Departamento de Matemática

Renata Cristina Geromel Meneghetti

Renata Cristina Geromel Meneghetti possui graduação em Licenciatura em Matemática (1991) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Brasil), mestrado em Educação Matemática pela UNESP/RC (1995), doutorado em Educação Matemática pela UNESP/RC (2001), pós-doutorado (2010) junto ao CLE (Centro de Lógica e Epistemologia)/UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas/Brasil) e é livre docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014). É docente da Universidade de São Paulo (USP/Brasil) desde 1996, exercendo a partir de maio de 2014 a função de Professora Associada. É professora colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista, em Bauru, São Paulo. Efetua pesquisas na área da Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: Educação Matemática e Economia Solidária, Utilização de materiais didáticos, recursos tecnológicos e abordagens alternativas no processo de ensino e aprendizagem de matemática; aspectos filosóficos da educação matemática; formação de professores. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8482-4001

  • http://lattes.cnpq.br/8922871845300995 (04032023)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1996-HOJE
  • Endereço: Universidade de São Paulo. Departamento de Matemática. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Av. Trabalhador São Carlense, 400 CEP 13566-590 - Sao Carlos, SP - Brasil
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (20)
    1. 1996-1996. Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: aspectos históricos

      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    2. 2008-2008. Informática aplicada à Educação: desenvolvimento de objeto de aprendizado para o ensino de Matemática

      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    3. 2006-2006. Concepções de licenciandos e de professores a respeito dos Estágios Supervisionados

      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    4. 2005-2005. O emprego de metodologias alternativas em matemática para Educação Básica e em Cursos de Formação de Professores

      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    5. 2003-2003. Analisando a possibilidade de uma proposta pedagógica para a Educação Matemática á luz a história da filosofia da Matemática

      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    6. 2005-2005. O INTUITIVO E O LÓGICO NO CONHECIMENTO MATEMÁTICO: proposta pedagógica, abordagens filosóficas atuais, contexto educacional

      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    7. 2006-2006. Concepções dos alunos de graduação em matemática (licenciatura e bacharelado) a respeito da natureza do conhecimento matemático e seu Ensino

      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    8. 2013-2013. Atividades Extracurriculares como espaço inovador para o ensino e a aprendizagem de Matemática e de Ciências Exatas
      Professora pertencente ao grupo proponente do subprojeto1 ?Atividades Extracurriculares como espaço inovador para o ensino e a aprendizagem de Matemática e de Ciências Exatas? do projeto ?Abordagem Interdisciplinar em Ciências da Natureza e Matemática para o Ensino Básico em Diferentes Regiões do Estados de São Paulo?, Projeto Novos Talentos 2012, coordenadora geral: Leila Maria Beltramini. Coordenadora do subprojeto 1: Esther Pacheco de Almeida Prado. Aprovação da execução do projeto: maio de 2013. Inicio: setembro de 2013- termino: setembro de 2015 (proferi algumas palestras em 2015 para o público alvo deste projeto)
      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    9. 2014-2014. Material educacional visando à sistematização de intervenções em Educação Matemática realizadas junto a Empreendimentos em Economia Solidária
      Auxílio financeiro concedido referente ao Edital nº01/2014: ?Programa incentivo às atividades de extensão do ICMC? (Apoio: ICMC/CCEX/USP).
      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    10. 2016-2016. Koup 1
      Membro do Projeto "Koup 1": parceria de pesquisa entre a Universität Potsdam (Alemanha) e a Universidade de São Paulo (Brasil). Ofício enviado em 4 de março de 2016 pelo Dr. David Kollosche selando a parceria e estabelecendo o cronograma de atividades. Demais membros: Miriam Cardoso Utsumi, Edna Maura Zuffi e Esther Pacheco de Almeida Prado. Início: março de 2016 (período: de março de 2016 até outubro de 2016). Acolhimento Professor Visitante David Kollosche da Universidade de Potsdam/Alemanha junto ao ICMC/USP no período de 17 a 23 de agosto de 2016. Realização de atividades científicas (reuniões, palestras e discussões) envolvendo pesquisadores do grupo de Educação Matemática do ICMC/USP. Na ocasião o professor David também proferiu uma palestra junto ao SIM/2016 (Simpósio de Matemática do ICMC/USP). Realização de Visita Científica junto à Universidade de Potsdam/Alemanha no período de de 07 a 17 de outubro de 2016. Atividades científicas (reuniões, palestras e discussões de pesquisa) desenvolvidas junto com pesquisadores desta universidade, a saber: Angelika Möller, Martina Klunter, Dra. Ekaterina Kaganova, Clara Nehrkorn, Christine Gärtner, Departamento de Pedagogi, Faculty of Human Sciences; Dr. David Kollosche, Dra. Ana Kuzle, Dr. Axel Brückner, André Falk, Christian Dohrmann, Departamento de Matemática, Faculty of Science. Tais atividades foram coordenadas pelo Prof. Dr. David Kollosche
      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    11. 2012-2012. Robótica aplicada à Educação Matemática
      O projeto objetiva explorar diversas possibilidades do uso da robótica no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, seguindo uma abordagem construtivista de conhecimento. O desenvolvimento do projeto se dá por meio de uma parceria entre pesquisadores da Educação Matemática (docente e orientandos) e da Robótica (docente e orientandos). O trabalho traz contribuições no contexto do emprego da Robótica no cenário educacional. Agrega subprojetos em nível de graduação e pós-graducação que foquem a robótica no contexto da educação matemática.
      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    12. 2017-2017. Application for a coopertion grant in the KoUP2 program
      Membro do grupo de pesquisadores do Projeto de Pesquisa: Application for a coopertion grant in the KoUP2 program, projeto financiado pela Universität Potsdam (Alemanha), com objetivo de debater pesquisa sobre inclusão em Educação matgemática no Brasil e e na Alemanha, coordenado pelo pesquisador David Kollosche da Universidade de Potsdam (atualmente docente da Universidade Pädagogische Hochschule Vorarlberg (Austria). Demais Participantes: Michel Knigge da Universität Potsdam (Alemanha), Antje Ehlert Universität Potsdam (Alemanha); Renata C. G. Meneghetti (ICMC/USP/Brasil); Edna Maura Zuffi do ICMC/USP/Brasil; Miriam Utsumi (Unicamp/Brasil); Miriam Godoy Penteado (UNESP/RC); Amanda Queiroz Moura (UNESP/RC); Ana Carolina Faustino (UNESP/RC), Lessandra Marcelly Sousa e Silva UNESP/RC). Projeto início: janeiro de 2017 e termino: dezembro de 2017
      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    13. 2018-2018. Alfabetização (de adultos)
      Supervisora do projeto (professor responsável): Alfabetização (de adultos). Início: julho de 2018. Projeto de Extensão na CCEx-ICMC. Alunos Colaboradores: Cindy Bae (USP): cindybyebae@gmail.com Bruna Pereira de Almeida Dell?Avanzi (USP): brunadellavanzi@gmail.com Thiago Mariano Cunha (UFSCar): thiagoonairam@gmail.com Erik de Almeida Quirino (USP): carnequirino@gmail.com João Pedro Mardegan Ribeiro (USP): joao.mardegan.ribeiro@usp.br Walmir Alison Simião (USP): alison.simiao@gmail.com Caroline Lia Cerne (USP): carolina.cerne@gmail.com Objetivo: ?Promover a jovens e adultos oportunidades para melhores condições de vida por meio de ensino que reflete os usos e as funções do português e da matemática, bem como conscientizar o meio universitário sobre as necessidades da comunidade.? Local de aplicação: Escola Municipal Arthur Natalino Deriggi - Rua José Francisco Bicaletto, 13 - Cidade Aracy II, São Carlos - SP, 13573-143
      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    14. 2015-2015. AÇÕES PEDAGÓGICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA CIDADE DE SÃO CARLOS-SP
      Coordenação de projeto aprovado por mérito e com recurso ao MEC para o Edital PROEXT 2015 sobre linha temática: AÇÕES PEDAGÓGICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA CIDADE DE SÃO CARLOS-SP, projeto Pré-aprovado em 25 de abril de 2014 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Projeto classificado, bem valiado (87,50), aprovado e contemplado com recurso pelo MEC (resultado divulgado em abril de 2015), entretanto até presente momento não houve repasse de recurso do MEC à USP. ProEXT Número: 2347.2.2295.28032014. Membros da Equipe de Execução: Renata C. G. Meneghetti (Coordenadora). Demais membros participantes do projeto: Geisa Zilli Shinkawa; Michelle Francisco de Azevedo; Renan Soares Mendes Teixeira da Cunha; Ricardo Kucinskas; Solange Oliveira Rezende; Tiago dos Santos Junior. (projeto aprovado e classificado com nota 96). Inicio: dezembro de 2015 (período: de dezembro de 2015 à dezembro de 2016), período prorrogado, ultima prorrogação: setembro de 2018 à agosto de 2019 (recurso ainda não liberado). No final o recurso acabou não sendo liberado, embora tenha sido aprovado.
      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    15. 2021-2021. Do Acolhimento à Mentoria: Formação de docentes para o desenvolvimento de estratégias de adaptação e competências socioemocionais em alunos de graduação
      O aluno ingressante de uma Instituição de Ensino Superior (IES) enfrenta inúmeros desafios, dentre eles: a necessidade de exercer práticas de estudo autônomas; motivar-se para aprender; e buscar suporte psicossocial para se adaptar ao contexto. Com objetivos abaixo, espera-se viabilizar o aprimoramento das ações dos Programas de acolhimento e e-mentoring, oferecendo condições que possibilitem aos docentes formação para que possam planejar, implementar, acompanhar e avaliar ações de acolhimento, da plataforma digital em seus cursos e em ações voltadas à pesquisa científica; e aos alunos de graduação, receber suporte no ingresso a universidade, bem como desenvolver competências socioemocionais essenciais para que possam fazer escolhas críticas ao longo do curso, agir com autonomia, promover a autorregulação da aprendizagem ao longo do curso e desenvolver autoeficácia.
      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    16. 2020-2020. Subprojeto Interdisciplinar Ciências e Matemática - Residência Pedagógica
      Atuação desta docente como professora orientadora no Subprojeto Interdisciplinar: Ciências e Matemática do projeto de Programa de Residência Pedagógica 2020 (USP/CAPES) início: 01.10.2020 (o projeto ficará em vigor até 31.03.2022). Processo 88887.520414/2020-00. USP. Subprojeto Matemática, Ciências (12130). O projeto contempla a participação com bolsa de 30 alunos de graduação e de três professores da educação básica de duas escolas públicas, uma localizada em São Paulo e outra em São Carlos. Além disso, o projeto ainda conta com a colaboração de docentes do ICMC, IFSC, EACH e IGc (USP). Como professora orientadora fiquei responsável por orientar e acompanhar o trabalho de cinco residentes na área de educação matemática.
      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    17. 2021-2021. Apoio à formação didático-pedagógica de futuros professores de Matemática e ciências exatas do campus de São Carlos (cursos Lic. Matemática e Lic. Ciências exatas)
      O projeto visa dar suporte de monitorias às disciplinas básicas do núcleo pedagógico do curso e fazer a revisão e atualização das ementas das disciplinas deste núcleo. EDITAL PRG/Santander Universidades: Bolsas Educação Edição 2021
      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    18. 2022-2022. Residência Pedagócia 2022: subprojeto Matemática
      Coorenadora e professora orientadora do núcleo de São Carlos do Subprojeto de matemática do projeto de residência pedagógica CAPES/USP edição 2022. Processo ? 2022 88887.725412/2022 ? 00. Início: outubro/2022. Em São Carlos, o projeto se desenvolve em parceria com a EE Conde do Pinhal.
      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    19. 2015-2015. Práticas Educativas de Educação Matemática para membros de Empreendimentos Econômicos Solidários
      Coordenação de projeto aprovado pelo MEC para o Edital PROEXT 2016 sobre linha temática Educação de Jovens e Adultos: Práticas Educativas de Educação Matemática para membros de Empreendimentos Econômicos Solidários. Projeto bem avaliado (96/100), aprovado, mas não contemplado com recurso. Resultado disponível em: http://portal.mec.gov.br (resultado divulgado em agosto de 2015)
      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.
    20. 2022-2022. : Interfaces entre a produção acadêmica em Ensino de Ciências e Matemática e os saberes e práticas docentes em diferentes níveis, modalidades de ensino e espaços educativos: Aspectos relativos ao aperfeiçoamento de condições, propostas e estratégias para
      Membro participante do projeto: Interfaces entre a produção acadêmica em Ensino de Ciências e Matemática e os saberes e práticas docentes em diferentes níveis, modalidades de ensino e espaços educativos: Aspectos relativos ao aperfeiçoamento de condições, propostas e estratégias para a formação de professores. Roberto Nardi (Coordenador) Nelson Antonio Pirola (Vice Coordenador); Programa Institucional de Internacionalização ? CAPES ? PrInt CONVÊNIO CAPES-PRINT-UNESP- edital 2022- Universidades Parceiras Internacionais Universidade La Sapienza de Roma ? Itália / Universidade de Aveiro ? Portugal Universidade Aberta de Lisboa ? Portugal / Universidade Distrital Francisco José de Caldas ? Bogotá ? Colômbia / Universidade del Valle ? Cali ? Colômbia / Kings? College London ? U. K. / Universidade Aberta de Lisboa - Portugal / Central Michigan University ? U.S.A. / Harvard University ? U.S.A. / Columbia University ? U.S.A. / Univerisité de Lyon 1 ? França / University College of London - U. K. / Universidad de Sevilla ? Espanha / Universidad de Buenos Aires / Argentina / Organización Nacional de Ciegos de España (ONCE) ? Barcelona ? Espanha Em tramitação
      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professora homenageada dos formandos de 2015 do curso de licenciatura em matemática. Homenagem em 29_01_15.. ICMC/USP-São Carlos. 2015.
      Membro: Renata Cristina Geromel Meneghetti.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (22)
    1. Aspectos da concepção de conhecimento em Kant e Husserl: Reflexões para a educação matemática. VI Congresso Iberoamericano de Educación Matematica
    2. Uma investigação sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis para o ensino e aprendizagem da matemática na Educação Básica. VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática
    3. Experiência de modelagem matemática na formação de professores do ensino fundamental (Ciclo I). IV Congresso Brasileiro de Educação
    4. O lúdico no ambiente computacional: focando o ensino e a aprendizagem de frações.. II Congresso Nacional de Educação Matemática ? CNEM e IX Encontro Regional de Educação Matemática ? EREM
    5. O programa EMAI: uma análise quanto à estrutura e os procedimentos de ensino e aprendizagem. V CBE - Congresso Brasileiro de Educação
    6. Educação Matemática no contexto da economia solidária: articulando ensino, pesquisa e extensão. VIII CIBEM ? Congresso Iberoamericano de Educación Matemática
    7. . 4º Congresso de Graduação da USP
    8. Coordenou debate de trabalhos no GT11: Produção de material didático e organização solidárias, realizado pelo II Congresso de Pesquisadores em Economia Solidária na Universidade Federal de São Carlos, Campus São Carlos, nos dias 26 a 28 setembro de 2018. II Congresso de Pesquisadores em Economia Solidária: II CONPES
    9. Os Estágios supervisionados nas perspectivas dos profssores universitários.. X Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores. Eixo Temático: Formação Inicial e Continuada de Professores para a Educçãoa Básica.
    10. . VI Congresso Internacional de Educação: Educação e Tecnologia: sujeitos (des) conectados?
    11. . II Congresso Internacional Movimentos Docentes e do Colóquio FORPIBID RP
    12. Fluxograma da Cadeia Produtiva de uma Cooperativa de Limpeza: buscando compreender a etnomatemática desse grupo. V Congresso Internacional de Ensino da Matemática
    13. "Influências da Filosofia da Matemática na Filosofia da Educação Matemática". XI CIAEM- Conferencia Interamericana de Edcación Matemática
    14. . SIM/2004- Simposio de Matematica para Graduaçao
    15. "Discutindo alguns problemas atualmente enfrentados pela filosofia da matemática e pela filosofia da educaçao matemática". 12º SIICUSP- Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP
    16. Investigações Geométricas no Contexto de uma Escola Pública. V CIBEM Congresso Ibero-americano de Educação Matemática
    17. Resolução de problemas e aprendizagem significativa em processos de educação não formal. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática ? CIAEM
    18. Sobre procedimentos metodológicos de investigação de educação matemática no contexto da economia solidária / Empreendimentos em economia solidária: as relações de trabalho e as contribuições da educação matemática. I Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária - CONPES
    19. Uso de tecnologías para la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: sobre a utilização de objetos de aprendizagem no ensino de matemática na perspectiva de futuros professores. XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM
    20. Contribuições de um projeto de caráter metodológico, colaborativo e interdisciplinar na formação de estudantes de graduação segundo suas percepções. 6° Congresso de Graduação da USP
    21. "Apresentação e discussão de uma proposta pedgógica para Educação Matemática". XII CIAEM- Conferência Interamericana de Educação Matemática
    22. Concepções de Conhecimento Matemático dos Alunos de um curso de Bacharelado em Matemática.. IV SIPEM Seminário Interncaional de Pesquisa em Educação Matemática

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (18)
    1. . Seminário Avançado de Meta-análise da Pesquisa em Educação Matemática. UNESP-Rio Claro. 2009. Nao_informado
    2. . Encontro Nacional de Educação Matemática. SBEM. 2010. Organizacao
    3. . Mediadora do debate do GT 1 ?Processos Educativos em Economia Solidária? do I Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária - CONPES. . 2015. Nao_informado
    4. . Participação no debate (coordenadora): ?Inclusão Social, etnomatemática e economia solidária?. Atividade do Pint of Science. . 2015. Nao_informado
    5. . Membro da Comissão organizadora do IV Fórum de Discussão - Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil, realizado na Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlos, nos dias 11 e 12 de abril. Universidade Federal de São Carlos ? Campus São Carlos. 2017. Organizacao
    6. . Membro da Comissão de Organização do SiM - Simpósio da Matemática para Graduação de 2016, indicação feita em 27 de novembro de 2015 pelo Conselho do Departamento de Matemática do ICMC-USP. Período: de janeiro a dezembro de 2016. ICMC-USP. 2016. Organizacao
    7. . Palestras e debates sobre Inclusão na Educação e na Educação Matemática. ICMC/USP e UFSCar. 2017. Organizacao
    8. . Colóquios para Licenciatura (foram cinco colóquios, temas diversos). . 2020. Organizacao
    9. . Coordenadora do Colóquio da Licenciatura (cinco colóquios neste ano). . 2021. Nao_informado
    10. . Professora coordenadora e organizadora do Primeiro Colóquio da Licenciatura 2022. . 2022. Nao_informado
    11. . Professora Coordenadora e organizadora do Segundo Colóquio do curso de Licenciatura em Matemática (Edição 2022). . 2022. Nao_informado
    12. . Professora coordenadora e organizadora do Terceiro Colóquio da Licenciatura em Matemática- Edição 2022. . 2022. Nao_informado
    13. . Simpósio da Matemática para Graduação. Insittuto de Ciências Matemática e de Computação. 2016. Organizacao
    14. . Programa Etnomatemática: reflexões sobre concepções e possibilidades investigativas e práticas na Educação (Matemática).. . 2022. Organizacao
    15. . O programa Etnomatemática e a formação do professor: tecendo diálogo. . 2022. Organizacao
    16. . Viagem Didática da Licenciatura. . 2022. Organizacao
    17. . Forum das Licenciaturas da USP. Universidade de São Paulo. 2023. Organizacao
    18. . Membro do Comitê científico da XV Reunião Técnica do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, realizada nos dias 17 e 18 de agosto de 2017. . 2017. Nao_informado

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2023
Data de processamento: 06/04/2023 14:44:32