Departamento de Sistemas de Computação

Edson dos Santos Moreira

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1984), doutorado em Ciência da Computação pela University of Manchester - UK (1989) com estágios de pós-doutorado na Strathclyde University (jan-fev/1993) e University of Cambridge, the Computer Laboratory (fev/2006 ~ jan/2007). É Professor Titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo desde agosto/2010. Tem experiência na área de Ciência da Computação e sua pesquisa principal é desenvolvida nos seguintes temas: Redes de Computadores, Comunicação sem-fio, Redes Veiculares, Gerenciamento de Mobilidade, Tecnologia Internet. Durante 24 anos de atuação na pós-graduação orientou 40 mestrados e 12 doutorados. Foi Chefe do Departamento de Ciências de Computação e Estatística do ICMC-USP (out/1996-out/1998), Diretor do Centro de Computação Eletrônica da USP (out/2000-jan/2006) e membro de vários órgãos colegiados na universidade.

  • http://lattes.cnpq.br/0145887238250184 (27022017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo. Departamento de Ciências da Computação. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Avenida Trabalhador Sancarlense CEP 13566590 - São Carlos, SP - Brasil
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (17)
    1. 2001-2001. DEEPSIA - Dynamic on- linE IntErnet Purchasing System based on Intelligent Agents
      The strategic aim of "DEEPSIA - Dynamic on-linE IntErnet Purchasing System based on Intelligent Agents" is the creation of a state-of-the-art solution information and business system based on Internet network, which will support companies' usual day to day purchasing requirements via the Internet. Intelligent agents, human agents, catalogue management, software mediation, database technology and up to date communication technologies will be used towards the integration of the flow of business information to and from buyers and suppliers.
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    2. 2005-2005. HiPerBOLE: High Performance Backbone of Optically-Linked Elements
      O Centro de Computação Eletrônica está participando da iniciativa Kyatera como implantador da malha óptica, da caracterização, projeto e implantação da rede IP e no desenvolvimento de um serviço de vídeo, o VídeoLab. Este último prevê a utilização de 2 servidores com codificadores de vídeo em qualidade DV e receberão placas de captura DV over IP. Um terceiro servidor será usado como gerenciador do serviço a ser colocado na rede Kyatera em regime de produção. Um canal permanentemente ativo, com conteúdo variado, será disponibilizado para a rede Kyatera, possibilitando o desenvolvimento de projetos de medida de performance sobre um stream de vídeo de alta qualidade e de banda alta.O projeto KyaTera é um esforço cooperativo que visa ao estabelecimento de uma rede de fibras ópticas interconectando cerca de 100 laboratórios para pesquisa, desenvolvimento e demonstração de tecnologias para aplicações de Internet Avançada.
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    3. 2003-2003. VIMOS (Vídeo, Mobilidade e Segurança), SEPIN-CNPq-FINEP-01/2002, http://www.dcc.unicamp.br/~nfonseca/vimos/
      Descrição: O rápido desenvolvimento de novas tecnologias para redes de alta banda, comunicação sem fio, técnicas de compressão, etc, tornou possível o desenvolvimento de sofisticadas infraestruturas de comunicação para suportar uma variedade de aplicações multimídia. Dentre essas podemos distinguir, por exemplo, a transmissão de áudio e vídeo em tempo real. Entretanto, um ambiente sem fio traz desafios adicionais a essas aplicações devido a taxas mais altas de erro em comparação a redes interligadas por fibra ótica, limitações de banda e mobilidade dos usuários. O objetivo deste projeto será estudar, conceber e avaliar o desempenho de um conjunto de mecanismos e protocolos capazes de lidar com esses aspectos para permitir a transmissão de vídeo com qualidade e segurança. Dentre os aspectos abordados neste projeto podemos citar protocolos e mecanismos de provisão de QoS e segurança em redes sem fio, caracterização do tráfego de vídeo, middleware para o gerenciamento da QoS nestas redes e aplicações de vídeo adaptativas..
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    4. 2004-2004. Taquara: Tecnologia, Aplicacoes e Qualidade de Servico em Redes Acancadas
      Este projeto reúne pesquisadores de instituições renomadas com grande experiência na área de redes avançadas, o que garante: o desenvolvimento de pesquisa de ponta, a formação de recursos humanos especializados, o cumprimento das metas propostas e o retorno do investimento. Uma rede Gigabit possibilita novas aplicações, mas implica grandes volumes de tráfego com impacto no gerenciamento de tráfego, nos mecanismos de controle de fluxo dos protocolos, na oferta de QoS e na escalabilidade de mecanismos de segurança. No nível aplicativo, a distribuição de vídeo e os sistemas de grades computacionais são dois beneficiários potenciais das redes Gigabit. A distribuição de vídeo com qualidade e segurança permite atender diversas aplicações tais como videoconferência, tele-ensino, tele-medicina, TV por IP etc. que se tornam possíveis em uma rede de alta velocidade. As redes Gigabit também viabilizam aplicações de grade computacional de larga escala. Nesta área, a equipe desenvolve o sistema InteGrade que apresenta características inovadoras em relação aos ambientes de grade tradicionais tais como: modelo fortemente baseado em objetos distribuídos, aproveitamento de recursos ociosos e ênfase em aplicações paralelas fortemente acopladas. O suporte a segurança e a compreensão dos padrões de tráfego na grade serão essenciais para a disseminação e o uso do sistema em ambientes reais. No que se refere a protocolos de transporte confiável de dados a altíssima velocidade, os atuais mecanismos de controle de fluxo usados no protocolo TCP são limitados. É necessário estudar novos mecanismos ou propor novos protocolos de transporte que sejam capazes de utilizar, de forma eficiente e justa, as altas taxas de transmissão disponíveis. Já do ponto de vista da segurança, um sistema de rastreamento de pacotes adaptado a uma rede Gigabit é uma facilidade essencial para um administrador de redes e torna as redes mais seguras, inibindo a ação de invasores..
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    5. 1992-1992. Programação de Redes de Computadores: Avaliação de Aspectos envolvendo Mecanismos de Comunicação
      Descriçao
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    6. 1991-1991. Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Voz, Som e Imagem
      Descriçao
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    7. 2007-2007. TIDIA-Kyatera: HyPerBOLE: a Hybrib and Perception-driven Backbone of Optical-WireLEss Elements
      Este projeto visa promover o aumento da capacidade de geração de conhecimento em tecnologias de redes e aplicações da Internet Avançada. Visa também a formação de recursos humanos altamente qualificados e em quantidade, principalmente com vocação à pesquisa no âmbito do Estado de São Paulo. As tecnologias a serem pesquisadas e testadas devem prioritariamente visar aplicações de cunho acadêmico, tais como ensino a distância de ciências experimentais, tele-colaboração e realização de experimentos científicos via Internet. Nesta primeira Chamada o projeto objetiva o desenvolvimento de uma rede de fibras ópticas que permita comunicações sem limite tangível de largura de banda para o desenvolvimento de novas aplicações da Internet. De forma mais específica, o projeto objetiva a especificação, desenvolvimento e construção de uma rede do tipo FTTLab e a demonstração de uma aplicação (WebLabs) pelos próprios grupos de pesquisa da comunidade científica em parceria com empresas. A rede deve ser planejada e desenvolvida visando seu posterior uso pelos próprios participantes para fins de pesquisa. O desenvolvimento da rede pelos próprios pesquisadores e empresas parceiras, baseado no domínio total das tecnologias envolvidas, visa multiplicar a capacidade de geração de conhecimento e de formação de recursos humanos na área de redes ópticas avançadas. O projeto objetiva também estimular a capacitação e inovação das empresas no Estado de São Paulo através da licitação para desenvolvimentos de dispositivos, equipamentos e outros itens a serem utilizados na rede FTTLab e nos WebLabs, bem como através da interação entre empresas e a comunidade científica...
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    8. 2007-2007. FAPESP TIDIA-Ae (fase 2) Aprendizado Eletronico sobre Plataforma de Redes de Alta Velocidade
      Os principais objetivos do Projeto de Aprendizagem Eletrônica (TIDIA-Ae) são a pesquisa e o desenvolvimento na área de tecnologia da informação voltada para especificação, projeto e implementação de ferramentas aplicáveis à área de Educação a Distância (EaD). A idéia é desenvolver soluções flexíveis de grande impacto social, porém a um baixo custo, devido à utilização de plataformas livres no seu desenvolvimento.
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    9. 2009-2009. PROCAD Novas Fronteiras
      O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica, no âmbito da Ação Novas Fronteiras, tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas, que estimulem a formação pós-graduada, a mobilidade docente e discente e a fixação de pesquisadores doutores nas Regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste. O Programa atende ao disposto no Plano Nacional de Pós-Graduação 2005- 2010, que prevê ações visando à diminuição das desigualdades regionais, observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação - SNPG.
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    10. 2009-2009. INCT de Sistemas Embarcados Críticos
      A criação de um Instituto de Sistemas Embarcados Críticos é proposta neste projeto. O objetivo geral desse instituto é elevar o nível de conhecimento, competência e qualidade no país sobre o desenvolvimento desse tipo de sistema, considerando que se trata de tecnologia importante para apoiar o desenvolvimento de áreas estratégicas do país, como a do meio ambiente, a de segurança e defesa e a de agricultura. O projeto é abrangente e envolve grupos de pesquisadores de nove universidades brasileiras e sete empresas. Os principais objetivos mais específicos são o desenvolvimento de pesquisas para a construção de sistemas embarcados críticos com ênfase para veículos autônomos móveis e a construção de pelo menos dois protótipos de veículo, um aéreo e um terrestre, com o objetivo de serem transferidos para as empresas associadas, visando a possível fabricação e comercialização. Outros objetivos relevantes são a produção de uma metodologia que documente esse conhecimento e possa ser usada para o treinamento de pessoal formado na área; a produção de mestres e doutores e produção intelectual na forma de artigos científicos apresentados e publicados em conferências e periódicos de boa qualidade, bem como de patentes..
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    11. 2008-2008. Serviços e Aplicações Inovadoras para TV Digital Interativa ? i2TVD
      * Avançar o estado da arte nas áreas envolvidas, em particular nas seguintes entre as áreas temáticas especificadas no edital: (a) Engenharia de Software voltada à pesquisa e ao desenvolvimento de software básico, ?middleware?, sistemas operacionais e ?firmware?, e (d) Gestão, produção, geração, veiculação, interatividade e educação a distância na TV digital * Promover colaboração sinergética entre os pesquisadores participantes * Fortalecer os programas de pós-graduação envolvidos no que tange relativos à formação de recursos humanos em TVD * Aumentar o número de publicações e protótipos de pesquisa de qualidade produzidos nessa área pela comunidade acadêmica brasileira * Promover o treinamento de recursos humanos no CWI, Netherlands, e em instituições de pesquisa do Brasil com atuação destacada na área * Promover inovação em tecnologia de informação * Explorar a integração das plataformas de TVD e Web no provimento de uma infra-estrutura de suporte à ao trabalho colaborativo, com experimentos no contexto da TVD brasileira e com estudos de caso no domínio educacional.
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    12. 2008-2008. Desenvolvimento de ontologias para apoiar o gerenciamento de segurança e privacidade em ambientes ubíquos sem fio
      As tecnologias sem fio de próxima geração (NGN - Next Generation Networks ? ou 4G) possibilitam que dispositivos de usuários e serviços de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) comuniquem-se via um canal de comunicação através de ondas de rádio pelo ar de maneira transparente (ou ubíqua). Uma característica importante das redes sem fio são as transições ocorridas enquanto um usuário está utilizando um serviço através de um dispositivo móvel. Essas transições, chamadas handovers, ou troca de pontos de acesso, possibilitam que o usuário troque, de forma transparente, de provedores de acesso, possibilitando a continuidade dos serviços. A interação entre os provedores de acesso durante os handovers deve permitir a troca de informações gerenciáveis de forma a manter uma boa percepção do usuário na utilização do sistema. Para apoiar o gerenciamento de handovers em sistemas ubíquos, permitindo que o usuário tenha controle de sua sessão e possa migrar, de forma transparente, de uma tecnologia sem fio para outra, foi proposta a arquitetura SOHand (Service Oriented Handover). Para possibilitar que os handovers sejam feitos sem problemas para os usuários enquanto eles utilizam os serviços disponíveis, a arquitetura prevê o uso do conjunto de ontologias DOHand (Domain Ontology for Handovers), que permite representar de maneira única e padronizada as informações que são gerenciadas pelos provedores e pelos usuários durante os handovers. Dentre os conceitos representados pela DOHand, dois são de grande importância para este projeto: privacidade e segurança. Assim, os principais objetivos deste projeto são: (i) estender a DOHand desenvolvendo ontologias para apoiar o gerenciamento de privacidade e segurança; e (ii) desenvolver o mecanismo de autenticação dos usuários da SOHand. Edital MCT/CNPq Nº 014/2008 - Universal
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    13. 2014-2014. Performing Vehicular Ad hoc Network (VANET) Simulations using Real World Scenarios
      In this research, we would perform extensive VANET´s simulation studies, based on real world maps obtained from Open Street Map (OSM) and edited with Java Open Street Map (JOSM). We also aim to use the two large scale datasets namely Koln, Germany and Warrigal. We would use Microsoft Azure cloud services for storing, processing and analyzing simulation data. We are expecting that the results obtained from this work could provide significant contributions to the VANET research community; more specifically to the safety and infotainment application developers.
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    14. 2012-2012. Plano de Aplicação de Aplicação da Reserva Técnica para Conectividade à Rede ANSP
      Este projeto propõe a utilização da reserva técnica FAPESP atribuída à USP para a melhoria do backbone da rede da Universidade de São Paulo. Nesta edição, serão implementadas capacidades inovadoras ao sistema, relacionadas ao gerenciamento, provisionamento e manutenção da rede. Adicionalmente, espera-se prover a infraestrutura necessária para implementação de sistemas baseados em Software Defined Networking - SDN.
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    15. 2010-2010. Janelas Virtuais do ICMC
      O objetivo do Janelas Virtuais é promover maior agilidade na divulgação de notícias, eventos e oportunidades ligados ao ICMC, em formato multimídia e com atualização em tempo real. O sistema tem como público-alvo a comunidade interna da Unidade, composta por alunos de graduação, pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos, bem como visitantes e prestadores de serviço.
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    16. 2006-2006. SOHAND: Gerenciamento de Handovers em Ambientes NGN
      Transições entre os pontos de acesso, chamadas handovers, são necessárias para manter a conexão de um dispositivo móvel possibilitando a continuidade dos serviços utilizados pelo usuário. Atualmente, em redes de telefonia celular, estas trocas são gerenciadas de forma centralizada pelos provedores de acesso. Na próxima geração de redes sem fio (NGN - Next Generation Networks) existe a possibilidade da entrega do controle de handovers para o usuário. O entendimento de como acontecerá este paradigma, em termos dos motivadores que levariam os usuários a trocarem de ponto de acesso, é importante para provedores e também para os usuários. Este projeto tem como objetivos o projeto e implementação de técnicas de gerenciamento de handovers, controlados por informações contextuais. Estas informações são utilizadas também para o gerenciamento de segurança e privacidade. Medidas de impacto das transições sobre a qualidade dos serviços são investigadas.
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    17. 2000-2000. InCA-SERVE, Projeto de Cooperação Internacional, http://coweb.icmc.usp.br/incaserve
      The aim of this research is to integrate flexible hypermedia infrastructures to automated capture environments in order to support long-term use. Previous work by the group at Georgia Tecg has aimed at making capture a ubiquitous service at any point in time and over a short period of time. The real use of the infrastructure has created the interesting problem of having too much information available. The objective of the joint research is to find flexible and customizable information access solutions that scale over time, increasing the benefit of captured memories for the human as time passes and more information is captured. Our approach to this problem is to view capture as only one part of the information acquisition process in any given application. We introduce a spiral model for capture that stresses how the capture repository must be viewed as an ever-growing container for activities and knowledge that occurs before, during and after live capture sessions. As the repository grows over time, specialized automated services must be created that add structure by highlighting inter-relationships between the captured experiences and activities that occur outside of capture. Moreover, flexible services for structuring and accessing the information must be provided. Work that involved Abowd and Pimentel demonstrated how the digital media of the captured lecture can serve as an effective anchor for collaborative discussions and Web-based homework assignments. .
      Membro: Edson dos Santos Moreira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Homenagem da Microsoft Research - Trofeu. Microsoft Research. 2007.
      Membro: Edson dos Santos Moreira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (10)
    1. XIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação. Avaliador de artigos. XIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação
    2. .. II Congresso do Departamento de Sistemas de Computação
    3. COMDEX - Sucessu - SP. Expositor de palestra. Comdex - Sucesu - SP
    4. VI Congresso Internacional de Telecomunicações e Teleinformática. Expositor da palestra Voz e Imagem na Internet. VI Congresso Internacional de Telecomunicações e Teleinformática
    5. XIV Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia. XIV Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia
    6. Ciclo de Palestras de Atualização em Informática - Expositor da palestra Hipermídia em Redes de Computadores. Ciclo de Palestras de Atualização em Informática
    7. COMDEX / SUCESU-SP. Palestrante. COMDEX / SUCESU-SP
    8. COMDEX / SUCESU-SP. Expositor, Poster.. Sucesu - SP
    9. I Congresso de Professores Universitários de Tecnologia da Informação da América Latina. I Congresso de Professores Universitários de Tecnologia da Informação da América Latina
    10. Congresso de Iniciação Científica. Expositor de Mini-curso Multimídia e Intenet: a tecnologia a serviço do ensino. Congresso de Iniciação Científica

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. . Feira de Alta Tecnologia de São Carlos. Universidade de São Paulo. 1998. Organizacao

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2023
Data de processamento: 08/03/2023 08:58:44