Warehouses (DWs) que serão utilizados para o gerenciamento da cadeia de produção. Esses aplicativos exigem grande velocidade de processamento e memória, principalmente entre os softwares R/3TM e BIWTM, o que faz com que este tipo de execução torne-se lenta e muitas vezes inviável em computadores que não possuem recursos parecidos com o que foi especificado neste pedido, podendo atrasar os resultados dos experimentos e conseqüentemente o cronograma do projeto. Por outro lado, os recursos destinados ao sub-projeto "Projeto e Desenvolvimento de um Datawarehouse para Gerenciamento da Cadeia de Produção" são destinados, em sua maioria, ao pagamento de pessoal. Recurso Complementar de R$ 3.500,00
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    4. 1996-1996. IPAC - Integração de Paradgimas Símbolico, Fuzzy e Neural na Aquisição de Conhecimento
      A construção de Sistemas Baseados em Conhecimento (SBC) é uma atividade difícil e demorada, onde uma das fases mais problemáticas é a relacionada à elicitação do conhecimento do especialista humano (ou qualquer outra fonte), através de um processo conhecido como Aquisição de Conhecimento (AC). O projeto aqui apresentado teve por objetivo desenvolver um ambiente de AC, composto por módulos voltados a aplicação de métodos sob abordagens diferentes, possivelmente combinados. Pretendeu-se, com o desenvolvimento desse trabalho, obter um ambiente onde possam ser estudadas e comparadas metodologias de AC, inicialmente propostas em contextos diferentes, de acordo com critérios como adequação a conjuntos de dados específicos, facilidade de fusão, balanceamento de vantagens, conveniência em combinar algoritmos e comunicação entre os diferentes módulos.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    5. 1997-1997. Sistemas Híbridos Inteligentes para Extração de Conhecimento de Bases de Dados
      Este projeto trata da investigação de técnicas para Sistemas Híbridos voltadas para extração de Conhecimento. 2 bolsas de IC foram liberadas.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    6. 1995-1995. Ambiente Híbrido de Aprendizado de Máquina
      O objetivo deste projeto foi o desenvolvimento de um ambiente híbrido para aprendizado de máquina, onde foram abordados: - A investigação das diferenças essenciais entre as abordagens simbólica e conexionista - Utilização dos vários domínios de problema com a finalidade de evidenciar a qual nível é possível/conveniente uma mútua colaboração entre os paradigmas conexionista e simbólico, bem como o desempenho de cada um deles - O levantamento dos pontos fortes e fracos de cada paradigma, em função dos resultados obtidos nos ítens anteriores - A combinação dos resultados dos estudos e análises realizadas para o desenvolvimento do sistema híbrido inteligente para aquisição de conhecimento e suporte à decisão.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
      Nos últimos anos a pesquisa em aprendizado de máquina tem evoluído rapidamente. Este rápido crescimento tem ocorrido independentemente, em ambas áreas de aprendizado: simbólico e conexionista. Recentemente tem se notado tentativas de aproximação das duas áreas, refletida no desenvolvimento de técnicas híbridas de aprendizado, que exploram e combinam as vantagens de ambas. Este projeto propõe o desenvolvimento de um ambiente híbrido de Aprendizado de Máquina, que visa articular diferentes técnicas de aprendizado, com o objetivo de aquisição de conhecimento e suporte à decisão. Inicialmente, pretende-se que este ambiente integre as abordagens conexionista e simbólica. A construção do ambiente vai ser conduzida, entretetanto, objetivando sua ampliação futura, que acontecerá através da incorporação de outros paradigmas de aprendizado de máquina e de suas articulações.
      Membro: Roseli Aparecida Francelin Romero.
    7. 1993-1993. Ferramentas para Sistemas Especialistas usando Multimidia
      O objetivo principal desse projeto é o desenvolvimento de ferramentas para apoio ao desenvolvimento de sistemas especialistas. O principal foco é a utilização de recursos multimídia na interação com o usuário.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    8. 1992-1992. Sistemas Baseados em Conhecimento: Metodologias para Desenvolvimento e Aplicações
      O objetivo dessa pesquisa foi investigar novos algoritmos de aprendizado indutivo - incrementais e não incrementais -, bem como algoritmos para a construção automática de features. Serão também foram investigadas diferentes linguagens para a descrição das instâncias e hipóteses induzidas - lógica, árvores de decisão, frames, etc.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    9. 1992-1992. Desenvolvimento de Módulos de Planejamento de Processo Automático Integrados em um Ambiente de Planejamento do Processo
      O objetivo principal desse projeto é o desenvolvimento de uma metodologia para criação e aplicação de módulos de planejamento automático, utilizando técnicas de Inteligência Artificial, em uma solução híbrida de planejamento de processo assistida por computador. Os módulos de planejamento automático são sistemas baseados em conhecimento que resolvem problemas de planejamento de processo.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    10. -.

      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    11. -.

      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    12. 2000-2000. Agentes Inteligentes para Análise e Recuperação da Informação
      Título: Agentes Inteligentes para Análise e Recuperação da Informação Projeto CAPES-SCyT Brasil-Argentina, período 03/2000 a 02/2003 Sumário: O projeto têm como finalidade o trabalho cooperativo relacionado ao aprimoramento das pesquisas realizadas pela equipe de pesquisadores, bem como a formação de novos pesquisadores na área de recuperação e análise de informação mediante a utilização de diferentes métodos provenientes de áreas tais como como aprendizado de máquina (simbólico e conexionista), data mining, raciocínio baseado em casos e redes neurais. As atividades de treinamento e formação de pessoal envolvida com a execução deste trabalho são aquelas decorrentes do próprio desenvolvimento das atividades previstas, como orientação de alunos de mestrado e doutorado, intercâmbio entre pesquisadores de Argentina e Brasil, desenvolvimento de trabalhos conjuntos e participação e apresentação de trabalhos em reuniões científicas. Objetivo: pesquisar e desenvolver métodos e ferramentas relacionados ao desenvolvimento de Sistemas Inteligentes mediante o uso de Agentes Inteligentes de busca, Raciocínio Baseado em Casos e Aquisição de Conhecimento utilizando Aprendizado de Máquina (simbólico e conexionista) e Data Mining bem como pesquisar e implementar, combinando esses métodos, agentes autônomos inteligentes de busca e de interface. Equipe: sete pesquisadores de duas instituições e três unidades de pesquisa participam deste projeto Universidade de São Paulo-Brasil Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e Escola Politécnica da USP (EPUSP) Universidade Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires-Argentina, Instituto de Investigación en Sistemas (ISISTAN) Recursos: são contemplados, principalmente, bolsas para alunos de pós-graduação do Brasil na Argentina e da Argentina no Brasil, bem como viagens dos pesquisadores para ministrar seminários e desenvolver pesquisa nas instituições
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    13. 1997-1997. Sistemas Inteligentes para Engenharia do Projeto RECOPE - da rede Informática Aplicada a Engenharia subrede Inteligência Artificial
      Projeto financiado pela FINEP dentro do programa de Redes Cooperativas de Pesquisa (RECOPE) Sumário e Objetivo: o projeto tem como um de seus objetivos centrais criar vantagens competitivas sustentáveis para que empresas e organizações brasileiras possam competir em uma economia cada vez mais baseada em informação e conhecimento. Para melhor atingir seus objetivos, a rede foi dividida em três grupos de trabalho: Grupo de Redes Neurais, Lógica Fuzzy e Aplicações; Grupo de Data Mining e Aplicações; Grupo de Aquisição de Conhecimento e Aplicações. As pesquisadoras do ICMC trabalham no grupo de Data Mining e Aplicações. Redes Neurais , Lógica Fuzzy e Aplicações: Desenvolver aplicações em Redes Neurais e Lógica Fuzzy para mostrar a empresas a viabilidade destas técnicas para a solução de problemas, como: Previsão; Diagnóstico; Compactação de dados; Classificação; Aproximação; Categorização; Extração de regras. Data Mining e Aplicações: Trabalhar com Extração de Conhecimento de Bases de Dados reais, mostrando a viabilidade das técnicas de Data Mining na solução de problemas como: Diagnóstico de Falhas em Equipamentos; Bases de Dados ligadas à área petrolífera; Bases de Dados ligadas à área de seguros. Aquisição de Conhecimento e Aplicações: Desenvolver um Sistema Baseado em Conhecimento para a detecção de falhas em transformadores de potência a partir do resultado de ensaios de laboratório. Construir um sistema tutorial sobre a elaboração dos ensaios que poderia ser usado para melhorar a qualidade dos resultados dos mesmos, assim como capacitar mais rapidamente o pessoal deles encarregado. Equipe: trinta e dois pesquisadores de dez unidades de pesquisa participam deste projeto CEFET-MG, COPPE-UFRJ, EESC-USP, EFEI-MG, ILTC-Niterói RJ, ICMC-USP, UFF-RJ, UFMG, UFSCar-SP, UFPE Recursos: Agência Financiadora: FINEP/RECOPE - Ref. 0595/96; Vigência: 1998 e 2000; Valor Financiado: R$ 135.500,00
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    14. 2001-2001. Integração do Processamento Simbólico e Conexionista em Sistemas Baseados em Conhecimento
      Projeto PROCAD
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    15. 1999-1999. Recursos Complementares para Apoio a Grupos de Pesquisa - Projeto Sistemas Inteligentes para Engenharia
      Recursos Completares relacionados com o projeto RECOPE-IA (Projeto financiado pela FINEP dentro do programa de Redes Cooperativas de Pesquisa (RECOPE))
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    16. 2005-2005. Min Tex: descoberta de conhecimento em dados não estruturados usando mineração de textos
      O foco principal deste projeto é a identificação de uma metodologia validada e confiável para manipular documentos textuais a partir da análise de seus conteúdos; possibilitando identificar tendências e categorias em uma grande massa de documentos com a intervenção mínima de um especialista de domínio na convergência do método - que poderá ser uma combinação integrada de vários métodos. Essa dificuldade de atingir consenso metodológico considerando a grande quantidade de informação disponível, nem sempre de qualidade e de real interesse, cria a demanda por ferramentas, quer automatizadas quer semi-automatizadas, que analisem os textos originais, de modo a filtrar o que é de fato útil. Com base nesses problemas, e também em soluções hoje mundialmente utilizadas, o objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver ferramentas automáticas e semi-automáticas para manipular dados não estruturados com base em mineração de textos, que indiquem as tendências conceituais em meio à fonte de material textual de um domínio do conhecimento, de forma clara. Neste projeto, a publicação científica, que é uma fonte de informação não estruturada, é o principal foco de análise. Como resultado do trabalho, espera-se contribuir de forma efetiva para a área de mineração de textos, tanto com relação aos resultados de pesquisa quanto com a formação de alunos. Os resultados de formação estão relacionados com a formação de alunos de Iniciação Científica e de bolsistas DTI, nos temas relacionados à extração de conhecimento de textos. Os resultados de pesquisa estão relacionados ao processo de mineração de texto. A proposta deste projeto, apesar da motivação inicial considerar textos relacionados com publicações científicas, trata também de solucionar alguns problemas que são comuns à recuperação e mineração de textos em geral. Edital CNPq 014/2004 - Fomento tecnologico Processo 507064-6
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
      O foco principal deste projeto é a identificação de uma metodologia validada e confiável para manipular documentos textuais a partir da análise de seus conteúdos; possibilitando identificar tendências e categorias em uma grande massa de documentos com a intervenção mínima de um especialista de domínio na convergência do método - que poderá ser uma combinação integrada de vários métodos. Essa dificuldade de atingir consenso metodológico considerando a grande quantidade de informação disponível, nem sempre de qualidade e de real interesse, cria a demanda por ferramentas, quer automatizadas quer semi-automatizadas, que analisem os textos originais, de modo a filtrar o que é de fato útil. Com base nesses problemas, e também em soluções hoje mundialmente utilizadas, o objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver ferramentas automáticas e semi-automáticas para manipular dados não estruturados com base em mineração de textos, que indiquem as tendências conceituais em meio à fonte de material textual de um domínio do conhecimento, de forma clara. Neste projeto, a publicação científica, que é uma fonte de informação não estruturada, é o principal foco de análise. No caso de publicações científicas relacionadas com bioinformática, um dos objetivos é a investigação e desenvolvimento de novos métodos para a descoberta de relações entre genes baseada na literatura sobre genes. Para isso será necessário: Investigar métodos que aprimorem e complementem resultados obtidos por métodos de agrupamento de genes, como métodos de seleção de atributos e aprendizado não supervisionado; Identificar textos sobre um determinado gene, independente de seu nome, usando aprendizado de máquina; Tratar informações conflitantes extraídas de textos da literatura.
      Membro: Alneu de Andrade Lopes.
    17. 2006-2006. Instituto Fábrica do Milenio (IFM II)
      EDITAL: Edital MCT/CNPq 01/2005 - Institutos do Milênio 2005 - 2008 Coordenador do Instituto: João Fernando Gomes de OIiveira Instituição Sede do Instituto: Escola de Engenharia de São Carlos - USP Responsavel no ICMC-USP: Solange Oliveira Rezende Mesmo com os excelentes resultados obtidos através dos programas desenvolvidos no IFM I, observou-se que é possível aperfeiçoar a metodologia adotada. Assim, o IFM II está sendo concebido com o propósito de pesquisar, desenvolver e disseminar de forma integrada e colaborativa um corpo de conhecimento capaz de contribuir para a busca de sustentabilidade em nível mundial à cadeia produtiva brasileira de bens de capital. Portanto, nesta nova fase, buscar-se-á aperfeiçoar as formas de integração com empresas, integração regional e intercâmbio com instituições estrangeiras de renome. E, além destes esforços, serão concebidas formas ainda melhores (mais eficazes, acessíveis e inovadoras), a fim de consolidar os resultados obtidos. O IFM I era dividido em áreas que desenvolviam trabalhos de relevância, mas que possuíam uma integração relativa. Os pesquisadores do IFM pertenciam a uma determinada área e desenvolviam projetos daquela área única e exclusivamente. Agora, no IFM II, vamos trabalhar com pacotes de trabalho, work packages (WPs) e subprojetos (SPs). Todos os pesquisadores estarão alocados em diferentes SPs, conforme se necessite de sua capacitação para o desenvolvimento de alguma atividade específica. Além das atividades conjuntas com as empresas, o IFM tem oferecido informações tecnológicas aos pesquisadores e às empresas através de seus portais. O portal www.ifm.org.br é o sistema de gestão das informações acadêmicas do instituto. Detalhes sobre o projeto podem ser obtidos no portal do IFM.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    18. 2006-2006. CAPES/MECD Espanha: Tradução Automática, Alinhamento de Textos Bilíngües Espanhol-Português e Buscas Linguisticamente Enriquecidas na Web e Bibliotecas Digitais
      Este projeto surge como resultado do interesse mútuo de dois grupos de pesquisadores da área de Processamento de Línguas Naturais (PLN), atualmente envolvidos em projetos de pesquisa afins e potencialmente aplicáveis em produtos de interesse comum e de impacto social e comercial não desprezível. É o caso de tradutores automáticos português-espanhol e de máquinas de busca (search engines) para a web, enriquecidas com conhecimento lingüístico, português e/ou espanhol. O grupo brasileiro, Núcleo Interinstitucional de Lingüística Computacional (NILC), associado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), Além do NILC, outro grupo de pesquisa também associado ao ICMC-USP é colaborador do projeto aqui descrito: o Laboratório de Inteligência Computacional (LABIC). O grupo espanhol faz parte do grupo de pesquisa Transducens, do Departament de Lenguajes y Sistemas Informáticos (DLSI) da Universidade de Alicante. Os objetivos deste projeto de pesquisa no âmbito do intercâmbio incluem: (a) a pesquisa de métodos e técnicas de tradução automática baseados na extração automática de regras a partir de corpus de textos paralelos (bitextos), e sua aplicação ao par de línguas português-espanhol (já em desenvolvimento); (b) a pesquisa de métodos e técnicas de desambigüação lexical no contexto da tradução automática (já em desenvolvimento); (c) a pesquisa de métodos e técnicas de buscas estendidas e linguisticamente enriquecidas para aumentar a precisão e a cobertura de sistemas de busca da web e de bibliotecas digitais; em particular, considerar a variante de busca translingüe (já em desenvolvimento).
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    19. 2007-2007. Ambiente para Exploração de Regras - RulEE
      Do ponto de vista do usuário, um dos problemas encontrados no final do processo de mineração de dados é que muitos dos algoritmos de extração geram uma enorme quantidade de padrões. Um outro problema identificado é a dificuldade na compreensão dos modelos extraídos dos dados. Muitas vezes, esses modelos podem ser muito complexos ou não fazerem sentido para os usuários especialistas no domínio da aplicação em que processo de mineração de dados está sendo aplicado. Dada a necessidade de se pesquisar técnicas para auxiliar o usuário na compreensão e utilização do conhecimento descoberto em um processo de mineração de dados esta sendo desenvolvido no Laboratório de Inteligência Computacional (ICMC-USP) um ambiente para exploração de regras denominado RULEE (Rule Exploration Environment), apresentando características de apoio ao usuário na compreensão e identificação do conhecimento interessante.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    20. 2007-2007. Fortalecimento das Áreas de Computação de Alto Desempenho e Inteligência Computacional do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFES
      O objetivo central consiste em fortalecer e incrementar as interações entre as linhas de pesquisa de Inteligência Computacional e Computação de Alto Desempenho do Programa de Pós-graduação em Informática da UFES, contando para isso com o apoio de grupos de pesquisa de programas de pós-graduação já consolidados da COPPE/UFRJ e da USP/São Carlos. O grupo de pesquisadores da COPPE/UFRJ irá apoiar e interagir fundamentalmente com os pesquisadores da linha de Computação de Alto Desempenho do programa não consolidado, enquanto que o grupo de pesquisa da USP/São Carlos irá interagir e apoiar os pesquisadores da linha de Inteligência Computacional. Coordenador Geral: Alberto Ferreira de Souza (UFES). Vice-coordenadores: Alvaro Luiz Gayoso de Azeredo Coutinho (COPPE/UFRJ) e Maria Carolina Monard (ICMC/USP).
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    21. 2007-2007. Gestão de pessoas e identificação de competências estratégicas em unidades descentralizadas da Embrapa - o caso Embrapa Pecuária Sudeste
      O projeto objetiva desenvolver e validar uma metodologia para o dimensionamento do quadro de pessoal e para a definição de competências estratégicas para Unidades Descentralizadas da Embrapa. A metodologia proposta será validada na Embrapa Pecuária Sudeste. Na primeira etapa da proposta são identificadas e priorizadas as tecnologias-chave para a unidade. Em seguida, as competências estratégicas para atender às demandas identificas são definidas. A terceira etapa contempla o mapeamento de competências existentes e sua projeção no médio/longo prazo e a evolução do quadro de pessoal da unidade. Por fim, na última etapa, serão levantadas as dificuldade e limitações da metodologia adotada.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    22. 2008-2008. Modelagem Computacional de Sistemas Complexos utilizando Mineração de Dados, Imagens e Textos
      O objetivo geral deste projeto, o qual pode ser caracterizado como um projeto de pesquisa científica e tecnológica, é pesquisar, propor e desenvolver soluções para a representação, indexação, modelagem e análise de dados complexos para possibilitar que um analista do domínio possa compreender os inter-relacionamentos existentes nos dados, imagens e textos, de modo a auxiliá-lo a tomar decisões nos processos de recuperação de informação, descoberta de conhecimento e diagnóstico. O projeto visa o desenvolvimento de um ferramental teórico e prático que auxilie analistas na modelagem desse tipo de sistemas complexos, com foco nos temas de: indução de modelos simbólicos com aplicações em sériestemporais e dados sequenciais; anáise de bases de dados não-estruturados e semi-estruturados para mineração de textos; mineração de imagens em um sistema de arquivamento e recuperação de imagens médicas por conteúdo.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    23. 2008-2008. Continuidade na Consolidação das linhas de pesquisa do mestrado em Ciências da Computação do DC/UFMS
      Edital CNPq 'Casadinho' - Processo 620080/2008-6 - Edital no. 16/2008 - Faixa A
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
      Edital CNPq ´Casadinho´ - Processo 620080/2008-6 - Edital nº 16/2008 - Faixa A Coordenador: Marcelo Heniques de Carvalho (UFMS) Valor Total: R$ 180.000,00
      Membro: Maria Cristina Ferreira de Oliveira.
    24. 2010-2010. TIENA- Tecnologias Inovadora em Mineração de textos para espacialização de noticias agrícolas-piloto cana de açucar
      Este projeto tem o objetivo de organizar notícias agrícolas sobre uma dada cultura, por meio de técnicas inovadoras em mineração de textos, em três categorias: tópicos ou assuntos, cobertura temporal e cobertura espacial. A cobertura temporal visa em primeiro plano um estudo da evolução daquele tópico ou assunto em relação aos demais, em intervalos de tempo, ou seja, como foi a tendência de dispersão desse tópico ao longo do tempo e futuramente como ela se relaciona aos modelos de previsão de safra. A cobertura espacial visa compreender qual é a cobertura geográfica daquela notícia, podendo ser de caráter geral (nacional) ou relativa a alguma micro ou macro-região geográfica, e, também futuramente poder-se-á analisar esse fator junto aos modelos de previsão de safra, para avaliar se o fator penaliza os modelos ou não. Como essas notícias são altamente dinâmicas, pois são, no mínimo, diárias, devem ser tratadas em tempo real; logo, os tópicos também devem ter uma evolução bastante dinâmica, que deve ser considerada em seu tratamento. Obter essa organização de dados e atualizá-la em tempo real visa a uma ação futura de analisar séries temporais dessas notícias; e, então fazer a análise cruzada desses modelos com os modelos de previsão de safra obtidos por meio de fatores agro-ambientais. Avalia-se, a princípio, que essa última etapa seja um trabalho para alguns anos, e, que deva ser feita para várias culturas; mas, que de qualquer forma, só pode ser iniciado após as primeiras etapas. Assim, o escopo da proposta deste projeto, é englobar todas as etapas desse processo até a formação da base de dados tópico-espaço-temporal; com as notícias categorizadas em três dimensões: conceitual (tópicos), espacial e temporal. E, para isso, serão desenvolvidas tecnologias em mineração de textos para a extração e identificação de tópicos altamente dinâmicos, extração de informação temporal dos textos e classificação dos textos em relação a sua cobertura espacial.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    25. 2012-2012. Invariância à Complexidade em Classificação, Agrupamento e Descoberta de Motifs em Séries Temporais
      Há recentemente um crescente interesse no processamento de séries temporais devido a grande quantidade de domínios de aplicação que geram dados com essa característica. Esse interesse pode ser medido pela vasta quantidade de métodos recentemente propostos na literatura para tarefas como classificação, agrupamento, sumarização, detecção de anomalias e descoberta de motifs. Estudos recentes têm mostrado que para muitos problemas, os métodos baseados em similaridade apresentam uma eficácia difícil de ser superada, mesmo por métodos mais sofisticados. Isso se deve em grande parte pelo fato de que a comunidade tem estudado e proposto diversas invariâncias para medidas de distância entre séries temporais. As invariâncias fazem com que as medidas de distância ignorem determinadas características indesejadas dos dados. O exemplo mais conhecido é a invariância às diferenças locais na escala de tempo, obtida pela técnica de warping. Outras invariâncias incluem a invariância às diferenças de amplitude e offset, fase e oclusão. Recentemente foi demonstrado à comunidade científica que métodos de classificação de séries temporais por similaridade podem ser muito beneficiados por uma nova invariância: invariância à complexidade. O principal objetivo deste projeto de pesquisa é investigar novas medidas de distância invariantes à complexidade e avaliar o quanto essas medidas podem melhorar a eficácia, sobretudo de algoritmos de agrupamento e descoberta de motifs.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    26. 2013-2013. CRÍTiC@ - Compilação e Recuperação de Informações Técnico-científicas e Indução ao Conhecimento de forma Ágil na Rede AgroHidro
      A proposta deste projeto componente é concentrar as ações de análise e organização sistematizada da informação utilizada e produzida pelo projeto "Impactos do uso agrícola e das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos em diferentes ecorregiões brasileiras: diagnose e estratégias mitigadoras" AgroHidro. Desta forma, pretende-se melhorar a gestão do conhecimento técnico-científico na área, por meio de análises cruzadas das informações, bem como subsidiar ações de investigação e disseminação do conhecimento na rede de pesquisa. Pois, em uma rede de pesquisa em um domínio de conhecimento fechado, como a Rede AgroHidro, existe a necessidade de possuir um ferramental de análise da informação especificamente útil à rede, que facilite, não apenas, a identificação de bibliografia e outras fontes de material de divulgação, mas que permita o cruzamento de informações de diversas fontes a fim de avaliar o caminho percorrido pela rede em PD&I; por exemplo, tendências, oportunidades, inserção no contexto nacional e áreas deficitárias em tecnologias para gestão de recursos hídricos. Para isso, precisa-se monitorar tanto a própria produção técnico-científica da rede, no passado e presente, como de outras redes ou iniciativas isoladas que visem objetivos semelhantes de PD&I no mesmo domínio de conhecimento no caso, recursos hídricos. Assim, essa proposta integra soluções de tecnologia da informação dando apoio à análise e organização do conhecimento para suportar ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, na rede AgroHidro, objetivando: 1) obter análises, considerando passado e presente, em tendências tecnológicas, de pesquisa e desenvolvimento, em recursos hídricos no Brasil e localizando as estimativas obtidas no tempo e espaço; 2) contribuir com processos de busca e levantamento tecnológico, com uma organização e recuperação da informação próprias, que demandam análises cruzadas de dados, 3) especificar e validar a organização do conhecimento de recursos.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    27. 2014-2014. Aprendizado de Máquina para WebSensors: Algoritmos e Aplicações
      A popularização de plataformas web para publicação de conteúdo textual tem motivado o desenvolvimento de métodos para extração automática de conhecimento implícito nos textos. Em particular, uma nova gama de estudos e aplicações tem sido proposta para explorar a web como um grande e poderoso "sensor social", permitindo identificar e monitorar vários tipos de eventos a partir de textos publicados em portais de notícias e redes sociais, como detecção de epidemias, análise de sentimentos, e a extração de indicadores políticos e econômicos. Atualmente, a construção de um sensor da web (websensor) é uma tarefa complexa, pois depende de especialistas de domínio para definição dos parâmetros do sensor, isto é, expressões para busca, filtros e monitoramentos de conteúdo textual da web. A necessidade de especialistas de domínio geralmente limita as aplicações envolvendo websensors, uma vez que em muitos problemas não há compreensão clara dos fenômenos que se deseja monitorar. Em vista disso, neste projeto de pesquisa são investigados métodos de aprendizado de máquina para apoiar a construção automática de websensors. A ideia básica é utilizar uma amostra de documentos textuais do domínio do problema e, em conjunto com algoritmos de aprendizado de máquina semi/não supervisionados, extrair padrões dos textos e assim apoiar a construção de websensors. Dessa forma, espera-se reduzir a dependência de um especialista para definição dos parâmetros dos sensores. Cada websensor aprendido a partir dos textos representa um determinado fenômeno relacionado ao domínio do problema que, então, pode ser monitorado ao longo do tempo e utilizado para apoiar processos de tomada de decisão.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    28. 2013-2013. Embaixadores ICMC
      O "Embaixadores ICMC" inspira-se no projeto da PRG, "Embaixadores da USP", que envolve alunos e docentes para divulgar a USP em escolas públicas, assim como nas "Feiras de Profissões" dos campi do Interior e de São Paulo. Estes têm tido um papel importante para divulgar o ICMC e seus cursos, porém, não sabemos da efetividade dessas ações nas cidades próximas a S. Carlos, tampouco junto aos estudantes do Ensino Médio Público, que são potenciais candidatos aos cursos de nossa instituição (Matemática, Estatística e Computação). Na década de 1990, o Depto. Matemática envidou esforços para divulgar seu curso na região e isto se refletiu, à época, em uma melhoria na taxa de candidatos/vagas da FUVEST. Com a diminuição da procura pelos nossos cursos nos anos recentes e o aumento das opções de formação superior, acreditamos que uma ação similar possa ser retomada. Assim, os "Embaixadores ICMC" têm por objetivos divulgar nossos cursos em escolas públicas da região, e também a USP, porém agora com apoio de recursos da PRCEU e dos departamentos do ICMC. Também é de interesse divulgar, nessas escolas, o Museu de Computação e as demais atividades acadêmicas e de extensão promovidas neste instituto.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    29. 2013-2013. Sistema Tutorial Interativo o on-line para Treinamento do processo de Importação de Bens e Materiais para Pesquisa Apoiado pelo CNPq

      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    30. 2015-2015. Ações pedagógicas de economia solidária na cidade de São Carlos-SP
      O apoio aos Empreendimentos em Economia Solidária (EES) deve considerar aspectos globais da vida dos trabalhadores em Economia Solidária (ES). A partir de ações de educação matemática e também em relação à utilização de recursos tecnológicos entende-se que os agentes associados aos EES, uma vez adquirindo conhecimentos matemáticos e tecnológicos necessários para seus cotidianos de trabalho, terão uma maior compreensão dos processos produtivos nos quais estão inseridos. O processo de apropriação de competências ligadas à autogestão será então fortalecido por tais ações. Nosso maior desafio é exatamente fazê-los motivarem-se quanto à aprendizagem e aplicação da matemática e utilização de tecnologias apropriadas em suas realidades de trabalho, pois muitas vezes as pessoas envolvidas apresentam baixo nível de escolaridade e/ou tiveram em sua vida relações aversivas com o ensino e aprendizagem da matemática, requerendo uma abordagem diferenciada, menos vertical (um professor que ensina a seus alunos) e mais direcionada às necessidades das pessoas dos EES. Para alcançar os objetivos, são propostas inicialmente intervenções informais junto aos associados, sempre pautadas em seu cotidiano de trabalho e a partir de observação participante, de modo que estas se tornem interessantes e prazerosas para eles e, caso haja necessidade, podem ocorrer formações no formato de oficinas pedagógicas com as pessoas dos EES. A partir dos resultados obtidos nas atividades das intervenções que serão realizadas, buscaremos discutir sobre novas formas de ensino-aprendizagem da matemática e de utilização de recursos tecnológicos. Coordenação de projeto submetido ao MEC para o Edital PROEXT 2015 sobre linha temática: AÇÕES PEDAGÓGICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA CIDADE DE SÃO CARLOS-SP , projeto Pré-aprovado em 25 de abril de 2014 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Projeto classificado, bem avaliado, aprovado e contemplado com recurso (resultado divulgado em abril de 2015). Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    31. 2014-2014. Uma Plataforma para Recomendação Automática de Pontos de Interesse em Cidades Brasileiras: Arquitetura e Projeto Piloto
      O projeto consiste na proposta de uma arquitetura e projeto piloto para uma plataforma sensível ao contexto para recomendação de pontos de interesse. Projeto: A075/2013 Validade: 12/2016
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    32. 2012-2012. Métodos de Agrupamento Hierárquico para Organização Automática de Resultados de Motores de Busca
      Tradicionalmente, a recuperação de informação textual é baseada em consultas por palavras-chave, nas quais uma lista ordenada com os documentos mais relevantes à consulta é apresentada como resposta. No entanto, algumas limitações desse modelo são bem conhecidas na literatura. Em geral, os usuários exploram apenas os primeiros resultados da lista de resposta, em detrimento dos documentos considerados menos relevantes pelo motor de busca. Ainda, uma outra parte significativa de informação também é perdida devido à dificuldade dos usuários expressarem seus objetivos por meio de palavras-chave. Nesse projeto, métodos de agrupamento hierárquico de textos são explorados para auxiliar a organização dos resultados retornados por motores de busca. Os dados retornados por um ou mais motores de busca são organizados em grupos, em que itens similares e relacionados a um mesmo tema são alocados juntos em um mesmo grupo. Ainda, os grupos são organizados de maneira hierárquica, de forma que grupos próximos à raiz representam o conhecimento mais genérico, enquanto seus detalhamentos e conhecimento mais específico são dispostos nos grupos e subgrupos de níveis mais baixo. Cada grupo possui uma descrição sucinta, ou seja, um tópico que permite auxiliar o usuário em uma busca exploratória dos resultados obtidos, em diversos níveis de granularidade. Essa organização em tópicos facilita a busca pela informação de interesse, obtendo-se uma visão complementar ao modelo baseado em uma simples lista ordenada de acordo com a relevância. Por outro lado, o agrupamento de resultados de busca tem desafios e requisitos específicos. A natureza dinâmica dos dados provenientes dos motores de busca, a necessidade de eficiência computacional e a exigência de interpretação e interação por parte dos usuários, resultaram em novos requisitos, com seus respectivos desafios científicos e tecnológicos, que são objetivos de pesquisa deste projeto.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    33. 2016-2016. Operação Natal

      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    34. 2020-2020. Center for Artificial Intelligence (C4AI)
      Descrição: O Center for Artificial Intelligence congrega cerca de 120 pesquisadores de várias instituições, com suporte da FAPESP e IBM. O Centro é sediado na USP, nas dependências do InovaUSP, e conduz pesquisas em temas básicos e aplicados da área de inteligência artificial, bem como se preocupa com transferência de tecnologia e difusão.. .
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    35. 2020-2020. Representações semanticamente enriquecidas para mineração de textos em português: Modelos e Aplicações
      Com a crescente geração e disponibilização de textos, seja internamente nas organizações ou na Web, técnicas de Mineração de Textos têm se tornado essenciais no apoio à análise e extração de conhecimento desses dados. Independentemente da aplicação ou técnica utilizada, o tratamento semântico dos textos é um grande desafio do processo de mineração. Esse desafio é ainda maior quando se considera textos escritos no idioma português, visto as particularidades do idioma e o limitado volume de recursos e pesquisas desenvolvidas. Nesse contexto, este projeto visa avançar as pesquisas da área de Mineração de Textos, com foco no idioma português, e disseminar o conhecimento da área por meio da aplicação em diferentes problemas do mundo real. Assim, serão investigados e propostos modelos de representação de textos semanticamente enriquecidos, abordando tanto representações no modelo espaço-vetorial quanto representações em rede, bem como sua aplicação no aprendizado baseado em uma única classe. Para viabilizar a pesquisa, coleções de textos escritos em português serão coletadas, preparadas e caracterizadas, disponibilizando à comunidade informações consolidadas sobre coleções rotuladas e disponibilizadas para pesquisa. Por fim, as representações semanticamente enriquecidas serão avaliadas e aplicadas em diferentes problemas práticos de Mineração de Textos, como análise de sentimentos, sistemas de recomendação, detecção de notícias falsas, descoberta baseada em literatura e mineração de eventos.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    36. 2021-2021. MBA em Inteligência Artificial e Big Data
      Vice-coordenadora do MBA
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    37. 2022-2022. The Role of Chemistry in Holobiont Adaptation
      Um holobionte é constituído por um hospedeiro e toda a sua comunidade ecológica de microorganismos associados. É uma unidade evolutiva e a seleção de holobiontes é uma importante força evolucionária. Uma característica que ainda é pouco abordada é o papel dos metabólitos secundários nas relações microorganismos-hospedeiro, bem como nas interações quimicamente mediadas entre holobiontes (o conjunto micróbio-hospedeiro) e o ambiente. Nesta proposta, pretendemos investigar: aspectos selecionados da Química de esponjas marinhas holobiontes e como a Química influencia no sucesso evolutivo de esponjas marinhas; como microorganismos participam na transferência química de presas para predadores no ambiente marinho; a Química de grupos selecionados de invertebrados marinhos e de microorganismos associados a invertebrados e plantas, visando a obtenção de novas substâncias químicas bioativas; para explorar ainda mais a Química e a Biologia de "lead compounds" já obtidos, a fim de elaborar estruturas bioativas mais ativas e estruturalmente menos complexas, com o objetivo de explorar ainda mais a Farmacologia desses compostos; investigar a biossíntese de dois grupos selecionados de metabólitos microbianos, a fim de revelar aglomerados de genes e enzimas envolvidas em etapas biossintéticas e prever modificações estruturais de Bioengenharia para melhorar sua atividade biológica; desenvolver uma abordagem inédita para a seleção automatizada de microorganismos. O objetivo final é responder a perguntas desafiadoras, a fim de avançar o conhecimento da adaptação holobiontes, e explorar produtos químicos úteis que influenciam a adaptação dos holobiontes e que resultam no sucesso dos holobiontes na natureza.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    38. 2002-2002. Instituto Fábrica do Milênio (IFM I)
      Os objetivos gerais do Instituto Fábrica do Milênio (IFM) podem ser entendidos como a proposição, o desenvolvimento e a disseminação de mecanismos para o aumento da competitividade e do conhecimento científico e tecnológico das empresas instaladas no país, através da formação de um cluster de pesquisas integradas, abordando os os temas que determinam hoje a competitividade de empresas de manufatura. O conjunto de instituições e projetos envolvidos formam uma massa crítica que os capacitam a desenvolver um espectro de pesquisas (que abrangem desde o desenvolvimento de tecnologias industriais básicas até elementos de gestão) que podem, se organizadas de forma integrada, contribuir efetivamente para o desenvolvimento das indústrias brasileiras. Descrição completa desse projeto encontra-se em: http://www.ifm.org.br
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    39. 2013-2013. Real-time Monitoring of Insect Pragues in Agriculture and the Environment
      Não há dúvidas de que insetos são muito importantes na agricultura e no meio ambiente. Embora os insetos que mais atraiam atenção sejam as pragas agrícolas, muitos insetos são benéficos para o meio ambiente e para os seres humanos. Por exemplo, insetos são responsáveis pela polinização de pelo menos dois terços de todos os alimentos consumidos no mundo. Devido à sua importância para os seres humanos, o recente declínio das populações de insetos polinizadores, especialmente as abelhas, é considerado um grave problema ambiental frequentemente associado à exposição a pesticidas. Acreditamos que pelo uso de tecnologia é possível reduzir a utilização de pesticidas. Para isso, propomos uma armadilha inteligente de baixo custo que captura seletivamente espécies de insetos nocivos, libertando todas as outras espécies. Tal armadilha terá um impacto mínimo sobre o meio ambiente. No cerne da armadilha inteligente encontra-se um novo sensor que estamos desenvolvendo. Este sensor faz uso de uma luz laser para capturar dados de insetos à distância e utiliza técnicas de Aprendizado de Máquina para identificar as espécies de insetos. Neste projeto propomos desenvolver o sensor e a armadilha inteligente e utilizá-los em uma importante aplicação agrícola, capturando o psilídeo dos citros. Esta praga afeta plantações de laranja e está presente no Brasil e nos Estados Unidos. Descrevemos os desafios científicos e tecnológicos para desenvolver tal armadilha inteligente. Discutimos o nosso plano para desenvolve-la em um prazo de quatro anos a partir do estado atual de desenvolvimento até a realização de experimentos em campo..
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    40. 2017-2017. Mining, Indexing and Visualizing Big Data in Clinical Decision Support Systems (MIVisBD)
      Projeto Temático envolvendo 3 instituições nacionais e 8 instituições internacionais.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
      Projeto Temático envolvendo 3 instituições nacionais e 8 instituições internacionais.
      Membro: Caetano Traina Junior.
      Projeto Temático envolvendo 3 instituições nacionais e 8 instituições internacionais.
      Membro: Agma Juci Machado Traina.
    41. 2014-2014. Web@cidadania: uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos sociais a partir de dados governamentais abertos
      A popularização da internet tem sido crucial para promover novas formas de participação social e colaboração de cidadãos em prol de objetivos em comum. Quando esses objetivos envolvem, por exemplo, ações para participação de cidadãos na gestão pública com a fiscalização da origem e destino de recursos, manifestações sociais e campanhas de conscientização, então tais ações representam uma cultura de colaboração social denominada Webcidadania. A aprovação da Lei de Acesso à Informação, deu um grande passo para a promoção da cultura de Webcidadania no Brasil, pois garante a abertura e acesso dos dados governamentais para qualquer cidadão interessado, podendo receber e compartilhar, pela Internet, os dados requisitados. Nesse sentido, surgiu o paradigma de Dados Governamentais Abertos (DGA), que fortalece o movimento de Webcidadania e consolida o regime democrático por meio da participação cidadã na gestão pública. A proposta central deste projeto de extensão é promover, discutir e facilitar o desenvolvimento de aplicativos sociais a partir de DGAs como forma de fortalecer ações de Webcidadania no Brasil. Para tal, será disponibilizada uma plataforma online denominada 'Web@Cidadania' com um conjunto de ferramentas de análise de dados e uma interface intuitiva que permite a livre manipulação dos dados, possibilitando gerar visualizações conforme os interesses específicos de cada cidadão, bem como compartilhar tais visualizações nas redes sociais. A existência de plataformas para incentivo à Webcidadania não apenas fortalece políticas de transparência governamental e controle social sobre ações do governo, mas também atua como um mecanismo para que os governos possam melhorar sua gestão pública..
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    42. 2017-2017. Mineração de Dados para Predição de Evasão em Ambientes de Ensino a Distância
      Estratégias de combate à evasão no ensino superior têm recebido grande atenção nos últimos anos. As estratégias tradicionais são baseadas na revisão dos projetos pedagógicos dos cursos, além da implantação de políticas de assistência estudantil, como apoio financeiro e psicológico aos alunos. O uso destas estratégias tradicionais é mais desafiador quando o principal meio de interação com os alunos é pelo ambiente computacional EAD. No entanto, esses ambientes armazenam um rico conjunto de dados que refletem o comportamento dos alunos, desde o registro de acesso e tempo utilizado nos recursos didáticos, atividades de avaliação, até a interação do aluno em fóruns de discussão. Métodos para Mineração de Dados são promissores para extrair conhecimento útil desses dados e, assim, apoiar processos de tomada de decisão. Assim, o objetivo deste projeto é desenvolver uma plataforma de Mineração de Dados com foco na predição de evasão para o sistema UAB. Na etapa de extração de conhecimento da plataforma, serão desenvolvidos algoritmos de aprendizado de modelos preditivos, ou seja, que identificam padrões nos dados históricos dos perfis de alunos desistentes; sendo capaz de predizer se um novo perfil entrou no grupo de risco da evasão. Como resultado, a plataforma será distribuída livremente, permitindo integrar com qualquer ambiente EAD
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    43. 2019-2019. Aprendizado de Websensors para Agronegócios
      O agronegócio é uma das principais atividades econômicas do Brasil, representando anualmente (desde 2006) uma média de 21% do PIB brasileiro, acumulando um crescimento de 4,4% em 2016, mesmo em período de recessão econômica. Por outro lado, a cadeia produtiva do agronegócio é considerada complexa devido aos muitos fatores envolvidos, como efeitos climáticos, controle de pragas e doenças, controle de insumos (e.g. fertilizantes, sementes, defensivos, vacinas e máquinas), serviços de crédito (e.g. câmbio e taxas de juros), as atividades de produção de agricultura e pecuária propriamente ditas; e as etapas pós-produção, como embalagem, armazenagem, industrialização, transporte e distribuição. Esta diversidade de fatores é responsável pelo conceito de riscos e incertezas da cadeia produtiva do agronegócio, com a principal consequência de que o preço de venda durante a etapa de comercialização foge ao controle do produtor. Assim, uma gestão moderna do agronegócio incorpora instrumentos para gerenciamento de riscos com o objetivo de amenizar tais incertezas e conferir uma estabilidade mínima ao produtor. Nesse contexto, o gerenciamento de riscos com uso de mercado de futuros, como a Bolsa de Mercadorias e Futuros da BOVESPA (BM&F-BOVESPA) tem se tornado cada vez mais popular, atingindo 1.860.877 contratos de derivativos relacionados ao agronegócio em 2016. Neste mercado, o produtor (avesso ao risco) transfere o risco de oscilação do preço para empresas e/ou indivíduos que operam no mercado de futuros e que esperam receber um prêmio para assumir tal risco. Definir boas estratégias de gerenciamento de riscos depende de um conjunto adequado de informações sobre problema para determinar intervalos de variação de preços no futuro. Neste projeto é proposto um produto denominado Websensors Analytics para inovar o gerenciamento de riscos em agronegócios. Websensors é um framework de aprendizado de máquina com o diferencial de coletar e combinar grandes bases de informações disponíveis em diversas fontes sobre agronegócios, como notícias e boletins especializados, e utilizar tais bases de dados em conjunto com indicadores oficiais (como cotações de preços) para melhorar tarefas de análise preditiva de preços. Esta proposta de inovação tecnológica é baseada em 4 anos de pesquisa na área, com resultados promissores para apoiar o desenvolvimento deste produto. Além da ausência de produtos nacionais similares nesta área específica, o agronegócios está em acentuada expensão e exigirá cada vez mais de soluções inovadoras para aumentar a eficiência deste setor..
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    44. 2016-2016. Aprendizado não Supervisionado de Websensors aplicado em Desafios de Big Data para Agronegócios
      Motivada pela diversidade de aplicações que podem ser derivadas por meio de algoritmos para extração de conhecimento da web, uma nova direção de pesquisa denominada Websensors tem como objetivo converter padrões extraídos de várias fontes da web em um conjunto de sinais, representado por meio de séries temporais, que permitem observar, estudar e monitorar o comportamento de um fenômeno de interesse. Devido ao grande volume de dados, variedade de fontes de informação e requisitos de velocidade para análise desses dados, os websensors são modelos computacionais com grande potencial para lidar com os desafios atuais relacionados à temática de Big Data; que recentemente tem recebido muita atenção na literatura e indústria pelos resultados promissores obtidos na resolução de tarefas complexas de tomadas de decisão. Nesse contexto, entre as atividades recentes desenvolvidas pelos membros do GEPIC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Inteligência Computacional - UFMS), há um particular interesse em explorar websensors aplicado em desafios de Big Data para o domínio de agronegócios. Atividades prévias, como a coleta e organização de uma base de 14 anos de notícias (composta por milhões de registros) e resultados preliminares tem demonstrado que este é um caminho promissor. Dessa forma, a proposta geral deste projeto é utilizar conhecimento implícito em uma base histórica de milhões notícias sobre agronegócios no Brasil para aprender padrões, ao longo do tempo, que possam ser explorados para explicar o comportamento passado e predizer comportamento futuro no domínio de agronegócios, com apoio de algoritmos de aprendizado não supervisionado de máquina.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    45. 2017-2017. MINERAÇÃO DE DADOS E TEXTOS PARA AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÃO CONTEXTUAL PARA SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO SENSÍVEIS AO CONTEXTO
      As empresas que tratam seus negócios na Web oferecem uma vasta quantidade e variedade de conteúdos Web (isto é, produtos, serviços e informações). Estas empresas sentem a necessidade de descobrir informações sobre o comportamento e interesse de seus usuários para poder recomendar a estes os produtos, serviços e informações que lhes são relevantes. Porém, o comportamento e interesse de um usuário são constantemente influenciados pelo contexto no qual este se encontra. Por exemplo, um usuário pode desejar assistir um filme com a sua namorada no sábado à noite ou com os seus amigos durante um dia de semana, e uma locadora de filmes na Web pode recomendar diferentes tipos de filmes para este usuário dependendo do contexto no qual este se encontra. Um grande desafio para o uso de sistemas de recomendação sensíveis ao contexto por sítios Web é a falta de métodos para aquisição automática de informação contextual para estes sistemas. Diante desse cenário, o objetivo deste projeto é a pesquisa, proposta e avaliação de métodos de aquisição de informação contextual para sistemas de recomendação de contéudo Web sensíveis ao contexto.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    46. 2019-2019. Gestão da Informação de do conhecimento no âmbito do Portfólio de pastagens da Embrapa
      Descrição: O projeto tem como objetivo mapear o conhecimento, as informações e os dados gerados sobre o domínio "pastagens", com ênfase no subtema "recuperação de pastagens" - incluindo um diagnóstico do ambiente externo -, para subsidiar a gestão estratégica da informação no âmbito do Portfólio de Pastagens. Para isso, aplicará técnicas e ferramentas da Gestão do Conhecimento e da Informação, bem como da Socioeconomia, para oferecer ao Portfólio estudos que norteiem as tomadas de decisão do comitê gestor, no sentido de acelerar o processo de inovação neste tema..
      Membro: Solange Oliveira Rezende.
    47. 2021-2021. Aprendizado de máquina para otimizar sistema de gestão de relacionamento com os clientes nas mídias sociais
      O crescente uso de redes sociais impactou significativamente na forma com a qual as empresas se relacionam com os seus clientes. Tais mídias tornaram-se um novo meio de comunicação entre estes atores, mas também representam um repositório valioso sobre a reputação de marcas, produtos e serviços. Este fenômeno fez surgir o conceito de gestão de relacionamento com os clientes por intermédio de redes sociais, conhecido pelo acrônimo Social CRM. O Social CRM inclui estratégias, processos e tecnologias para integrar as redes sociais aos sistemas tradicionais de gestão de relacionamento com os clientes. O Social CRM vem cada vez mais sendo utilizado para o entendimento das empresas em relação à percepção dos consumidores quanto aos seus produtos, serviços e propagandas. Entretanto, a área de Social CRM envolve diversos desafios, principalmente pelo fato das opiniões expressas pelos consumidores em portais e redes sociais estarem em formato textual, o qual é um tipo de dado não estruturado. Nesses textos, além de etapas de limpeza, padronização e estruturação necessária para algoritmos de aprendizado de máquina, os quais serão utilizados neste projeto para automação de tarefas e extração de conhecimento, é necessário identificar algumas partes importantes no texto, como os aspectos de um produto ou serviço. Além disso, há a necessidade de em determinadas aplicações ter que informar a categoria dos textos, por exemplo, sentimento positivo ou sentimento negativo, ou se um texto é sobre vendas, divulgação, ou feedback de um consumidor. Por fim, os textos dessas mídias geralmente são curtos, o que impõe desafios adicionais ao aprendizado de máquinas em dados textuais. Com isso, esse projeto visa investigar, propor e implementar técnicas de aprendizado de máquina para a extração de conhecimento e automação de tarefas na gestão de relacionamento com clientes, além da disponibilização de um serviço contendo os principais métodos resultantes da pesquisa. A saber, serão investigados e desenvolvidos (i) métodos de extração de aspectos a partir de textos de consumidores extraídos em plataformas de reclamação, com o objetivo de obter qual o produto ou serviço se trata uma determinada reclamação; (ii) métodos de classificação semi supervisionada de categorias de marketing para textos de consumidores provenientes de redes sociais, com o objetivo de diminuir a quantidade de exemplos rotulados necessária para obter a automação de maneira satisfatória; (iii) métodos de predição para o score de engajamento de consumidores em relação a postagens em mídias sociais, para definir prioridades de atendimento e de marketing (pré-venda e pós-venda); por fim, os métodos supramencionados serão integrados em um (iv) sistema de informação inteligente voltado para Social CRM. Além dos potenciais de inovação técnico-científico nas áreas de análise de redes sociais, inteligência artificial e business, setores estratégicos para o desenvolvimento econômico nacional, o presente projeto também viabiliza a construção de uma rede de pesquisa multidisciplinar e o desenvolvimento de produtos que atendam as necessidades mercadológicas de empresas que usam as redes sociais para a gestão de relacionamento com os clientes
      Membro: Solange Oliveira Rezende.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Distinção e Louvor Dissertação de Mestrado. ICMC-USP. 1990.
      Membro: Solange Oliveira Rezende.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (23)
    1. XX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC'00. XX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC'00
    2. XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC'99. XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC'99
    3. The International Conference on Data Mining. The International Conference on Data Mining
    4. XVII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação e ENIA'97. XVII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação e ENIA'97
    5. VIII Congresso Nacional de Novas Tecnologias em Banco de Dados e 8o. Exposição Nacional de Produtos e Serviços de Banco de Dados - DBFORUM/DBEXPO'97. 8o. Congresso Nacional de Novas Tecnologias em Banco de Dados e 8o. Exposição Nacional de Produtos e Serviços de Banco de Dados - DBFORUM/DBEXPO'97
    6. Primer Congreso Internacional de Informatica, Computacion y Teleinformatica, INFORMATICA'93. Primer Congreso Internacional de Informatica, Computacion y Teleinformatica, INFORMATICA'93
    7. XII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. XII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional
    8. XVI Brasilian Symposium on Artificial Intelligence. Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial
    9. XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC'02. SBC'02
    10. LAPTEC'2001 - II Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia. LAPTEC'2001 - II Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia
    11. XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC'01. XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC'01
    12. International Joint Conference, XV Brasilian Symposium on Artificial Intelligence and VII Ibero-Americano Conference on Artificial Intelligence (SBIA/IBERAMIA'2000). International Joint Conference, XV Brasilian Symposium on Artificial Intelligence and VII Ibero-Americano Conference on Artificial Intelligence (SBIA/IBERAMIA'2000)
    13. LAPTEC'2003 - IV Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia. LAPTEC'2003 - IV Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia
    14. XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC'03. XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC'03
    15. XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC'05. XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC'05
    16. . BRACIS
    17. Constituindo o Futuro - 35 anos de Pós-Graduação da USP. II Congresso da Academia Trinacional de Ciências
    18. . BRACIS
    19. . BRACIS
    20. . Brazilian Conference on Intelligent Systems / Encontro Nacional de Inteligênca Artificial e Computacional
    21. Um Ambiente para Exploração de Regras de Associação Generalizadas. XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
    22. Selecting Candidate Labels For Hierarchical Document Clusters Using Association Rules. 9th Mexican International Conference on Artificial Intelligence
    23. Pegar.... Brazilian Conference on Intelligent Systems

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. . V Workshop de Teses e Dissertações em Andamento do V Simpósio de Teses e Dissertações do ICMC-USP São Carlos. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, USP São Carlos. 2000. Nao_informado
    2. . VI Simpósio de Teses e Dissertações do ICMC-USP. ICMC. 2001. Organizacao
    3. . VII Simpósio de Teses e Dissertações do ICMC-USP. ICMC. 2002. Organizacao
    4. . Workshop on Web and Text Intelligence. Evento junto ao SBIA, promovido pela SBC. 2008. Organizacao
    5. . II Workshop on Web and Text Intelligence. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. 2009. Organizacao
    6. . III International Workshop on Web and Text Intelligence (WTI - 2010). SBC. 2010. Organizacao
    7. . Exposição Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro (itinerância São Carlos). Museu de Zoologia e Museu de Ciências da USP. 2013. Organizacao
    8. . Venha Estudar na USP São Carlos. USP, Campus São Carlos. 2014. Nao_informado
    9. . Festival Internacional de Divulgação Científica: Pint of Science. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. 2018. Organizacao
    10. . 1ª ESCOLA REGIONAL DE APRENDIZADO DE MÁQUINA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DE SÃO PAULO. Comissões Especiais de Inteligência Artificial (CE-IA) e de Inteligência Computacional (CE-IC) da SBC. 2020. Organizacao
    11. . International Joint Conference IBERAMIA/SBIA/SBRN. Sociedade Brasileira de Computação. 2006. Organizacao

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2023
Data de processamento: 10/05/2023 08:54:02