Departamento de Matemática Aplicada e Estatística

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 288

2023

1.   2023-2023. Projeto Temático: Criminalidade, Insegurança e Legitimidade: uma abordagem transdisciplinar
Tendo como base técnicas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, este projeto visa desenvolver metodologias analíticas inovadoras para investigar fenômenos complexos associados à criminalidade, à persistência de sentimentos de insegurança na população e seus efeitos na legitimidade democrática. O estudo da relação entre criminalidade, sensação de insegurança e legitimidade das instituições de justiça também é foco principal do projeto. Outro importante objetivo é formar e capacitar recursos humanos para que estejam aptos a empregar técnicas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial no campo das Ciências Humanas e Sociais (CHS), trazendo novas perspectivas de abordagem e formação diferenciada para os profissionais e pesquisadores.
Membro: Luis Gustavo Nonato.

2022

1.   2022-2022. Aplicações de Análise Isogeométrica em GPU Usando Representações Herméticas de Superfícies
A análise isogeométrica (IGA) de um domínio físico emprega um modelo de análise cuja ordem de continuidade é a mesma do modelo geométrico do domínio, i.e., a malha de elementos (finitos e/ou de contorno) é uma representação exata da geometria. Em IGA, a representação geométrica mais usada, assim como em modelos CAD, eram retalhos de superfície NURBS recortados. Contudo, um problema com NURBS é que a união de retalhos ao longo de um segmento de curva pode produzir, indesejadamente, superfícies com pequenas ?fendas?. Para evitar a situação, nesse projeto adotam-se representações herméticas de superfícies que, além de evitar as tais ?fendas?, admitem refinamento local, especificamente, T-splines e superfícies de subdivisão (SubD). Para as primeiras, os nós do modelo de análise correspondem aos vértices da chamada T-malha; para as últimas, aos vértices da malha de pontos de controle refinada por um processo de subdivisão, e.g. Catmull-Clark. Em ambos os casos, os elementos podem ter a forma de retalhos de Bézier associados às faces da malha de pontos de controle, e determinados por um processo conhecido como extração de Bézier. Dada a relevância de T-splines em CAD/CAM e de SubD na indústria da animação, o projeto visa o uso dessas formas de representação no desenvolvimento de modelos de IGA de sólidos e cascas elásticas com elementos de contorno (MEC) e elementos finitos (MEF) de Kirchhoff-Love, respectivamente. Pretende-se explorar o processamento em GPU a fim de averiguar o emprego de IGA como método alternativo de simulação em Computação Gráfica. As aplicações incluem análise em problemas de mecânica dos sólidos e simulação em animações baseadas em física, e.g. simulação de tecidos. A estratégia de desenvolvimento envolve a extração de Bézier de T-splines e SubD, bem como o refinamento das malhas de pontos de controle para aplicação de condições de contorno (CCs) em elementos de superfície, diretamente ou resultante de colisões, e, por fim, a implementação em GPU.
Membro: Afonso Paiva Neto.
2.   2022-2022. Bayesian hierarchical modelling in A/B testing
A/B testing refers to a randomized experimentation process wherein two or more versions of a variable (e.g. a web page, page element, etc.) are shown to different segments of website visitors at the same time in order to determine which version leaves the maximum impact and drives business metrics. In this project, we explore applications of Bayesian hierachical models in A/B testing to compare an old version of a webpage with a new one to predict the likelihood of a new user to subscribe.
Membro: Ricardo Sandes Ehlers.
3.   2022-2022. Ciência de Dados em Problemas de Otimização com Aplicações nos Setores Produtivo e da Saúde
Técnicas de ciência de dados no auxílio à tomada de decisão em problemas de otimização têm exercido um papel importante em trabalhos recentes, em particular, as estratégias de aprendizado de máquina. Em geral, aplicações reais são beneficiadas com a análise dos dados na modelagem e desenvolvimento de métodos de solução de problemas de otimização. Em particular, o uso de memória e gerenciamento da mesma por técnicas de ciência de dados em algumas metaheurísticas têm possibilitado soluções eficientes de problemas clássicos de otimização na literatura recente. Neste sentido, este projeto aborda técnicas de ciência de dados em problemas de otimização combinatória de diversas formas: na seleção de algoritmos, para auxiliar a tomada de decisão durante o processo de busca de algoritmos de otimização e para compor a modelagem matemática dos mesmos. Investigaremos tais técnicas em uma diversa gama de problemas de otimização: de designação de locais de armazenagem, de planejamento de redes mesh, de elaboração de kits cirúrgicos, variantes clássicas do problema de roteamento de veículos (PRV) e problemas correlatos. A hipótese é que a investigação dos dados permitirá a descrição de modelos mais fidedignos e auxiliará os métodos heurísticos de forma mais eficaz do que estratégias clássicas da literatura. Com exceção do PRV, todos os problemas envolvem dados reais e parcerias com indústria e hospitais. Para o PRV, metaheurísticas adaptativas que empreguem aprendizado serão investigadas, dando andamento a um estudo publicado recentemente pela equipe, com resultados que superam a literatura recente do PRV capacitado. Tanto na modelagem quanto nos métodos de solução, daremos maior ênfase na consideração de estratégias de aprendizado de máquina devido às características dos dados de saúde e indústria estudados e da expertise do grupo de pesquisa. Esperamos contribuir também no desenvolvimento de técnicas de ciência de dados inovadoras, a fim de melhor tratar os dados estudados.
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
4.   2022-2022. Desenvolvimento de softwares baseados em tecnologia CFD em plataforma WEB na área de Interface-Poço-Formação
O processo de geração de malha é parte fundamental da simulação computacional, impactando diretamente na qualidade das simulações e no tempo de processamento. Além disso, se tratando de um simulador, é desejável que o processo de geração do grid numérico tenha baixo custo computacional.
Membro: Antonio Castelo Filho.
5.   2022-2022. Pesquisa Operacional: um olhar para a sociedade
Neste projeto de pesquisa, estudamos problemas que existem no setor público e em pequenas empresas. Nosso objetivo é propor soluções de pesquisa operacional para melhor processos que ajudem a comunidade. Inicialmente, vamos abordar problemas simples e, em seguida, problemas mais complexos. Embora ainda não haja cooperação estabelecida com o município ou empresas, no futuro vamos buscá-las.
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
6.   2022-2022. Pesquisador Visitante
Visita do Prof. Daniel Aloise da Universidade Politécnica de Montreal - Canada Período: 30/06 a 03/07/2022
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.

2021

1.   2021-2021. Análise de diagnóstico em modelos para dados de contagem

Membro: Cibele Maria Russo Novelli.
2.   2021-2021. Hierarchical Bayesian spatial models
Data that represent phenomena indexed by space and time (spatio-temporal data) are commonly encountered in many areas of science such as environmental sciences, agriculture, climate studies and epidemiological studies. These data are in general characterized by different degrees of variability both in space and time and involve a large number of observations. The main objective here is to make inferences about the spatial behaviour of a variable of interest along a certain fixed amount of time. Consequently, the development of flexible statistical models that describe spatio-temporal processes for which inferences are feasible at an acceptable computational cost is very relevant.
Membro: Ricardo Sandes Ehlers.
3.   2021-2021. MBA in Data Science (CeMEAI-ICMC-USP), 2nd Edition

Membro: Francisco Louzada Neto.
4.   2021-2021. PD-00061-0061-2021- Plataforma Robusta para mitigação do risco hidrológico utilizando inteligência artificial
Plataforma Robusta para mitigação do risco hidrológico utilizando inteligência artificial
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
5.   2021-2021. Simulação computacional de alto desempenho da contaminação de aquíferos subterrâneos usando métodos multiescala
Pretende-se ao longo deste projeto desenvolver um simulador do espalhamento de contaminantes em aquíferos subterrâneos, modelados por meios porosos em domínios tridimensionais, utilizando métodos avançados de decomposição de domínio multiescala, que seja capaz de resolver problemas com bilhões de incógnitas em ambiente de computação paralela de alto desempenho.
Membro: Fabrício Simeoni de Sousa.
6.   2021-2021. Sistemas dinâmicos e seus atratores sob perturbação (Projeto Temático - Fapesp)

Membro: Everaldo de Mello Bonotto.
7.   2021-2021. Tokio 2020 - Jogos Olímpicos - Previsão Futebol Masculino e Feminino

Membro: Francisco Louzada Neto.

2020

1.   2020-2020. Aulas online para todos
O projeto visa a disseminação do conhecimento em Estatística, Sistemas Complexos, Ciência de Dados e Simulações Computacionais. Para isso, são disponibilizadas, periodicamente, aulas na plataforma Youtube: https://www.youtube.com/franciscorodrigues
Membro: Francisco Aparecido Rodrigues.
2.   2020-2020. AVALIA Ribeirão
O principal objetivo deste projeto é implementar a moderna metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na prática de avaliação do desempenho escolar dos alunos do Ensino Fundamental (I e II), implantada na cidade de Ribeirão Preto desde 2010. As bases de dados acumuladas até o momento serão analisadas pela TRI gerando resultados e estatísticas comparáveis às avaliações estadual (Saresp) e Federal (SAEB ? Prova Brasil). Os resultados irão aprimorar o subsidio de informações, para que a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto tome decisões referentes à política Educacional do Município, assim como propiciar aos alunos envolvidos no projeto a realização de atividades práticas da profissão, tais como o delineamento do desenho de instrumentos de avaliação, o planejamento amostral e experimental, assim como as análises dos dados com a metodologia da TRI.
Membro: Mariana Cúri.
3.   2020-2020. Bionexo - Estoque Seguro (Projeto Brasil e Projeto Argentina)

Membro: Francisco Louzada Neto.
4.   2020-2020. Concordance and Covariance Functions for Environmental Modelling
The main goal of this proposal is to consolidate a productive and recognized working team and to enhance the cooperation among them in Chile, Brazil and France in the area of spatial statistics.
Membro: Mário de Castro Andrade Filho.
5.   2020-2020. Estimação Bayesiana em Modelos de Regressão Conway-Maxwell-Poisson
Regressão de Poisson é uma ferramenta comumente utilizada para modelar dados de contagem. No entanto, tem sido cada vez mais comum observar dados que apresentam sobredispersão ou subdispersão sendo a distribuição de Poisson não apropriada nestes casos. A distribuição de Conway?Maxwell-Poisson (COM-Poisson) é mais flexivel e consegue lidar com estes problemas sendo capaz de modelar uma grande variedade de dispersões presentes nos dados. Outra vantagem de ordem prática é que a média e a variância do processo de contagem podem ser modelados separadamente. Um fator limitante no uso desta distribuição é o cálculo de sua constante normalizadora que não pode ser obtida analiticamente. Sendo assim, o maior desafio está na estimação do modelo sendo necessário o uso de métodos computacionais intensivos. Neste projeto serão explorados métodos Bayesianos de estimação com uso de simulação de Monte Carlo via cadeias de Markov bem como propostas recentes para aproximar a constante normalizadora. Serão realizados estudos de simulação procurando mostrar as vantagens desta abordagem e análises de dados reais de contagem.
Membro: Ricardo Sandes Ehlers.
6.   2020-2020. Ferramenta computacional baseada em Big Data para desenvolvimento de soluções de inteligência artificial destinadas a conferir maior eficiência à atividade jurisdicional
Este projeto busca fomentar as atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em inteligência artificial aplicada à ciência de dados da área jurídica, utilizando-se algoritmos de aprendizagem de máquinas com vistas ao desenvolvimento de ferramentas computacionais piloto para a análise de documentos ou dados processuais, conforme Convênio de Cooperação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Ciência e Engenharia Dados, celebrado entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e a Universidade de São Paulo (USP).
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
7.   2020-2020. Inteligência de Dados para Identificação de Padrões e Predição de Crimes em São Carlos
O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de ferramentas analíticas inovadoras com base em técnicas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, a quais deverão auxiliar os órgãos de segurança municipais em seus processos de tomada de decisão. Tais ferramentas buscam viabilizar estudos de fenômenos criminais complexos, como a identificação de padrões de crimes e suas dinâmicas, apontando as variáveis que propiciam o surgimento e a permanência de tais padrões ao longo do tempo. As ferramentas propostas neste projeto devem fornecer aos órgãos encarregados da segurança puública uma capacidade analítica muito além da que está disponível atualmente.
Membro: Luis Gustavo Nonato.
8.   2020-2020. MBA em Ciências de Dados
Projeto desenvolvido no âmbito do CeMEAI
Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
9.   2020-2020. Modelos Induzidos por Fragilidade para Dados de Sobrevivência Univariada e Multivariada
Neste projeto propomos modelos de sobrevivência univariadas e multivariadas induzidas por fragilidade. Para os novos modelos propostos, desenvolveremos procedimentos inferenciais sob uma perspectiva clássica e bayesiana. No contexto de inferência clássica (ou frequentista) pretendemos utilizar a metodologia da máxima verossimilhança e na abordagem bayesiana os métodos Monte Carlo via Cadeias de Markov (MCMC). Um outro objetivo deste estudo visa desenvolver métodos computacionais eficientes para os procedimentos inferenciais. Além disso, este projeto também estabelece metas de ensino, a nível de graduação e de pós-graduação. No tema de pesquisa proposto, estarão envolvidos tanto alunos de graduação, desenvolvendo monografias de final de curso e projetos de iniciação científica, quanto alunos de mestrado e doutorado
Membro: Vicente Garibay Cancho.
10.   2020-2020. Métodos sem malha baseados em diferenças finitas generalizadas usando MLS e SPH
O método Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) e um dos metodos sem malha mais populares na dinamica dos fluidos computacional. Desde a sua criação tem sido objeto de estudo de pesquisadores que buscam aperfeiçoar o metodo e aplica-lo na solução de problemas variados. Uma das melhorias mais importantes foi proposta por Dilts [Dil98], que apresenta uma forma de combinar a aproximação SPH com Moving Least Squares (MLS) para melhorar a precisao e a estabilidade do metodo SPH tradicional. Apesar da qualidade dos resultados produzidos, o metodo Moving Least Squares Hydrodynamics (MLSPH) de Dilts ainda sofre com seu custo computacional elevado devido a forma que os operadores diferenciais são calculados. Neste projeto, propomos um novo metodo sem malha robusto e eficiente, combinando a simplicidade do Metodo de Diferenças Finitas com a precisao do metodo MLSPH e de outros metodos sem malha. Alem disso, pretendemos explorar a vasta quantidade de aplicações do novo metodo proposto denominado MLPSH-FD em problemas relacionados as áreas de Computação Gráfica e Física Computacional.
Membro: Afonso Paiva Neto.
11.   2020-2020. Múltiplos Pontos de Modificação em Modelos para Dados Discretos
Conjuntos de dados de contagem são comuns em várias áreas de conhecimento e, consequentemente, distribuições discretas mais gerais têm sido propostas devido as características peculiares de cada conjunto. Em particular, dados de contagem pode apresentar discrepâncias (maior ou menor) nas frequências observadas de duas observações, ditas k1 e k2, ao compará-las com as respectivas frequências esperadas obtidas a partir de uma determinada distribuição discreta tradicional. Neste sentido, uma modificação na função massa de probabilidade das distribuições discretas torna-se imprescindível para explicar adequadamente o comportamento dos dados. Seguindo esse contexto, o objetivo principal deste projeto é propor a família de distribuições discretas k1 e k2 modificadas, que são capazes de modelar conjuntos de dados que apresentam ou não algum tipo de modificação (inflação e/ou deflação) na frequência das observações k1 e k2.
Membro: Katiane Silva Conceição.
12.   2020-2020. Optimization of the drying process of advanced refractory castables
The growing advancement in the refractory castables technology has led to the development of multifunctional products with optimized packing and, therefore, showing better performance when exposed to mechanical and chemical stresses at high temperatures. However, new challenges were detected by the users of such monolithics, as the drying step of these advanced products became a critical stage, because a very aggressive heating procedure of these structures (presenting reduced porosity and permeability) may result in the explosion of the ceramic lining, whereas a slow schedule may not be feasible based on an economic and energetic point of view. The aim of this project is to carry out a systemic and critical evaluation of the experimental parameters and mathematical models proposed in the literature to describe the castables' drying process, in order to suggest new solutions for the definition of the heating schedules for advanced refractories that may result in lower cracking/explosion risk for these products and faster speed to complete this critical step during their first heating treatment.
Membro: Roberto Federico Ausas.
13.   2020-2020. Reestruturação do Ciclo Básico de Engenharia da EESC: Competências em Estatística e Computação

Membro: Mariana Cúri.
14.   2020-2020. Sistemas Impulsivos e Equações Diferenciais Ordinárias Generalizadas (Bolsa de Pesquisa-CNPq)

Membro: Everaldo de Mello Bonotto.
15.   2020-2020. USP-COFECUB: VA-Interpret: Visual Analytics Assisted Interpretable Machine Learning
Recent regulatory laws provide the right of a meaningful explanation of the logic underlying automated decision-making processes. This fact has to leverage the design of mechanisms capable of explaining and interpreting black box machine learning systems involved in any automated decision-making processes. This project proposes the development of novel model agnostic visualization assisted explainable machine learning tools able to operate in multiresolution while being applicable to not only predictive models but also to other machine learning tasks such as clustering. We will validate our methods mostly to cluster dynamic graphs.
Membro: Luis Gustavo Nonato.

2019

1.   2019-2019. Análise de eventos raros em sistemas multi-componentes com componentes dependentes
O presente projeto tem como objetivo desenvolver, em conjunto com uma equipe multidisciplinar internacional, técnicas de estimação Monte Carlo sobre eventos raros relacionados à modelagem estocástica de sistemas complexos. O propósito é que as técnicas desenvolvidas sejam capazes de lidar com métricas definidas em torno dos eventos raros considerados. O projeto é financiado pelo Programa MATH-AMSUD/CAPES. Processo: 88881.197412/2018-01. Países envolvidos: Brasil, Chile, Uruguai, Argentina e França.
Membro: Ricardo Sandes Ehlers.
2.   2019-2019. Distribuições de probabilidade e modelos de regressão
Este projeto envolve o desenvolvimento de geradores de distribuições de probabilidade e propostas de modelos de regressão.
Membro: Mário de Castro Andrade Filho.
3.   2019-2019. FAPESP - CEPID (renovation). Center for Mathematics and Statistics Applied for Industry

Membro: Francisco Louzada Neto.
4.   2019-2019. Mobilidade na Computação Urbana: Caracterização, Modelagem e Aplicações (MOBILIS)
A mobilidade tem um papel central nas diversas atividades relacionadas que fazemos, principalmente no trabalho, comércio, indústria e lazer. O estudo da mobilidade para diferentes finalidades (e.g., econômicas, serviços públicos, estudo acadêmico) deve ser feito de forma sistemática já que do ponto de vista científico é a questão mais fundamental que deve ser estudada para, a partir daí, soluções serem aplicadas. Assim, este projeto tem como objetivo investigar como ocorre a mobilidade de entidades móveis em ambientes urbanos para podermos projetar algoritmos, protocolos, aplicações e serviços que sejam apropriados tanto para o cenário que temos atualmente quanto para cidades inteligentes. O projeto "Mobilidade na Computação Urbana: Caracterização, Modelagem e Aplicações (MOBILIS) inova e avança o estado da arte ao pesquisar questões fundamentais individualmente e de forma integrada desses diferentes aspectos de uma forma mais ampla que temos atualmente.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
5.   2019-2019. Optimizing control interventions for Visceral Leishmaniasis in multiple settings
Visceral leishmaniasis (VL) is a zoonotic vector-borne disease of public health concern worldwide, with high incidence in Brazil, the Indian Sub-Continent and some countries in East Africa. Optimal VL control has proven challenging given the wide array of interventions targeting the vector, animal host (especially domestic dogs), and human populations. There are two types of VL parasite species (L. Donovani and L. Infantum) and their spatial heterogeneity further complicates effective control strategies. Optimization of the portfolio of surveillance alternatives and interventions is thus a complex, spatially-explicit and dynamic endeavour. This proposal aims to support national programmes for control of VL, mainly in Brazil, combining mathematical modelling, geo-spatial mapping, disease ecology and machine learning.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
6.   2019-2019. Propriedades recursivas e oscilação de sistemas dinâmicos impulsivos (Auxílio Regular - Fapesp)

Membro: Everaldo de Mello Bonotto.
7.   2019-2019. SIAM Student Chapter
Este grupo, apoiado pela SIAM (Society for Industrial and Applied Mathematics), tem o objetivo de conectar alunos de graduação, especialmente do Bacharelado em Matematica Aplicada e Computacao Cientifica, com pesquisadores do CeMEAI e problemas da industria.
Membro: Marina Andretta.
8.   2019-2019. Teoria de singularidades e aplicações a geometria diferencial, equações diferenciais e visão computacional
A teoria de singularidades trata do estudo de variedades e aplicações singulares. É uma teoria bem consolidada e ganhou interesse devido a suas amplas aplicações a várias áreas das ciências e à sua interação com diversas áreas da matemática. Existem aplicações da teoria à ótica, à robótica e à visão computacional, entre outras. O projeto possui quatro linhas de pesquisa centrais: uma trata de problemas na teoria de singularidades e as três outras consideram aplicações desta teoria à geometria diferencial, às equações diferenciais e a visão computacional. O projeto dará continuidade aos trabalhos da equipe nestes ramos de pesquisa e iniciará duas novas e grandes linhas de pesquisa sobre o estudo de campos vetoriais do ponto de vista infinitesimal e o reconhecimento de imagens usando uma abordagem geométrica. Os problemas são desafiadores, ambiciosos e inovadores, tanto do ponto de vista teórico quanto nas aplicações. A equipe é formada por pesquisadores de renome internacional e, contando com sua experiência extensa e variada, é bem preparada para enfrentar os desafios dos problemas do projeto. Vale ressaltar que uma parte do projeto é multi-disciplinária e envolve matemáticos e pesquisadores na área de computação. Além dos resultados científicos esperados, a equipe contribuirá na formação de recursos humanos através da orientação de alunos de iniciação científica, doutorado e pós-doutorado, e na disseminação no conhecimento científico.
Membro: Antonio Castelo Filho.
9.   2019-2019. Usando a linguagem Scratch para desenvolver habilidades de pensamento computacional e lógico dos estudantes do ensino fundamental.
Scratch (https://scratch.mit.edu/) é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo laboratório Lifelong Kindergarten no Media do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets). Esta linguagem não exige conhecimento prévio de outras linguagens de programação e é ideal para pessoas que estão começando a programar, tendo sido desenvolvida, especialmente, para crianças acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ela é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos. A linguagem Scratch é considerada mais acessível que linguagens de programação textuais por utilizar uma interface gráfica que permite que programas sejam construídos com blocos encaixados. Esta linguagem é amplamente usada em diversos países, está disponível em vários idiomas e é fornecida gratuitamente para os principais sistemas operacionais (Windows, Linux e Mac). Este projeto tem como objetivo desenvolver e aplicar diversas oficinas (conjunto de aulas) de programação para crianças a partir de 8 anos de idade de escolas de ensino fundamental de São Carlos.
Membro: Cynthia de Oliveira Lage Ferreira.

2018

1.   2018-2018. Bondade de Ajuste para Modelos k-Modificados
Neste projeto serão considerados alguns critérios que avaliam a bondade de ajuste dos modelos k-modificados. A k-modificação consiste na inclusão de um parâmetro na função massa de probabilidade das distribuições discretas tradicionais, capaz de modelar a inflação ou deflação da observação k no conjunto de dados. Neste sentido, a modificação torna-se imprescindível quando, em muitas situações práticas, uma determinada observação k do conjunto de dados ocorre com uma frequência maior ou menor do que a esperada ao considerar uma determinada distribuição discreta. O principal objetivo deste trabalho é avaliar critérios que selecionem adequadamente a observação k que apresenta modificação na frequência. Em seguida, contextualizar os modelos de regressão k-modificados, explicando o conjunto de dados de contagem k-modificado utilizando-se variáveis explicativas tanto para o parâmetro de média quanto para o parâmetro responsável pela modificação da observação k. Os modelos k-modificados considerados neste projeto são: Poisson, Binomial e Geométrico.
Membro: Katiane Silva Conceição.
2.   2018-2018. BRAIN (Centro de Inovação Digital da Algar Telecom)
Este projeto tem como objetivo o aprimoramento do serviço de atendimento e a elevação do patamar de qualidade da experiência de clientes de empresas de Telecom – no caso, a ALGAR-TELECOM - por meio de técnicas de Inteligência Artificial e de Ciência de Dados. Esse objetivo geral será perseguido por meio de duas frentes de trabalho: - Estudar as bases de dados de OS’s disponíveis com a finalidade de produzir métodos automáticos de agilizar e de melhorar o atendimento ao cliente; - Implementar métodos automáticos de predição de experiência do cliente capazes de antecipar a probabilidade de ocorrência de problemas (o que, consequentemente, trará uma vantajosa redução no volume de emissão de OS’s
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
3.   2018-2018. Centro de Excelência Intel em Inteligência Artificial
Research center funded by Intel to stimulate research in artificial intelligence, in particular machine learning.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
4.   2018-2018. CEP-online (Módulo Multivariado)

Membro: Francisco Louzada Neto.
5.   2018-2018. Comissão de Estudo do Qualis
Revisão e proposta de melhora da classificação do Qualis na área de Matemática, Estatística e Probabilidade.
Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
6.   2018-2018. Distribuições Zero-Modificadas para Conjuntos Dados Zeros Faltantes.
A análise de dados de contagem ocupa um importante lugar dentro da estatística aplicada, uma vez que muitos problemas reais são expressos em termos de enumerações. Frequentemente conjuntos de dados de contagem apresentam discrepâncias na freqüência da observação zero, podendo ser alta ou baixa, referindo-se ao conjunto no conjunto de dados como zero-inflacionado ou zero-deflacionado, respectivamente. Além disso, existem situações onde a observação zero não ocorre nos conjuntos de dados e, muitas vezes, modelos zero-truncados são considerados inadequadamente, visto que há uma probabilidade positiva (e não nula) para ocorrência de tal evento só que este não ocorreu. Este projeto tem como objetivo apresentar o procedimento de estimação do(s) parâmetro(s) das distribuições Zero-Modificadas em situações em que a frequência de observações zero nos conjuntos de dados é nula. Métodos clássicos e bayesianos serão considerados para o procedimento de estimação.
Membro: Katiane Silva Conceição.
7.   2018-2018. Dynamical processes on multilayer and dynamic networks (SPRINT-FAPESP, USP-WARWICK)
The study of complex systems by moving agents and multilayer networks is very recent and there are several issues to be addressed, as we propose in this project. Particularly, we aim at developing a new model of synchronization of traveling agents, considering different types of interaction and rough landscapes for particles moving. We will be able to determine conditions for phase transition and the influence of parameters related to the dynamics of agents on the emergence of the collective behavior. Epidemic and rumor spreading will also be analyzed on the context of traveling particles to determine how different properties, such as velocity and roughness of the landscape, influence the propagation. Regarding multilayer networks, we will analyses how the propagation of awareness in a layer affects the disease transmission in the other layer. With this study, we will be able to develop methods for epidemic control based on dissemination of rumors about the pathogen. Finally, we will consider methods of network science to model time series extract from simulation of turbulent flow. All these studies will enable a better understand of the dynamics of complex systems and will enable to start the collaboration between the Centre for Complexity Science at the University of Warwick and the Complex Systems Group at the University of São Paulo. (AU)
Membro: Francisco Aparecido Rodrigues.
8.   2018-2018. Fairness, Privacy and Transparency when Learning from Data Streams
We are using technologies based on Machine Learning in a growing number of systems and tools. This growing use of Machine Learning has made many dangerous, monotonous and tiring activities safer, more reliable and more accurate. However, new demands require the development of new Machine Learning techniques, or their use in new and innovative ways, taking into account ethical and legal issues - including in particular, the right to appropriate privacy, transparency and fairness. Recent studies have approached these themes from different perspectives. However, most of them assume the possibility to assess and analyze a static model, induced from a static dataset. In most real applications, data are continuously generated in streams, which can come with very high speed and volume, and present concept changes along the time. In this situation, a model can rapidly become outdated. Learning algorithms able to continuously update models are an increasingly important research issue and many current applications are being developed in this area. This project will study the challenges faced to ensure appropriate transparency and fairness when models need to be continuously and autonomously adapted.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
9.   2018-2018. Filtragem e controle de sistemas com saltos nos parâmetros
Este projeto trata de sistemas cujos parâmetros variam abruptamente (dizemos ''saltos nos parâmetros'') e que formam uma classe ampla de sistemas, com aplicações em várias áreas. Apresentamos sete temas de pesquisa organizados em quatro linhas principais. ''filtragem de sistemas com saltos Markovianos'', que é um das nossas principais linhas, juntamente com ''análise e controle de sistemas singulares com saltos Markovianos''. ''Controle e filtragem com informação parcial de estado'', e algumas ''aplicações'' são também consideradas. Os resultados esperados, desafios e meios para superá-los são apresentados. Ao final, descrevemos o uso dos recursos solicitados e dos recursos oferecidos pela FAPESP, e também apresentamos algumas informações adicionais. **** OBS IMPORTANTE : INICIA EM FEV/2018 **** **** OBS 2 : a pesquisa envolve colaboração com pesquisadores da sede (ICMC), EESC-USP, Univ. Montpellier, PUC-Perú e Univ. Fed. Juiz de Fora.
Membro: Eduardo Fontoura Costa.
10.   2018-2018. Grupo de pesquisa em Modelos de Variáveis Latentes
Modelos de variáveis latentes são modelos estatísticos que relacionam um conjunto de variáveis observáveis (as chamadas variáveis manifestas) a um conjunto de variáveis latentes. Os modelos incluem Teoria Clássica de Testes, Teoria de Resposta ao Item, Modelos de Diagnóstico Cognitivo, Análise Fatorial, Modelos de Equações Estruturais, Análise de Perfil Latente, Análise de Classe Latente, entre outros. A modelagem de variáveis latentes é aplicada em várias áreas: avaliação, marketing, pesquisas educacionais, psicológicas, sociais e médicas, mas também pode incluir aplicações financeiras e industriais. Neste grupo, pretendemos desenvolver novos modelos, métodos de estimativa e novas aplicações para situações reais. Também inclui avaliação de modelos ajustados considerando estudos de simulação realizados com métodos computacionais e intensivos.
Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
11.   2018-2018. Incerteza em problemas de Cortes e Empacotamentos: planeamento robusto e replaneamento otimizado na produção e nos transportes
Os problemas de Cortes e Empacotamentos (C&E) são difíceis problemas de otimização combinatória que surgem em várias indústrias de manufatura ou processo e suas cadeias de abastecimento. Ocorrem sempre que um objeto ou espaço maior tem que ser dividido em partes menores, minimizando-se o desperdício. Poderá corresponder ao corte de rolos de papel, ao corte de placas de madeira em painéis retangulares na indústria do mobiliário, ao corte de componentes de vestuário a partir de rolos de tecido, mas também ao carregamento de caixas em paletes e seu empacotamento em contentores, em aplicações logísticas. A resolução destes problemas é não só um desafio científico como tem também um grande impacto econômico, uma vez que contribuiu para a diminuição de um importante fator de custo: as matérias-primas que chegam a ascender a 40% dos custos totais de produção. Tem ainda uma repercussão ambiental significativa, ao conduzir a uma menor exaustão dos recursos naturais de onde as matérias-primas são extraídas e ao diminuir a quantidade de lixo produzida. Nas aplicações logísticas a minimização do espaço desperdiçado na carga dos contentores e caminhões conduz diretamente a um menor custo logístico e a uma menor poluição ambiental. A investigação tem prestado pouca atenção ao papel da incerteza nestes problemas, impedindo as empresas de adotarem amplamente os seus resultados. No dia-a-dia das empresas a incerteza é um facto. As quantidades encomendadas e as datas de entrega mudam. Se a incerteza na procura futura fosse tida em consideração, poupar-se-ia matéria-prima. Na indústria das confecções e do vestuário, surgem defeitos no tecido que obrigam ao replanejamento da produção. Padrões de corte menos sensíveis aos defeitos levariam a um menor impacto na cadeia produtiva. Operadores logísticos recebem carga em datas e com dimensões diferentes das que foram previamente declaradas pelos clientes. Se esta variabilidade fosse tida em consideração, planos de carga mais eficientes para os caminhões e contentores, e respectivas rotas, seriam alcançados. Planear para a variabilidade é uma necessidade para as empresas, mas os resultados da investigação ainda não são suficientes para tal. A incorporação explícita da incerteza, e a variabilidade que ela induz, na resolução de problemas de C&E com técnicas de otimização, é a ideia nuclear deste projeto. Construindo sobre a extensa experiência do grupo de investigação na resolução de problemas de C&E, serão utilizadas avançadas técnicas de otimização (baseadas em modelos de programação matemática, metaheurísticas e sua hibridização) para desenvolver e disponibilizar a próxima geração de algoritmos de C&E. Este é um projeto conjunto entre o INESC TEC e um grupo de investigação do Estado de São Paulo, Brasil. Esta é uma já longa colaboração que provou o seu valor, quer no que diz respeito à complementaridade de competências quer relativamente a criação de massa crítica para a abordagem de problemas complexos.
Membro: Marina Andretta.
12.   2018-2018. Information spreading in complex networks
Projeto financiado pela Leverhume Trust na University of Warwick.
Membro: Francisco Aparecido Rodrigues.
13.   2018-2018. Infraestrutura de SoQware e Aplicações de IoT para Cidades Inteligentes
A Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) se refere à extensão da Internet e da Web ao mundo físico através do uso em larga escala de dispositivos distribuídos identificáveis e com capacidade de sensoreamento e atuação. Estes dispositivos são genericamente denominados Smart Objects - SOs. A IoT não está relacionada somente com a interconexão de dispositivos à Internet, mas também em se obter uma percepção de espaços físicos através de dados coletados por sensores, a capacidade de análise e raciocínio sobre estes dados e a possibilidade de atuação sobre o espaço físico. A IoT é uma das bases fundamentais para a construção das Cidades Inteligentes (CI). Cidades inteligentes são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura e serviços e de informação e comunicação com planejamento e gestão urbana para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade. Desta forma, o espaço urbano é palco de experiências de uso intensivo de tecnologias de comunicação e Internet das Coisas, de gestão urbana e ação social dirigidos por dados (Data-Driven Urbanism)
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
14.   2018-2018. Long non-coding RNAs in animals and plants: a bioinformatics perspective
No comprehensive study comparing lncRNAs in animal and plant domains is available. To fill this gap, this project aims to integrating research groups to perform an in-depth study of lncRNAs in both domains, to identify features that could be used in machine learning approaches for annotation.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
15.   2018-2018. Modelos para dados com riscos semicompetitivos e extensões do modelo exponencial por partes em Análise de Sobrevivência
Dois projetos dizem respeito a modelos para dados multivariados, incluindo riscos competitivos, riscos semicompetitivos e modelagem conjunta de dados longitudinais e dados de tempo de vida. Extensões do modelo exponencial por partes também serão estudadas.
Membro: Mário de Castro Andrade Filho.
16.   2018-2018. Novos modelos de regressão para dados com resposta binária e/ou limitada
O objetivo principal deste projeto é propor diferentes modelos de regressão para resposta binária e/ou limitada no intervalo unitário estudando aspectos de inferência e modelagem quando considerados dados reais. Especificamente, o projeto objetiva desenvolver novos modelos de regressão para o caso de respostas limitadas discretas no intervalo unitário considerando por exemplo propostas de novas ligações para modelos de regressão binária. Além disso, estudamos o caso de novos modelos de regressão de resposta limitada contínua. Extensões destes modelos para modelos de regressão ordinal, modelo de regressão mista e teoria da resposta ao item são também consideradas. Estudos de simulação e aplicação a dados reais completam os objetivos deste projeto. A proposta se justifica pela escassez de pesquisas que acomodam tais tipos de dados, pela implicações práticas dos resultados dessa modelagem, pela relevância do trabalho em conjunto com o Prof. Dipak Dey e pelo reforço do contato com o Departamento de Estatística da University of Connecticut. É esperado publicar artigos em revistas internacionalmente relevantes, fazer apresentações em reuniões científicas a fim de divulgar os trabalhos e as instituições envolvidas. Da mesma forma, espera-se o fortalecimento da parceria entre as duas universidades, com o intuito de instaurar novos projetos incluindo a participação de ao menos um aluno de pós-graduação.
Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
17.   2018-2018. Núcleo de Estatística Aplicada
O Núcleo de Estatística Aplicada (NEA) visa realizar análises estatísticas do público em geral gratuitamente. As análises são feitas por alunos-aprendizes do Bacharelado em Estatística do ICMC/USP e supervisionadas por professores do Grupo de Estatística do ICMC/USP. Tem como relevância colocar o aluno em contato direto com o proponente do projeto, que fará papel de cliente, e com análise mais completas, sem a separação imposta naturalmente pelas disciplinas. O ensino ganha com a aquisição de novos dados reais que poderão ser utilizados em atividades dentro das disciplinas ou trabalhos de conclusão de curso. Também ganham outras formas de extensão como as Iniciações Científicas. Este projeto também se destaca por disseminar as atividades de um Estatístico.
Membro: Juliana Cobre.
18.   2018-2018. O modelo de sobrevivência Bell-Weibull com fração de cura: modelagem, propriedades, inferência e influência local
Neste trabalho vamos propor um novo modelo de sobrevivência de longa duração denominado Bell-Weibull com fração de cura (BWcr). Considerando que o evento de interesse pode ser causado por M diferentes fatores de risco latente, este novo modelo paramétrico será obtido ao assumir que M segue uma distribuição Bell e o tempo de ativação do j-ésimo fator segue uma distribuição Weibull. Além da sua construção e propriedades, realizaremos para fins inferenciais uma abordagem Bayesiana usando métodos Monte Carlo em Cadeias de Markov (MCMC). Com o objetivo de detectar observações influentes nos dados será utilizado o método Bayesiano de análise de influência caso a caso baseado na divergência Psi. Mostraremos sua aplicabilidade a conjuntos de dados simulados e reais. Todas as implementações computacionais serão realizadas utilizando os sistemas JAGS e R.
Membro: Adriano Kamimura Suzuki.
19.   2018-2018. Pajé: Ferramenta de Aprendizado de Máquina Automático(AutoML)
Com o crescente volume de dados, a Ciência dos Dados tornou-se uma parte relevante de muitas aplicações. Muitas empresas estão aplicando a Ciência de Dados em áreas como Finanças, Jogos, Assistência Médica, Cidades Inteligentes, entre muitas outras. A maioria das soluções da Ciência de Dados dependem do Aprendizado de Máquina (AM), em particular AM do início ao fim. Uma solução de AM do início ao fim inclui todas as etapas necessárias para a criação de um sistema bem-sucedido baseado em AM, como pré-processamento de dados, engenharia de atributos, seleção de modelos e ajuste de hiperparâmetros. No entanto, seu processo de desenvolvimento ainda depende fortemente de especialistas humanos, o que é raro e caro. À medida que a complexidade dessas tarefas aumenta, também aumenta a demanda por soluções automatizadas (Automated ML - AutoML). O AutoML investiga como apoiar o cientista de dados e não especialistas, automatizando o design de soluções de AM End-to-End. Várias empresas, como Google, Facebook e Microsoft, estão investindo nessa nova e excitante área. AutoML foca em usuários com pouco ou nenhum conhecimento em AM, também fornecendo novas ferramentas e funcionalidades para especialistas avançar o estado-da-arte.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
20.   2018-2018. Pesquisador visitante Estrangeiro
Visita dos Profs. José Fernando Oliveira e Maria Antónia Carravilla da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - FEUP - (Portugal) Período: 05/2018
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
21.   2018-2018. Programa de Verão

Membro: Ricardo Sandes Ehlers.
22.   2018-2018. Quatro cientistas e suas teorias: Pitágoras, Newton, Einstein e Hawking
Embora a matemática pareca muito longe da nossa realidade, temida por muitos e estudada por especialistas e professores, ela está presente em nosso dia a dia. As equações, em particular, são vitais para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Elas tem um papel fundamental no mundo de hoje, desde a cartografia ate a navegação por satélite, da música a televisão, da descoberta da América a exploração do espaço. Nesse projeto, temos por objetivo estudar conceitos de matemática do ensino médio e também os conceitos matemáticos por trás de algumas equações fundamentais para o desenvolvimento da humanidade. Estudaremos, também, a vida de alguns cientistas e a relação de suas teorias com a história de matemática. Alunos do Ensino Médio Orientados: Amanda Doria de Santi, Amanda Cruz, Ana Carolina da Silva Santana, Beatriz Lima de Freitas Bosetti e Giovana Pastore (Escola Álvaro Guião).
Membro: Cynthia de Oliveira Lage Ferreira.
23.   2018-2018. Reestruturação dos kits cirúrgicos da Santa Casa da Cidade de São Carlos- SP.

Membro: Juliana Cobre.
24.   2018-2018. Uma introdução ao cálculo através da linguagem Python
Este projeto tem como objetivo trazer, dentro do mesmo contexto, a programação, a matemática e a ciência. Para tal, faremos um estudo das funções matemáticas. Faremos uso da linguagem Python para estudar o limite de funções, derivadas e pontos de máximo global. A linguagem Python possibilita novas maneiras de explorar a matemática, enquanto o aluno desenvolve competências em programação.
Membro: Cynthia de Oliveira Lage Ferreira.
25.   2018-2018. Uncertainty in Cutting and Packing problems: robust planning and optimized replanning in manufacturing and transportation
Projeto FCT/FAPESP - projeto internacional em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.

2017

1.   2017-2017. Aplicações de novos modelos de regressão binomial para dados desbalanceados
Modelos de regressão binomial fazem parte dos modelos lineares generalizados e analise de dados categorizados. Usualmente são apresentaas e usados modelos de regressão logística as quais usam funções de ligação para dados balanceados. Neste projeto esperamos que os alunos envolvidos se familiarizem com a proposta de modelos alternativos. Específicamente, neste projeto apresentamos funções de ligação generalizadas para dados desbalanceados. A proposta se baseia em versões exponenciadas de distribuições de base e suas correspondentes distribuições reversas. Como caso especial conhecidas funções de ligação são obtidas. Propriedades das ligações propostas serão estudadas. Considerando métodos de inferência estatístico altrnativos é esperado que os alunos envolvidos desenvolvam aplicações e estudos de simulação, mostrando as vantagens da proposta frente a modelos comumente usados.
Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
2.   2017-2017. Atratores pullback para cociclos (Auxílio Regular - Fapesp)

Membro: Everaldo de Mello Bonotto.
3.   2017-2017. Bayesian computation through geometric and variance reduction methods

Membro: Ricardo Sandes Ehlers.
4.   2017-2017. Desafios em Aprendizado de Máquina e Mineração de Dados
Dados são gerados e consumidos a uma taxa e volume cada vez maiores. Junto com esses aumentos, cresce também o reconhecimento dos benefícios da extração de conhecimento útil e relevante desses dados, pelos setores público e privado, no Brasil e no exterior. Avanços científicos e tecnológicos na área de Mineração de Dados, muitas delas baseadas em Aprendizado de Máquina, têm levado ao desenvolvimento de ferramentas capazes da extração desse conhecimento. Esses avanços são acompanhados da criação de grupos de pesquisa em Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina nos meios acadêmico e empresarial. Grupos de pesquisa nessas áreas já existem nas principais universidades brasileiras. Este projeto vai investigar três temas de pesquisa dessas áreas: pré-processamento de dados, meta-aprendizado e mineração de fluxos contínuos de dados.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
5.   2017-2017. Desenvolvimentos matemáticos e numéricos em escoamentos bifásicos aplicados ao refino de petróleo
Visando a análise fina da dinâmica de escoamentos com bolhas em diversas situações de interesse prático, será dada continuidade às investigações de modelos matemáticos, de metodologias numéricas e de técnicas computacionais necessários ao desenvolvimento de códigos computacionais para simular de maneira eficiente escoamentos incompressíveis bifásicos.
Membro: Antonio Castelo Filho.
6.   2017-2017. DéjàVu: Coerência Temporal, Espacial e de Caracterização de Dados Heterogêneos para Análise e Interpretação de Integridade
Neste projeto de pesquisa, objetivamos desenvolver metodologias computacionais capazes de sincronizar eventos específicos no espaço e no tempo (X-coherence), checar fatos quanto à sua veracidade e padrão de espalhamento, e buscar conteúdos específicos de interesse a partir de fontes diversas e heterogêneas, incluindo --- mas não limitado a --- internet, redes sociais e imagens de vigilância. Para isso, iremos explorar fontes heterogêneas de informação buscando sincronizar informações textuais e visuais em torno da posição de um evento ou objeto de interesse, bem como ordená-los espacial e temporalmente de modo a permitir uma melhor compreensão sobre o que aconteceu antes, durante e logo após o dito evento. Após a organização automática das informações obtidas e do entendimento da ordem dos fatos, objetivamos desenvolver soluções para mineração (busca) de pessoas, objetos e lugares de interesse para possíveis análises de busca de suspeitos, verificação de fatos ou até mesmo para entender a natureza do ocorrido. A partir da exploração das possíveis conexões existentes entre diferentes tipos de informação, buscaremos desenvolver ferramentas de análise de integridade de mídia para verificar possíveis falsificações existentes nos dados, detectar conteúdo sensível (por exemplo, conteúdo violento, pornografia infantil) e inferir os padrões de espalhamento de objetos digitais multimídia online. Com a sofisticação dos crimes digitais e ameaças terroristas cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia, bem como o advento e propagação de notícias falsas nos mais variados meios, buscamos ser capazes de utilizar as soluções desenvolvidas para nos ajudar a responder às quatro questões mais importantes nas Ciências Forenses em relação a um evento de interesse: "quem participou", "em quais circunstâncias", "por quê" e "como foi tal participação", identificando as principais características e circunstâncias em que ocorreu o evento em questão.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
7.   2017-2017. FAPESP - Sistema de Avaliação Online v 2.0

Membro: Francisco Louzada Neto.
8.   2017-2017. FAPESP - SPRINT - Exploiting the analytic properties of accumulative hazards for survival analysis

Membro: Francisco Louzada Neto.
9.   2017-2017. Grupo de pesquisa em Ciência de Dados e Estatística
O grupo tem como objetivo investigar questões relacionadas à formação de recursos humanos em Data Science and Statistics, criar material didático, estabelecer parcerias nacionais e internacionais e desenvolver pesquisas conjuntas
Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
10.   2017-2017. Métodos exatos e heurísticos para resolução de problemas de corte e empacotamento (Universal - CNPq 409043/2016-8)
Problemas de Corte e Empacotamento buscam determinar um arranjo ótimo de peças menores (que chamaremos de itens) dentro de peças maiores (que chamaremos de recipientes), obedecendo a certas restrições, e sempre visando minimizar custos, seja maximizando a ocupação de espaços ou minimizando desperdícios. São problemas difíceis, que têm em comum a existência de um subproblema geométrico, motivado pelas restrições de não sobreposição entre os itens. Devido à dificuldade intrínseca e à importância prática, diversas técnicas de resolução dos problemas de Corte e Empacotamento têm sido desenvolvidas, baseadas, predominantemente, em meta-heurísticas. Algoritmos exatos, que garantem encontrar a solução ótima, também foram desenvolvidos. No entanto, nestes algoritmos, o tempo de execução cresce drasticamente com o aumento da quantidade de objetos usados no problema. No cenário econômico atual, para uma empresa se manter competitiva é necessário: reduzir a utilização dos recursos, minimizar o tempo das operações, manter uma flexibilidade entre os colaboradores e seus cargos, reduzindo as tarefas que só podem ser executadas por uma pessoa. Além disso, o desperdício de recursos (renováveis e não renováveis) não pode ser considerado apenas do ponto de vista econômico, mas sim do ponto de vista sustentável. Para um crescimento sustentável, as organizações devem minimizar a utilização destes recursos para reduzir os impactos ambientais e deixar o sistema produtivo mais ecológico. Dentre os problemas de Corte e Empacotamento, os problemas de corte de itens irregulares (ou problemas de nesting) são os que apresentam uma componente geométrica mais complexa, dado que lidam com itens e/ou recipientes de formas irregulares (não retangulares, não circulares). Na prática, os problemas de nesting estão presentes em diversos ramos da indústria onde se necessita cortar ou encaixar múltiplos itens irregulares, como, por exemplo, na indústria têxtil, de móveis e de calçados. Problemas de corte de itens regulares ou irregulares podem ter restrições ou objetivos diferentes, levando a problemas diferentes, que necessitam de métodos de resolução específicos. Em resumo, este projeto tem por fim estudar e propor modelos matemáticos e métodos de solução para diversas variantes de problemas de Corte e Empacotamento, além de contribuir para geração de novos conhecimentos na área de pesquisa operacional, formação de recursos humanos e fortalecer a relação da universidade com a indústria.
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
11.   2017-2017. Métodos Multi-escala para a Simulação Numérica de Reservatórios de Petróleo

Membro: Roberto Federico Ausas.

Membro: Gustavo Carlos Buscaglia.
12.   2017-2017. Métodos Multiescala para a Simulação Numérica de Reservatórios de Petróleo - USP
Neste projeto propomos desenvolver métodos multiescala para problemas elípticos e parabólicos visando a simulação numérica em paralelo de escoamentos multifásicos em reservatórios, de interesse atual para a indústria do petróleo. Simuladores comerciais convencionais não são adequados para simular os grandes reservatórios do pré-sal no Brasil e, portanto, novas ferramentas de simulação devem ser desenvolvidas. A nova metodologia numérica a ser desenvolvida, baseada em uma iniciativa de integração interinstitucional entre ICMC/USP, IMECC/UNICAMP e University of Texas at Dallas ? EUA, irá produzir campos de velocidade precisos na presença da heterogeneidade de rochas realistas e, ao mesmo tempo, será projetada para tirar vantagem do estado da arte de computadores de alto desempenho, que possuem arquitetura multicore e processamento em GPU.
Membro: Fabrício Simeoni de Sousa.
13.   2017-2017. Novos modelos de regressão binomial mista para dados desbalanceados e extensões
Introduzimos funções de ligação generalizadas para a modelagem de resposta binomial e binária que pode ser apropriada quando a probabilidade de uma dada resposta binária se aproxima de 0 em uma taxa diferente do que se aproxima a 1, isto é para dados desbalanceados. A proposta se baseia em versões exponenciadas de distribuições de base e suas correspondentes distribuições reversas Também propomos uma nova classe de modelos para resposta no intervalo unitário como proposta alternativa e estendemos o modelo proposto para modelos para modelos de regressão,
Membro: Vicente Garibay Cancho.
14.   2017-2017. O perfil do jovem de hoje: motivações e perspectivas com relação à carreira e ao mercado de trabalho
Este projeto tem a intenção de, através da coleta de dados e análises estatísticas dos mesmos, traçar um perfil do jovem de hoje e o que ele busca no que diz respeito à sua formação e atuação no mercado de trabalho. Pretendemos realizar uma série de pesquisas para entendermos desde como e onde o jovem busca informação até o que os motiva a escolher um determinado curso de graduação pra guiar sua carreira. Neste sentido, os dados coletados nestas pesquisas servirão, também, para dar subsídio às estruturas curriculares e à divulgação das áreas de saber do ICMC. Por meio da identificação das necessidades dos estudantes de ensino médio, pré-vestibulandos e ingressantes, o Instituto será capaz de planejar ações estratégicas de marketing e comunicação para suprir essas demandas.
Membro: Cynthia de Oliveira Lage Ferreira.
15.   2017-2017. Organização territorial para a reforma agrária e planejamento ambiental - Algoritmos heurísticos e exatos
Descrição: O parcelamento de terrenos em projetos de reforma agrária tem se tornado um grande desafio para as instituições responsáveis, uma vez que as decisões a serem tomadas envolvem tanto questões técnicas quanto sociais. Este projeto se interessa pelo Problema de Organização Territorial em Projetos de Reforma Agrária e Planejamento Ambiental (PROTERRA). Nosso objetivo é fornecer métodos quantitativos que auxiliem técnicos agrícolas neste planejamento territorial. Para tanto, propomos novas heurísticas construtivas e abordagens exatas, além de eficientes estruturas de dados que melhor representem as características deste problema. Além disso, pretendemos a criação de um sistema computacional que permita uma interação mais amigável entre os agentes do problema, flexibilizando a entrada de dados, a análise dos resultados e a extensão do programa para diferentes funções objetivo.
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
16.   2017-2017. Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes, programação da produção, roteamento, localização e suas integrações em contextos industriais e logísticos (Temático FAPESP 2016/01860-1)
Os problemas a serem estudados neste Projeto Temático podem ser divididos em: (A) problemas de corte, (B) problemas de empacotamento, (C) problemas de dimensionamento de lotes, (D) problemas de programação da produção, (E) problemas de roteamento, (F) problemas de localização e (G) a integração destes problemas. Além do estudo e desenvolvimento de modelos matemáticos relacionados a estes problemas, métodos de solução e algoritmos para resolvê-los serão desenvolvidos e seus desempenhos computacionais serão analisados. O projeto visa também dar continuidade à integração e colaboração de grupos de pesquisadores de diferentes instituições interessados nestes problemas, assim como a formação de recursos humanos e a capacitação em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Pretendemos intensificar a cooperação entre o setor produtivo e a academia, com o desenvolvimento de estudos de caso nas empresas. Esperamos, com isso, possibilitar colaborações e parcerias no estudo destes problemas e no desenvolvimento de ferramentas computacionais para serem utilizadas na prática. A equipe deste projeto é formada por vários pesquisadores em diversos estágios de suas carreiras acadêmicas, desde alunos de pós-graduação e recém-doutores, até pesquisadores experientes na pesquisa destes problemas. Observamos que este projeto é uma continuação de outros dois Projetos Temáticos FAPESP, sendo o primeiro desenvolvido entre 2006 e 2010 e o segundo entre 2010 e 2015. Nos projetos anteriores foram estudados principalmente problemas em (A), (B), (C) e (D), bem como, algumas integrações destes problemas.
Membro: Marina Andretta.
17.   2017-2017. Projeto Temático: AnImaLS: Annotation of Images in Large Scale: What can machines and specialists learn from interaction?
In many areas of the Sciences and Engineering, images provide important information about real problems and the assignment by a machine of one or multiple labels per image (annotation) leads to a decision about the problem. However, the machine learning process requires the manual isolation and identification (label assignment) of the content of interest, named sample, in training images. As unlabeled images and samples per image grow large in number, their manual annotation becomes infeasible, leading us to the following research questions: What is the most intuitive way specialists can teach machines to annotate images? What are the tasks and challenges involved in this process? How to minimize human effort with maximum efficacy in machine learning? What can machines and specialists learn from their interaction? This thematic project aims at finding answers to these questions by the study and development of methods for image annotation in large scale, and the construction of decision-making systems (with no user participation) and decision-support systems, where machines and specialists cooperate with and learn from each other continuously. The methodology exploits the complementary skills of humans, better in knowledge abstraction, and machines, superior in large scale data processing, in a repetitive way and free of fatigue. The project divides the problem into two steps: sample extraction and interactive machine learning, in view of building a sequence of operations for automated annotation of new images or annotation with minimum user intervention. The study searches to combine image features learned from the data with features that derive from the knowledge of the specialists about the application. The project still aims at technological and scientific innovations for the diagnosis of gastrintestinal parasites in humans and vertebrate animals, by the automated acquisition and annotation of optical microscopy images, and to demonstrate the extension of the methods to other application domains, the project includes studies of medical image annotation using multi-object shape models and interactive annotation of remote sensing images.
Membro: Luis Gustavo Nonato.
18.   2017-2017. Propagação de informação em redes complexas
Pesquisador Responsável, Auxílio à Pesquisa - Regular, Fapesp, A propagação de epidemias pode ocorrer por diversos meios, o que define diferentes rotas que podem ser mapeadas em diferentes camadas de uma rede social. Entender como a estrutura de rede influencia a propagação de epidemias e rumores é um dos grandes desafios em epidemiologia computacional. Nesse projeto, estamos interessados em usar métodos de inferência estatística para quantificar quais propriedades da rede mais influenciam a propagação. Ademais, vamos modelar redes sociais como constituídas por diversas camadas, cada uma representando um tipo de interação social. Finalmente, objetivamos estudar como a propagação de informação sobre uma epidemia pode auxiliar no seu controle. Esses estudos deverão contribuir para o desenvolvimento de métodos para previsão e controle de processos epidêmicos. https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/96474/propagacao-de-informacao-em-redes-complexas/
Membro: Francisco Aparecido Rodrigues.
19.   2017-2017. Sistemas dinâmicos não autônomos impulsivos: atratores pullback para sistemas acoplados (Bolsa de Pesquisa-CNPq)

Membro: Everaldo de Mello Bonotto.
20.   2017-2017. Uma Abordagem Bayesiana para a Estimação dos Parâmetros das Distribuições k-Modificadas
Neste projeto é proposto uma abordagem bayesiana para a estimação dos parâmetros das distribuições para dados de contagem k-Modificadas. Entende-se como modificação, a inclusão de um parâmetro na função massa de probabilidade das distribuições discretas tradicionais, capaz de modelar a inflação ou deflação da observação k no conjunto de dados. A modificação torna-se imprescindível quando, em muitas situações práticas, uma determinada observação k do conjunto de dados ocorre com uma frequência maior ou menor do que a esperada ao considerar uma determinada distribuição discreta. Aplicações considerando conjuntos de dados artificiais e reais serão apresentadas.
Membro: Katiane Silva Conceição.
21.   2017-2017. Where do machine learning and optimization meet?
Aprendizado de máquina e otimização têm provido soluções eficientes para muitos problemas práticos. Embora muitas iniciativas relevantes para unir pesquisadores dessas áreas têm sido realizadas, elas ainda seguem caminhos independentes. Muitos desafios de pesquisa seriam beneficiados a partir de uma cooperação mais forte entre pesquisadores dessas áreas. Esse projeto tenta caminhar nessa direção trazendo pesquisadores de aprendizado de máquina e otimização para explorar novas maneiras onde os conhecimentos dessas duas áreas de pesquisa podem ser combinados, resultados em novas e eficientes soluções para aplicações relevantes. Por um lado, técnicas de otimização podem economizar recursos computacionais e humanos explorando diferentes regiões do espaço de busca por meio de técnicas exaustivas e força bruta, as quais possuem alta propensão a falhas. Assim sendo, aprendizado de máquina possuem um conjunto grande de aplicações que técnicas de otimizações podem ser avaliadas e utilizadas para testes. Nesse trabalho, pretendemos focar em aplicações relacionadas à bioinformática, com atenção especial à análise de expressão gênica de câncer de mama e dados de ressonância magnética funcional para análise de Autismo. (AU)
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.

2016

1.   2016-2016. A história da humanidade através da matemática: algumas equações que mudaram o mundo
Embora a matemática pareça muito longe da nossa realidade, temida por muitos e estudada por especialistas e professores, ela está presente em nosso dia a dia. As equações, em particular, são vitais para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Elas tem um papel fundamental no mundo de hoje, desde a cartografia até a navegação por satélite, da música à televisão, da descoberta da América à exploração do espaço. Nesse projeto, temos por objetivo estudar conceitos de matemática do ensino médio e também os conceitos matemáticos por trás de algumas equações fundamentais para o desenvolvimento da humanidade. Alunos do Ensino Médio Orientados: Marcella Rotta Nunes, Sara Eliandra Picirilo dos Santos, Wesley Diniz Moreira e Rhayani Aparecida Paiuta (Escola Álvaro Guião).
Membro: Cynthia de Oliveira Lage Ferreira.
2.   2016-2016. Caracterização e inferência para dados com resposta limitada
Em diversas situações práticas nos deparamos com o problema de analisar variáveis que assumem valores em um intervalo limitado que, sem perda de generalidade, podem ser transformados para o intervalo [0,1], como porcentagens, proporções, taxas ou frações. Assim, vários distribuições têm sido propostas na literatura recente. Neste projeto revisamos diferentes modelos para resposta limitada no intervalo unitário, estudando aspectos de caracterização, isto é a revisão e estudo das propriedades mais relevantes dos modelos existentes, discutindo suas principais vantagens e desvantagens, assim como a inferência nestas distribuições.
Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
3.   2016-2016. Classificação Hierárquica de Elementos Transponíveis Utilizando Aprendizado de Máquina
Elementos Transponíveis (TEs) são sequências de DNA que podem se mover de um local para outro dentro do genoma de uma célula. Eles contribuem para a diversidade genética das espécies, e seus mecanismos de transposição podem afetar a funcionalidade dos genes. A correta identificação e classificação de TEs é útil para a compreensão de seus efeitos no processo evolutivo dos genomas. Os TEs são organizados em uma taxonomia hierárquica, com famílias e superfamílias. Geralmente, a identificação e classificação de TEs é realizada por meio de ferramentas de Bioinformática que utilizam homologia, comparando uma sequência com várias sequências de um conjunto de dados com TEs já identificados. Esse método apresenta limitações, pois a homologia entre sequências ignora as propriedades bioquímicas das mesmas, e também os relacionamentos hierárquicos entre as diferentes famílias e superfamílias de TEs. Assim, neste projeto, serão investigados e propostos diferentes métodos de classificação hierárquica de TEs utilizando Aprendizado de Máquina (AM). Inicialmente, diferentes conjuntos de dados serão construídos com sequências de nucleotídeos e de aminoácidos já com TEs previamente identificados. Para a construção desses conjuntos de dados, serão utilizadas ferramentas de Bioinformática desenvolvidas para extrair características bioquímicas de sequências, e também diferentes estratégias para conversão de sequências em valores de atributos adequados para a utilização em técnicas de AM. Os conjuntos de dados serão, então, estruturados hierarquicamente, de acordo com as famílias e superfamílias de TEs a que pertencem. Os métodos de classificação propostos serão comparados com métodos existentes na literatura, e avaliados por meio de medidas de avaliação específicas para problemas de classificação hierárquica.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
4.   2016-2016. Computações Rigorosas em Sistemas Dinâmicos

Membro: Marcio Fuzeto Gameiro.
5.   2016-2016. Eficiência Relativa dos Estimadores de Máxima Verossimilhança para a Distribuição Binomial Negativa Zero-Modificada.
Neste projeto iremos avaliar os estimadores dos parâmetros da distribuição Binomial Negativa Zero-Modificada (ZMNB), de tal forma que a distribuição ajustada consiga explicar adequadamente a ocorrência de observações não-negativas, principalmente da observação zero, que pode apresentar nos conjuntos de dados alta frequência, satisfatória ou baixa frequência. Para estimação dos parâmetros, iremos considerar o método de máxima verossimilhança que, quando nada é conhecido sobre o tipo de modificação na frequência de zero, as estimativas obtidas são totalmente eficientes. Por outro lado, quando se tem conhecimento de que os dados vêm de uma distribuição Binomial Negativa tradicional e ajusta-se a distribuição ZMBN, verifica-se que ocorre alguma perda de eficiência. Assim, o principal objetivo deste projeto é avaliar a eficiência dos estimadores de máxima verossimilhança ao considerar a estimação dos parâmetros sob a suposição da distribuição ZMNB e da distribuição Binomial Negativa tradicional, buscando identificar situações em que ocorrem perdas de eficiência.
Membro: Katiane Silva Conceição.
6.   2016-2016. Hiper-heurísticas multi-objetivas para construção automática de algoritmos de indução de árvores de decisão com múltiplos testes
Árvores de Decisão constituem uma técnica poderosa e amplamente utilizada em tarefas de aprendizado de máquina e mineração de dados, principalmente em virtude da facilidade de interpretação do conhecimento adquirido. Em contraste com os algoritmos tradicionais de indução de árvores de decisão - todos manualmente desenvolvidos por humanos - o algoritmo HEAD-DT constitui uma abordagem de hiper-heurística evolutiva para construção automática de algoritmos de indução de árvores de decisão. HEAD-DT trabalha sobre diversos componentes manualmente desenvolvidos para indução de árvores de decisão, combinando os componentes mais adequados para o problema em questão. Recentemente, foi introduzido o conceito de árvores de decisão com múltiplos testes (MTDT, do inglês Multi-Test Decision Trees), uma nova forma de representação de árvores de decisão. Nas MTDT, cada nó da árvore pode ser composto por múltiplos testes univariados, o que pode ser visto como um caso intermediário (em termos de interpretabilidade) entre as árvores de decisão univariadas e as árvores de decisão multivariadas. Em relação aos algoritmos tradicionais de árvores de decisão univariadas, os algoritmos de indução das MTDT possuem certas particularidades. O critério de split é um exemplo claro, em que pode ser conduzido por um mecanismo de votação majoritária em que todos os testes univariados têm a mesma importância. No entanto, diversas outras estratégias podem ser desenvolvidas para realizar essa tarefa. Nesse contexto, o presente projeto propõe estender o algoritmo HEAD-DT em dois principais aspectos: (i) construir automaticamente algoritmos de indução de árvores de decisão com múltiplos testes, e algumas extensões; e (ii) adotar três abordagens multi-objetivas para guiar o processo evolutivo. Embora muitos trabalhos utilizem algoritmos evolutivos para indução de árvores de decisão, o que se propõe aqui é algo totalmente diferente, pois a ideia é evoluir algoritmos genéricos para indução de árvores de decisão de múltiplos testes, ou seja, o resultado final do método será um algoritmo de indução, e não apenas uma árvore de decisão. Isso caracteriza um algoritmo de meta-learning, pois o objetivo é aprender um algoritmo de aprendizagem.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
7.   2016-2016. Inferência estatística e amostragem de redes complexas
Redes complexas são formadas por amostras de dados obtidos a partir do mapeamento de estrutura de sistemas complexos. Geralmente, diferentes métodos de amostragem são considerados para a construção da rede. No entanto, dependendo do método, as amostras podem ser muito diferentes das redes originais. Logo,uma comparação entre os diferentes métodos de amostragem é altamente recomendável, de modo a permitir escolher o método que preserve uma determinada característica. Neste projeto, propomos uma comparação de métodos de amostragem de redes e um estudo considerando métodos inferência estatística e técnicas de amostragem em grafos para estimar as principais medidas de caracterização.
Membro: Adriano Kamimura Suzuki.
8.   2016-2016. Kit Introdutório de Estatística

Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
9.   2016-2016. Modelos para Séries Temporais com Dados Discretos
Este projeto tem como objetivo desenvolver modelos Zero-Modificados (e.g. Inflacionado ou Deflacionados de Zero) para séries temporais com dados discretos. Os modelos desenvolvidos neste projeto tem como origem alguns os modelo Zero-Modificados da família Série de Potência (Poisson, Poisson Generalizado, Binomial, Binomial negativo, COM-Poisson entre outros). Neste trabalho estes modelos serão definidos no contexto de séries temporais para acomodarem dados de contagem correlacionado no tempo com excesso (ou déficit) de zeros. Serão consideradas métodos de inferência baseados na abordagens clássica de verossimilhança e na abordagem bayesiana juntamente com técnicas de Monte Carlo em Cadeia de Markov. O projeto também prevê aplicações relevantes em problemas reais.
Membro: Marinho Gomes de Andrade Filho.
10.   2016-2016. Newton Fund: Fermi Acceleration

Membro: Tiago Pereira da Silva.
11.   2016-2016. Pesquisador visitante Estrangeiro
Visita dos Profs. José Fernando Oliveira e Maria Antónia Carravilla da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - FEUP - (Portugal) Período: 2016
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
12.   2016-2016. Planejamento da Programação da captação, armazenamento e distribuição de água no município de São Carlos
ACORDO DE COOPERAÇÃO QUE CELEBRAM A UNIVERSIDADE DE SAO PAULO - USP, POR MEIO DO INSTITUTO DE CIENCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTACAO E DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS, A UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JULIO DE MESQUITA FILHO? - UNESP, POR MEIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS (CAMPUS BAURU) E O SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO - SAAE, VISANDO À EXECUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA, INTITULADO: "PLANEJAMENTO DA PROGRAMAÇÃO DA CAPTACAO, ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS?. Início:31/08/2016
Membro: Maristela Oliveira dos Santos.
13.   2016-2016. Provendo uma maior inteligência em IoTs: abordagens e aplicações em sensores, VANTs e smartphones
Os dispositivos com recursos escassos como a Internet das Coisas (IoT) estão cada vez mais onipresentes coletando dados no intuito de melhorar e otimizar o cotidiano de um ambiente como uma smart city. A IoT normalmente consiste de sensores e objetos que interagem e trabalham em conjunto, estando ao mesmo tempo conectados a Internet. A IoT é considerada como fazendo parte da Internet do Futuro e incorpora dispositivos como sensores, smartphones, câmeras, automóveis, VANTs e/ou qualquer dispositivo doméstico. Como mais objetos/sensores estão conectados, um maior volume de dados (inclusive voz, vídeo e imagem) é gerado e transportado, demandando assim uma maior inteligência para tratar adequadamente tais dados. Entretanto, o maior problema reside em que grande parte do dispositivo IoT como os sensores e objetos domésticos são dispositivos que possuem pouca memória e poder de processamento. Assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo prover um maior grau de inteligência nestes dispositivos com poucos recursos já citados. O desafio chave é prover esta inteligência nos próprios dispositivos a despeito dos recursos limitados de memória e poder de processamento que tais dispositivos dispõem. As técnicas adequadas devem ser investigadas e utilizadas, para que possamos otimizar o uso dos poucos recursos disponíveis e muitas vezes ociosos. O projeto envolve estudar as técnicas de inteligência artificial e de evolução existentes na literatura. Além disso, a proposta compreende também pesquisar a abordagem centralizada ou distribuída das inteligência nos nós (i.e. centralizar toda inteligência em um nó ou distribui-la entre os dispositivos da rede). Há várias aplicações a serem exploradas neste projeto e uma delas é o uso da inteligência artificial para classificar o estado emocional dos usuários de smartphones. Uma outra aplicação é embarcar a inteligência nos sensores para prever enchentes em rios urbanos no contexto de uma smart city. Outros cenários envolvem o uso de VANTs "inteligentes" para pulverizar defensivos químicos com uma rota ajustada (ou "evoluída") em tempo de execução, levando-se em consideração as condições climáticas impostas, como as mudanças no sentido e na velocidade do vento. Outras aplicações poderão ser investigadas ao longo do progresso desta pesquisa. Finalmente, ressalta-se que os primeiros resultados desta pesquisa foram publicados na Revista Pesquisa FAPESP de Janeiro de 2015 (como parte do resultado do projeto Regular). Deseja-se dar continuidade a estes resultados promissores através deste novo projeto proposto.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
14.   2016-2016. Tau Method for PDE's: contribution for a numerical software library
The aim of this project is to study, implement and deploy an extension of the algebraic formulation for the Tau method for the numerical solution of partial differential problems set on domain in $\mathbb{R}^n$, $n > 2$. This extension is based on an appropriate choice of a basis for the space of polynomials in $\mathbb{R}^n$ and on the construction of the algebraic equivalent representation of the problem. An important feature of the required implementation is related to the solution procedure for the necessarily large dimensional linear systems involved. This effort will be delivered to the scientific community as a crucial building block of the Tau Numerical Library.
Membro: Maria Luísa Bambozzi de Oliveira.

2015

1.   2015-2015. Aprendizado Baseado em Problema Industrial Híbrido (hiPBL)
A ideia é combinar a abordagem Aprendizado Baseado em Problema (PBL) baseado em problemas industriais a aulas expositivas, formando, assim, uma estrutura híbrida de ensino, incentivando a criatividade e o engajamento em equipe entre os alunos, o que chamamos de Aprendizado Baseado em Problema Industrial Híbrido ou em tradução literal para o inglês, Hybrid Industrial Problem Based Learning (hiPBL).
Membro: Francisco Louzada Neto.
2.   2015-2015. Bayesian inference, Metropolis-Langevin and Hamiltonian in Riemann manifolds

Membro: Ricardo Sandes Ehlers.
3.   2015-2015. Extensões para o problema de planejamento da produção em fundições de pequeno porte

Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
4.   2015-2015. Flow and heat transfer of centrifugal instability
The modelling of heat transfer in turbulent flows is an important challenge, specifically regimes dominated by longitudinal vortices resulting from centrifugal forces due to wall curvature. The objective of this study is to simulate numerically the flow structure, the secondary momentum and the heat fluxes developing over curved flows. The case of the Görtler flow, its instability and the associated heat transfer will be studied. It is well known that the wavelength and the amplitude of upstream perturbations have an influence upon the growth and the flow intensity of the Görtler vortices. We will consider the conductive heat transfer through the solid wall, resolve the flow field and the associated temperature field. The goal is to setup a basic case in order to understand the coupled fluid-structure to determine the penetration of heat into the material. The study proposed here is fundamental and aims at improving our understanding of thermo-mechanical behaviour of materials under strong dynamical and thermal constrains (stability, heat resistance, lifespan). The outcomes of this knowledge can have an impact on the automobile and aeronautic sectors, but can also benefit to nuclear engineering, renewable energy engineering (solar, wind and hydro-foils).
Membro: Leandro Franco de Souza.
5.   2015-2015. Funções de Lyapunov em sistemas descontínuos (Auxílio Regular - Fapesp)

Membro: Everaldo de Mello Bonotto.
6.   2015-2015. Inferência em Testes Adaptativos Informatizados e em Problemas com Pontos Singulares no Espaço Paramétrico
Esta proposta compreende dois projetos. O primeiro objetiva a transformação de um exame de proficiência em inglês (EPI), utilizado no Programa de Pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (CCMC) do ICMC/USP, em um teste adaptativo informatizado (TAI) baseado em modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI), aplicado via web e implementado em Java e PostgreSQL. A metodologia estatística contempla três diferentes modelos da TRI (modelo de resposta gradual de Samejima, modelo com efeitos aleatórios nos parâmetros dos itens para testlets e o modelo DINA, deterministic inputs,noisy and gate), o critério de Kullback-Leibler para seleção de itens, o método de estimação da esperança a posteriori dos traços latentes e a abordagem Shadow test para imposição de restrições (de conteúdo e tamanho da prova, por exemplo) na composição do teste de cada indivíduo. O projeto é multidisciplinar, envolvendo pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Estatistica, Letras e Computação. Com relação ao segundo projeto, em problemas de testes de hipóoteses paramétricas, a hipótese nula a ser testada pode ser representada por uma restrição sobre o espaço paramétrico. O problema de pontos singulares no espaço paramétrico surge quando o jacobiano da restrição testada é deficiente quanto ao posto em alguns pontos. Neste projeto propomos estudar soluções frequentistas e bayesianas para este problema em algumas situações específicas encontradas na literatura revisada
Membro: Mariana Cúri.
7.   2015-2015. Inference in Singular Parameter Points Problems and Measurement Error Models With Replicated Observations
In this proposal we deal with singular parameter points problems. When testing a parametric hypothesis of interest, the so-called singular parame- ter points problem arises when the Jacobian of the tested constraint is rank deficient at some points. In this project we study frequentist and Bayesian solutions to this problem in some specific situations. As a second part of the proposal, we also discuss some research topics regarding inference in measurement error models for replicated observations.
Membro: Mário de Castro Andrade Filho.
8.   2015-2015. MAP: Aprendizado de Máquina: uma abordagem baseada em múltiplas estratégias
Esse projeto diz respeito a uma pesquisa conjunta em que técnicas de Aprendizado de Máquina (AM), com ênfase em uma abordagem baseada em múltiplas estratégias. De uma perspectiva da abordagem baseada em múltiplas estratégias, os objetivos são estudar \textit{trade-offs} entre diferentes estratégias de aprendizado e desenvolver sistemas de aprendizado que empregam múltiplas estratégias de inferência ou paradigmas computacionais em um processo de aprendizado. Como consequência, sistemas baseados em múltiplas estratégias têm o potencial de serem aplicáveis a um vasto grupo de problemas. A maioria dos problemas abordados será no contexto de aprendizado não supervisionado, ou análise de agrupamento. Por exemplo, nos iremos analisar a sinergia e os trade-offs entre agrupamento com restrições por programação com restrições (grupo francês) e agrupamento evolutivo multi-objetivo (grupo brasileiro). Os aspectos práticos das técnicas propostas serão abordados, por exemplo, no contexto de mineração e modelagem de dados biológicos, provenientes de texto e temporais. Outro importante objetivo do projeto é estimular a cooperação internacional reunindo pesquisadores brasileiros e Francês para a troca de idéias e experiências. Os grupos do Brasil e da França já possuem um histórico de colaboração que pode ser fortalecida com este projeto.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
9.   2015-2015. Modelagens Estatística para Dados de Sobrevivência Bivariados: Uma Abordagem Bayesiana
Neste projeto propomos um modelo derivado da cópula arquimediana de Ali-Mikhail-Haq (AMH) para modelar a dependência de dados bivariados de sobrevivência na presença de covariáveis e observações censuradas. Para fins inferenciais, realizamos uma abordagem Bayesiana usando métodos Monte Carlo em Cadeias de Markov (MCMC). Algumas discussões sobre os critérios de seleção de modelos serão apresentadas. Com o objetivo de detectar observações influentes utilizamos o método Bayesiano de análise de influência de deleção de casos baseado na divergência psi . Por fim, mostramos a aplicabilidade dos modelos propostos a conjuntos de dados simulados e reais.
Membro: Adriano Kamimura Suzuki.
10.   2015-2015. Modelos discretos modificados
Conjuntos de dados de contagem são comuns em várias áreas de conhecimento e, consequentemente, distribuições discretas mais gerais têm sido propostas devido as características peculiares de cada conjunto. Frequentemente conjuntos de dados de contagem apresentam discrepâncias na frequência da observação zero, podendo ser alta ou baixa, referindo-se ao conjunto no conjunto de dados como zero-inflacionado ou zero-deflacionado, respectivamente. Além disso, existem situações onde a observação zero não ocorre nos conjuntos de dados e, muitas vezes, modelos zero-truncados são considerados inadequadamente, visto que há uma probabilidade positiva (e não nula) para ocorrência de tal evento só que este não ocorreu. Assim, neste projeto é proposto distribuições discretas modificadas para modelar conjuntos de dados de contagem que apresentem alguma discrepância na(s) frequência(s) de observação(ões). No contexto mais simples, é possível considerar a modificação na frequência observada da observação k de um conjunto de dados. Em um contexto mais amplo, considera a modificação nas frequências observadas de duas observações, ditas k1 e k2, de um determinado conjunto de dados. Especificamente, a modificação consiste na inclusão de um ou dois parâmetros na função massa de probabilidade das distribuições discretas tradicionais, sendo possível modelar as modificações (inflação ou deflação) das observações no conjunto de dados. Sendo assim, novas famílias de distribuições discretas modificadas tornam-se imprescindíveis para explicar adequadamente o comportamento dos dados. Por outro lado, muitas vezes há interesse em explicar o conjunto de dados de contagem utilizando-se variáveis exógenas (ou explicativas) e o procedimento para isso é considerar também o contexto de modelos de regressão para estas famílias de distribuições.
Membro: Katiane Silva Conceição.
11.   2015-2015. Método dos Momentos e Técnica Bootstrap no Ajuste de Distribuições Zero-Modificadas Biparamétricas
Este projeto tem como objetivo apresentar o procedimento de estimação pelo Método dos Momentos para os parâmetros das distribuições Série de Potência Zero-Modificadas biparamétricas. Essa classe de distribuições, que é uma extensão da família de distribuições Série de Potência, permite ser ajustada a conjuntos de dados de contagem sem o conhecimento prévio da frequência de observações zero presentes na amostra. Para inferir sobre os parâmetros, será utilizado o procedimento Bootstrap paramétrico e não-paramétrico. Um estudo de simulação será elaborado no sentido de ilustrar a metodologia proposta. Ilustrações práticas, envolvendo análise de conjuntos de dados reais, serão apresentadas.
Membro: Katiane Silva Conceição.
12.   2015-2015. Novos métodos de decomposição de domínio multiescala para escoamentos em meios porosos
Este projeto de pesquisa abrange o desenvolvimento de novos métodos de decomposição de domínio multiescala para a simulação de escoamentos em meios porosos, tais como os que ocorrem na produção de petróleo a partir de rochas carbonáceas. Métodos de decomposição de domínio oferecem a possibilidade de uma paralelização mais eficiente, já que é baseado na solução de problemas locais conectados por uma condição de acoplamento, que via de regra impõe condições de conservação entre os subdomínios. Propomos a generalização de métodos de decomposição de domínio multiescala através da imposição de condições de contorno do tipo Robin para garantir a conservação de pressão e fluxo normal entre os subdomínios, em uma escala intermediária Hbar de forma que h <= Hbar <= H. A utilização de espaços de interface mais gerais também será considerada, visando aumentar a precisão dos métodos desenvolvidos.
Membro: Fabrício Simeoni de Sousa.
13.   2015-2015. Novos métodos para escoamentos multifásicos em microescala
Este projeto de pesquisa abrange o estudo e desenvolvimento de métodos de elementos finitos discretizados em malhas dinâmicas, com o objetivo de simular escoamentos multifásicos com fronteiras livres, especialmente onde há a aglomeração de grande quantidade de gotas. Tais escoamentos acontecem em aplicações na indústria petrolífera, em especial na modelagem de dispositivos onde as diferentes fases (por exemplo, óleo e água) precisam ser separadas. Neste tipo de escoamento, efeitos importantes acontecem em escalas da ordem de milímetros, sendo que os códigos disponíveis hoje em dia falham na modelagem adequada destes fenômenos. As equações que modelam escoamentos multifásicos serão tratadas em um referencial lagrangeano-euleriano arbitrário, com condições de contorno adequadas nas interfaces entre os vários fluidos. Os desafios numéricos impostos por esta aplicação vão desde a correta representação da interface entre fluidos, passando por desafios geométricos, até os desafios impostos pelas escalas microscópicas de tal escoamento, especialmente relacionados com a tensão superficial e fenômeno de coalescência.
Membro: Roberto Federico Ausas.
14.   2015-2015. Pesquisador visitante estrangeiro
No âmbito do projeto PVE (Professor Visitante Estrangeiro) CAPES/CNPq estiveram em visita cientifica no ICMC como especialistas do projeto, os seguintes professores: Maria Antonia Carravilla da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Portugal, período de 04 a 16 maio de 2015
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.

2014

1.   2014-2014. A generalized approach to the modeling of the species-area relationship
This work proposes a statistical generalized species-area model (GSAM) to represent various patterns of species-area relationship (SAR), which is one of the fundamental patterns in ecology. The approach enables the generalization of many preliminary models, as power-curve model, which is commonly used to mathematically describe the SAR. The GSAM is applied to simulated data set of species diversity in areas of different sizes and a real-world data of insects of Hymenoptera order has been modeled. We show that the GSAM enables the identification of the best statistical model and estimates the number of species according to the area.
Membro: Katiane Silva Conceição.
2.   2014-2014. Análise da evasão discente de cursos dos Câmpus Experimentais da UNESP
Edital CNPq 22/2014 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas - PROCESSO 471389/2014-5; Os Câmpus Experimentais (CE) da UNESP iniciaram suas atividades acadêmicas no segundo semestre de 2003. Foram criados oito cursos em sete novas unidades fixadas em municípios do interior paulista, por meio de um Plano de Expansão da UNESP iniciado em 2002. Atualmente passam por um processo de consolidação visando se tornarem unidades consolidadas, ou seja, com a mesma estrutura acadêmica e administrativa das demais. Neste processo, a evasão discente é um ponto a ser avaliado e solucionado, identificando e compreendendo suas causas, de forma que a maturidade no ensino seja alcançada. A evasão discente causa desperdícios sociais, econômicos e acadêmicos, pois compromete a qualidade do ensino e, por consequência, da pesquisa e da extensão de serviços à comunidade. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é avaliar a evasão discente de cursos dos CE da UNESP e identificar os fatores acadêmicos determinantes à evasão. Especificamente, pretende-se: 1) Coletar e analisar descritivamente informações (ou variáveis) acadêmicas sobre os discentes dos cursos de Zootecnia (CE de Dracena), Engenharia Madeireira (CE de Itapeva), Geografia (CE de Ourinhos), Engenharia de Pesca (CE de Registro), Turismo (CE de Rosana), Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Ambiental (CE de Sorocaba) e Administração (CE de Tupã); 2) Descrever a chance do discente evadir do curso como função de variáveis acadêmicas explicativas usando técnicas estatísticas de análise multivariada; 3) Utilizar técnicas estatísticas de análise de sobrevivência com longa duração para descrever a relação entre os tempos de sobrevivência dos discentes no curso e as variáveis acadêmicas; e, 4) Discutir os fatores que condicionam a evasão discente de tais cursos em busca de ações corretivas e preventivas ao abandono dos mesmos. Espera-se identificar e compreender os fatores acadêmicos que condicionam a evasão discente de cursos dos CE da UNESP e que, os resultados deste trabalho e as iniciativas geradas a partir deles, contribuam para a solidificação e o fortalecimento dos cursos e do ensino nos CE da UNESP e, consequentemente, para o processo de consolidação destes câmpus
Membro: Juliana Cobre.
3.   2014-2014. Aplicações de SPH em Processamento Geométrico e Animação de Escoamento de Fluidos
Esse projeto de pesquisa tem a finalidade de estudar de novas técnicas de animação de escoamento de fluidos e de captura de superfície livre utilizando métodos numéricos sem malha. Essas técnicas consistem na utilização do método sem malha conhecido como SPH (Smoothed Particle Hydrodynamics) em aplicações na área de computação gráfica, mais especificamente em animação computacional e processamento geométrico.
Membro: Afonso Paiva Neto.
4.   2014-2014. CNPq-PVE: Discrete Differential Forms on Surfaces: Paradigms, Foundations, and Applications
In this project we propose the development of simple and efficient algorithms based on discretizations of low order differential forms to process surfaces represented by polygon meshes. The mathematical foundations required to analyze and optimize these algorithms will also be investigated. Our philosophy is to use as simple as possible mathematical methods, relying on advanced methods only if they are strictly necessary. Many different fields can benefit from the developments we are proposing here, including computer vision, visualization, and data analysis.
Membro: Luis Gustavo Nonato.
5.   2014-2014. Computational Fluid Dynamics of Complex Interfaces: Applications to the study of Emulsions and the Micromechanics of Biological Membranes
The main research topic considered here is that of the finite element modeling of complex phenomena on moving microfluidic interfaces with both, Eulerian and Lagrangian methods, based on variational formulations. Among the physical phenomena of interest in this project, we consider the capillarity and surface tension effects, interfacial viscous effects, surfactant transport, elastic forces on cellular membranes and surface inextensibility restrictions. The idea is to better understand the individual and collective behavior of immersed interfaces. The focus will be on the improvement of the discrete variational formulations, the finite element spaces, the coupling schemes to account for the interactions with the inner and outer fluids and the interface geometrical representation. The results and computational tools developed during the project are relevant to the study of emulsions or colloidal mixtures present in several separation processes used in industry, and also to the study of the micro-mechanical behavior of living cells and synthetic vesicles made of phospholipidic bilayers of importance to the biological sciences and pharmacological applications. The aim is at developing robust numerical schemes so as to complement experimental studies meeting the expectations of the existing technologies.
Membro: Roberto Federico Ausas.
6.   2014-2014. Desafios em tribologia matematica
MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa C
Membro: Gustavo Carlos Buscaglia.
7.   2014-2014. Estudo Tomográfico de Ovócitos de Peixes Amazônicos de Interesse Comercial
Conhecimento preciso das condições reprodutivas da população de de peixes ao longo do leito do Rio Madeira é de elevada importância para estudos ecológicos, os quais são, por sua vez, fundamentais para a exploração sustentável e planejada de recursos, com o objetivo de desenvolver as comunidades ribeirinhas locais. Ovos de peixe passam por diversos estágios durante o seu desenvolvimento, cada um dos quais é indicativo de um certo grau de maturidade reprodutiva, e cada um desses estágios pode ser caracterizado por características morfológicas distintas. Tais características são passíveis de categorização através de algoritmos de classificação automáticos, os quais podem então ser utilizados como suporte para estudos ecológicos. Um ponto de interesse neste contexto é o estabelecimento de padrões estatisticamente relevantes indicativos dos diferentes estágios reprodutivos das principais espécies de peixe sbre-exploradas e de interesse comercial, bem como daquelas espécies ameaçadas e protegidas da exploração comercial tais como o Pirarucu (Arapaima Gigas) e o Tambaqui (Colossoma Macropomum). A representação precisa dos estágios reprodutivos através de micro-tomografia volumétrica irá melhorar a compreensão da embriologia da espécie estudada, em conexão com sua ecologia.
Membro: Elias Salomão Helou Neto.
8.   2014-2014. ICMC-USP - Eco do Números: Módulo Introdutório de Estatística.

Membro: Francisco Louzada Neto.
9.   2014-2014. Inferência Bayesiana e Algoritmos MCMC para análise de Modelos de mistura com o número de componentes desconhecido
Neste projeto de pesquisa, vamos desenvolver uma abordagem bayesiana para estimação de modelos de misturas de distribuições com o número de componentes k sendo desconhecido. Primeiramente vamos desenvolver a abordagem bayesiana utilizando distribuições a priori conjugadas e posteriormente estendemos para o caso não-conjugado. Desenvolveremos uma nova estratégia split-merge (que denominaremos de ejeção-absorção, EA) para implementar uma metodologia MCMC para estimar conjuntamente os parâmetros e o número de componentes k do modelo de mistura. As propostas EA mudam o número de componentes k na vizinhança k+1 ou k-1, respectivamente, e determinam uma partição nos dados observados. Para desenvolver a proposta E vamos utilizar uma forma de alocação sequencial utilizando probabilidades de alocação que serão calculadas usando a densidade preditiva (caso conjugado) e a distância de Mahalanobis (caso não conjugado). Na proposta A as observações pertencentes a duas componentes serão unidas para dar origem a uma nova componente. Dado a nova proposta de alocação, valores-candidatos para os parâmetros das novas componentes serão gerados de uma densidade geradora de candidatos que será definida de acordo com a forma da distribuição a posteriori dos parâmetros. As propostas EA serão aceitas de acordo com a probabilidade de aceitação reversible jump, utilizando um procedimento na qual o Jacobiano da transformação é igual a 1
Membro: Adriano Kamimura Suzuki.
10.   2014-2014. iTAI-PI: teste adaptativo informatizadoiTAI-PI: teste adaptativo informatizado de prociência em inglês acadêmico via web
Este projeto objetiva a transformação de um exame de proficiência em inglês (EPI), utilizado no programa em Ciências da Computação e Matemática Computacional (CCMC) de pós-graduação do ICMC-USP, em um teste adaptativo informatizado (TAI) baseado em modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e aplicado via \textit{web}. O formato do EPI desde o ano de 2002, a estrutura dos dados coletados com suas aplicações semestrais são brevemente descritos para esclarecer sua utilização como alicerce do TAI a ser desenvolvido. O \textit{software} \textit{i}TAI-PI (Teste Adaptativo Informatizado para Proficiência em Inglês via \textit{web}) será implementado em Java e PostgreSQL, para armazenamento do banco de dados. A metodologia estatística contempla três diferentes modelos da TRI (modelo de resposta gradual de Samejima, modelo com efeitos aleatórios nos parâmetros dos itens - para \textit{testlets} - e o modelo DINA - \textit{deterministic inputs, noisy and gate}), o critério de Kullback-Leibler para seleção de itens, o método de estimação da esperança \textit{a posteriori} dos traços latentes e a abordagem \textit{Shadow test} para imposição de restrições (de conteúdo e tamanho da prova, por exemplo) na composição do teste de cada indivíduo. Análises de validação psicométrica e computacional serão realizadas. Assim como a interpretação da escala de medida da proficiência e a definição do critério de classificação do indivíduo em aprovado ou reprovado, com base na interpretação da escala em si e nas análises clássicas de avaliação. O projeto é multidisciplinar, envolvendo pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Estatistica, Letras e Computação.
Membro: Mariana Cúri.
11.   2014-2014. Modelagem de processos dinâmicos em redes complexas
Sistemas complexos são formados por partes discretas que interagem de forma não-linear e podem ser representados como redes complexas. A análise de tais sistemas tem importância fundamental no estudo do cérebro, da sociedade, da Internet, da World Wide Web e de cadeias alimentares. Nesse projeto, propomos complementar os trabalhos relacionados com a análise da influência da organização de redes complexas na evolução de processos dinâmicos. Vamos analisar como a presença de ciclos de ordem três influência o espectro de redes, que está diretamente relacionado com processos dinâmicos, tais como sincronização e propagação de epidemias. Vamos complementar os estudos relacionados ao processo de sincronização explosiva em redes complexas, de modo a determinar como propriedades locais de osciladores levam à emergência de tal fenômeno. Processos dinâmicos serão analisados em redes espaciais, de modo a determinar como as propriedades espaciais das redes interferem em tais processos. Desenvolveremos modelos de propagação de rumores baseados em cadeias de Markov e investigaremos como métodos de regressão podem ser usados para prever a evolução de dinâmicas sociais. Finalmente, vamos determinar como padrões de conexões influenciam processos dinâmicos com o uso de ferramentas de mineração de dados. Essas pesquisas permitirão quantificar como a organização de diferentes sistemas complexos afeta processos dinâmicos, de modo a possibilitar um melhor entendimento sobre a relação entre estrutura e dinâmica de redes.
Membro: Francisco Aparecido Rodrigues.
12.   2014-2014. Modelos de Regresión para variables limitadas
Construção de modelos alternativos para respostas limitadas
Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
13.   2014-2014. Modelos de Sobrevivência Bivariados Baseados em Cópulas Arquimedianas: Uma Abordagem Bayesiana
Neste projeto consideramos modelos baseados na cópula Arquimediana de Clayton com marginais Weibull ou Exponencial Generalizada para modelar a dependência de dados de sobrevivencia bivariados na presença de covariáveis e observacões censuradas. Para fins inferenciais, realizamos uma abordagem Bayesiana usando métodos Monte Carlo em Cadeias de Markov (MCMC). Além disso, algumas discussões sobre os critérios de seleção de modelos são apresentadas. Com o objetivo de detectar observações influentes nos dados analisados foi utilizado o método Bayesiano de análise de influência de deleção de casos baseados na divergência psi. Mostramos a aplicabilidade dos modelos propostos a conjuntos de dados simulados e reais.
Membro: Adriano Kamimura Suzuki.
14.   2014-2014. Modelos de sobrevivência induzidas por fragilidades
Neste estudo propomos novos modelos de sobrevivência para a modelagem de dados sobrevivência univariados e Multivariados. Para os modelos propostos pretendemos desenvolver procedimentos inferenciais desde perspectiva clássica e Bayesiana. No contexto de inferência clássica (ou frequentista) pretendemos utilizar a metodologia da máxima verossimilhança e na abordagem Bayesiana métodos Monte Carlo via Cadeias de Markov (MCMC).
Membro: Vicente Garibay Cancho.
15.   2014-2014. Modelos de Variáveis Latentes
Líder do grupo de pesquisa registrado no CNPQ. Modelos de variáveis latentes o qual consta com pesquisadores e estudantes de outras universidades http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/545258
Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
16.   2014-2014. Novas especificidades no planejamento da produção em indústrias de processo

Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
17.   2014-2014. Pesquisadores visitantes estrangeiros
No âmbito do projeto PVE (Professor Visitante Estrangeiro) CAPES/CNPq estiveram em visita cientifica no ICMC como especialistas do projeto, os seguintes professores: 1) Maria Antonia Carravilla da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Portugal, período de 03 a 17 maio de 2014; 2) Cristina Ribeiro da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Portugal, período de 03 a 10 maio de 2014; 3) Ramon Alvarez-Valdes da Universidade de Valencia, Espanha, período de 03 a 10 de maio.
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
18.   2014-2014. Problemas de planejamento da produção em indústrias químicas
CONVÊNIO QUE CELEBRAM A UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP, POR MEIO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO, E A OXITENO, VISANDO À EXECUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA, INTITULADO: "PROBLEMAS DE PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO EM INDÚSTRIAS QUÍMICAS". Extrato de Convênio Acadêmico Nacional Processo 2014.1.1514.55.0. Convenente: Oxiteno S.A. Indústria e Comércio. Objeto: Cooperação acadêmica para a execução do projeto de pesquisa: ?Problemas de planejamento da produção em indústrias químicas? Vigência: 11-11-2014 a 10-11-2015. Data de assinatura: 11-11-2014.
Membro: Maristela Oliveira dos Santos.
19.   2014-2014. PROCAD/CAPES: Pesquisa, Integração e Capacitação de Recursos Humanos em Tecnologias Educacionais e Engenharia de Software

Membro: Maristela Oliveira dos Santos.
20.   2014-2014. Programa de estímulo ao ensino de Estatística I para a graduação.

Membro: Cibele Maria Russo Novelli.
21.   2014-2014. Propriedades qualitativas de sistemas semidinâmicos com impulsos (Bolsa de Pesquisa-CNPq)

Membro: Everaldo de Mello Bonotto.
22.   2014-2014. Recuperação de Imagens em Contextos Dinâmicos - CNPq - PVE
Um sistema de recuperação de imagens por conteúdo (CBIR) é um sistema computacional para navegar, pesquisar e recuperar imagens de grandes bases de dados. Em tais sistemas, usualmente, o conteúdo da imagem é representado por características extraídas automaticamente, como cor, forma ou textura e representadas por valores reais normalizados no intervalo [0,1]. A cada imagem é associado um vetor de características. A distância entre dois vetores de características indica o grau de (dis)similaridade entre as respectivas imagens. Esta abordagem é utilizada na maioria dos sistemas CBIR encontrados na literatura. No entanto, o uso apenas de características obtidas diretamente da imagem, comumente referenciadas como características de baixo nível, não se mostraram suficientes para descrever os conceitos de uma imagem. Há um distanciamento entre a descrição da imagem e o seu conceito semântico, conhecido como descontinuidade semântica. Para reduzir a descontinuidade semântica na busca por similaridade, surge no cenário da recuperação de imagens o termo recuperação de imagens baseada em semântica . Varias abordagens são usadas para endereçar esse problema, no entanto, é importante notar que os métodos que utilizam alguma técnica de aprendizagem de máquina para, de alguma forma, treinar os conceitos semânticos limitam-se a bases de treinamento que não se alteram durante o tempo. É importante lembrar que o cenário da recuperação de imagens é dinâmico e os conceitos semânticos definidos num determinado momento podem evoluir, novos conceitos podem surgir ou conceitos estabelecidos podem desaparecer; Este projeto tem como objetivo recuperar imagens levando em consideração questões semânticas, em um contexto em que a base de imagens ou as preferências do usuário podem se modificar ao longo do tempo. Para tanto propomos quatro sub-projetos, cada um abordando um problema importante, ainda em aberto, na área de recuperação de imagens: 1) Construção do Dicionário de Palavras Visuais para a Técnica de BoVW em Contexto Dinâmico; 2) Diversidade de Respostas em Contexto Dinâmico apoiada por Ferramentas Visuais; 3) Sistema de Recomendação de Imagens baseado em Informações Visuais e Não Visuais em Contexto Dinâmico; 4) Exploração de Estratégias para Transformar Realimentação de Relevância em Restrições para Detecção Semi-Supervisionada de Agrupamentos de Imagens em Contexto Dinâmico. Esse projeto envolve pesquisadores nacionais e internacionais.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
23.   2014-2014. Uma revisão da metodologia para calcular o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e o Índice General do Curso (IGC).

Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.

2013

1.   2013-2013. Automatic Design of Decision-Tree Induction Algorithms for Detecting Patterns of Functional Gene-Gene Interactions in Observational Gene Expression Data
Predicting an organism s or a cell s response to a therapeutical intervention lies at the heart of medical research. In a functional cellular experiment, one can intervene in the expression of a gene x using RNA interference technologies and collect the downstream effects in the entire transcriptome using high throughput technologies like microarrays or RNAseq. This experiment gives us a class of genes that respond to the intervention in x (class A) and a class of genes that do not (class B). We hypothesize that also observational data that does not involve perturbations of gene x holds information whether a gene is in class A or B, since the biological mechanisms that drive the expression of these classes of genes must be different. This yields a standard classification problem: Predict whether a gene belongs to a class A or B by considering only observational data. In this project, we will investigate machine learning-based solutions to this problem by evolving decision tree induction algorithms. Decision tree induction is one of the most employed methods to extract knowledge from data, since the representation of knowledge is very intuitive and easily understandable by humans. The most successful strategy for inducing decision trees, the greedy top-down approach has been continuously improved by researchers over the years. This work, following recent breakthroughs in the automatic design of machine learning algorithms, proposes a hyper-heuristic evolutionary algorithm for automatically generating decision-tree induction algorithms, named HEAD-DT. We will automatically design a decision tree induction algorithm tailored to tdetecting functional gene-gene interactions from observational gene expression data. The designed algorithm and its induced classifiers may be a first step to develop a platform for virtual intervention experiments that could be used to prioritize genes for further biological experimental studies.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
2.   2013-2013. Automatic design of decision-tree induction algorithms for detecting patterns of functional gene-gene interactions in observational gene expression data
Predicting an organism's or a cell's response to a therapeutical intervention lies at the heart of medical research. In a functional cellular experiment, one can intervene in the expression of a gene x using RNA interference technologies and collect the downstream effects in the entire transcriptome using high throughput technologies like microarrays or RNAseq. This experiment gives us a class of genes that respond to the intervention in x (class A) and a class of genes that do not (class B). We hypothesize that also observational data that does not involve perturbations of gene x holds information whether a gene is in class A or B, since the biological mechanisms that drive the expression of these classes of genes must be different. This yields a standard classification problem: Predict whether a gene belongs to a class A or B by considering only observational data. In this project, we will investigate machine learning-based solutions to this problem by evolving decision tree induction algorithms. Decision tree induction is one of the most employed methods to extract knowledge from data, since the representation of knowledge is very intuitive and easily understandable by humans. The most successful strategy for inducing decision trees, the greedy top-down approach has been continuously improved by researchers over the years. This work, following recent breakthroughs in the automatic design of machine learning algorithms, proposes a hyper-heuristic evolutionary algorithm for automatically generating decision-tree induction algorithms, named HEAD-DT. We aim to automatically designing a decision tree induction algorithm tailored to a specific domain: Detecting functional gene-gene interactions from observational gene expression data. If successful, both the designed algorithm and their induced classifiers could be seen as a first step to develop a platform for "virtual intervention experiments" that could be used to prioritize genes for further biological experimental studies. (AU)
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
3.   2013-2013. CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria
Transferência de conhecimento matemático para outras áreas da ciência, tecnologia e indústria, por meio de um centro de pesquisa estruturado para esse fim.
Membro: Maria Luísa Bambozzi de Oliveira.
O objetivo central deste projeto é a promoção do uso as ciências matemáticas e, em especial da matemática aplicada, estatística e ciência da computação como um recurso industrial. Pretendemos realizar essas atividades dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para aplicações na indústria e no governo. As atividades serão organizadas por um centro de referência em pesquisa especialmente estruturado e adaptado para esta finalidade. A principal estratégia do Centro é a construção de uma infra-estrutura forte no que diz respeito aos recursos humanos, equipamentos computacionais avançados, oportunidades de colaboração e outras facilidades, a fim de promover a cooperação interdisciplinar com a indústria e, mais especificamente, com os setores de manufatura, governo e serviços. O Centro irá incentivar os grupos de pesquisa acadêmica a colaborar com aplicações práticas e produzir novos conhecimentos científicos. Os grupos de pesquisa participantes do CeMEAI demonstraram experiência na produção de trabalhos acadêmicos de alta qualidade em suas áreas de atuação e, em muitos casos, também em aplicações relevantes, como evidenciado pelos vários trabalhos já realizados pelos pesquisadores principais, tanto acadêmicos como em cooperação coma a Indústria.
Membro: José Alberto Cuminato.
4.   2013-2013. CeMEAI - Centro de Matemática e Estatística Aplicados à Indústria
esente projeto tem como finalidade a consolidação do Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (CeMEAI), por intermédio da criação do Núcleo de Apoio à Pesquisa do CeMEAI (NAP-CeMEAI). O NAP-CeMEAI deverá propiciar a infra-estrutura necessária para o funcionamento do CeMEAI. O CeMEAI foi criado recentemente no âmbito do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), e será integrado por docentes e funcionários deste Instituto e das outras instituições parceiras, pesquisadores e alunos de pós-graduação. O principal objetivo do NAP-CeMEAI é o de estruturar um grupo de pesquisa em ciências matemáticas com a finalidade de fomentar o relacionamento e a interlocução do setor acadêmico com agentes do setor produtivo, transformando-se em um centro de excelência em matemática aplicada a industria. A fim de concretizar esses objetivos o centro promoverá seminários periódicos e organizará grupos de estudos para analisar problemas específicos da indústria e também problemas de importância científica e tecnológica abrangente, fomentando a cooperação interdisciplinar.
Membro: Fabrício Simeoni de Sousa.
5.   2013-2013. Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Industria
O presente projeto tem como finalidade a consolidação do Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (CeMEAI), por intermédio da criação do Núcleo de Apoio à Pesquisa do CeMEAI (NAP-CeMEAI). O NAP-CeMEAI deverá propiciar a infra-estrutura necessária para o funcionamento do CeMEAI. O CeMEAI foi criado recentemente no âmbito do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), e será integrado por docentes e funcionários deste Instituto e das outras instituições parceiras, pesquisadores e alunos de pós-graduação. O principal objetivo do NAP-CeMEAI é o de estruturar um grupo de pesquisa em ciências matemáticas com a finalidade de fomentar o relacionamento e a interlocução do setor acadêmico com agentes do setor produtivo, transformando-se em um centro de excelência em matemática aplicada a industria. A fim de concretizar esses objetivos o centro promoverá seminários periódicos e organizará grupos de estudos para analisar problemas específicos da indústria e também problemas de importância científica e tecnológica abrangente, fomentando a cooperação interdisciplinar. Em futuro não muito remoto o CeMEAI deverá oferecer um programa de mestrado profissional na área de modelagem matemática..
Membro: Murilo Francisco Tome.
O presente projeto tem como finalidade a consolidação do Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (CeMEAI), por intermédio da criação do Núcleo de Apoio à Pesquisa do CeMEAI (NAP-CeMEAI). O NAP-CeMEAI deverá propiciar a infra-estrutura necessária para o funcionamento do CeMEAI. O CeMEAI foi criado recentemente no âmbito do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), e será integrado por docentes e funcionários deste Instituto e das outras instituições parceiras, pesquisadores e alunos de pós-graduação. O principal objetivo do NAP-CeMEAI é o de estruturar um grupo de pesquisa em ciências matemáticas com a finalidade de fomentar o relacionamento e a interlocução do setor acadêmico com agentes do setor produtivo, transformando-se em um centro de excelência em matemática aplicada a industria. A fim de concretizar esses objetivos o centro promoverá seminários periódicos e organizará grupos de estudos para analisar problemas específicos da indústria e também problemas de importância científica e tecnológica abrangente, fomentando a cooperação interdisciplinar. Em futuro não muito remoto o CeMEAI deverá oferecer um programa de mestrado profissional na área de modelagem matemática.
Membro: Antonio Castelo Filho.
6.   2013-2013. CEPID FAPESP 2013/07375-0
O foco desta proposta é a transferência de conhecimento matemático para outras áreas da ciência, tecnologia e indústria, por meio de um centro de pesquisa estruturado para esse fim. Todo o conhecimento matemático é, em última análise, aplicável. se não diretamente, por meio de outros conhecimentos. Em algumas áreas da matemática a aplicação é quase imediato. Entretanto, a colocação em prática de tal aplicabilidade se encontra muitas vezes travada por tradições incorretas, academicismo mal direcionado e dificuldades operacionais. Nos últimos anos, o crescimento da ciência no Brasil, e da matemática em particular, foi notável. Entretanto, a aplicação tecnológica, muitas vezes medida pelas patentes registradas, não teve o mesmo sucesso. Para fechar essa lacuna é necessário a criação de estruturas institucionais que estabeleçam as pontes entre as ciências matemáticas e aplicações como um objetivo em si mesmo. Não se trata apenas de orientar os trabalhos teóricos a áreas "potencialmente aplicáveis", mas de avançar nas aplicações até as últimas consequências, isto é, sua efetiva implementação na indústria, em sentido amplo. Não é mais possível descansar na posição de que a aplicação é problema de outros. É, de fato, problema de todos e reflete o necessário comprometimento da ciência aplicada e pura com o progresso material e espiritual da sociedade. A estratégia do presente projeto envolve, em primeiro lugar, a aglutinação de grupos destacados nas áreas mais aplicáveis da matemática no Estado visando seu direcionamento para aplicações efetivas. Os grupos selecionados têm demonstrado sua excelência na atividade científica convencional, em primeiro lugar, e em muitos casos, em aplicações relevantes. No CEPID proposto os grupos participantes continuarão com sua atividade científica habitual, e, ao mesmo tempo, desenvolverão "Ações de Transferência" de acordo com o roteiro: 1) Teses de mestrado e doutorado necessariamente vinculadas com aplicações em sentido amplo, com co-orientação explícita de especialistas nesses setores. 2) Realização de pelo menos um Workshop anual de Transferência, onde participarão os membros do CEPID e representantes de indústrias, administração, serviços, setores educativo e tecnológico. 3) Visitas periódicas de membros do CEPID a instituições com potencial para aplicações relevantes. 4) Elaboração de uma publicação interna chamada em princípio "Transference experiences" visando a consolidação de uma publicação mais permanente.
Membro: Vicente Garibay Cancho.
O foco desta proposta é a transferência de conhecimento matemático para outras áreas da ciência, tecnologia e indústria, por meio de um centro de pesquisa estruturado para esse fim. Todo o conhecimento matemático é, em última análise, aplicável. se não diretamente, por meio de outros conhecimentos. Em algumas áreas da matemática a aplicação é quase imediato. Entretanto, a colocação em prática de tal aplicabilidade se encontra muitas vezes travada por tradições incorretas, academicismo mal direcionado e dificuldades operacionais. Nos últimos anos, o crescimento da ciência no Brasil, e da matemática em particular, foi notável. Entretanto, a aplicação tecnológica, muitas vezes medida pelas patentes registradas, não teve o mesmo sucesso. Para fechar essa lacuna é necessário a criação de estruturas institucionais que estabeleçam as pontes entre as ciências matemáticas e aplicações como um objetivo em si mesmo. Não se trata apenas de orientar os trabalhos teóricos a áreas "potencialmente aplicáveis", mas de avançar nas aplicações até as últimas consequências, isto é, sua efetiva implementação na indústria, em sentido amplo. Não é mais possível descansar na posição de que a aplicação é problema de outros. É, de fato, problema de todos e reflete o necessário comprometimento da ciência aplicada e pura com o progresso material e espiritual da sociedade. A estratégia do presente projeto envolve, em primeiro lugar, a aglutinação de grupos destacados nas áreas mais aplicáveis da matemática no Estado visando seu direcionamento para aplicações efetivas. Os grupos selecionados têm demonstrado sua excelência na atividade científica convencional, em primeiro lugar, e em muitos casos, em aplicações relevantes. No CEPID proposto os grupos participantes continuarão com sua atividade científica habitual, e, ao mesmo tempo, desenvolverão "Ações de Transferência" de acordo com o roteiro: 1) Teses de mestrado e doutorado necessariamente vinculadas com aplicações em sentido amplo, com co-orientação explícita de especialistas nesses setores. 2) Realização de pelo menos um Workshop anual de Transferência, onde participarão os membros do CEPID e representantes de indústrias, administração, serviços, setores educativo e tecnológico. 3) Visitas periódicas de membros do CEPID a instituições com potencial para aplicações relevantes. 4) Elaboração de uma publicação interna chamada em princípio "Transference experiences" visando a consolidação de uma publicação mais permanente.
Membro: Mariana Cúri.
O foco desta proposta é a transferência de conhecimento matemático para outras áreas da ciência, tecnologia e indústria, por meio de um centro de pesquisa estruturado para esse fim. Todo o conhecimento matemático é, em última análise, aplicável. se não diretamente, por meio de outros conhecimentos. Em algumas áreas da matemática a aplicação é quase imediato. Entretanto, a colocação em prática de tal aplicabilidade se encontra muitas vezes travada por tradições incorretas, academicismo mal direcionado e dificuldades operacionais. Nos últimos anos, o crescimento da ciência no Brasil, e da matemática em particular, foi notável. Entretanto, a aplicação tecnológica, muitas vezes medida pelas patentes registradas, não teve o mesmo sucesso. Para fechar essa lacuna é necessário a criação de estruturas institucionais que estabeleçam as pontes entre as ciências matemáticas e aplicações como um objetivo em si mesmo. Não se trata apenas de orientar os trabalhos teóricos a áreas "potencialmente aplicáveis", mas de avançar nas aplicações até as últimas consequências, isto é, sua efetiva implementação na indústria, em sentido amplo. Não é mais possível descansar na posição de que a aplicação é problema de outros. É, de fato, problema de todos e reflete o necessário comprometimento da ciência aplicada e pura com o progresso material e espiritual da sociedade. A estratégia do presente projeto envolve, em primeiro lugar, a aglutinação de grupos destacados nas áreas mais aplicáveis da matemática no Estado visando seu direcionamento para aplicações efetivas. Os grupos selecionados têm demonstrado sua excelência na atividade científica convencional, em primeiro lugar, e em muitos casos, em aplicações relevantes. No CEPID proposto os grupos participantes continuarão com sua atividade científica habitual, e, ao mesmo tempo, desenvolverão "Ações de Transferência" de acordo com o roteiro: 1) Teses de mestrado e doutorado necessariamente vinculadas com aplicações em sentido amplo, com co-orientação explícita de especialistas nesses setores. 2) Realização de pelo menos um Workshop anual de Transferência, onde participarão os membros do CEPID e representantes de indústrias, administração, serviços, setores educativo e tecnológico. 3) Visitas periódicas de membros do CEPID a instituições com potencial para aplicações relevantes. 4) Elaboração de uma publicação interna chamada em princípio "Transference experiences" visando a consolidação de uma publicação mais permanente
Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
CEPID - FAPESP
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
O foco desta proposta é a transferência de conhecimento matemático para outras áreas da ciência, tecnologia e indústria, por meio de um centro de pesquisa estruturado para esse fim.
Membro: Eduardo Fontoura Costa.
7.   2013-2013. Controle e filtragem de sistemas estocásticos
Neste projeto de pesquisa abordamos sistemas estocásticos, com bastante ênfase em sistemas lineares com saltos Markovianos nos parâmetros, e algumas de suas aplicações. Apresentamos todas as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no nosso grupo no ICMC-USP, e também com diferentes colaboradores, agrupadas em quatro linhas principais: estrutura de sistemas, filtro de Kalman, custo médio a longo prazo, e aplicações.
Membro: Eduardo Fontoura Costa.
8.   2013-2013. Cortical networks
Projeto de colaboração internacional com a Aschaffenburg University of Applied Sciences, sendo financiado pale Fapesp e o Ministério de Estado de Ciências, Pesquisa e das Artes do Estado Livre da Baviera (STMWFK).
Membro: Francisco Aparecido Rodrigues.
9.   2013-2013. Desenvolvimentos Computacionais Aplicados a Processos de Refino - Escoamentos Multifásicos
O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de técnicas e métodos numéricos e uma implementação de um software para a simulação computacional de escoamentos multifásicos de fluidos utilizando plataformas multiprocessadas aplicadas ao refino de petróleo.
Membro: Leandro Franco de Souza.
10.   2013-2013. FAPESP - CEPID Center for Mathematics and Statistics Applied for Industry

Membro: Francisco Louzada Neto.
11.   2013-2013. Fapesp Cepid - CeMEAI Center for Mathematical Sciences Applied to Industry
The main challenge of this project is that of promoting the interaction of its members with industry and the interaction amongst the groups that are part of it. There are basically four different research groups involved in this project: Optimization and Operations Research, Computational Fluids Dynamics, Risk Assessment and Computational Intelligence and Software Engineering. The strategy of the CEPID-CeMEAI is to primarily put together the most prominent groups working in applications of the mathematical sciences in the State of São Paulo and direct their work towards effective applications arising from industry. The inclusion of different groups, besides promoting interdisciplinary interaction between researchers, will allow servicing to a greater number of problems. The selected groups have demonstrated scientific excellence in the first place, and in many cases, have relevant applications.
Membro: Luis Gustavo Nonato.

Membro: Gustavo Carlos Buscaglia.
12.   2013-2013. Modelagem de Sistemas Complexos
Este projeto tem como objetivo o estudo de sistemas complexos que podem ser representados como redes complexas. Estamos interessados no estudo da dinâmica dos pares de bases do DNA (em particular no fenômeno do DNA breathing) no contexto de redes, considerando a influência dos vizinhos não imediatos a um par de bases n e também a influência do código genético nesta dinâmica. Ademais objetivamos analisar redes de filamentos de actina e a propagação de sinais elétricos ao longo dessas redes. Os filamentos de actina são estruturas encontradas no citoesqueleto da célula e que possuem funções na sustentação e forma, transporte de substâncias e também no processo de sinalização celular. Estudaremos algumas medidas de caracterização e métodos de classificação de redes com o objetivo de construir um modelo para as redes de filamentos de actina. Finalmente, vamos modelar processos de propagação de epidemias considerando propriedades pouco exploradas no contexto de redes, que levam em conta nascimentos e mortes, imunidade genética e período de latência.
Membro: Cynthia de Oliveira Lage Ferreira.
13.   2013-2013. Modelagem Matemática e Métodos Aproximados para Problemas de Otimização (CNPq-Universal)
Universal
Membro: Maristela Oliveira dos Santos.
14.   2013-2013. Modelagem Matemática e Métodos Aproximados para Problemas de Otimização (Universal - CNPq 476792/2013-4)
Este projeto tem por fim estudar modelos e métodos de solução para os problemas de planejamento da produção em vários contextos e desenvolvimento de métodos para problemas de programação inteira, além de contribuir para geração de novos conhecimentos na área de pesquisa operacional, formação de recursos humanos e fortalecer a relação universidade-empresa
Membro: Marina Andretta.
Este projeto tem por fim estudar modelos e métodos de solução para os problemas de planejamento da produção em vários contextos e desenvolvimento de métodos para problemas de programação inteira, além de contribuir para geração de novos conhecimentos na área de pesquisa operacional, formação de recursos humanos e fortalecer a relação universidade-empresa
Membro: Elias Salomão Helou Neto.
15.   2013-2013. Modelos mistos não lineares com componentes aleatórias não normais
A importância de modelos com efeitos mistos é inquestionável em problemas com dados correlacionados, como dados longitudinais ou medidas repetidas. No contexto de modelos lineares com efeitos mistos, uma extensa teoria está desenvolvida e vários resultados estão apresentados na literatura. Modelos lineares com efeitos mistos têm sito estudados extensivamente com uma literatura rica resultante. Também, modelos lineares generalizados mistos têm sido investigados com bastante intensidade. Entretanto, modelos mistos não lineares, essenciais em áreas como farmacocinética, curvas de crescimento ou dados industriais, têm sido menos explorados. Esses modelos são notoriamente mais complexos para serem aplicados na prática. Neste projeto, estamos interessados no desenvolvimento de modelos não lineares com efeitos mistos em que os componentes aleatórios têm distribuição não-normal.
Membro: Cibele Maria Russo Novelli.
16.   2013-2013. Pesquisador Visitante Estrangeiro
Visita do Prof. José Fernando Oliveira da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - FEUP - (Portugal), de 02 de abril de 2013 a 25 de maio de 2013
Membro: Marina Andretta.
Prof. Antonio Miguel Gomes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) esteve em visita científica ao ICMC/USP nos dias 20 e 21 de maio de 2013.
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
17.   2013-2013. Projeto 1
Recursos complementares concedidos pela Pró-reitoria de pesquisa da USP.
Membro: Ricardo Sandes Ehlers.
18.   2013-2013. RACE: pRojeto colAborativo para gestão e otimizaÇão de Energia em veículos elétricos
Este projeto, que possui um elevado grau de interdisciplinaridade, diz respeito a pesquisa e ao desenvolvimento de um sistema para armazenamento e gerenciamento inteligente de energia para VE, utilizando modelos de algoritmos de inteligência computacional, controle e identificação e dispositivos móveis.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
19.   2013-2013. Research on Geo-spatial Marine Biology Data Mining Using Time Series, Text Mining and Visualization
We propose a focused, interdisciplinary research project on data mining and data visualization with a specific focus on marine data. This data is particularly challenging for data mining as it presents only a very sparse set of data points with respect to the volume of the marine space that is being modelled and investigated. It also presents a set of challenges in visualization of data and of modelling results, as the data are inherently three-dimensional and from an unfamiliar context relative to data from on land. We will work in an interdisciplinary team with researchers in data mining, data visualization, and marine biology to develop visualization methods that will be appropriate for marine biology applications of data mining. The data may be derived from multiple disparate sources, including fisheries or scientific surveys, autonomous sensors, satellite data or field studies. For model outputs, we will particularly work on the visualization of results from a new generation of ecosystem model, analogous to the general circulation models used to predict global climate. This model includes all organism types on both land and sea. We face the challenge that it can produce gigabytes to terabytes of outputs, including tracking all organism interactions, individual states, and the spatial distribution of individuals. Thus we need to summarize, extract, and visualize outputs at multiple scales including that of individuals, ecological communities, and the globe. These data need to be visualized in a manner that will then be useful and interpretable for the international policy community.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
20.   2013-2013. Rigorous Computations for Nonlinear Partial Differential Equations

Membro: Marcio Fuzeto Gameiro.
21.   2013-2013. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA MORADIA E INDEPENDÊNCIA NO ENVELHECIMENTO
Esse projeto tenta preencher uma lacuna quanto ao desenvolvimento de Tecnologias Assistivas para independência e autonomia no envelhecimento, nomeadamente: validação do uso de um sensor baseado em aceleração para a detecção e a prevenção da queda em idosos e tecnologia em Web 2.0 para dispositivos táteis. Os resultados podem apontar a validade de equipamentos de baixo custo, baixo nível de erro, e boa receptividade possibilitando a geração de produtos que permitam a manutenção da independência do idoso frágil.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.

2012

1.   2012-2012. Aproximação numérica de interfaces microfluídicas com acoplamento mecânico-bioquímico

Membro: Gustavo Carlos Buscaglia.
2.   2012-2012. Controle de Sistemas Dinâmicos Sujeitos a Saltos Estocásticos
Projeto em colaboração entre a Univ. Bordeaux, POLI-USP e ICMC-USP. Abordam-se sistemas estocásticos em diferentes aspectos. Apoio financeiro da "Parceria entre a Universidade de São Paulo e o Comité Français d´Evaluation de la Coopération Universitaire et Scientifique avec le Brésil".
Membro: Eduardo Fontoura Costa.
3.   2012-2012. Cooperação USP - UNIV. DO PORTO -
Os desenvolvimentos previstos durante esse projeto incluem a incorporação de novos modelos reológicos nos códigos Freeflow2D e Freeflow3D. Os modelos reológicos diferenciais FENE-P e Giesekus; os modelos algébricos introduzidos por Mompean e colaboradores e a equação reológica integral conhecida como K-BKZ serão pesquisados e implementados nos códigos Freeflow2D e Freeflow3D. Pretende-se ainda estudar o modelo explicito denominado FLUIDO DE SEGUNDA ORDEM. Esses modelos constitutivos tem sido estudados no âmbito de escoamentos confinados e portanto, a aplicação desses modelos reológicos a escoamentos com superfícies livres é uma importante área de pesquisa que precisa ser investigada. Pretende-se também, tratar escoamentos altamente viscoelásticos. Para isso, será considerado a aplicação da conformação logaritmica aos modelos reológicos Giesekus e FENE-P.
Membro: Murilo Francisco Tome.
Este projeto tem como objectivo a formulação do problema de optimização de recursos numa exploração agrícola, considerando mais especificamente, através de estratégias de aplicação de herbicidas a taxa variada. A relevância deste problema deve-se não só à necessidade de minimizar recursos (pessoas e materiais), mas também à minimizar o impacto ambiental e promover o mais possível o equilíbrio ecológico. A execução do projeto requer a exploração das complementaridades entre as equipas da USP e da UP quer em expertise, meios para a abordagem aos problemas. Por outro lado, o fato de partilharem métodos matemáticos necessários para os desenvovimentos teóricos tornará a colaboração mais fácil. Ressalta-se a experiência da USP na aplicação de teoria de controle e de optimização a problemas no domínio da agricultura.
Membro: Eduardo Fontoura Costa.
4.   2012-2012. Desafios em Mineração de Dados
Com o volume cada vez maior de dados gerados e a importância crescente da economia baseada em conhecimento, a Descoberta de Conhecimento de Bases de Dados, principalmente sua etapa de Mineração de Dados, é cada vez mais adotada em empresas e órgãos governamentais. A complexidade dos problemas a serem tratados por Mineração de Dados leva a necessidade de novos métodos e ferramentas computacionais capazes de apoiar a análise dos dados pelos usuários. Duas das principais etapas de Mineração de Dados são as de pré-processamento e de construção de modelos. Desafios relacionados a essas duas etapas são investigados neste projeto. Dados com baixa qualidade ou com problemas de elevada dimensão pode afetar significativamente o desempenho de algoritmos para construção de modelos. A etapa de construção de modelos permite induzir modelos descritivos e preditivos, frequentemente por algoritmos de Aprendizado de Máquina. Este projeto investigará as principais alternativas existentes para lidar com esses desafios assim como irá propor e investigar novos métodos para tal. Os métodos investigados serão experimentalmente avaliados de acordo com a metodologia correntemente utilizada pela comunidade de pesquisa das duas subáreas. Dado o elevado custo computacional associado aos experimentos nessas subáreas, serão investigados o uso de arquiteturas GPU e computação em nuvens. Deve ser observado que esse projeto continua pesquisas realizadas em projetos anteriores, com novas abordagens e desafios.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
5.   2012-2012. Desenvolvimentos Computacionais Aplicados a Processos de Refino - Escoamentos Multifásicos.
O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de técnicas e métodos numéricos e uma implementação de um software para a simulação computacional de escoamentos multifásicos de fluidos utilizando plataformas multiprocessadas aplicadas ao refino de petróleo.
Membro: Antonio Castelo Filho.
6.   2012-2012. Desenvolvimentos matemáticos e numéricos em escoamentos bifásicos aplicados a processos de refino
Desenvolvimento de um código para a simulação numérica de escoamento de fluidos multifásicos para problemas de grande porte.
Membro: Fabrício Simeoni de Sousa.
7.   2012-2012. Ensinar com Pesquisa

Membro: Ricardo Sandes Ehlers.
8.   2012-2012. i-Sports - Módulo Futebol
Sistema estatístico online de detecção de talentos esportivos (Módulo Futebol) Site: http://www.mwstat.com/isports/
Membro: Francisco Louzada Neto.
9.   2012-2012. Modelos e métodos de e-Science para ciências da vida e agrárias
A ciência moderna é crescentemente interdisciplinar e intensiva em dados. Na área de ciências da vida, por exemplo, com o surgimento de plataformas de alto desempenho para análise de imagens e estudos genômicos, o gargalo não está mais na aquisição de dados, mas sim no seu armazenamento, processamento, análise e visualização. Este cenário levou ao surgimento de um novo campo de pesquisa - eScience - que combina pesquisa avançada em computação e em modelagem matemática para permitir e acelerar pesquisa em outros domínios do conhecimento, desde as ciências exatas até as humanidades e artes. A eScience envolve a chamada "computação centrada em dados" (data-intensive computing), com a busca de soluções para gerenciamento de grandes volumes de dados produzidos por (e para) experimentos científicos, para que a descoberta científica não venha a ser detida pelo "dilúvio de dados". Este projeto visa a criação de uma rede colaborativa de eScience para acelerar pesquisa avançada em ciências da vida (biologia, medicina, oceanografia) e ciências agrárias. Está estruturado em tomo de cinco linhas de pesquisa - biologia de sistemas, planejamento de safras, computação visual, modelagem matemática e bancos de dados. Dentro dessas linhas, serão tratadas questões em aberto associadas às principais componentes de um ambiente de pesquisa em eScience: armazenamento, processamento, análise e visualização de grandes volumes de dados científicos. Os pesquisadores principais têm histórico de cooperação e coordenação de projetos nessas linhas. Questões de interoperalidade permeiam todo o projeto. Projeto temático Financiado pela Fapesp
Membro: Francisco Aparecido Rodrigues.
10.   2012-2012. Modelos e métodos numéricos para escoamentos com interfaces microfluídicas e biológicas

Membro: Gustavo Carlos Buscaglia.
11.   2012-2012. Modelos e Métodos para Problemas de Planejamento da Produção em Indústrias
Bolsa PQ Nivel 2
Membro: Maristela Oliveira dos Santos.
12.   2012-2012. Modelos GARCH Multivariados com Distribuições Assimétricas

Membro: Ricardo Sandes Ehlers.
13.   2012-2012. Núcleo de Apoio à Pesquisa de Aprendizado de Máquina em Análise de Dados (NAP-AMDA)
O valor crescente dos dados produzidos por diferentes áreas do conhecimento e a complexidade dos problemas a serem tratados computacionalmente indicam a necessidade de novas ferramentas computacionais capazes de apoiar a análise dos dados pelos usuários. Muitas das ferramentas computacionais atuais que permitem uma análise automática e eficiente dos dados são baseadas em conceitos de Inteligência Artificial, particularmente do Aprendizado de Máquina (AM). Além de Inteligência Artificial, o AM está associado a outras áreas, como estatística, probabilidade, cognição, teoria da computação, neurociência, teoria da informação, para citar algumas. Existem vários centros de pesquisa bem estabelecidos no exterior para análise de dados utilizando técnicas de AM, nas universidades e empresas. No Brasil, apesar do grande número e da alta qualidade da pesquisa em AM, não há um centro de pesquisa equivalente. Assim, este projeto propõe a criação do Centro Núcleo de Apoio à Pesquisa de Aprendizado de Máquina em Análise de Dados, NAP-AMDA. O principal objetivo do NAP-AMDA é o estabelecimento de um centro interdisciplinar e multidisciplinar de excelência no uso de AM em Aanálise de dados em São Paulo, Brasil, de reconhecimento internacional. O centro também vai estimular colaborações com empresas e instituições governamentais cujos dados podem ser analisados através de técnicas de AM. O uso dessas técnicas pelas empresas pode levar a melhores produtos e serviços, aumentando a competitividade das empresas brasileiras. O uso pelo governo pode melhorar a qualidade dos serviços públicos. O centro vai promover e organizar reuniões e workshops com os membros das instituições participantes para discutir os problemas de análise de dados a serem resolvidos. O NAP-AMDA é composto por docentes, pesquisadores e estudantes da Universidade de São Paulo e de outras Universidades e Centros de Pesquisa, do Brasil e do exterior. O NAP-AMDA será baseado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
Nome do Projeto: Projeto NAP - PRP/USP "Núcleo de Apoio à Pesquisa de Aprendizado de Máquina em Análise de Dados"
Membro: Francisco Aparecido Rodrigues.
14.   2012-2012. Pesquisador Visitante Estrangeiro
Visita do Prof. Antonio Miguel Gomes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - FEUP - Portugal Período: 28/03/2012 a 05/04/2012
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
15.   2012-2012. Pesquisador Visitante Estrangeiro
Visita do Prof. José Fernando Oliveira da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal) Período: 28/Abril /2012 a 19/maio de 2012
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
16.   2012-2012. Professor Visitante Estrangeiro
Visita do Prof. José Fernando Oliveira da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal), de 28 de abril de 2012 a 19 de maio de 2012
Membro: Marina Andretta.
17.   2012-2012. Programa de Apoio a Novos Docentes da USP
Repasse de R$10.000,00 em duas parcelas semestrais de R$5.000,00.
Membro: Ricardo Sandes Ehlers.
18.   2012-2012. Projeto Temático: Desafios em Visualização Exploratória de Dados Multidimensionais: Novos Paradigmas, Escalabilidade e Aplicações
Este projeto visa desenvolver novas técnicas e paradigmas que contribuam para o avanço da área de visualização de dados científicos e abstratos, com ênfase no tratamento e manipulação de dados de alta dimensão, multimodais e variantes no tempo. Os novos paradigmas a serem desenvolvidos deverão fornecer metáforas visuais criadas a partir de técnicas de projeção multidimensional e árvores filogenéticas, buscando facilitar a compreensão, exploração e mineração visual de, entre outros, dados textuais, coleções de imagens ou músicas e dados de sensoriamento em nanoescala. Além de primitivas geométricas como unidade de representação visual, propomos usar estruturas de árvores e combinações de entidades geométricas com entidades abstratas a fim de criar um arcabouço unificado de manipulação e representação visual de dados de alta dimensão. Este projeto também inova na proposta de trazer métodos de visualização e exploração visual para o contexto de dispositivos portáteis. Os desenvolvimentos aqui propostos permitirão manter os grupos de pesquisa envolvidos na vanguarda da pesquisa na área, em nível mundial, fomentando a criação de propriedade intelectual nacional e a transferência tecnológica.
Membro: Luis Gustavo Nonato.
19.   2012-2012. Projeto Universal: Caracterização de Aquíferos Usando Métodos Computacionais
Este projeto possui caráter interdisciplinar e envolve aspectos de física computacional, hidrogeologia e ciência da computação. O objetivo do projeto é desenvolver um sistema computacional para estimar a porosidade e a permeabilidade intrínseca de aquíferos a partir de imagens 2D de uma lâmina delgada obtida de amostras de rocha. Essas medidas servem para caracterizar a capacidade de armazenamento e transmissão de água de aquíferos, que armazenam água subterrânea de vital importância para o consumo doméstico, agricultura e indústria. O sistema computacional proposto permite que se caracterize um aquífero sem a necessidade de perfuração de poços, dimuindo custos e riscos de contaminação de água. Além disso, ele terá aplicação imediata na caracterização do Aquíero Barreiras, responsável pelo abastecimento de cerca de 80% de toda a população do litoral leste do Estado do Rio Grande do Norte e para o qual não existem dados de porosidade e permeabilidade consistentes com a realidade petrofísica mais representativa.
Membro: Afonso Paiva Neto.
20.   2012-2012. Sistemas não autônomos com impulsos: sistemas convergentes e a equação de Navier-Stokes (Auxílio Regular - Fapesp)

Membro: Everaldo de Mello Bonotto.
21.   2012-2012. Um estudo sobre confiabilidade de redes com enfoque em redes de coautoria

Membro: Juliana Cobre.
22.   2012-2012. Um modelo bayesiano com transformação para dados de sobrevivência multivariados
Neste projeto estudamos uma classe de modelos com fragilidade para dados de sobrevivência multivariados. Nossa proposta está baseada em uma transformação logaríıtmica que inclui como casos particulares os modelos tradicionais de riscos e de chances proporcionais. Adotando uma distribuição a priori imprópria para os parâmetros do modelo, provaremos que a distribuição a posteriori é própria. Prevemos realizar um estudo de simulação com o objetivo de avaliar algumas propriedades frequentistas do estimador bayesiano. Uma aplicação da metodologia a um conjunto de dados reais seraá desenvolvida.
Membro: Mário de Castro Andrade Filho.
23.   2012-2012. USP - INFRA. LABINTE - Laboratório Integrado de Sistemas Complexos, Modelagem de Risco e Visualização de Dados.
Programa da Reitoria da USP de Ampliação e Melhoramento da Infraestrutura de Pesquisa.
Membro: Francisco Louzada Neto.

2011

1.   2011-2011. Análise de Data Streams Utilizando Aprendizado de Máquina - Processo: 490482/2010-4
A quatidade de dados gerados por diferentes fontes tem crescido em escalas cada vez maiores. Um dos grandes desafios da computação definidos pela Sociedade Brasileira de Computação é a gestão desses grandes volumes de dados. A necessidade de analisar esses dados de forma automática e as dificuldades encontradas têm demandado o desenvolvimento de novos métodos de Aprendizado de Máquina que possam lidar com os vários problemas associados a esse desafio. Um desses problemas é a atualização de hipóteses induzidas por algoritmos de Aprendizado de Máquinas que permaneçam válidam quando novos dados são incluídos na base ou conjunto de dados. Esse problema é na área de pesquisa Data Streams ou Fluxos Contínuos de Dados. Este projeto investigará as principais alternativas investigadas pelos grupos de pesquisa brasileiro e argentino para lidar com esses problemas assim como irá propor novos métodos para tal. Os métodos investigados serão experimentalmente avaliados de acordo com a metodologia correntemente utilizada pela comunidade de pesquisa na área, utilizando para isso os testes estatísticos relevantes. Como resultado, espera-se contribuições científicas que levem ao avanço das pesquisas nesses dois temas, a formação pesquisadores que possam atuar com competência e autonomia nessas sub-áreas e a publicação de trabalhos científicos que permitam a divulgação dos resultados obtidos em veículos de qualidade.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
2.   2011-2011. Análise de modelos estatísticos
Projeto para utilização de recursos do Laboratório de Computação Científica Avançada LCCA da Universidade de São Paulo.
Membro: Cibele Maria Russo Novelli.
3.   2011-2011. Caracterização, análise, simulação e classificação de redes complexas
A teoria das redes complexas é uma área relativamente nova da Ciência, inspirada por dados empíricos tais como os obtidos de interações sociais e biológicas. Esta área apresenta uma natureza altamente interdisciplinar, de modo que tem unido cientistas de diferentes áreas, tais como matemática, física, biologia, ciência computação, sociologia, epidemiologia e muita outras. De fato, muitos problemas da natureza podem ser modelados como redes, tais como o cérebro, interações proteicas, organizações sociais, o mercado financeiro, a Internet e a World Wide Web. Todos esses sistemas podem ser representados por grafos, isto é, vértices conectados por arestas. A organização desses sistemas tem uma influencia fundamental sobre muitos processos dinâmicos. Por exemplo, roteadores altamente conectados são fundamentais para manter o tráfego na Internet, enquanto que pessoas que possuem um grande número de amigos apresentam uma alta taxa de transmissão de doenças. Ao mesmo tempo, estudos têm mostrado que a estrutura do cérebro esta relacionada com doenças neurológicas, como a epilepsia, que está ligada à fenômenos de sincronização. Nesse projeto, apresentamos uma metodologia para estudar a relação entre topologias de redes complexas e processos dinâmicos. Tal estudo será realizado com a simulação de fenômenos de sincronização, falhas em cascata, propagação de epidemias e transporte de dados em redes. A estrutura de redes será caracterizada através de métodos de mineração de dados, que permitirão classificar redes de acordo com um conjunto de modelos e determinar padrões de conexões presentes na organização de diferentes tipos de sistemas complexos. As análises serão realizadas com aplicações em neurociências, biologia de sistemas, economia, meteorologia e cadeias alimentares.
Membro: Francisco Aparecido Rodrigues.
4.   2011-2011. Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Industria
O presente projeto tem como finalidade a consolidação do Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (CeMEAI), por intermédio da criação do Núcleo de Apoio à Pesquisa do CeMEAI (NAP-CeMEAI). O NAP-CeMEAI deverá propiciar a infra-estrutura necessária para o funcionamento do CeMEAI. O CeMEAI foi criado recentemente no âmbito do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), e será integrado por docentes e funcionários deste Instituto e das outras instituições parceiras, pesquisadores e alunos de pós-graduação. O principal objetivo do NAP-CeMEAI é o de estruturar um grupo de pesquisa em ciências matemáticas com a finalidade de fomentar o relacionamento e a interlocução do setor acadêmico com agentes do setor produtivo, transformando-se em um centro de excelência em matemática aplicada a industria. A fim de concretizar esses objetivos o centro promoverá seminários periódicos e organizará grupos de estudos para analisar problemas específicos da indústria e também problemas de importância científica e tecnológica abrangente, fomentando a cooperação interdisciplinar. Em futuro não muito remoto o CeMEAI deverá oferecer um programa de mestrado profissional na área de modelagem matemática.
Membro: Leandro Franco de Souza.
O presente projeto tem como finalidade a consolidação do Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (CeMEAI), por intermédio da criação do Núcleo de Apoio à Pesquisa do CeMEAI (NAP-CeMEAI). O NAP-CeMEAI deverá propiciar a infra-estrutura necessária para o funcionamento do CeMEAI. O CeMEAI foi criado recentemente no âmbito do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), e será integrado por docentes e funcionários deste Instituto e das outras instituições parceiras, pesquisadores e alunos de pós-graduação. O principal objetivo do NAP-CeMEAI é o de estruturar um grupo de pesquisa em ciências matemáticas com a finalidade de fomentar o relacionamento e a interlocução do setor acadêmico com agentes do setor produtivo, transformando-se em um centro de excelência em matemática aplicada a industria. A fim de concretizar esses objetivos o centro promoverá seminários periódicos e organizará grupos de estudos para analisar problemas específicos da indústria e também problemas de importância científica e tecnológica abrangente, fomentando a cooperação interdisciplinar. Em futuro não muito remoto o CeMEAI deverá oferecer um programa de mestrado profissional na área de modelagem matemática.
Membro: José Alberto Cuminato.
O presente projeto tem como finalidade a consolidação do Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (CeMEAI), por intermédio da criação do Núcleo de Apoio à Pesquisa do CeMEAI (NAP-CeMEAI). O NAP-CeMEAI deverá propiciar a infra-estrutura necessária para o funcionamento do CeMEAI. O CeMEAI foi criado recentemente no âmbito do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), e será integrado por docentes e funcionários deste Instituto e das outras instituições parceiras, pesquisadores e alunos de pós-graduação. O principal objetivo do NAP-CeMEAI é o de estruturar um grupo de pesquisa em ciências matemáticas com a finalidade de fomentar o relacionamento e a interlocução do setor acadêmico com agentes do setor produtivo, transformando-se em um centro de excelência em matemática aplicada a industria. A fim de concretizar esses objetivos o centro promoverá seminários periódicos e organizará grupos de estudos para analisar problemas específicos da indústria e também problemas de importância científica e tecnológica abrangente, fomentando a cooperação interdisciplinar. Em futuro não muito remoto o CeMEAI deverá oferecer um programa de mestrado profissional na área de modelagem matemática
Membro: Afonso Paiva Neto.
5.   2011-2011. Cobertura de pontos por elipses usando programação não linear (FAPESP 2010/18980-3)
Problemas de cobertura maximal de pontos (MCLP - Maximal Covering Location Problems) surgem quando há recursos insuficientes para cobrir todos os pontos de demanda. Também surgem quando uma empresa busca maximizar o lucro para a cobertura selecionada. Qualquer ponto dentro da distância de cobertura é coberto e os demais pontos não são. O problema envolve implementar diferentes categorias de cobertura que possuem um custo específico associado a elas. O objetivo é cobrir os pontos que maximizam o lucro. Estamos interessados no problema de cobertura de pontos no plano por elipses: temos um conjunto de n pontos no plano (cada um com um peso associado), dispomos de um número m de elipses (cada uma com um custo associado à sua alocação) e desejamos alocar até k destas elipses de forma a cobrir os pontos no plano que tragam o maior lucro. O lucro é medido como a soma do peso dos pontos cobertos, subtraindo-se a soma dos custos das elipses alocadas. Há alguns métodos que podem ser usados para a resolução deste problema, vários dos quais empregam heurísticas e aproximações da solução. Estamos interessados em algoritmos exatos para solução do problema. Neste caso, faremos uma enumeração de subconjuntos das m elipses, com até k elementos. Para cada um destes subconjuntos, analisaremos quais pontos podem ser cobertos por estas elipses e encontraremos a melhor solução. Para descobrir onde posicionar uma elipse no plano de forma a cobrir um dado subconjunto de pontos (e se este posicionamento é possível), usaremos ALGENCAN, um método para resolver problemas de programação não linear. Estamos interessados também em desenvolver um método que considere o caso em que as elipses possuem tamanhos variáveis. Desta forma, o custo de sua alocação seria uma função de sua área. Um método para resolução deste problema mais genérico deve ser essencialmente diferente do método de enumeração mencionado acima.
Membro: Marina Andretta.
6.   2011-2011. DataExplorer: Uma nova abordagem para análise de agrupamento
A análise de agrupamento é muito utilizada em diversas áreas. Porém, mesmo as abordagens mais recentes apresentam dificuldades que limitam o seu uso por especialistas de outras áreas. Este projeto de pesquisa se refere ao desenvolvimento de uma nova abordagem para análise de agrupamento que possibilite a obtenção de uma variedade maior de clusters com potencial de fornecer informações úteis aos especialistas se comparadas com as técnicas tradicionais e mesmo as mais recentes como ensembles de agrupamento e as estratégias multi-objetivo. A abordagem proposta visa ser um mecanismo para a obtenção de todos os (ou a maioria dos) clusters relevantes presentes em um determinado conjunto de dados, independente da estrutura mais complexa a que eles pertençam (ex. uma partição). Para isso, busca-se clusters independentemente do nível de refinamento em que ocorrem ou do critério de agrupamento que satisfazem, ou se há sobreposição entre eles. Assim, visa-se fornecer uma descrição o mais completa possível dos dados, facilitando o trabalho dos especialistas no domínio dos dados e aumentando a quantidade de conhecimento que pode ser extraída dos dados a partir da aplicação de uma única ferramenta.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
7.   2011-2011. Estabilidade do Filtro deKalman para Sistemas Dinâmicos Estocásticos
O projeto aborda o problema de divergência do filtro de Kalman, com ênfase em sistemas com saltos markovianos.
Membro: Eduardo Fontoura Costa.
8.   2011-2011. FAPESP - Auxílio à Pesquisa, Métodos de Classificação e Predição Bayesiana para Dados de Sobrevivência de Longa Duração Usando Modelagem de Partição

Membro: Francisco Louzada Neto.
9.   2011-2011. Fatores determinantes no processo de conversão e de manutenção da certificação orgânica no Brasil

Membro: Juliana Cobre.
10.   2011-2011. Fenômenos Dinâmicos em Redes Complexas: Fundamentos e Aplicações
Ao longo da última década, o enfoque de rede entre agentes dinâmicos com topologias complexas tem se tornado uma poderosa e eficaz metodologia a ser usada para entender sistemas elaborados, envolvendo um número muito elevado de agentes que interagem entre si. Esse enfoque vem sendo utilizado em várias áreas, desde Neurociência e Engenharia, até Sociologia e Economia. Contudo, até agora, a maior parte dos estudos tem se concentrado em situações onde a topologia é fixa, o que restringe sobremaneira sua utilização em cenários mais elaborados e próprios dos sistemas reais. Este projeto tem por objetivo estudar os princípios e fundamentos da auto-organização em redes complexas mais gerais, onde a topologia não é simples e a complexidade é muito elaborada. Visando aplicações em situações atuais de interesse, pretende-se, por conseguinte, compreender o papel que a heterogeneidade da estrutura, os atrasos em múltiplas escalas de tempo e espaço e a estocasticidade têm na dinâmica da rede. Esses estudos teóricos estarão interconectados a investigações experimentais da dinâmica de redes naturais com complexidade crescente, partindo de sistemas que envolvem alguns lasers, passando pela interação entre neurônios híbridos e chegando-se no sistema Terra. Esse último representa um formidável desafio para a teoria das redes complexas e será um dos tópicos centrais no âmbito desta iniciativa. Assim, via utilização do enfoque de redes complexas, tenciona-se entender a dinâmica de interação entre os vários subsistemas da Terra diante de condições variantes, em especial no que se refere ao aquecimento global e ao desmatamento da Amazônia. Este projeto é uma iniciativa internacional de colaboração envolvendo pesquisadores brasileiros e alemães do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Humboldt University at Berlin, do Potsdam Institute for Climate Impact Research (PIK) and da Universidade de São Paulo (USP).
Membro: Francisco Aparecido Rodrigues.
11.   2011-2011. Microfluídica Computacional: Uma abordagem lagrangeana-euleriana arbitrária
Propõe a modelagem matemática e numérica de problemas de escoamentos de fluidos em microescala, com ênfase na incorporação de fenômenos de superfície, na modelagem de membranas fluídicas e na representação de forças eletromagnéticas. O projeto se baseia nas equações deduzidas através do princípio de potências virtuais, sendo mais adequada para a discretização através do método de elementos finitos em malhas dinâmicas, em uma formulação lagrangeana-euleriana arbitrária.
Membro: Fabrício Simeoni de Sousa.
12.   2011-2011. Modelos de regressão não lineares elípticos com efeitos mistos
O desenvolvimento de modelos elípticos lineares e não lineares com efeitos mistos é essencial quando se trata de dados correlacionados. Em particular, alguns problemas das áreas de farmacocinética, curvas de crescimento, dados econômicos ou industriais apresentam características não lineares e podem requerer modelos mais sofisticados para um ajuste adequado. Neste projeto, propomos o desenvolvimento e a análise de modelos elípticos mistos, lineares e não lineares, como forma de obter estimativas com propriedades interessantes, como a robustez contra observações aberrantes e pouca sensibilidade a perturbações de várias naturezas. Essa linha de pesquisa inclui a modelagem de estruturas de média-covariância, bastante utilizada quando existem padrões de heteroscedasticidade nos dados, além do desenvolvimento de ferramentas para a validação e diagnóstico dos modelos propostos. Além disso, é bastante apropriado discutir a forma de inclusão e interpretação dos efeitos aleatórios nos modelos não lineares e a discussão de testes de hipóteses para avaliar componentes de variância, além da avaliação das propriedades dos estimadores e da comparação de métodos de estimação. Diversas aplicações com conjuntos de dados reais serão consideradas.
Membro: Cibele Maria Russo Novelli.
13.   2011-2011. Modelos de sobrevivência com fração de cura com erros nas variáveis explicativas
Bolsa de Pesquisa - Exterior, Processo 2010/09074-9
Membro: Mário de Castro Andrade Filho.
14.   2011-2011. Métodos de Classificação e Predição Bayesiana para Dados de Sobrevivência de Longa Duração Usando Modelagem de Partição
Financial support for Research
Membro: Francisco Louzada Neto.
15.   2011-2011. Métodos Numéricos de Alto Desempenho Aplicados a Problemas Complexos de Engenharia
Desenvolvimento de métodos numéricos de alto desempenho capazes de aproximar, com precisão, problemas complexos de Engenharia (em especial na área de Dinâmica dos Fluidos Computacional) que envolvem ondas de choque e pequenas estruturas.
Membro: Maria Luísa Bambozzi de Oliveira.
16.   2011-2011. Núcleo de Excelência em Aprendizado de Máquina - Programa de Apoio a Núcleos de Excelência - PRONEX-FACEPE APQ 1188-1.03/10
O principal objetivo deste projeto é avançar o estado-da-arte na área de Aprendizado de Máquina em problemas de classificação e agrupamentos de dados aplicados a problemas relevantes na área de Bioinformática. Processo: APQ-1188-1.03/10. Coordenado pela Profa Teresa Ludermir
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
17.   2011-2011. Problemas de Dimensionamento de Lotes e Aplicações (FAPESP)
Os objetivos deste projeto são estudar e propor abordagens de solução, bem como desenvolver métodos de solução para problemas de planejamento da produção com ênfase ao problema de dimensionamento de lotes e algumas de suas extensões/integrações em meios industriais. O problema de dimensionamento de lotes lida com a determinação das quantidades de produção dos itens em cada período ao longo de um horizonte de planejamento finito, de modo que as demandas sejam atendidas e os recursos sejam utilizados da melhor maneira possível. A literatura é rica em trabalhos sobre problemas de dimensionamento de lotes. Entretanto, a quantidade de variações dos problemas, a busca por métodos de solução e a necessidade de consideração do processo produtivo de forma integrada, levam à necessidade de desenvolvimento de novos modelos e de novas abordagens de solução. Estes aspectos são considerados nas tarefas propostas neste projeto para os problemas abordados.
Membro: Maristela Oliveira dos Santos.
18.   2011-2011. Programação Genética para evolução de algoritmos de indução de árvores de decisão
Árvores de Decisão constituem uma técnica poderosa e amplamente utilizada em tarefas de mineração de dados. Geralmente, algoritmos de indução de árvores de decisão usam uma estratégia gulosa, top down e com particionamento recursivo para a construção das árvores. No entanto, há pelo menos dois problemas relacionados a essas características: (i) estratégias gulosas geralmente produzem soluções ótimas locais ao invés de globais, (ii) particionamento recursivo degrada iterativamente a qualidade do dataset e, consequentemente, a qualidade dos resultados obtidos. Para lidar com essas dificuldades, diferentes abordagens foram sugeridas, tais como Options Trees, ensembles (ex: boosting e bagging), e algoritmos evolutivos. No entanto, tais algoritmos evolutivos são usados para evoluir árvores de decisão específicas para cada problema de classificação, e não para evoluir algoritmos genéricos para indução de árvores de decisão para qualquer problema de classificação. Uma das subáreas de algoritmos evolutivos, a Programação Genética (PG) é uma ferramenta adequada para evoluir programas de computadores. Um programa evoluído por Programação Genética pode produzir a mesma solução desenvolvida por um humano para solucionar um problema, mas também pode produzir algo completamente diferente e talvez melhor. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é estudar programação genética com o intuito de utilizá-la para evoluir algoritmos de indução de árvores de decisão. A ideia é evoluir algoritmos genéricos para indução de árvores de decisão, ou seja, o resultado final da PG será um algoritmo de indução árvores de decisão, e não apenas uma árvore de decisão. Nesse sentido, pode-se considerar um algoritmo de meta-learning, pois o objetivo é aprender um algoritmo de aprendizagem.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
19.   2011-2011. Projeto PROSUL - Estudos avançados em Modelos de Regressão: Métodos de Diagnóstico e Teoria Assintótica
O objetivo deste projeto é dar suporte a pesquisas recentes envolvendo pesquisadores argentinos, brasileiros e chilenos. As principais linhas de pesquisa abordadas neste projeto são modelos mistos, modelos para a análise de dados de sobrevivência e teoria assintótica de alta ordem. com enfoque particular em modelos com erros elípticos, modelos Birnbaum-Saunders, modelos lineares generalizados e métodos de diagnóstico.
Membro: Cibele Maria Russo Novelli.
20.   2011-2011. Reconstrução Bayesiana em Tomografia por Emissão: Novos Métodos de Otimização em Dois Níveis e uma Nova abordagem para o Problema de Escolha de Parâmetros
O presente projeto trata do estabelecimento de métodos de otimização em dois níveis mais gerais dos que até agora obtivemos e de um novo critério para escolha de parâmetros, mais específico para modelos que envolvem um problema de otimização. Em particular é de nosso interesse estudar a aplicação destes algoritmos para a solução de modelos regularizados de forma a encontrar o parâmetro ideal para reconstrução durante o processamento das iterações, o que evitaria a necessidade de executar um método numérico computacionalmente pesado diversas vezes para obter uma reconstrução. Outro ponto a ser estudado é a uma implementação paralelizável dos algoritmos a fim de utilizarmos o recente desenvolvimento de hardware paralelo de baixo custo para habilitar reconstruções de alta qualidade em pouquíssimo tempo.
Membro: Elias Salomão Helou Neto.

2010

1.   2010-2010. Desenvolvimento de um método numérico híbrido universal para escoamentos compressíveis.
A simulação numérica direta (DNS) do escoamento do ar em torno de uma aeronave permite construir modelos que são testados em túneis de vento, um processo iterativo que se repete até a razão arrasto/sustentação alcançar o nível desejado. Para reduzir o número de iterações, é necessário aprimorar o procedimento numérico. A utilização de um método de diferenças finitas de alta precisão para resolver o sistema de equações diferenciais parciais de Navier e Stokes permite gerar resultados de alta qualidade. No caso de escoamentos compressíveis em velocidades altas, é necessário dar atenção simultânea às ondas de choque (quase descontinuidades) e aos vórtices de pequena escala gerados pela turbulência. O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de um método híbrido universal de alta ordem capaz de retratar precisamente as ondas de choque sem eliminar os vórtices, e sua aplicação na simulação de um escoamento ao redor de objetos apoiados sobre uma superfície plana utilizando programação concorrente.
Membro: Maria Luísa Bambozzi de Oliveira.
2.   2010-2010. INCT-MACC
INCT Medicina Assistida por Computação Científica
Membro: Gustavo Carlos Buscaglia.
3.   2010-2010. Meta-Aprendizado e Análise de Data Streams - CNPq/Universal 473595/2010-9
A quatidade de dados gerados por diferentes fontes tem crescido em escalas cada vez maiores. Um dos grandes desafios da computação definidos pela Sociedade Brasileira de Computação é a gestão desses grandes volumes de dados. A necessidade de analisar esses dados de forma automática e as dificuldades encontradas têm demandado o desenvolvimento de novos métodos de Aprendizado de Máquina que possam lidar com os vários problemas associados a esse desafio. Dois desses problemas são a atualização de hipóteses induzidas por algoritmos de Aprendizado de Máquinas que permaneçam válidam quando novos dados são incluídos na base ou conjunto de dados e a escolha do algoritmo mais promissor para induzir hipéteses a partir de um conjunto de dados. O primeiro problema é investigado em uma sub-área de Aprendizado de Máquina denominada Data Streams ou Fluxos Contínuos de Dados e o segundo na sub-area de Meta-Aprendizado. Este projeto investigará as principais alternativas existentes para lidar com esses problemas assim como irá propor novos métodos para tal. Os métodos investigados serão experimentalmente avaliados de acordo com a metodologia correntemente utilizada pela comunidade de pesquisa das duas sub-áreas, utilizando para isso os testes estatísticos relevantes. Como resultado, espera-se contribuições científicas que levem ao avanço das pesquisas nesses dois temas, a formação pesquisadores que possam atuar com competência e autonomia nessas sub-áreas e a publicação de trabalhos científicos que permitam a divulgação dos resultados obtidos em veículos de qualidade.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
4.   2010-2010. Modelos com Erros de Medição Estruturais Heteroscedásticos
Produtividade em Pesquisa - PQ - 2009, processo 305705/2009-1
Membro: Mário de Castro Andrade Filho.
5.   2010-2010. Modelos e Métodos para Problemas de Dimensionamento de lotes, de Corte e Problemas Integrados de Planejamento da Produção em Indústrias
Projeto Universal - CNPq
Membro: Maristela Oliveira dos Santos.
6.   2010-2010. Métodos heurísticos e exatos para problemas de dimensionamento de lotes

Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
7.   2010-2010. Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes e programação da produção, e suas integrações em contextos industriais e logísticos (Temático FAPESP 2010/10133-0)
Neste Projeto Temático pretendemos estudar: (i) problemas de corte e empacotamento, (ii) problemas de dimensionamento de lotes e programação (scheduling), (iii) integração dos problemas de corte ou empacotamento em (i) com os problemas de dimensionamento de lotes ou programação em (ii). Este projeto é uma continuação de outro Projeto Temático FAPESP concluído em 2010, em que foram estudados principalmente problemas em (i), mas também alguns problemas integrando problemas de (i) e (ii). Os objetivos deste projeto incluem o estudo e a modelagem matemática destes problemas, o desenvolvimento de métodos de solução e algoritmos para resolvê-los, bem como a análise de seus desempenhos computacionais. Também são objetivos deste projeto promover a integração e colaboração de grupos de pesquisadores de diferentes instituições interessados nestes problemas, assim como a formação de recursos humanos e a capacitação em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. É nossa preocupação neste projeto motivar a aproximação entre universidades e empresas, por meio do desenvolvimento de estudos de caso dos problemas aqui estudados nas empresas. Esperamos com isso possibilitar colaborações e parcerias no estudo destes problemas e no desenvolvimento de ferramentas computacionais para serem utilizadas na prática. A equipe deste projeto é formada por vários pesquisadores em diversos estágios de suas carreiras acadêmicas, desde alunos de pós-graduação e recém-doutores, até pesquisadores ativos e experientes na pesquisa destes problemas. Contaremos também com a colaboração de diversos pesquisadores do exterior especializados nestes temas.
Membro: Marina Andretta.
8.   2010-2010. Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes, programação da produção, e suas integrações em contextos industriais e logísticos
Projeto Temático FAPESP
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
9.   2010-2010. Problemas Integrados de Gestão de Operações

Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
10.   2010-2010. Projeto Universal: Métodos Espectrais e Topológicos para Processamento, Modelagem e Visualização a partir de Dados Massivos
Métodos espectrais e topológicos têm ganhado grande destaque nas áreas de processamento geométrico e visualização. A natureza hierárquica das estruturas oriundas de persistência topológica e dos auto-espaços associados ao operador de Laplace tornam métodos espectrais e topológicos ferramentas poderosas para representação e processamento de grandes conjuntos de dados. Neste projeto, pretendemos explorar tais métodos em problemas ligados a visualização de dados massivos e também na geração e discretização de modelos tridimensionais para fins de simulação numérica. Mais especificamente, propomos o desenvolvimento de novas metodologias que combinem métodos espectrais e topológicos visando principalmente propor soluções mais eficazes e robustas que as existentes atualmente.
Membro: Luis Gustavo Nonato.
Métodos espectrais e topológicos têm ganhado grande destaque nas áreas de processamento geométrico e visualização. A natureza hierárquica das estruturas oriundas de persistência topológica e dos auto-espaços associados ao operador de Laplace tornam métodos espectrais e topológicos ferramentas poderosas para representação e processamento de grandes conjuntos de dados. Neste projeto, pretendemos explorar tais métodos em problemas ligados a visualização de dados massivos e também na geração e discretização de modelos tridimensionais para fins de simulação numérica. Mais especificamente, propomos o desenvolvimento de novas metodologias que combinem métodos espectrais e topológicos visando principalmente propor soluções mais eficazes e robustas que as existentes atualmente.
Membro: Afonso Paiva Neto.
11.   2010-2010. Simulação numérica de microdispositivos fluidicos com interfaces

Membro: Gustavo Carlos Buscaglia.
12.   2010-2010. Sistemas Semidinâmicos Não-Autônomos com Impulsos (Auxílio Regular - Fapesp)

Membro: Everaldo de Mello Bonotto.

2009

1.   2009-2009. INCT-MACC Medicina Assistida por Computação Científica
O avanço da computação científica tem promovido um desenvolvimento sem precedentes na história da sociedade humana. A popularização do computador pessoal, o advento da Internet, o desenvolvimento da comunicação sem fio, da computação distribuída de alto desempenho, de banco de dados distribuídos e a sua mineração gerando novos conhecimentos, das técnicas de monitoração, da visualização científica, da realidade virtual e da modelagem e simulação computacional de sistemas complexos, permeiam atualmente todas as atividades humanas gerando grandes e profundas modificações
Membro: Luis Gustavo Nonato.
2.   2009-2009. Modelos de sobrevivência multivariados com fração de cura

Membro: Mário de Castro Andrade Filho.
3.   2009-2009. Optimização da produção de termoplásticos vulcanizados
Este projeto é uma cooperação com parceiros em Portugal (Univ. do Minho em Guimarães e Univ. do Porto), que visa a otimização da produção de termoplásticos vulcanizados. Entre os objetivos estão a implementação de novas técnicas numéricas para simulação de escoamentos viscoelásticos e bifásicos, e a aplicação destes no processo de vulcanização.
Membro: Fabrício Simeoni de Sousa.
Este projeto tem como objetivos: 1) Estudar o processo de produção de termoplásticos vulcanizados (TPVs) recorrendo em simultâneo a trabalho experimental e modelação numérica; 2) Identificar os principais parâmetros governativos do fenómeno de inversão de fase que ocorre durante a produção de TPVs; 3) Desenvolver ferramentas computacionais capazes de modelar com rigor a evolução morfológica durante a produção de TPVs; 4) Desenvolver metodologias para optimizar o processo produtivo de TPVs, com o objectivo de maximizar o desempenho dos produtos obtidos; 5) Melhorar o desempenho científico de ambas as equipas potenciando a participação em novas colaborações com outras instituições; 6) Identificar novas áreas de estudo que permitam alargar a cooperação entre ambas as instituições (ICMC-USP e Dep. Engenharia de Polímeros - Universidade do Minho - PT)
Membro: Antonio Castelo Filho.
4.   2009-2009. Pesquisa e desenvolvimento de técnicas automáticas para a detecção e medição volumétrica de placas de Esclerose Múltipla
Esclerose Múltipla (EM) é uma doença inflamatória e desmielinizante do sistema nervoso central (SNC) que afeta principalmente adultos jovens. É considerada uma doença auto-imune em que o sistema imune reconhece erroneamente a bainha de mielina do SNC como um elemento externo e então o ataca, resultando em inflamação e danos. Embora os fatores que acionam a mudança patológica em EM permaneçam pouco compreendidos devido a complexidade das alterações patológicas, nos últimos anos novas terapias têm sido propostas para o tratamento dessa doença. O imageamento multimodal de ressonância magnética tem sido usado clinicamente com muito sucesso para o diagnóstico e monitoramento da EM devido sua alta resolução, boa diferenciação de tecidos moles, e por permitir a obtenção de diferentes informações de contraste. O método convencional de medição do volume das lesões de EM é o delineamento manual das lesões em imagens de Ressonância Magnética (RM), realizada por especialistas com ajuda limitada do computador. Entretanto, tal procedimento é árduo, consome muito tempo, é custoso e propenso a grande variabilidade inter- e intra-observadores. Portanto, o principal objetivo desse projeto é a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas computacionais automáticas para a detecção e medição do volume de placas de EM em imagens de RM, visando diminuir as medidas de variabilidade e permitir a análise automática e quantitativa da EM. O desenvolvimento de tais técnicas permitirá mais facilmente o acompanhamento da evolução dessa patologia e uma melhoria no poder de detecção de possíveis efeitos terapêuticos em ensaios clínicos. Além disso, busca-se com esse projeto a criação e nucleação de um grupo de excelência na área de processamento de imagens médicas com ênfase no estudo de doenças do cérebro
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
5.   2009-2009. Problemas Integrados de Gestão de Operações (CNPq)
Programa CNPq/Universidade do Porto (CNPq- COORDENAÇÃO DE COOPERAÇÃO BILATERAL)
Membro: Maristela Oliveira dos Santos.
6.   2009-2009. Técnicas Avançadas de Aprendizado de Máquina (CAPES-FCT)
Nessa cooperação serão investigados diferentes temas nas duas linhas, com ênfase para os temas de meta-aprendizado e análise de fluxos de dados. Participarão deste projeto pesquisadores de três Universidades brasileiras (Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e duas portuguesas (Universidade do Porto e Universidade de Aveiro).
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.

2008

1.   2008-2008. Desenvolvimento de Sistemas Híbridos Inteligentes - Programa de Apoio a Núcleos de Excelência - PRONEX
O objetivo deste projeto é contribuir para um avanço no estado-da-arte da integração dos paradigmas simbólico e conexionista através do desenvolvimento de sistemas híbridos inteligentes. Vários sistemas híbridos diferentes serão propostos e testados ao longo do projeto.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
2.   2008-2008. Estudo de instabilidade secundária em escoamentos de Görtler através de simulação numérica direta
O crescimento de vórtices de Görtler em camadas limite sobre superfícies côncavas são responsáveis por gerar uma distorções fortes nos perfis de velocidade. Estas distorções aparecem nos sentidos normal à parede e transversal ao escoamento. Estas distorções causam o aparecimento de inflexões no perfil de velocidade. Estes perfis inflexionais de velocidade resultantes são sujeitos à instabilidade secundária que pode resultar, normalmente, em dois tipos de desenvolvimento: sinuoso e varicoso. No estudo atual pretende-se investigar, através de simulação numérica direta, qual tipo é predominante dependendo de parâmetros do escoamento. As equações governantes neste estudo serão baseadas na formulação vorticidade-velocidade. O cálculo das derivadas espaciais nas direções normal à parede e na direção principal do escoamento será resolvido utilizando esquemas de diferenças finitas compactas de alta ordem. Na direção transversal o escoamento é tomado como sendo periódico, utilizando-se nesta direção métodos espectrais. A integração temporal será realizada através de um esquema do tipo Runge-Kutta de $4^a$ ordem de precisão. Com o código gerado pode-se estudar os efeitos da região próxima à parede, que são viscosos por natureza, que não são levados em consideração em estudos de instabilidade secundária baseados na análise de estabilidade linear. Espera-se obter como resultado uma interpretação física de quais parâmetros influenciam para que haja formação de instabilidade secundária do tipo sinuoso ou varicoso.
Membro: Leandro Franco de Souza.
3.   2008-2008. Modelos de Sobrevivência Multivariados com Fração de Cura
Este projeto trata do estudo de procedimentos inferenciais clássicos e bayesianos no âmbito de uma nova proposta de modelo de sobrevivência com fração de cura, que inclui como casos particulares os modelos tradicionais de sobrevivência com fração de cura de Berkson & Gage (1952) e Yakovlev & Tsodikov (1996). Além disso, propomos dois modelos de sobrevivência com fração de cura e fragilidade para dados de sobrevivência multivariados.
Membro: Vicente Garibay Cancho.
4.   2008-2008. Modelos e Métodos Matemáticos para Problemas de Planejamento e Controle da Produção (UNIVERSAL)

Membro: Maristela Oliveira dos Santos.

Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
5.   2008-2008. Projeto Universal - Equações Diferenciais Funcionais: Análise Matemática e Aplicações
Este Projeto de Pesquisa Científica enfoca, de forma integrada, a análise matemática, modelagem e aplicações de diversos problemas do mundo real que envolvem equações diferenciais funcionais. Ele possui uma característica interdisciplinar e direciona-se para o desenvolvimento científico-tecnológico do País. Do ponto de vista da Matemática, o Projeto se insere no estudo qualitativo das equações diferenciais funcionais, com retardamento e/ou impulsos. A análise matemática de tais equações emprega técnicas da teoria de semi-grupos de operadores, teoria do grau topológico e teoria de pontos fixos. Do ponto de vista das aplicações, o Projeto contribui especialmente para o desenvolvimento de alguns setores das ciências biológicas e agrárias, em seus aspectos do desenvolvimento sustentável..
Membro: Miguel Vinícius Santini Frasson.
6.   2008-2008. PROJETO USP-COFECUB: Previsão Numérica do Processo de Extrusão de Materiais Viscoelásticos com Superfícies Livres
Esse projeto tem como objetivo desenvolver uma ferramenta assistida por computador para a predição da extrusão de materiais visco-elásticos. As aplicações científicas e industriais são numerosas, e podemos por exemplo citar o estabelecimento de ferramentas de perfilagem utilizadas na extrusão. Em geral, tais ferramentas são tradicionalmente projetadas através de experimentação sucessivas, baseadas em regras empiricas. Esta operações geram custos, quedas (imprecisões) e demandam meios que são dificilmente compatíveis com os vínculos da fabricação. Hoje em dia, existem pistas promissoras (modelos teóricos realistas, ferramentas de informática poderosas) mas desevolvimentos adicionais são ainda necessários antes de abordar os problemas complexos aí encontrados. Este tipo de simulação numérica concerne os escoamentos do tipo não-Newtoniano com superfície livre. Trata-se de um domínio de pesquisa muito importante em pleno desenvolvimento nos últimos anos e apresenta desafios diversos: escoamento não-estacionário, não isotérmico, superfície livre em movimento, etc. É difícil para um organismo de pesquisa isolado ou uma empresa reunir o conjunto de meios e a competência necessários para tratar tais questões. Nosso projeto reúne assim uma parceria para responder a esta ambição: a Université de Lille I/Polytech~RLille/Département de Mécanique e o Laboratoire de Mécanique de Lille, CNRS, UMR 8107 (France) e a Universidade de São Paulo (USP), ICMC, Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (Brasil). Estes desenvolvimentos irão sem dúvida beneficiar os centros de pesquisa num termo médio, assim como as empresas brasileiras e francesas no domínio da formatação de materiais.
Membro: Murilo Francisco Tome.
Esse projeto tem como objetivo desenvolver uma ferramenta assistida por computador para a predição da extrusão de materiais visco-elásticos. As aplicações científicas e industriais são numerosas, e podemos por exemplo citar o estabelecimento de ferramentas de perfilagem utilizadas na extrusão. Em geral, tais ferramentas são tradicionalmente projetadas através de experimentação sucessivas, baseadas em regras empiricas. Esta operações geram custos, quedas (imprecisões) e demandam meios que são dificilmente compatíveis com os vínculos da fabricação. Hoje em dia, existem pistas promissoras (modelos teóricos realistas, ferramentas de informática poderosas) mas desevolvimentos adicionais são ainda necessários antes de abordar os problemas complexos aí encontrados. Este tipo de simulação numérica concerne os escoamentos do tipo não-Newtoniano com superfície livre. Trata-se de um domínio de pesquisa muito importante em pleno desenvolvimento nos últimos anos e apresenta desafios diversos: escoamento não-estacionário, não isotérmico, superfície livre em movimento, etc. É difícil para um organismo de pesquisa isolado ou uma empresa reunir o conjunto de meios e a competência necessários para tratar tais questões. Nosso projeto reúne assim uma parceria para responder a esta ambição: a Université de Lille I/Polytech~RLille/Département de Mécanique e o Laboratoire de Mécanique de Lille, CNRS, UMR 8107 (France) e a Universidade de São Paulo (USP), ICMC, Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (Brasil). Estes desenvolvimentos irão sem dúvida beneficiar os centros de pesquisa num termo médio, assim como as empresas brasileiras e francesas no domínio da formatação de materiais.
Membro: Antonio Castelo Filho.
7.   2008-2008. Sistemas hibridos de aprendizado de maquina - CAPES/PROCAD 189/2007
O projeto contou com a colaboração de pessoal dos grupos de aprendizado de maquina do ICMC-USP, do CIN-UFPE e do DIMAP-UFRN. Este projeto investigará a utilização de duas grandes áreas em que sistemas híbridos de Aprendizado de Máquina podem ser utilizados: classificação de dados e agrupamento de dados. O coordendar geral do projeto eh o Prof Andre C P L F de Carvalho do ICMC-USP. Os coordenadores locais sao a Profa. Teresa Ludermir, CIn-UFPE e o Prof. Marcilio Souto, DIMAP-UFRN
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
8.   2008-2008. Solução Numérica de Escoamentos Viscoelásticos Tri-Dimensionais com Superfícies Livres: FLUIDOS DE SEGUNDA ORDEM - Bolsa Produtividade em Pesquisa - Proc. 304422/2007-0
Esse trabalho trata da solução numérica da equação constitutiva conhecida como "Fluidos de Segunda Ordem" aplicada a escoamentos tridimensionais com superfícies livres.
Membro: Murilo Francisco Tome.
9.   2008-2008. SÉRIES TEMPORAIS, ANÁLISE DE DEPENDÊNCIA E MODELOS GENERALIZADOS
Estender métodos de inferência de segunda-ordem disponíveis para os MLG para classes mais amplas de modelos com o aux´ılio da computação simbólica. As pesquisas conjuntas que os professores dos Departamento de Estatística do IME-USP e da UFRPE planejam desenvolver dizem respeitos as linhas de pesquisas que englobam a extensão dos modelos transformados normais para os modelos da família exponencial, família dos modelos simétricos e para a família dos modelos Generalizados ARMA.
Membro: Marinho Gomes de Andrade Filho.
10.   2008-2008. Utilização de Técnicas de Aprendizado de Máquina em Problemas de Agrupamento e Classificação de Dados (Proc. 472785/2008-7)
Este projeto investiga a utilização de técnicas Bio-inspiradas de Aprendizado de Máquina em problemas de classificação de dados. Pretende-se investigar estratégias de classificação que permitam lidar com os seguintes problemas de classificação: classificação hierárquica, que são problemas de classificação em que as classes estão organizadas de forma hierárquica; classificação multi-rótulo, que são problemas em que exemplos podem ser simultaneamente classificados em mais de uma classe; escolha de algoritmos de classificação por meio da utilização de técnicas de meta-aprendizado, que procuram associar características presentes nos dados a serem analisados à técnica de classificação mais adequada; e ajuste de parâmetros de classificadores, que investiga diferentes abordagens que podem ser utilizadas para o ajuste automático dos parâmetros livres de classificadores.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.

2007

1.   2007-2007. Análise de Questionários com Itens Constrangedores
As pesquisas científicas na área da Psiquiatria freqüentemente avaliam características subjetivas de indivíduos como, por exemplo, depressão, ansiedade e fobias. Os dados são coletados através de questionários, cujos itens tentam identificar a presença ou ausência de certos sintomas associados à morbidade psiquiátrica de interesse. Alguns desses itens, entretanto, podem provocar constrangimento em parte dos indivíduos respondedores por abordarem características ou comportamentos socialmente questionáveis ou, até, ilegais. Neste projeto, propõe-se um modelo da teoria de resposta ao item visando diferenciar a relação entre a probabilidade de presença do sintoma e a gravidade da morbidade de indivíduos constrangidos e não constrangidos. Adicionalmente, o modelo permite assumir que indivíduos constrangidos em responder um item possam vir a mentir em suas respostas, no sentido de omitir a presença de um sintoma. Os métodos de estimação contemplados são máxima verossimilhança (MV), máxima verossimilhança marginal (MVM), bayesiano marginal (BM) e simulações de cadeias de Markov via Monte Carlo (MCMC).
Membro: Mariana Cúri.
2.   2007-2007. Análise de questonários com itens constrangedores
As pesquisas científicas na área da Psiquiatria freqüentemente avaliam características subjetivas de indivíduos como, por exemplo, depressão, ansiedade e fobias. Os dados são coletados através de questionários, cujos itens tentam identificar a presença ou ausência de certos sintomas associados à morbidade psiquiátrica de interesse. Alguns desses itens, entretanto, podem provocar constrangimento em parte dos indivíduos respondedores por abordarem características ou comportamentos socialmente questionáveis ou, até, ilegais. Neste projeto, propõe-se um modelo da teoria de resposta ao item visando diferenciar a relação entre a probabilidade de presença do sintoma e a gravidade da morbidade de indivíduos constrangidos e não constrangidos. Adicionalmente, o modelo permite assumir que indivíduos constrangidos em responder um item possam vir a mentir em suas respostas, no sentido de omitir a presença de um sintoma. Os métodos de estimação contemplados são máxima verossimilhança (MV), máxima verossimilhança marginal (MVM), bayesiano marginal (BM) e simulações de cadeias de Markov via Monte Carlo (MCMC).
Membro: Mariana Cúri.
3.   2007-2007. Convergência do Filtro de Kalman para Sistemas Lineares com Saltos Markovianos com observação da Variável de Salto.
O projeto visa promover a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do plano de pesquisa, que envolve o estudo da convergência da matriz de covariância de filtros de Kalman. Auxílio Pesquisa FAPESP, Proc. N. 06/04210-6.
Membro: Eduardo Fontoura Costa.
4.   2007-2007. Decisões de investimento e restrições financeiras: análises clássica e bayesiana

Membro: Mário de Castro Andrade Filho.
5.   2007-2007. Establidade de Filtros para Sistemas Dinâmicos
Estudar condições de estabilidade para filtros ótimos para sistemas dinâmicos, baseadas em propriedades estruturais como estabilizabilidade e detetabilidade.
Membro: Eduardo Fontoura Costa.
6.   2007-2007. Geração de malhas e simulação numérica de escoamento de fluidos
Projeto Fapesp: Desenvolvimento de um conjunto de bibliotecas voltada para geração de malhas e simulação numérica de escoamento de fluidos em reservatórios hidroelétricos
Membro: Antonio Castelo Filho.
7.   2007-2007. Heurísticas para problemas de planejamento

Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
8.   2007-2007. Mecânica dos Fluidos Não Estacionária: Aplicações em Aeronautica e em Reologia - Projeto Temático - Pesquisador Principal.
PROJETO TEMÁTICO: Mecânica dos Fluidos Não Estacionária: Aplicações em Aeronautica e em Reologia. SUMÁRIO: Características comuns na simulação numérica de aplicações em aeroelasticidade e escoamentos com fronteiras livres são: a necessidade da representação de domínios com geometria complexa, manipulação de malhas e interpolação de propriedades. Estes problemas são tratados no campo da modelagem geométrica. Por outro lado, uma característica também presente em quase todos os campos da mecânica dos fluidos é que, comumente, estudos numéricos são demasiadamente dissociados de trabalhos experimentais e vice-versa. Uma maior integração entre estudos numéricos e experimentais em mecânica dos fluidos é, reconhecidamente, um objetivo importante e, possivelmente, um indicador do nível de amadurecimento de uma comunidade de pesquisa nesta área. Desta forma o objetivo geral deste projeto é congregar pesquisadores atuando em cada uma destas áreas. A pesquisa em modelagem geométrica servirá de base para os desenvolvimentos tanto em aeroelasticidade, quanto em reologia computacional e escoamentos com fronteiras livres. As pesquisas na área experimental terão o objetivo de validação dos modelos matemáticos e técnicas numéricas em aeroelasticidade. Em especial serão estudados problemas nas seguintes áreas: 1 Modelagem Geométrica: Estruturas de dados: desenvolvimento de estruturas topológicas para representação de malhas; Malhas elásticas: movimento dinâmico de malha respeitando a geometria do domínio; Interpolação: interpolação de propriedades nos elementos do domínio; Método de fronteira imersa: estudo de simulação numérica direta sobre corpos com geometria complexa; Refinamento adaptativo da malha: adaptação de malha a partir de propriedades do escoamento; Paralelização do código: utilização de técnicas de paralelização para distribuição do programa em um cluster; 2 Aeroelasticidade: Modelo matemático para aerodinâmica não estacionária em duas e três-dimensões.
Membro: Murilo Francisco Tome.
9.   2007-2007. PorSimples: Simplificação Textual do Português para Inclusão e Acessibilidade Digital
Propomos o desenvolvimento de uma tecnologia que foca uma área de pesquisa do processamento de língua natural, a simplificação textual, sendo disponibilizada em dois sistemas destinados a públicos alvos diferentes: (i) um sistema de autoria para ajudar autores a produzir textos simplificados que serão validados pelos próprios autores, e (ii) um sistema facilitador para ajudar a leitura de um dado conteúdo da Web. Este último inclui tarefas de sumarização textual, simplificação, e apresentação do texto salientando as relações entre as idéias do texto. Quanto aos cenários de uso, esta tecnologia se destina a facilitar o acesso à informação dos analfabetos funcionais, principalmente e, de pessoas com outras deficiências cognitivas como surdes congênita e portadores de afasia e dislexia, na leitura de textos eletrônicos em português produzidos pelo governo ou por jornais de grande circulação; as crianças em fase de aprendizado de leitura; ou ainda adultos em fase de alfabetização
Membro: Mariana Cúri.
10.   2007-2007. Simulação Numérica de Escoamentos Multifásicos com Linhas de Contato Dinâmicas
O presente projeto propõe o estudo teórico e implementação de métodos numéricos para a simulação de escoamentos multifásicos com linhas de contato dinâmicas, que ocorrem em problemas de superfícies molhadas. Propõe-se a utilização do método de elementos finitos e uma formulação do tipo ALE (lagrangeana-euleriana arbitrária). Ângulos de contato dinâmicos e o fenômeno de histerese também serão considerados.
Membro: Fabrício Simeoni de Sousa.

2006

1.   2006-2006. Mecânica dos Fluidos não Estacionária: Aplicações em Aeronáutica e Reologia
Projeto Temático: Este projeto visa o desenvolvimento de um conjunto de bibliotecas voltada para simulação de escoamentos ao redor de aeronaves e problemas de interação fluido estrutura.
Membro: Luis Gustavo Nonato.
Este projeto visa o desenvolvimento de ferramentas computacionais que permitam a utilização de malhas em movimento, tanto com apliações aeronáuticas (aeroelasticidade) quanto em aplicações em reologia.
Membro: Leandro Franco de Souza.
PROJETO TEMÁTICO: Mecânica dos Fluidos não Estacionária: Aplicações em Aeronáutica e em Reologia Sumário Características comuns na simulação numérica de aplicações em aeroelasticidade e escoamentos com fronteiras livres são: a necessidade da representação de domínios com geometria complexa, manipulação de malhas e interpolação de propriedades. Estes problemas são tratados no campo da modelagem geométrica. Por outro lado, uma característica também presente em quase todos os campos da mecânica dos fluidos é que, comumente, estudos numéricos são demasiadamente dissociados de trabalhos experimentais e vice-versa. Uma maior integração entre estudos numéricos e experimentais em mecânica dos fluidos é, reconhecidamente, um objetivo importante e, possivelmente, um indicador do nível de amadurecimento de uma comunidade de pesquisa nesta área. Desta forma o objetivo geral deste projeto é congregar pesquisadores atuando em cada uma destas áreas. A pesquisa em modelagem geométrica servirá de base para os desenvolvimentos tanto em aeroelasticidade, quanto em reologia computacional e escoamentos com fronteiras livres. As pesquisas na área experimental terão o objetivo de validação dos modelos matemáticos e técnicas numéricas em aeroelasticidade. Em especial serão estudados problemas nas seguintes áreas: 1 Modelagem Geométrica: · Estruturas de dados: desenvolvimento de estruturas topológicas para representação de malhas; · Malhas elásticas: movimento dinâmico de malha respeitando a geometria do domínio; · Interpolação: interpolação de propriedades nos elementos do domínio; · Método de fronteira imersa: estudo de simulação numérica direta sobre corpos com geometria complexa; · Refinamento adaptativo da malha: adaptação de malha a partir de propriedades do escoamento; · Paralelização do código: utilização de técnicas de paralelização para distribuição do programa em um cluster; 2 Aeroelasticidade: · Modelo matemático para aerodinâmica não estacionária bi- e
Membro: José Alberto Cuminato.
Este projeto temático propõe o desenvolvimento de métodos numéricos para mecânica dos fluidos não estacionária, com aplicações na área de aeronáutica (efeitos viscosos, stall aerodinâmico, etc) e em reologia (métodos para fluidos não-newtonianos, modelagem, etc.). Este projeto visa a integração entre diversos grupos de pesquisa do estado de São Paulo.
Membro: Fabrício Simeoni de Sousa.
Desenvolvimento de um conjunto de bibliotecas voltada para simulação de escoamentos ao redor de aeronaves e simulação de escoamentos de fluidos viscoelásticos com superfícies livres
Membro: Antonio Castelo Filho.
2.   2006-2006. Probal-Capes/DAAD: Modelagem Geométrica, Deformação e Visualização de Dados Amostrados Massivos
Projeto de Colaboração Internacional Brasil - Alemanha.
Membro: Luis Gustavo Nonato.
3.   2006-2006. Teoria e Prática dos Problemas de Corte e Empacotamento- Temático FAPESP. Coordenador Prof. Dr. Marcos Nereu Arenales

Membro: Maristela Oliveira dos Santos.

Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
4.   2006-2006. Técnicas Avançadas de classificação de dados (CNPq - Proc. 473778/2006-8)
Este projeto investiga a utilização de técnicas avançadas de classificação em problemas de Aprendizado de Máquina. Os problemas de classificação investigados são aqueles em que o perfil das classes pode mudar com o passar do tempo, em que classificadores binários precisam ser combinados para lidar com problemas que apresentam mais de duas classes e em que as classes estão organizadas de forma hierárquica.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.

2005

1.   2005-2005. A família Weibull-exponenciada na análise de dados de tempos de vida
Este projeto trata do estudo de procedimentos inferenciais clássicos e bayesianos considerando a família Weibull-exponenciada para dados de sobrevivência, considerando a ocorrência de correlação entre observações em dados agrupados e dados de sobrevivência com fração de cura. Além disso, pretendemos aplicar o método de avaliação de influência local proposta por Cook (1986) ao modelo de regressão Weibull-exponenciada. Vários trabalhos apresentam o desenvolvimento da aplicação da técnica de influência local. Em particular, para dados de sobrevivência, destacam-se os trabalhos de Escobar e Meeker (1992), Pettitt e Bin Dadud (1989), Ortega, Bolfarine e Paula (2003).
Membro: Vicente Garibay Cancho.
2.   2005-2005. Controle, Filtragem e Estimação de Sistemas Lineares Sujeitos a Saltos Markovianos
Este projeto visa estudar aspectos de controle, filtragem e estimação para a classe de sistemas lineares sujeitos a saltos Markovianos. O Projeto conta com BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA NÍVEL 2. Obs: SUSPENSO entre março de 2007 por um ano, devido a viajem para o exterior por parte do bolsista.
Membro: Eduardo Fontoura Costa.
3.   2005-2005. Desenvolvimento de Sistemas Híbridos Inteligentes - CNPq/CT-INFO (Proc.: 550295/2005-4)
Neste projeto, serão investigadas e propostas novas técnicas para a construção de SIHs: métodos de otimização global para o projeto automático de redes neurais artificiais, extração de regras simbólicas de redes neurais artificiais, e técnicas de comitês aplicadas a algoritmos de agrupamento. Uma vez terminado o projeto, os recursos humanos formados estarão aptos a desempenhar funções de ensino e pesquisa na área de Inteligência Computacional, particularmente em redes neurais, sistemas inteligentes híbridos, aprendizagem de máquina.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
4.   2005-2005. Estabilizabilidade de Controladores de Custo Limitado, Estacionários e Aproximativos para Sistemas não Lineares
O projeto visa promover a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do plano de pesquisa, que envolve o estudo da estabilidade de controle de horizonte retrocedente para sistemas não lineares e custos não quadráticos. OBS: financiamento via auxilio pesquisa FAPESP ENCERRADO em 2006.
Membro: Eduardo Fontoura Costa.
5.   2005-2005. P&D Sistema de simulação da incorporação de biomassa durante o enchimento de compartilhamentos de reservatórios
Desenvolvimento de um sistema capaz de simular a incorporação de biomassa durante o enchimento de reservatórios hidroelétricos
Membro: Antonio Castelo Filho.
6.   2005-2005. PROJETO CAPES/GRICES No. 136/05 - Modelação Numérica de Escoamentos de Fluidos com Superfícies Livres
Esse projeto tem como objetivo promover a interação entre o grupo de pesquisa português e o grupo brasileiro, tendo como meta o desenvolvimento de métodos numéricos para simular escoamentos de fluidos viscoelásticos com superfícies livres e validação experimental. O grupo brasileiro tem longa experiência no tratamento numérico de escoamentos com fronteiras livres e o grupo português tem considerável experiência no tratamento numérico e experimental de escoamentos de fluidos não-newtonianos em ambientes confinados. Assim, esse projeto visa promover o contato entre esse grupos com a finalidade de avançar na área de simulação numérica de escoamentos não-newtonianos com superfícies livres.
Membro: Murilo Francisco Tome.
7.   2005-2005. Projeto Universal CNPq - Modelos e Métodos Matemáticos para Problemas de Planejamento e Controle da Produção
O objetivo de pesquisa deste projeto é estudar e propor soluções para problemas de planejamento da produção, mais especificamente, problemas de dimensionamento de lotes; e de corte de estoque. No problema de dimensionamento de lotes nosso objetivo é encontrar um plano de produção de mínimo custo que respeite restrições de produção, tais como, capacidade produtiva e atendimento da demanda. O problema de corte consiste em determinar a melhor foram de cortar unidades de matéria-prima de maneira a produzir um conjunto de unidades menores reduzindo ao máximo a perda de matéria-prima. Os problemas descritos são encontrados em diferentes ramos de produção, tais como, industrias de bebidas, fundições e fábricas de papel e celulose. A economia gerada ao longo da cadeia produtiva quando consideramos alguns problemas de manufatura de forma integrada, nos motivou a estudar a integração entre os problemas de dimensionamento de lotes e cortes; e dimensionamento de lotes e transporte. Atualmente, diversos fatores tais como, a alta velocidade de desenvolvimento dos produtos e a crescente globalização dos mercados, fazem com que as empresas enfrentem um ambiente muito competitivo. Esses fatores levam à busca contínua de novas técnicas que permitam atingir elevados índices de eficiência e baixos custos operacionais. Devido à busca da excelência e a vasta gama de problemas que podem ser tratados por otimização combinatória, acreditamos que os problemas estudados forneçam uma rica linha central de pesquisa para o projeto com grande possibilidade de aplicação a problemas reais. Uma importante característica que tem motivado os pesquisadores a estudar os problemas de dimensionamento de lotes e de cortes é a grande quantidade de variações existentes para os problemas. Devido ao grande número de decisões a serem tomadas na solução de problemas reais, esses são, na maioria das vezes, intratáveis, ou seja, para esses problemas não existem algoritmos exatos que encontrem uma solução
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.

2004

1.   2004-2004. Análise de Expressão Gênica Utilizando Técnicas de Aprendizado de Máquina - CNPq (Biotecnologia)
Os projetos Genoma estão gerando uma grande massa de dados biológicos. Diversas pesquisas correntes em Bioinformática têm sido dedicada à análise destes dados para a descoberta de padrões e aquisição de novos conhecimentos. Ou seja, o foco mudou do acúmulo dessas informações para uma análise das mesmas. Porém, a realização desta tarefa de forma manual, em laboratórios, se mostra impraticável e muito custosa. Técnicas computacionais capazes de extrair conhecimento dos dados clínicos e biológicos de forma automática se tornam especialmente adequadas neste caso. É crescente a utilização de Algoritmos de Aprendizado de Máquina (AM) em diferentes domínios de aplicação onde o principal objetivo é a implementação de sistemas capazes de adquirir conhecimento de forma automatizada. Este projeto tem como objetivo a investigação e uso de técnicas de Aprendizado de Máquina para o auxílio na resolução de problemas computacionais envolvendo a análise de expressão gênica e previsão da estrutura de proteínas.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
2.   2004-2004. Controle e Filtragem de Sistemas Estocásticos Markovianos com Saltos nos Parâmetros
Participação em projeto Temático FAPESP. Este projeto visa prover infraestrutura e interação de grupos de pesquisa, que têm produção significativa no tema. Estes grupos estão localizados na FEEC-UNICAMP, na Escola Politécnica da USP, no LNCC-CNPq no ICMC-USP e na UFES. Objetivos de Pesquisa: tem-se como ênfase especial o estudo de sistemas estocásticos com saltos markovianos nos parâmetros, nos aspectos de estabilidade, controle e filtragem. OBS 1: o Prof. Eduardo F. Costa consta como pesquisador principal do projeto a partir de meados de 2007. OBS 2: O projeto envolve a participacao de diversos alunos, sendo o total conhecido pelo coordenador do projeto, Prof. J.B.R. do Val (FEEC-UNICAMP); sob supervisão do Prof. Eduardo houve 2 mestrados, e há 1 doutorado em curso.
Membro: Eduardo Fontoura Costa.
3.   2004-2004. Estudo de Heurísticas para Problemas de Planejamento de Produção
Este projeto de pesquisa tem como objetivo central o estudo e desenvolvimento de heurísticas para auxiliar as decisões em problemas de planejamento da produção que se situam especialmente em dois tópicos: problemas de dimensionamento de lote; e problemas integrados de produção. Estes são problemas de otimização combinatória e, portanto, de difícil solução. Por este motivo, optamos por estudar e desenvolver algoritmos heurísticos para sua solução. Na primeira parte do projeto, estudaremos o PDL sob dois enfoques: aplicando para sua resolução a técnica heurística de oscilação estratégica; e o estudo do problema com carryover, para o qual estudaremos, a princípio, heurísticas de busca local. Na segunda parte do projeto, iremos trabalhar com dois problemas integrados: o problema de planejamento da produção associado ao corte de estoque; e o problema de planejamento de produção e distribuição de itens. Para ambos serão propostos algoritmos heurísticos para sua resolução.
Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
4.   2004-2004. Estudo Numérico de Transição Induzida por Rugosidade em Placa Plana Utilizando o Método das Fronteiras Imersas
Este projeto tem com o o objetivo o desenvolvimento e aplicação de técnicas de fronteiras imersas para o estudo numérico de transição devido a rugosidades em superfícies.
Membro: Leandro Franco de Souza.
5.   2004-2004. FINEP 0/1/03/0358/00 Planejamento da Programaçaõ da Operação
Desenvolvimento de modelos de otimização estocásticos para planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos e desenvolvimente e análise de modelos de séries temporais para previsão de vazões
Membro: Marinho Gomes de Andrade Filho.
6.   2004-2004. Inferência estatística e avaliação de influência local em modelos de comparação de instrumentos de medição

Membro: Mário de Castro Andrade Filho.
7.   2004-2004. Kyatera, Laboratory for Optimisation of Manufacturing - FAPESP
Uma empresa manufatureira competitiva é viável apenas se o desempenho de seus sistemas fabris é bem controlado e mantido em alto nível. Equipamentos fabris distribuídos vêm sendo controlados por sistemas CNC modernos de arquitetura aberta capazes de receber e enviar informações sobre o processo através de conexões Ethernet ou HSSB (High Speed Serial Bus). Sistemas manuais são sujeitos a falhas tais como a confiabilidade, atualização, detecção de não-conformidades e outros fatores que afetam negativamente o sistema de produção. Assim, a proposta deste projeto é desenvolver ferramentas baseadas em técnicas de Inteligência Computacional (I.C.) para o monitoramento e controle remoto de processos de retificação. Através de uma rede de dados de alto desempenho, as informações coletadas pelos sensores da máquina-ferramenta poderão ser remotamente processadas por computadores com capacidade computacional maior que a do computador acoplado ao CNC da máquina-ferramenta, visando principalmente: (i) reduzir a sensibilidade a distúrbios do sistema de monitoramento do processo de retificação, (ii) reduzir o número de peças defeituosas geradas na usinagem e (iii) aumentar a velocidade de produção das peças.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
8.   2004-2004. Projeto CT-Saúde: CNPq-501584/2003-0 Modelagem e Predição dos Casos de Dengue na Paraíba
O presente projeto pretende solucionar os problemas relacionados a modelagem e previsão dos casos de ocorrência de dengue, oferecendo uma possibilidade de orientação para políticas preventivas de saúde pública a custo reduzido. Para tanto, pretende-se investigar e disponibilizar metodologias de baixo custo a partir de dados oficiais e com elevado poder de acurácia que permitam antecipar quando, onde e qual será a incidência de casos de dengue em cada um dos municípios do estado da Paraíba. Para atingir os objetivos propostos, a equipe utilizará três vertentes de trabalho: 1) uma vertente utilizando técnicas de geoprocessamento para monitoramento dos casos de dengue, geração dos mapas e modelagem estatística adequada; 2) uma vertente utilizando técnicas de controle estatístico de qualidade para monitorar a ocorrência mensal de casos e identificar situações endêmicas e epidêmicas; 3) uma vertente utilizando técnicas de previsão das ocorrências de casos futuros de dengue, usando como ferramentas, as séries temporais e a inferência bayesiana. Para tanto, agregam-se três departamentos de duas universidades que trabalharão em cooperação para o desenvolvimento de metodologias para a monitoração e previsão da ocorrência dos casos de dengue no estado da Paraíba. Para garantir uma proveitosa cooperação entre as duas instituições, um banco de dados centralizado na UFPB será utilizado em conjunto pelas duas instituições e também serão utilizadas ferramentas de implementação de grupos de trabalho para ampliar o leque de possibilidades de interação. Também estão previstas visitas de trabalho duas vezes ao ano entre as equipes da UFPB e da USP/São Carlos e durante essas visitas, as interações e discussões serão ampliadas. Tão logo as metodologias sejam desenvolvidas e validadas, serão repassadas ao estado e municípios para incrementar as ações de vigilância epidemiológicas no sentido de combater o dengue..
Membro: Marinho Gomes de Andrade Filho.
9.   2004-2004. Projeto Temático FAPESP 2003/06736-7 Controle e Filtragem de Sistemas Estocásticos com Salto nos parâmetros
Esse proejto visa prover infraestrutura e dar amparo à interação de grupos de pesquisa consolidados, que têm atividades análogas e produção significativa no tema proposto. Estes grupos estão localizados na FEEC-UNICAMP, na Escola Politécnica da USP, no LNCC-CNPq no ICMC-USP e na UFES. Objetivos de Pesquisa: tem-se como ênfase especial o estudo da classe de sistemas estocásticos com saltos markovianos nos parâmetros. Estes sistemas apresentam interesse tanto teórico como em aplicações .
Membro: Marinho Gomes de Andrade Filho.

2003

1.   2003-2003. Desenvolvimento de Tecnologia CFD para Aeronaves de Alto Desempenho
Este projeto tem por objetivo desenvolver um software para simulação de escoamentos em aeronaves. O módulo do projeto referente a movimento de malhas e interpolação está sendo pelo nosso grupo.
Membro: Luis Gustavo Nonato.
Desenvolvimento de um software para simulação de escoamentos em aeronaves. O módulo do projeto referente a movimento de malhas e interpolações foi desenvolvida pelo nosso grupo.
Membro: Antonio Castelo Filho.
2.   2003-2003. Estruturas de Dados Topológicas e Geração de Malhas a partir de Amostras
Este projeto de pesquisa visa desenvolver estruturas de dados topológicas que possam ser utilizadas por pessoal não especializado. Para isso, uma nova concepção de operadores topológicos e mecanismos de encapsulamento de informações são empregados. Além disso, a partir de dados amostrados, pretende-se empregar o controle topológico oferecido por tais estruturas na elaboração de técnicas para construção de modelos apropriados para simulação numérica.
Membro: Luis Gustavo Nonato.
Desenvolvimento de estruturas de dados topológicas que possam ser utilizadas por pessoal não especializado. Para isso, uma nova concepção de operadores topológicos e mecanismos de encapsulamento de informações são empregados. Além disso, a partir de dados amostrados, pretende-se empregar o controle topológico oferecido por tais estruturas na elaboração de técnicas para construção de modelos apropriados para simulação numérica.
Membro: Antonio Castelo Filho.
3.   2003-2003. Investigação de Técnicas de Aprendizado de Máquina em Bioinformática - CNPq-Universal
Este projeto tem por objetivo a investigação do desempenho de técnicas de Aprendizado de Máquina em problemas de Biologia Molecular através de: · Análise do desempenho de máquinas de vetores de suporte para problemas com mais de duas classes; · Análise do desempenho de diferentes técnicas de clusterização para análise de expressão gênica; · Estudo de alternativas para combinação de técnicas de clusterização em comitês para análise de expressão gênica; · O desenvolvimento de ferramentas computacionais para auxílio à solução de problemas de Biologia Molecular utilizando os resultados obtidos nos experimentos realizados.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
4.   2003-2003. Modelos de Regressão com Erros nas Variáveis com Intercepto Nulo
Projeto Regular: FAPESP Motivado por vários conjuntos de dados reais, este projeto consiste no desenvolvimento de metodologias e análise de vários modelos adequados para cada conjunto de dados descrito no projeto. Durante a tese de doutorado e no projeto de pós doutorado foram desenvolvidos modelos de regressão com erros nas variáveis com intercepto nulo sob o enfoque clássico e bayesiano, respectivamente, motivado por um conjunto de dados da faculdade de Odontologia da USP. O objetivo deste estudo foi a comparação de dois tipos de escovas em relação a eficácia na remoção de placas dentárias. Motivado por um conjunto de dados apresentado em um artigo recente de Hadgu e Koch (1999), referente a índices de placa bacteriana com a utilização de três tipos de líquidos de bochecho, vamos extender o modelo desenvolvido para um modelo multivariado com erros nas variáveis com intercepto nulo, utilizando metodologias Bayesianas. Vamos desenvolver também, modelos utilizando misturas de distribuições normais para este conjunto de dados e também para os dados apresentado em Losso et al (1997).
Membro: Reiko Aoki.
5.   2003-2003. Projeto Genoma EST do camarão Litopenaeus vannamei
O projeto genoma EST do camarão Litopenaeus vannamei visa seqüenciar 300.000 ESTs ( Expressed Sequence Tags) ou 50.000 clusters nos próximos 3 anos, através da formação de uma rede de laboratórios, de maneira a colocar o Brasil dentre os países de vanguarda nos estudos genômicos dessa espécie, subsidiando o desenvolvimento de modernas tecnologias de base genética para o setor produtivo brasileiro, tais como mapeamento genético, identificação de genes relacionados a caracteres de interesse econômico e seleção assistida por marcadores moleculares. Projeto coordenado pelo Prof. Pedro Galetti da UFSCar
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
6.   2003-2003. Projeto Temático FAPESP de Física-Matemática
Pesquisador Principal
Membro: Paulo Afonso Faria da Veiga.
7.   2003-2003. Solução Numérica de Escoamentos Viscoelásticos Tridimensionais com Superfícies Livres - Edital Universal - CNPQ Proc. no. 474040/2003-8
Este projeto visa desenvolver um método numérico para simular escoamentos viscoelásticos tridimensionais com superfícies livres governados pela equação constitutiva Oldroyd-B.
Membro: Murilo Francisco Tome.

2002

1.   2002-2002. Desenvolvimento de Sensores Polimericos para Aplicações na Agricultura e Meio Ambiente - FAPESP (Tematico)
A Embrapa Instrumentação tem se dedicado ao desenvolvimento de novas metodologias, instrumentos, sensores e tecnologias relacionadas à instrumentação que, contribuam para a melhoria da competência e sustentabilidade do agronegócio brasileiro e preservação do meio ambiente, temas de extrema importância para o país. Neste contexto, o objetivo deste projeto é a preparação, caracterização e desenvolvimento de sensores poliméricos, sendo investigados na Embrapa, para a avaliação de paladar, aroma e qualidade de diversos tipos de bebidas (vinho, café, sucos de fruta e leite) e a avaliação da qualidade da água através da detecção de pesticidas e substâncias húmicas. O sensor será constituído por diferentes unidades sensoriais nas quais são depositados filmes de polímeros condutores com composições otimizadas e selecionadas de forma a se obter um padrão de resposta elétrico característico do tipo de bebida em estudo, com a posterior análise destes padrões por técncias de Inteligência Artificial (Redes Neurais). Projeto desenvolvido na Emprapa Instrumentação Agropecuária de São Carlos sob a coordenação do Dr. Luis Mattoso.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
2.   2002-2002. Desenvolvimento, caracterização e utilização de sensores para avaliação de qualidade de águas - CNPq (CT-Hidro)
Este projeto investiga a utilização de uma língua eletrônica que emprega sensores poliméticos para o monitoramento da qualidade da água. Dados obtidos pelos sensores serão repassados para uma rede neural artificial que será treinada para efetuar de forma automática a classificação de amostras de água. Projeto desenvolvido na Emprapa Instrumentação Agropecuária de São Carlos sob a coordenação do Dr. Luis Mattoso.
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
3.   2002-2002. Investigação de Técnicas de Aprendizado de Máquina e Mineração de Dados para Análise de Dados do Projeto Genôma Clínico
Este projeto tem como objetivo a investigação e uso de técnicas de Aprendizado de Máquina para o auxílio na resolução de problemas envolvendo o reconhecimento de genes em seqüências de nucleotídeos, em particular a identificação de sítios de splice alternativos, e a extração de conhecimento de bases de dados clínicas e biológicas. Estes dados estão sendo gerados pelo projeto "Clinical Genomics".
Membro: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
4.   2002-2002. Propriedades Espectrais para a Cromodinâmica Quântica na Rede
Projeto Universal do CNPq
Membro: Paulo Afonso Faria da Veiga.

2001

1.   2001-2001. Projeto Temático - FAPESP Proc. no. 2000/03385-0
Esse projeto visa desenvolver o sistema Freeflow3D de modo que o mesmo possa tratar problemas reais na area de mecânica dos fluidos computacional. Entre os problemas a serem atacados estão: simulação de escoamentos com superfícies livres em domínios complexos; desenvolvimento de um método numérico para simular escoamentos viscoelásticos bem como de fluidos generalizados; inclusão de tensão superfícial no sistema freeflow3D; desenvolver métodos numéricos para simular escoamentos turbulentos.
Membro: Murilo Francisco Tome.
2.   2001-2001. Solução Numérica das Equações de Navier-Stokes
Muitos problemas práticos podem ser modelados como um problema com superfície livre, a saber: injeção em moldes, problemas de camada fina no processo de condensação, segurança de centrais nucleares, enchimento de containers, entre outros. Além disso, muitos problemas industriais envolvem o escoamento transiente de fluidos com superfície livre em domínios complexos. Na indústria alimentícia, por exemplo, muitos problemas envolvem o enchimento/esvaziamento de moldes com geometrias complexas. Portanto, é de grande interesse industrial o desenvolvimento de ferramentas que possibilitem a modelagem e simulação do processo de injeção com injetores de geometrias complexas. O principal objetivo deste projeto é a construção de um sistema de computação capaz de simular escoamentos incompressíveis com superfícies livres. Esse sistema vem sendo construído ao longo dos anos e é denominado FreeFlow-3D. O sistema FreeFlow-3D é constituído de três módulos distintos e independentes, a saber: um módulo de modelagem (modelador), um módulo de simulação (simulador) e um módulo de visualização (visualizador). O modelador disponibiliza uma interface amigável para o usuário definir o domínio geométrico, injetores, fluidos, condições de fronteira e demais parâmetros relacionados com a simulação que ele deseja realizar. Esse módulo foi fundamental para tornar o sistema FreeFlow-3D relativamente fácil de ser utilizado. O simulador ocupa-se da implementação da discretização, por diferenças finitas, das equações governantes (equações de Navier-Stokes e equação da continuidade), incluindo toda a gerência das condições de fronteira tanto nas fronteiras rígidas como nas fronteiras livres. Esse módulo é a essência do sistema FreeFlow-3D, porque é nele que está contida a maior parte da tecnologia da Dinâmica dos Fluidos Computacional. O visualizador é constituído de um sistema que permite a visualização dos resultados e emprega várias ferramentas de visualização.
Membro: José Alberto Cuminato.
3.   2001-2001. Solução Numérica das Equações de Navier-Stokes
Muitos problemas práticos podem ser modelados como um problema com superfície livre, a saber: injeção em moldes, problemas de camada fina no processo de condensação, segurança de centrais nucleares, enchimento de containers, entre outros. Além disso, muitos problemas industriais envolvem o escoamento transiente de fluidos com superfície livre em domínios complexos. Na indústria alimentícia, por exemplo, muitos problemas envolvem o enchimento/esvaziamento de moldes com geometrias complexas. Portanto, é de grande interesse industrial o desenvolvimento de ferramentas que possibilitem a modelagem e simulação do processo de injeção com injetores de geometrias complexas. O principal objetivo deste projeto é a construção de um sistema de computação capaz de simular escoamentos incompressíveis com superfícies livres. Esse sistema vem sendo construído ao longo dos anos e é denominado FreeFlow-3D. O sistema FreeFlow-3D é constituído de três módulos distintos e independentes, a saber: um módulo de modelagem (modelador), um módulo de simulação (simulador) e um módulo de visualização (visualizador). O modelador disponibiliza uma interface amigável para o usuário definir o domínio geométrico, injetores, fluidos, condições de fronteira e demais parâmetros relacionados com a simulação que ele deseja realizar. Esse módulo foi fundamental para tornar o sistema FreeFlow-3D relativamente fácil de ser utilizado. O simulador ocupa-se da implementação da discretização, por diferenças finitas, das equações governantes (equações de Navier-Stokes e equação da continuidade), incluindo toda a gerência das condições de fronteira tanto nas fronteiras rígidas como nas fronteiras livres. Esse módulo é a essência do sistema FreeFlow-3D, porque é nele que está contida a maior parte da tecnologia da Dinâmica dos Fluidos Computacional. O visualizador é constituído de um sistema que permite a visualização dos resultados e emprega várias ferramentas de visualização.
Membro: José Alberto Cuminato.

2000

1.   2000-2000. Estruturação, Reconstrução e Visualização a partir de Imagens Médicas - Fapesp (99/12037-7)
Após o surgimento de novas tecnologias como ressonância magnética, ultra-sonografia e endoscopia, tornou-se importante a criação de técnicas de reconstrução tridimensional a partir de seções planares. Este projeto de pesquisa visa desenvolver um ambiente de modelagem e visualização onde modelos tridimensionais de objetos serão gerados a partir de imagens médicas. O processo de geração dos modelos é baseado em geometria computacional. Ferramentas capazes de realizar simulações como: cirurgias virtuais, exploração de estruturas internas e dimensionamento de objetos estão incorporadas ao sistema desenvolvido.
Membro: Luis Gustavo Nonato.
Desenvolvimento de um ambiente de modelagem e visualização onde modelos tridimensionais de objetos são gerados a partir de imagens médicas. O processo de geração dos modelos é baseado em geometria computacional. Ferramentas capazes de realizar simulações como: cirurgias virtuais, exploração de estruturas internas e dimensionamento de objetos estão incorporados ao sistema desenvolvido.
Membro: Antonio Castelo Filho.
2.   2000-2000. SNENS III - Solução numérica das equações de Navier-Stokes
Desenvolvimento de métodos numéricos para simulação de escoamentos de fluidos com superfícies livres
Membro: Antonio Castelo Filho.

1999

1.   1999-1999. Projeto Temático FAPESP 99/12737-9 Planejamento da Operação de Sistemas de Energia Elétrico predominantemente Hidrotérmico
Desenvolvimento de modelso markovianos para dados de vazões com finalidade de uso em algoritmos de programação dinâmica estocásticas aplicado ao problema de planejamento de sistemas hidrotérmicos.
Membro: Marinho Gomes de Andrade Filho.

1997

1.   1997-1997. SNENS II - Solução numérica das equações de Navier-Stokes
Desenvolvimento de métodos numéricos para simulação de escoamentos de fluidos com superfícies livres
Membro: Antonio Castelo Filho.

1996

1.   1996-1996. Projeto Indivudual FAPESP 02/01186-6 Influencia da Estocasticidade das vazões no Planejamento de Sistemas Hidrotérmicos
Esse projeto propõe um estudo para avaliar o importância da estocásticidade das vazões afluentes no cálculo da política ótima de um sistema hidrotérmico. Os modelos estocásticos considerados são os modelos do tipo AR(p), os modelos periódicos do tipo PAR(p) e os modelos Threshold Auto-Regressivos TAR(k,p1,?,pk) visando uma modelagem que destingue as vazões dos períodos secos das vazões dos períodos úmidos. A análise considera primeiramente os modelos markovianos AR(1), PAR(1) e TAR(2,1,1) e em seguida os modelos que consideram a correlação temporal ( p>1). O projeto visa avaliar qual a importância dos modelos PAR em lugar dos modelos estacionários AR e a importância da correlação temporal (p>1) na política ótima de operação de sistemas hidrotérmicos. A abordagem proposta é aplicada para alguns sub-sistemas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil
Membro: Marinho Gomes de Andrade Filho.
2.   1996-1996. Projeto Pronex de Física Matemática
Projeto incorporando pesquisadores da USP e UFMG. Coordenado pelo Prof Walter Wreszinski do IFUSP.
Membro: Paulo Afonso Faria da Veiga.

1995

1.   1995-1995. SNENS - Solução numérica das equações de Navier-Stokes
Análise e desenvolvimento de técnicas computacionais para simulação e visualização de escoamento de fluidos Newtonianos com fronteira livre
Membro: Antonio Castelo Filho.

1994

1.   1994-1994. MTSEAD - Métodos topológicos para solução de equações algébrico-diferenciais
Desenvolvimento de métodos numéricos para equações algébrico-diferenciais
Membro: Antonio Castelo Filho.

1993

1.   1993-1993. Aplicações da Análise à Física (Inclui Bolsa Produtividade CNPq, Pronex-CNPq, Auxílios Fapesp e Pró Reitoria de Pesquisa USP. Mais recentemente, Projeto Temático Fapesp e Projeto Universal CNPq)
Visamos demonstrar teoremas matemáticos envolvendo resultados de interesse para importantes sistemas físicos. Além de constituir relevante peça de trabaslho de matemática aplicada, e propiciar o estudo de problemas de natureza puramente matemática, podemos contribuir também para a Física, não só repensando seus conceitos mas também trazendo resultados originais, em geral, para problemas que necessitam o uso de matemática mais sofisticada, escapando das ferramentas usuais de um físico teórico.
Membro: Paulo Afonso Faria da Veiga.

1992

1.   1992-1992. Construção de um modelador de sólidos híbrido
Desenvolvimento de um sistema de modelagem de sólidos
Membro: Antonio Castelo Filho.

*itens sem ano

1.   -.

Membro: Marinho Gomes de Andrade Filho.
2.   -.

Membro: Tiago Pereira da Silva.
3.   -. Auxílo à Pesquisa FAPESP No. 2006/50943-5, "Comportamento assintótico das soluções de equações diferenciais funcionais do tipo neutro"

Membro: Miguel Vinícius Santini Frasson.
4.   -. Modelos de regresion en el intervalo unitario con aplicaciones en el análisis de resultados electorales

Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
5.   -. Modelos de Regresión Binaria y Respuesta al Ítem flexibles

Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
6.   -. Modelos de Regresión para Proporciones

Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
7.   -. Una caracterización de modelos de regresión binaria para probabilidades asimétricas con desarrollo de un aplicativo libre

Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.


(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2023
Data de processamento: 08/03/2023 08:58:41