Departamento de Matemática Aplicada e Estatística

Mariana Curi

Possui graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2006). Em 2018-2019 desenvolveu um projeto relacionado à avaliação educacional usando aprendizagem profunda como visiting scholar na University of Iowa e ACTNext Fellow na empresa ACT, em Iowa City, nos EUA. Atualmente é docente MS5 do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de variáveis latentes, teoria de resposta ao item, testes adaptativos informatizados, modelos de diagnóstico cognitivos, aprendizagem profunda e aplicações nas áreas de educação e psicologia.

  • http://lattes.cnpq.br/7025653928429545 (25022023)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2005-HOJE
  • Endereço: Universidade de São Paulo. . Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Av. Trabalhador São-carlense, 400 CEP 13560970 - Sao Carlos, SP - Brasil
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2007-2007. Análise de Questionários com Itens Constrangedores
      As pesquisas científicas na área da Psiquiatria freqüentemente avaliam características subjetivas de indivíduos como, por exemplo, depressão, ansiedade e fobias. Os dados são coletados através de questionários, cujos itens tentam identificar a presença ou ausência de certos sintomas associados à morbidade psiquiátrica de interesse. Alguns desses itens, entretanto, podem provocar constrangimento em parte dos indivíduos respondedores por abordarem características ou comportamentos socialmente questionáveis ou, até, ilegais. Neste projeto, propõe-se um modelo da teoria de resposta ao item visando diferenciar a relação entre a probabilidade de presença do sintoma e a gravidade da morbidade de indivíduos constrangidos e não constrangidos. Adicionalmente, o modelo permite assumir que indivíduos constrangidos em responder um item possam vir a mentir em suas respostas, no sentido de omitir a presença de um sintoma. Os métodos de estimação contemplados são máxima verossimilhança (MV), máxima verossimilhança marginal (MVM), bayesiano marginal (BM) e simulações de cadeias de Markov via Monte Carlo (MCMC).
      Membro: Mariana Cúri.
    2. 2007-2007. PorSimples: Simplificação Textual do Português para Inclusão e Acessibilidade Digital
      Propomos o desenvolvimento de uma tecnologia que foca uma área de pesquisa do processamento de língua natural, a simplificação textual, sendo disponibilizada em dois sistemas destinados a públicos alvos diferentes: (i) um sistema de autoria para ajudar autores a produzir textos simplificados que serão validados pelos próprios autores, e (ii) um sistema facilitador para ajudar a leitura de um dado conteúdo da Web. Este último inclui tarefas de sumarização textual, simplificação, e apresentação do texto salientando as relações entre as idéias do texto. Quanto aos cenários de uso, esta tecnologia se destina a facilitar o acesso à informação dos analfabetos funcionais, principalmente e, de pessoas com outras deficiências cognitivas como surdes congênita e portadores de afasia e dislexia, na leitura de textos eletrônicos em português produzidos pelo governo ou por jornais de grande circulação; as crianças em fase de aprendizado de leitura; ou ainda adultos em fase de alfabetização
      Membro: Mariana Cúri.
    3. 2007-2007. Análise de questonários com itens constrangedores
      As pesquisas científicas na área da Psiquiatria freqüentemente avaliam características subjetivas de indivíduos como, por exemplo, depressão, ansiedade e fobias. Os dados são coletados através de questionários, cujos itens tentam identificar a presença ou ausência de certos sintomas associados à morbidade psiquiátrica de interesse. Alguns desses itens, entretanto, podem provocar constrangimento em parte dos indivíduos respondedores por abordarem características ou comportamentos socialmente questionáveis ou, até, ilegais. Neste projeto, propõe-se um modelo da teoria de resposta ao item visando diferenciar a relação entre a probabilidade de presença do sintoma e a gravidade da morbidade de indivíduos constrangidos e não constrangidos. Adicionalmente, o modelo permite assumir que indivíduos constrangidos em responder um item possam vir a mentir em suas respostas, no sentido de omitir a presença de um sintoma. Os métodos de estimação contemplados são máxima verossimilhança (MV), máxima verossimilhança marginal (MVM), bayesiano marginal (BM) e simulações de cadeias de Markov via Monte Carlo (MCMC).
      Membro: Mariana Cúri.
    4. 2014-2014. iTAI-PI: teste adaptativo informatizadoiTAI-PI: teste adaptativo informatizado de prociência em inglês acadêmico via web
      Este projeto objetiva a transformação de um exame de proficiência em inglês (EPI), utilizado no programa em Ciências da Computação e Matemática Computacional (CCMC) de pós-graduação do ICMC-USP, em um teste adaptativo informatizado (TAI) baseado em modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e aplicado via \textit{web}. O formato do EPI desde o ano de 2002, a estrutura dos dados coletados com suas aplicações semestrais são brevemente descritos para esclarecer sua utilização como alicerce do TAI a ser desenvolvido. O \textit{software} \textit{i}TAI-PI (Teste Adaptativo Informatizado para Proficiência em Inglês via \textit{web}) será implementado em Java e PostgreSQL, para armazenamento do banco de dados. A metodologia estatística contempla três diferentes modelos da TRI (modelo de resposta gradual de Samejima, modelo com efeitos aleatórios nos parâmetros dos itens - para \textit{testlets} - e o modelo DINA - \textit{deterministic inputs, noisy and gate}), o critério de Kullback-Leibler para seleção de itens, o método de estimação da esperança \textit{a posteriori} dos traços latentes e a abordagem \textit{Shadow test} para imposição de restrições (de conteúdo e tamanho da prova, por exemplo) na composição do teste de cada indivíduo. Análises de validação psicométrica e computacional serão realizadas. Assim como a interpretação da escala de medida da proficiência e a definição do critério de classificação do indivíduo em aprovado ou reprovado, com base na interpretação da escala em si e nas análises clássicas de avaliação. O projeto é multidisciplinar, envolvendo pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Estatistica, Letras e Computação.
      Membro: Mariana Cúri.
    5. 2015-2015. Inferência em Testes Adaptativos Informatizados e em Problemas com Pontos Singulares no Espaço Paramétrico
      Esta proposta compreende dois projetos. O primeiro objetiva a transformação de um exame de proficiência em inglês (EPI), utilizado no Programa de Pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (CCMC) do ICMC/USP, em um teste adaptativo informatizado (TAI) baseado em modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI), aplicado via web e implementado em Java e PostgreSQL. A metodologia estatística contempla três diferentes modelos da TRI (modelo de resposta gradual de Samejima, modelo com efeitos aleatórios nos parâmetros dos itens para testlets e o modelo DINA, deterministic inputs,noisy and gate), o critério de Kullback-Leibler para seleção de itens, o método de estimação da esperança a posteriori dos traços latentes e a abordagem Shadow test para imposição de restrições (de conteúdo e tamanho da prova, por exemplo) na composição do teste de cada indivíduo. O projeto é multidisciplinar, envolvendo pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Estatistica, Letras e Computação. Com relação ao segundo projeto, em problemas de testes de hipóoteses paramétricas, a hipótese nula a ser testada pode ser representada por uma restrição sobre o espaço paramétrico. O problema de pontos singulares no espaço paramétrico surge quando o jacobiano da restrição testada é deficiente quanto ao posto em alguns pontos. Neste projeto propomos estudar soluções frequentistas e bayesianas para este problema em algumas situações específicas encontradas na literatura revisada
      Membro: Mariana Cúri.
    6. 2013-2013. CeMEAI - Centro de Ciências Matemática Aplicadas à Indústria (CEPID FAPESP 2013/07375-0)
      O foco desta proposta é a transferência de conhecimento matemático para outras áreas da ciência, tecnologia e indústria, por meio de um centro de pesquisa estruturado para esse fim. Todo o conhecimento matemático é, em última análise, aplicável. se não diretamente, por meio de outros conhecimentos. Em algumas áreas da matemática a aplicação é quase imediato. Entretanto, a colocação em prática de tal aplicabilidade se encontra muitas vezes travada por tradições incorretas, academicismo mal direcionado e dificuldades operacionais. Nos últimos anos, o crescimento da ciência no Brasil, e da matemática em particular, foi notável. Entretanto, a aplicação tecnológica, muitas vezes medida pelas patentes registradas, não teve o mesmo sucesso. Para fechar essa lacuna é necessário a criação de estruturas institucionais que estabeleçam as pontes entre as ciências matemáticas e aplicações como um objetivo em si mesmo. Não se trata apenas de orientar os trabalhos teóricos a áreas "potencialmente aplicáveis", mas de avançar nas aplicações até as últimas consequências, isto é, sua efetiva implementação na indústria, em sentido amplo. Não é mais possível descansar na posição de que a aplicação é problema de outros. É, de fato, problema de todos e reflete o necessário comprometimento da ciência aplicada e pura com o progresso material e espiritual da sociedade. A estratégia do presente projeto envolve, em primeiro lugar, a aglutinação de grupos destacados nas áreas mais aplicáveis da matemática no Estado visando seu direcionamento para aplicações efetivas. Os grupos selecionados têm demonstrado sua excelência na atividade científica convencional, em primeiro lugar, e em muitos casos, em aplicações relevantes. No CEPID proposto os grupos participantes continuarão com sua atividade científica habitual, e, ao mesmo tempo, desenvolverão "Ações de Transferência" de acordo com o roteiro: 1) Teses de mestrado e doutorado necessariamente vinculadas com aplicações em sentido amplo, com co-orientação explícita de especialistas nesses setores. 2) Realização de pelo menos um Workshop anual de Transferência, onde participarão os membros do CEPID e representantes de indústrias, administração, serviços, setores educativo e tecnológico. 3) Visitas periódicas de membros do CEPID a instituições com potencial para aplicações relevantes. 4) Elaboração de uma publicação interna chamada em princípio "Transference experiences" visando a consolidação de uma publicação mais permanente.
      Membro: Mariana Cúri.
      O foco desta proposta é a transferência de conhecimento matemático para outras áreas da ciência, tecnologia e indústria, por meio de um centro de pesquisa estruturado para esse fim. Todo o conhecimento matemático é, em última análise, aplicável. se não diretamente, por meio de outros conhecimentos. Em algumas áreas da matemática a aplicação é quase imediato. Entretanto, a colocação em prática de tal aplicabilidade se encontra muitas vezes travada por tradições incorretas, academicismo mal direcionado e dificuldades operacionais. Nos últimos anos, o crescimento da ciência no Brasil, e da matemática em particular, foi notável. Entretanto, a aplicação tecnológica, muitas vezes medida pelas patentes registradas, não teve o mesmo sucesso. Para fechar essa lacuna é necessário a criação de estruturas institucionais que estabeleçam as pontes entre as ciências matemáticas e aplicações como um objetivo em si mesmo. Não se trata apenas de orientar os trabalhos teóricos a áreas "potencialmente aplicáveis", mas de avançar nas aplicações até as últimas consequências, isto é, sua efetiva implementação na indústria, em sentido amplo. Não é mais possível descansar na posição de que a aplicação é problema de outros. É, de fato, problema de todos e reflete o necessário comprometimento da ciência aplicada e pura com o progresso material e espiritual da sociedade. A estratégia do presente projeto envolve, em primeiro lugar, a aglutinação de grupos destacados nas áreas mais aplicáveis da matemática no Estado visando seu direcionamento para aplicações efetivas. Os grupos selecionados têm demonstrado sua excelência na atividade científica convencional, em primeiro lugar, e em muitos casos, em aplicações relevantes. No CEPID proposto os grupos participantes continuarão com sua atividade científica habitual, e, ao mesmo tempo, desenvolverão "Ações de Transferência" de acordo com o roteiro: 1) Teses de mestrado e doutorado necessariamente vinculadas com aplicações em sentido amplo, com co-orientação explícita de especialistas nesses setores. 2) Realização de pelo menos um Workshop anual de Transferência, onde participarão os membros do CEPID e representantes de indústrias, administração, serviços, setores educativo e tecnológico. 3) Visitas periódicas de membros do CEPID a instituições com potencial para aplicações relevantes. 4) Elaboração de uma publicação interna chamada em princípio "Transference experiences" visando a consolidação de uma publicação mais permanente
      Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
      CEPID - FAPESP
      Membro: Franklina Maria Bragion de Toledo.
      O foco desta proposta é a transferência de conhecimento matemático para outras áreas da ciência, tecnologia e indústria, por meio de um centro de pesquisa estruturado para esse fim.
      Membro: Eduardo Fontoura Costa.
    7. 2020-2020. Reestruturação do Ciclo Básico de Engenharia da EESC: Competências em Estatística e Computação

      Membro: Mariana Cúri.
    8. 2020-2020. AVALIA Ribeirão
      O principal objetivo deste projeto é implementar a moderna metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na prática de avaliação do desempenho escolar dos alunos do Ensino Fundamental (I e II), implantada na cidade de Ribeirão Preto desde 2010. As bases de dados acumuladas até o momento serão analisadas pela TRI gerando resultados e estatísticas comparáveis às avaliações estadual (Saresp) e Federal (SAEB ? Prova Brasil). Os resultados irão aprimorar o subsidio de informações, para que a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto tome decisões referentes à política Educacional do Município, assim como propiciar aos alunos envolvidos no projeto a realização de atividades práticas da profissão, tais como o delineamento do desenho de instrumentos de avaliação, o planejamento amostral e experimental, assim como as análises dos dados com a metodologia da TRI.
      Membro: Mariana Cúri.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio Antônio dos Santos Rocha. HCFMUSP. 2005.
      Membro: Mariana Cúri.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (8)
    1. CAT developments in Brazil. 2015 IACAT: International Association for Computerized Adaptive Testing
    2. ImpImplementação de um Teste Adaptativo Informatizado de Prociência em Inglês (TAI-PI) no ICMC-USP. III CONBRATRI: Congresso Brasileiro de Teoria de resposta ao Item
    3. THE MST ROLE TO REDUCE PUBLIC COST IN TESTING. 2019 IACAT (International Association for Computerized Adaptive Testing)
    4. Aprendizagem de Máquina: a Estatística sob nova direção?. II Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura e Aplicada
    5. Avaliação educacional: entendendo a teoria da resposta ao item. 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
    6. Avaliação Educacional e a Teoria de Resposta ao Item. 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
    7. AVALIA Ribeirão: um projeto USP Municípios. XVII Escola de Modelos de Regressão
    8. MESA: CORREÇÃO COMPUTADORIZADA DE QUESTÕES ABERTAS. VII CONBRATRI

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. . II CONBRATRI. Associação Brasileira de Estatística. 2011. Organizacao
    2. . 2nd Workshop on Probabilistic and Statistical Methods. ICMC-USP e DEs-UFSCar. 2014. Organizacao
    3. . II Workshop de Estatística ICMC-USP. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (USP, São Carlos). 2013. Organizacao
    4. . 3rd Workshop on Probabilistic and Statistical Methods. ICMC-USP e DEs-UFSCar. 2015. Organizacao
    5. . 22º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. ABE - Associação Brasileira de Estatística. 2016. Organizacao
    6. . 8th Workshop on Probabilistic and Statistical Methods. UFSCar e ICMC-USP. 2019. Organizacao
    7. . V CONBRATRI - Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item. ABAVE. 2016. Organizacao

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2023
Data de processamento: 08/03/2023 08:58:36