Departamento de Matemática Aplicada e Estatística

Cynthia de Oliveira Lage Ferreira

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Matemática pela Université de Toulouse, Institut de Mathématiques de Toulouse (2009). É docente da Universidade de São Paulo desde 2013. Atualmente tem se dedicado à pesquisa de temas relativos à análise de dados e sistemas complexos biológicos.

  • http://lattes.cnpq.br/8936337530468942 (03022023)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-HOJE
  • Endereço: Universidade de São Paulo. . Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Avenida Trabalhador Sancarlense 400 CEP 13566590 - São Carlos, SP - Brasil
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2016-2016. A história da humanidade através da matemática: algumas equações que mudaram o mundo
      Embora a matemática pareça muito longe da nossa realidade, temida por muitos e estudada por especialistas e professores, ela está presente em nosso dia a dia. As equações, em particular, são vitais para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Elas tem um papel fundamental no mundo de hoje, desde a cartografia até a navegação por satélite, da música à televisão, da descoberta da América à exploração do espaço. Nesse projeto, temos por objetivo estudar conceitos de matemática do ensino médio e também os conceitos matemáticos por trás de algumas equações fundamentais para o desenvolvimento da humanidade. Alunos do Ensino Médio Orientados: Marcella Rotta Nunes, Sara Eliandra Picirilo dos Santos, Wesley Diniz Moreira e Rhayani Aparecida Paiuta (Escola Álvaro Guião).
      Membro: Cynthia de Oliveira Lage Ferreira.
    2. 2017-2017. O perfil do jovem de hoje: motivações e perspectivas com relação à carreira e ao mercado de trabalho
      Este projeto tem a intenção de, através da coleta de dados e análises estatísticas dos mesmos, traçar um perfil do jovem de hoje e o que ele busca no que diz respeito à sua formação e atuação no mercado de trabalho. Pretendemos realizar uma série de pesquisas para entendermos desde como e onde o jovem busca informação até o que os motiva a escolher um determinado curso de graduação pra guiar sua carreira. Neste sentido, os dados coletados nestas pesquisas servirão, também, para dar subsídio às estruturas curriculares e à divulgação das áreas de saber do ICMC. Por meio da identificação das necessidades dos estudantes de ensino médio, pré-vestibulandos e ingressantes, o Instituto será capaz de planejar ações estratégicas de marketing e comunicação para suprir essas demandas.
      Membro: Cynthia de Oliveira Lage Ferreira.
    3. 2018-2018. Quatro cientistas e suas teorias: Pitágoras, Newton, Einstein e Hawking
      Embora a matemática pareca muito longe da nossa realidade, temida por muitos e estudada por especialistas e professores, ela está presente em nosso dia a dia. As equações, em particular, são vitais para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Elas tem um papel fundamental no mundo de hoje, desde a cartografia ate a navegação por satélite, da música a televisão, da descoberta da América a exploração do espaço. Nesse projeto, temos por objetivo estudar conceitos de matemática do ensino médio e também os conceitos matemáticos por trás de algumas equações fundamentais para o desenvolvimento da humanidade. Estudaremos, também, a vida de alguns cientistas e a relação de suas teorias com a história de matemática. Alunos do Ensino Médio Orientados: Amanda Doria de Santi, Amanda Cruz, Ana Carolina da Silva Santana, Beatriz Lima de Freitas Bosetti e Giovana Pastore (Escola Álvaro Guião).
      Membro: Cynthia de Oliveira Lage Ferreira.
    4. 2018-2018. Uma introdução ao cálculo através da linguagem Python
      Este projeto tem como objetivo trazer, dentro do mesmo contexto, a programação, a matemática e a ciência. Para tal, faremos um estudo das funções matemáticas. Faremos uso da linguagem Python para estudar o limite de funções, derivadas e pontos de máximo global. A linguagem Python possibilita novas maneiras de explorar a matemática, enquanto o aluno desenvolve competências em programação.
      Membro: Cynthia de Oliveira Lage Ferreira.
    5. 2019-2019. Usando a linguagem Scratch para desenvolver habilidades de pensamento computacional e lógico dos estudantes do ensino fundamental.
      Scratch (https://scratch.mit.edu/) é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo laboratório Lifelong Kindergarten no Media do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets). Esta linguagem não exige conhecimento prévio de outras linguagens de programação e é ideal para pessoas que estão começando a programar, tendo sido desenvolvida, especialmente, para crianças acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ela é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos. A linguagem Scratch é considerada mais acessível que linguagens de programação textuais por utilizar uma interface gráfica que permite que programas sejam construídos com blocos encaixados. Esta linguagem é amplamente usada em diversos países, está disponível em vários idiomas e é fornecida gratuitamente para os principais sistemas operacionais (Windows, Linux e Mac). Este projeto tem como objetivo desenvolver e aplicar diversas oficinas (conjunto de aulas) de programação para crianças a partir de 8 anos de idade de escolas de ensino fundamental de São Carlos.
      Membro: Cynthia de Oliveira Lage Ferreira.
    6. 2013-2013. Modelagem de Sistemas Complexos
      Este projeto tem como objetivo o estudo de sistemas complexos que podem ser representados como redes complexas. Estamos interessados no estudo da dinâmica dos pares de bases do DNA (em particular no fenômeno do DNA breathing) no contexto de redes, considerando a influência dos vizinhos não imediatos a um par de bases n e também a influência do código genético nesta dinâmica. Ademais objetivamos analisar redes de filamentos de actina e a propagação de sinais elétricos ao longo dessas redes. Os filamentos de actina são estruturas encontradas no citoesqueleto da célula e que possuem funções na sustentação e forma, transporte de substâncias e também no processo de sinalização celular. Estudaremos algumas medidas de caracterização e métodos de classificação de redes com o objetivo de construir um modelo para as redes de filamentos de actina. Finalmente, vamos modelar processos de propagação de epidemias considerando propriedades pouco exploradas no contexto de redes, que levam em conta nascimentos e mortes, imunidade genética e período de latência.
      Membro: Cynthia de Oliveira Lage Ferreira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Homenagem pelo desempenho docente à turma do Bacharelado em Ciência da Computação USP 2019. Disciplina Cálculo Numérico ministrada no primeiro semestre de 2021... 2021.
      Membro: Cynthia de Oliveira Lage Ferreira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (4)
    1. Resilience and structure of metabolic networks. CNMAC 2018 XXXVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional
    2. Topological Characterization of Cancer Driver Genes using Reactome Super Pathways Networks. Encontro Brasileiro de Topologia
    3. Topological Characterization of Cancer Driver Genes using Reactome Super Pathways Networks. SysBio 2022 - IV International Course on Theoretical and Applied Aspects of Systems Biology
    4. Challenges in COVID-19 dynamics and diagnostic in the State of Rio de Janeiro. 13th Conference on Dynamical Systems Applied to Biology and Natural Sciences (DSABNS 2022)

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. . 1o Workshop de Iniciação Científica do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística. . 2016. Organizacao
    2. . 2o Workshop de Iniciação Científica do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística. . 2017. Organizacao
    3. . 3o Workshop de Iniciação Científica do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística. . 2018. Organizacao
    4. . International Conference on Transport and Diffusion in Dynamical Systems. . 2016. Organizacao

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Cynthia de Oliveira Lage Ferreira ⇔ André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho (1.0)
      1. Cutigi, Jorge Francisco; Evangelista, Renato Feijo; Ramos, Rodrigo Henrique; de Oliveira Lage Ferreira, Cynthia; Evangelista, Adriane Feijo; DE CARVALHO, ANDRE C. P. L. F.; Simao, Adenilso. Combining Mutation and Gene Network Data in a Machine Learning Approach for False-Positive Cancer Driver Gene Discovery. Em: Lecture Notes in Computer Science. 1 ed. : Springer International Publishing. 2020.p. 81-92.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2023
Data de processamento: 08/03/2023 08:58:36