Departamento de Matemática

Paulo Leandro Dattori da Silva

É licenciado em Ciências pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá - FECLU (1994) com habilitação plena em Química pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (1996) e é licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - UNESP (1998). De 1999 a 2006 fez pós-graduação na Universidade Federal de São Carlos. Em 2001 obteve o título de Mestre em Matemática e em 2004 o de Doutor em Matemática, ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática; no período de março de 2005 a outubro de 2006 fez Pós-doutoramento no mesmo programa. É docente da Universidade de São Paulo desde outubro de 2006, sendo que até setembro de 2010 foi docente do Departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP; desde setembro de 2010, é docente do Departamento de Matemática (onde foi chefe do Departamento de 08/2018 a 08/2020) e, também, dos Programas de Pós-graduação em Matemática (onde é o atual coordenador) e ProfMat (onde é o atual vice coordenador) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC. Foi docente do Programa de Pós-graduação em Matemática do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE/UNESP entre 2009 e 2014. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais Lineares, atuando principalmente em problemas relacionados a resolubilidade de campos vetoriais.

  • http://lattes.cnpq.br/8305855350775768 (19012023)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade de São Paulo. Departamento de Matemática. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Avenida Trabalhador Sao-carlense CEP 13566590 - São Carlos, SP - Brasil
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2012-2012. Teoria Geométrica de EDP e Várias Variáveis Complexas (Projeto Temático - proc. 2012/03168-7)
      Os principais objetivos do projeto são dar continuidade às pesquisas desenvolvidas pelo grupo proponente durante a vigência do Projeto Temático 2003/12260-0 nas áreas de Equações Diferenciais Parciais Lineares e Análise Complexa Multidimensional, bem como fortalecer as atividades de formação de estudantes de pós-graduação nestas áreas de pesquisa. Os principais tópicos a serem abordados são: (a) Resolubilidade local, semi-global e global para operadores diferenciais lineares e sistemas involutivos de campos vetoriais complexos; (b) Propriedades de regularidade das soluções: hipoelipticidade $C^\infty$, analítica e Gevrey; (c) Propriedades gerais das soluções aproximadas para sistemas involutivos de campos vetoriais complexos; (d) Teoria de espaços de Hardy para campos vetoriais não elípticos; (e) Extensão dos teoremas de F. e M. Riesz e de Rudin-Carleson para campos vetoriais complexos.
      Membro: Paulo Leandro Dattori da Silva.
    2. 2010-2010. Resolubilidade Semi-global de Campos Vetoriais Complexos Planares (Auxílio Regular a Pesquisa - proc. 2009/15078-0)
      Seja X uma variedade suave e P(x,D) um operador diferencial parcial linear de ordem m, com coeficientes suaves em X. Seja K um subconjunto compacto de X. Dizemos que um operador P(x,D) é resolúvel em K se para qualquer f pertencente a um subespaço de co-dimensão finita de C^{\infty}(X) existe u\in\mathcal{D}'(X) solução da equação P(x,D)u=f numa vizinhança de K. A bem-conhecida condição (P) de Nirenberg-Treves comparece de maneira fundamental na caracterização da resolubilidade em K de P(x,D). Se P(x,D) é resolúvel em K então necessariamente a condição ( P) deve ser satisfeita numa vizinhança aberta de K. Além disso, se (CG) - Qualquer ponto característico de P(x,D) sobre K está sobre um intervalo compacto de uma curva bi-característica de \Re(qp), sobre a qual q\neq 0, com pontos finais não característicos sobre K - então a condição (P) implica resolubilidade de P(x,D) em K num sentido mais forte; soluções podem ser obtidas em C^{\infty}(X). Hörmander denomina os operadores P(x,D) que satisfazem a condição (P) e a condição geométrica (CG) como de tipo principal. O que dizer, então, da resolubilidade semi-global de operadores que não são de tipo principal? Com o objetivo de esclarecer a questão acima, este projeto de pesquisa se concentra em operadores diferenciais parciais lineares de ordem 1. Resolubilidade analítica e resolubilidade Gevrey também serão abordadas.
      Membro: Paulo Leandro Dattori da Silva.
    3. 2013-2013. Resolubilidade de operadores diferenciais parciais de primeira ordem (Edital Universal - proc. 478542/2013-5)
      Seja X uma variedade suave de dimensão n e seja L um campo vetorial, com coeficientes suaves, definido em X. Considere o operador P=L+a, sendo a uma função suave a valores complexos, definido em X. Um dos objetivos deste projeto é estudar a resolubilidade semiglobal de P, isto é, a resolubilidade numa vizinhança de subconjuntos compactos K de X. Seja K um subconjunto compacto de X. Dizemos que o operador P é resolúvel em K se para qualquer f pertencente a um subespaço de codimensão finita de C^{\infty}(X), existe uma distribuição u solução da equação Pu=f, numa vizinhança de K. A condição (P) é necessária para a resolubilidade de P em K. Aqui pretendemos obter outras condições necessárias e condições suficientes para a resolubilidade em K. Pretendemos, também, estudar a resolubilidade global. Para tal, existem duas noções. Dizemos que P é globalmente resolúvel se a imagem de P for igual do anulador do núcleo do transposto de P; se, além disso, a dimensão do núcleo do transposto de P for finita, dizemos que P é fortemente resolúvel. As resolubilidades semiglobal e global também serão tratadas no contexto das classes Gevrey. Relacionado ao estudo da resolubilidade de P em K pretendemos estudar equações da forma Lu=Au+B\overline{u}+F, sendo A, B e F suaves em X.
      Membro: Paulo Leandro Dattori da Silva.
    4. 2015-2015. Resolubilidade e Hipoeliticidade de Operadores Diferenciais Parciais de primeira ordem e o problema de Riemann-Hilbert (Auxilio Regular a Pesquisa - proc. 2015/20815-4)
      Seja X uma variedade suave, conexa, n-dimensional e seja L um campo vetorial complexo não-singular, com coeficientes suaves, definido em X. Este projeto dirige-se ao estudo de problemas relacionados a resolubilidade e hipoeliticidade global e/ou semiglobal de equações da forma Lu=Au+B\overline{u}+f definidas em X, sendo A, B e f funções suaves. Também, dirige-se ao estudo do problema de Riemann-Hilbert generalizado Lu=Au+B\overline{u}+f, em U\subset\mathbb{R}^2 \Re(gu)=\chi, sobre \partialU sendo L campo vetorial complexo com coeficientes suaves definido em R^2, f\in C^\infty(R^2), g\in C^\alpha(\partialU, S^1) e \chi\in C^\alpha(\partialU, R). Os problemas mencionados acima poderão ser tratados considerando outros espaços de funções, por exemplo, L^p. Este projeto também é dirigido ao estudo da resolubilidade e hipoeliticidade do complexo associado a um sistema de 1-formas fechadas definidas em variedades compactas e ao cálculo da cohomologia relativa.
      Membro: Paulo Leandro Dattori da Silva.
    5. 2018-2018. Teoria geométrica de EDP e análise complexa multidimensional (Projeto Temático - proc. FAPESP 2018/14316-3)
      O objetivo da pesquisa é, estudar as propriedades gerais das soluções (existência, regularidade, continuação única, etc) de (sistemas de) campos vetoriais complexos e sua conexão com a teoria das funções holomorfas de várias variáveis.
      Membro: Paulo Leandro Dattori da Silva.
    6. 2021-2021. Uma proposta de ensino híbrido para a disciplina Análise Real
      Nossa proposta está baseada no ensino da disciplina Análise Real cujo conteúdo é fundamental na formação dos profissionais da área de matemática (licenciatura, bacharelado e matemática aplicada) e de áreas afins como estatística, engenharia, economia e física. O projeto é financiado pela USP via Edital PRG 01/2020-2021 - CAEG.
      Membro: Paulo Leandro Dattori da Silva.
    7. 2018-2018. Resolubilidade e hipoeliticidade de operadores diferenciais parciais de primeira ordem e problemas de valor de contorno (Auxilio Regular a Pesquisa - Proc FAPESP 18/15046-0))
      Seja X uma variedade suave, conexa, n-dimensional e seja L um campo vetorial complexo não-singular, com coeficientes suaves, definido em X. Este projeto dirige-se ao estudo de problemas relacionados a resolubilidade e hipoeliticidade (semi)global de equações da forma Lu=Au+B\overline{u}+f definidas em X, sendo A, B e f funções suaves. Também, dirige-se ao estudo do problemas de contorno (tipo Riemann-Hilbert) para o campo L. Os problemas mencionados acima poderão ser tratados considerando outros espaços de funções, por exemplo, L^p. Este projeto também é dirigido ao estudo da resolubilidade e hipoeliticidade do complexo associado a um sistema de 1-formas fechadas definidas em variedades compactas.
      Membro: Paulo Leandro Dattori da Silva.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (22)
    1. Solvability and boundary value problems for a class of planar vector fields. ICM 2018
    2. Solvability in the Large for a Class of Complex Vector Fields on the Cylinder. VI Workshop on Geometric Analysis of PDEs and Several Complex Variables
    3. Properties of solutions of a class of planar elliptic operators with degeneracies. IV Escola Brasileira de Equações Diferenciais
    4. Global solvability of a special class of first order equations on the 2-torus. II Coloquio de Matemática da Região Sudeste
    5. Gevrey global solvability of non-singular real first-order dierential operators. VII Workshop on Geometric Analysis of PDE and Several Complex Variables
    6. Solvability near the characteristic set for a class of elliptic vector fields with degeneracies. VIII Workshop on Geometric Analysis of PDE and Several Complex Variables
    7. . ICMC Summer Meeting on Differential Equations - 2016 chapter
    8. . ICMC Summer Meeting on Differential Equations - 2017 chapter
    9. Solvability and boundary value problems for a class of singular vector fields. ICMC Summer Meeting on Differential Equations - 2019 chapter
    10. A class of vector fields with singular points: solvability and boundary value problems. 32 Colóquio Brasileiro de Matemática
    11. Global solvability of a class of first order operators on the two-torus. VII Jornada de Equações Diferenciais Parciais
    12. Recent results in generalized ODEs. ICMC Summer Meeting on Differential Equations - 2014 Chapterpte
    13. Gevrey semi-global solvability for a class of complex vector fields. ICMC Summer Meeting on Differential Equations
    14. Solvability and boundary value problems for a class of planar vector fields. IX Workshop on Geometric Analysis of PDEs and Several Complex Variables
    15. Global solvability and hypoellipticity for a class of vector fields on the torus. PDE, Complex Analysis and Related Topics
    16. Semi-global analytic solvability for a class of complex vector fields of infinite type. ICMC Summer Meeting on Differential Equations - 2010 Chapter
    17. Resolubilidade global para uma classe de campos vetoriais complexos no cilindro. III Jornada de Equações Diferenciais Parciais
    18. Global solvability for a class of complex vector fields on the cylinder. International Workshop on Global Analysis and PDE on Manifolds
    19. Measure Neutral Functional Differential Equations as Generalized ODEs. ICMC Summer Meeting on Differential Equations - 2013 Chapter
    20. C^k-resolubilidade perto do conjunto característico para uma classe de campos vetoriais complexos de tipo infinito. III Coloquio de Matemática da Região Centro-oeste
    21. Properties of solutions of a class of planar elliptic operators with degeneracies. ICMC Summer Meeting on Differential Equations - 2011 Chapter
    22. Global solvability for a class of vector fields on the three-dimensional torus. 10th Workshop on Geometric Analysis of PDEs and Several Complex Variables

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (24)
    1. . V Olimpíada Regional de Matemática de Ribeirão Preto. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Depto de Física e Matemática. 2010. Organizacao
    2. . XIV Simpósio de Matemática para a Graduação. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP. 2011. Organizacao
    3. . Special session on Linear Equations - ICMC Summer Meeting on Diff. Eq. - Chapter 2012. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP. 2012. Organizacao
    4. . V Jornada de Equações Diferenciais Parciais. Universidade Federal de São Carlos. 2012. Organizacao
    5. . XV Simpósio de Matemática para a Graduação. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP. 2012. Organizacao
    6. . Curso de Verão 2012 - ICMC. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP. 2012. Organizacao
    7. . XVI Simpósio de Matemática para a Gradução. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP. 2013. Organizacao
    8. . Curso de Verão 2013 - ICMC. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP. 2013. Organizacao
    9. . VI Jornada de Equações Diferenciais Parciais. Universidade Federal de São Carlos. 2013. Organizacao
    10. . III Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste. Universidade Federal do Goiás, Câmpus Jataí (CAJ/UFG). 2013. Organizacao
    11. . ICMC Summer Meeting on Differential Equations - 2014 chapter. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP. 2014. Organizacao
    12. . ICMC Summer Meeting on Differential Equations - 2016 chapter. ICMC/USP. 2016. Organizacao
    13. . ICMC Summer Meeting on Differential Equations - 2017 chapter. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP. 2017. Organizacao
    14. . ICMC Summer Meeting on Differential Equations - 2019 chapter. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP. 2019. Organizacao
    15. . ICMC Summer Meeting on Differential Equations - 2018 chapter. ICMC. 2018. Organizacao
    16. . 10th Workshop on Geometric Analysis of PDEs and Several Complex Variables. IME-USP, ICMC-USP e UFSCar. 2019. Organizacao
    17. . II Simpósio Paranaense em Equações Diferenciais. Universidade Federal do Paraná. 2019. Organizacao
    18. . ICMC Summer Meeting on Differential Equations - 2020 chapter. ICMC. 2020. Organizacao
    19. . ICMC Summer Meeting on Differential Equations. ICMC-USP. 2021. Organizacao
    20. . Web Seminar on Linear PDE's and Related Topics. ICMC-USP e UFPR. 2020. Organizacao
    21. . Sessão temática Análise de Fourier, Análise Complexa e EDPs no 33 CBM. IMPA. 2021. Organizacao
    22. . ICMC Summer Meeting on Differential Equations. ICMC-USP. 2022. Organizacao
    23. . Workshop on Fourier Analysis, Linear Partial Differential Equations, and Related Topics. ICMC-USP. 2022. Organizacao
    24. . Web Seminar on Linear PDE's and Related Topics - 2021. ICMC-USP e UFPR. 2021. Organizacao

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2023
Data de processamento: 06/04/2023 14:44:32