Departamento de Ciências de Computação

Rudinei Goularte

Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Association for Computing Machinery (ACM). Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995). Possui mestrado (1998), doutorado (2003) e livre-docência (2011) pela Universidade de São Paulo [São Carlos], todos em Ciência da Computação. Atualmente é professor associado do ICMC/USP em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa e orientador pleno de mestrado e doutorado. Atua como consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve pesquisa em Multimídia nas linhas: Codificação de Vídeo Digital, Vídeo 3D, Recuperação Baseada em Conteúdo, Análise Multimodal, Multimedia Big Data Analytics.

  • http://lattes.cnpq.br/2854771102810220 (27022023)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo. Departamento de Ciências da Computação. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Av. do Trabalhador São-Carlense, 400 CEP 13560-970 - Sao Carlos, SP - Brasil
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2010-2010. PROCAD-NF - Explorando novas fronteiras na TV Digital Interativa (xTVD)
      O objetivo principal do projeto é a formação de recursos humanos especializados e proporcionar a formação de uma rede de cooperação entre pesquisadores de diferentes regiões do País. Os objetivos específicos são: ? Consolidar o Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PPGComp) da UNIFACS ? Promover colaboração sinergética entre os pesquisadores participantes ? Fortalecer todos os programas de pós-graduação envolvidos no que tange à formação de recursos humanos em TVDI ? Mobilizar docentes e discentes para a pesquisa na área de multimídia e hipermídia, em especial, para a área de TVDI ? Ampliar a qualificação da produção acadêmica do programa da UNIFACS ? Aumentar o número de publicações e protótipos de pesquisa de qualidade produzidos nessa área pela comunidade acadêmica brasileira ? Avançar o estado da arte nas áreas envolvidas, em particular: gestão, produção, geração, veiculação, interatividade e educação a distância na TV digital ? Inserir os pesquisadores e alunos da UNIFACS na rede de cooperação do ICMC e da UFSCar, em particular com pesquisadores do CWI, Netherlands, que possuem atuação destacada na área do projeto Com relação à área específica de TV Digital Interativa, espera-se que este projeto contribua para o desenvolvimento e a avaliação de serviços e aplicações para essa área, com foco nas questões relacionadas à interatividade, sincronização e estruturação do conteúdo multimídia. Os serviços e aplicações para TV Digital Interativa a serem desenvolvidos buscam explorar os diferentes recursos dessa nova plataforma multimídia convergente para criar e reproduzir conteúdo estruturado de forma não-linear e com possibilidade de interação efetiva dos usuários com o conteúdo apresentado. Um dos grandes desafios do projeto é adaptar processos de desenvolvimento, métodos, modelos e técnicas utilizados na construção de aplicações computacionais (em especial, aquelas ligadas à multimídia e hipermídia) para a plataforma TVDI.
      Membro: Rudinei Goularte.
    2. 2007-2007. FAPESP TIDIA-Ae (fase 2) Aprendizado Eletronico sobre Plataforma de Redes de Alta Velocidade
      Os principais objetivos do Projeto de Aprendizagem Eletrônica (TIDIA-Ae) são a pesquisa e o desenvolvimento na área de tecnologia da informação voltada para especificação, projeto e implementação de ferramentas aplicáveis à área de Educação a Distância (EaD). A idéia é desenvolver soluções flexíveis de grande impacto social, porém a um baixo custo, devido à utilização de plataformas livres no seu desenvolvimento.
      Membro: Rudinei Goularte.
      Os principais objetivos do Projeto de Aprendizagem Eletrônica (TIDIA-Ae) são a pesquisa e o desenvolvimento na área de tecnologia da informação voltada para especificação, projeto e implementação de ferramentas aplicáveis à área de Educação a Distância (EaD). A idéia é desenvolver soluções flexíveis de grande impacto social, porém a um baixo custo, devido à utilização de plataformas livres no seu desenvolvimento.
      Membro: Maria da Graca Campos Pimentel.
    3. 2008-2008. CAPES (RH-TVD) Serviços e Aplicações Inovadoras para TV Digital Interativa - i2TVD
      Projeto em andamento no contexto do CAPES EDITAL RH TVD N0 01 / 2007. Parceria: PPGCCMG/USP, PPG-CC/UFSCar, FUCAPI/Manaus. Colaboração: CWI: Centro de Pesquisa em Informática, Amsterdam, Netherlands. Parceria para a realização de pesquisa por aplicações não convencionais nas áreas de Engenharia de Software, Interação Usuário-Computador, Computação Ubíqua, Recuperação de Informação e Multimídia, com experimentação e avaliação no domínio educacional.
      Membro: Rudinei Goularte.
      Projeto em andamento no contexto do CAPES EDITAL RH ? TVD N0 01 / 2007. Parceria: PPGCCMG/USP, PPG-CC/UFSCar, FUCAPI/Manaus. Colaboração: CWI: Centro de Pesquisa em Informática, Amsterdam, Netherlands. Parceria para a realização de pesquisa por aplicações não convencionais nas áreas de Engenharia de Software, Interação Usuário-Computador, Computação Ubíqua, Recuperação de Informação e Multimídia, com experimentação e avaliação no domínio educacional. Valor ~R$480mil em 4 anos.
      Membro: Maria da Graca Campos Pimentel.
    4. 2011-2011. Um Método Genérico para Codificação de Vídeos Estereoscópicos
      O objetivo do projeto é desenvolver um codificador para vídeos estereoscópicos (vídeos 3D) que produza conteúdo que possa ser apresentado independente do método de visualização utilziado pelo usuário (anaglífico, por luz polarizada, shutter ou autoestereosçopico).
      Membro: Rudinei Goularte.
    5. 2013-2013. Sumarização e Personalização de Vídeos
      Atualmente, usuários têm cada vez mais necessidade de recuperar informações, incluindo vídeos, que reflitam seus interesses individuais. A literatura reporta várias técnicas de recuperação baseadas em conteúdo para filtrar, selecionar ou criar sumários de vídeos. Contudo, a maioria das técnicas automáticas utiliza informações internas do fluxo de vídeo, dificultando a extração de conteúdo semântico que dê suporte adequado à personalização dos resultados. Por outro lado, as técnicas que utilizam informações externas possibilitam a captura de informações semânticas, no entanto, em geral, tais informações são obtidas de uma maneira que ainda exige um grande esforço computacional ou humano. Com base nesse contexto, o objetivo deste projeto é desenvolver métodos para recuperação personalizada de vídeos que subsidiem o desenvolvimento de melhores técnicas de recomendação (filtragem) e de sumarização, atendendo a necessidades ou preferências de usuários específicos.
      Membro: Rudinei Goularte.
    6. 2018-2018. Deep-Learning for Video Scene Segmentation
      This project is partially supported by the NVIDIA GPU Grant Program. This research project aims to develop new deep-learning models to perform automatic video scene segmentation. The models are based on processing video deep features using deep networks and are meant to be flexible enough to allow both early-fusion and late-fusion approaches. Proposed models must be evaluated against state-of-the-art related techniques over a public video dataset. This project proposes to investigate the combined use of use both, the feature extraction capabilities of CNNs and sequences processing capabilities of RNNs in order to achieve enhanced video scene segmentation.
      Membro: Rudinei Goularte.
    7. 2007-2007. Ginga, Convênio FINEP n ° 01.07.0110.00 (05/2007 - )
      Este pojeto tem por objetivo realizar extensões ao Ginga, o middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital, de modo a permitir modos de interatividade avançados.
      Membro: Rudinei Goularte.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Melhor Artigo - WebMedia 2022 (2o lugar). SBC. 2022.
      Membro: Rudinei Goularte.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (16)
    1. . III Congresso do SCE
    2. . I Reunião Regional da SBC - Campo Grande-MS
    3. . I Reunião Regional da SBC - Campo Grande-MS
    4. MULTIDISCIPLINARIDADE COM O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS. (Revisor) XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SEMISH
    5. Devices Descriptions for Context-Based Content Adaptation. Third Latin American Web Congress - LA-WEB 2005
    6. . (Membro do comitê de programa) 28th International Conference on Design of Communication (SIGDOC'10)
    7. Ubiquitous Interactive Video Editing via Multimodal Annotations. (Membro do comitê de programa) European Interactive Television Conference - EuroITV'08
    8. DOHand: an ontology to support building services to exploit handover information in mobile heterogeneous networks. I2TS - International Information and Telecommunication Technologies Symposium
    9. . (Membro do comitê de programa) 26th Symposium on Applied Computing - Multimedia and Visualization Track (SAC'11)
    10. . (Membro do comitê de programa) 25th Symposium on Applied Computing - Multimedia and Visualization Track (SAC'10)
    11. . (Membro do comitê de programa) 24th Symposium o Applied Computing - Multimedia and Visualization Track (SAC'09)
    12. . (Membro do comitê de programa) European Interactive television Conference (EuroITV'11)
    13. . (Membro do comitê de programa) 29th International Conference on Design of Communication (SIGDOC'11)
    14. Segmentação multimodal de cenas em telejornais. (Membro do comitê de programa) XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web
    15. . (Membro do comitê de programa) Escola Regional de Informática, Regional sul (ERI 2004). Guarapuava, Paraná, Brasil, 2004.
    16. . (Revisor) XXVII Congresso da SBC - SEMISH, Rio de Janeiro, RJ, 2007.

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. . Workshop de Ontologias (Organizador).. ICMC - USP. 2004. Organizacao
    2. . (Co-organizador: Workshop de Teses e Dissertações em Andamento) XI Simpósio Brasileiro em Sistemas Multimídia e Web - WebMedia 2005. SBC. 2005. Organizacao
    3. . (Co-organizador: Workshop de Teses e Dissertações em Andamento) WebMedia & LA-Web 2004 Joint Conference. X Simpósio Brasileiro em Sistemas Multimídia e Web - II Latin America Web Congress, 2004.. SBC/IW3C2. 2004. Organizacao
    4. . (Presidente da comissão organizadora) X Simpósio de Teses e Dissertações do ICMC. USP. 2006. Organizacao
    5. . (Co-organizador: comitê de programa) XV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web - WebMedia. SBC. 2009. Organizacao
    6. . (Co-organizador: Workshop de Teses e Dissertações em Andamento) WebMedia 2012 - XVIII Simpósio Brasileiro em Sistemas Multimídia e Web. SBC. 2012. Organizacao
    7. . (Organizador: Workshop de Ferramentas e Aplicações) XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web - WebMedia 2010.. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 2010. Organizacao
    8. . (Co-organizador: comitê de programa): The 28th ACM Symposium on Applied Computing - Multimedia and Visualization Track. Association for the Computing Machinery (ACM). 2013. Organizacao
    9. . (Co-organizador: Comitê de programa): WebMedia 2013 - XIX Simpósio Brasileiro em Sistemas Multimídia e Web. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 2013. Organizacao
    10. . (Co-organizador: comitê de programa): The 29th ACM Symposium on Applied Computing - Multimedia and Visualization Track. Association for Computing Machinery. 2014. Organizacao
    11. . (Co-organizador: comitê de programa): The 30th ACM Symposium on Applied Computing - Multimedia and Visualization Track. Association for the Computing Machinery (ACM). 2015. Organizacao
    12. . Quarta Escola Avançada em Big Data Analysis:. USP. 2020. Organizacao
    13. . (co-organizador: general chair) XXIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. SBC. 2023. Organizacao
    14. . Primeira Escola Avançada em Big Data Analysis:. USP. 2017. Organizacao

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2023
Data de processamento: 10/05/2023 08:54:02