Departamento de Sistemas de Computação

Jo Ueyama

É Professor Titular (MS-6) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP). É membro do Comitê de Assessoramento de Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (CA-DT). Foi Coordenador de Área da Pesquisa para Inovação na FAPESP. Jó Ueyama completou seu Ph.D. em Ciência da Computação na Universidade de Lancaster (Inglaterra) em 2006. Após o seu PhD, ele realizou o primeiro pós-doutorado na Universidade de Kent em Canterbury (2006-2007, Inglaterra). Foi pesquisador visitante na University of Southern California (2015-2016, EUA). Em 2018, foi Co-Coordenador Geral do SBRC 2018, o maior evento científico nacional da área de atuação. Foi Presidente da Comissão das Relações Internacionais (CRInt) do ICMC/USP por dois mandatos (2016-2020). Recebeu financiamentos de pesquisa da FAPESP, CNPq, RNP, CAPES e grants do exterior como da Marinha Americana (Office of Naval Research Global, EUA) e da Royal Academy of Engineering (RAE, Reino Unido). Jó possui quatro patentes depositadas no INPI, publicou cerca de 70 artigos em periódicos e em torno de 100 artigos em eventos. A pesquisa do Prof. Ueyama foi reportagem em cinco Revistas Pesquisa FAPESP, assim como em veículos de notícias como Folha de São Paulo, Estado de São Paulo (Estadão), INFO Exame, Correio Brasiliense, Época Negócios; e em programas de Televisão como Bom Dia Brasil e EPTV Notícias. Recebeu distinções na área do Ensino como: (1) Melhor Professor do Semestre (2017 e 2018) e (2) Paraninfos de turma (2018 e 2019). Ministrou aulas de Redes, SO e Sistemas Distribuídos na Universidade Virtual do Estado de SP (UNIVESP) e o seu conteúdo disponibilizado no Youtube tem cerca de 200 mil acessos e é parte do material didático adotado de IESs nacionais e internacionais (de países que falam Português). Seus principais interesses de pesquisa incluem Internet das Coisas, Segurança e Blockchain.

  • http://lattes.cnpq.br/8098209307634371 (02022023)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo. . Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Av. Trabalhador São-carlense, 400 CEP 13560970 - São Carlos, SP - Brasil
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (17)
    1. -.

      Membro: Jó Ueyama.
    2. 2022-2022. SMART NEtworks and ServiceS for 2030 (SMARTNESS)
      The SMART NEtworks and ServiceS for 2030 (SMARTNESS) FAPESP Engineering Research Center (ERC) aims to advance cutting-edge research in computer networks and digital application services focused on strategic areas where scientific and technological impacts can be achieved by the year 2030, in collaboration with communities of cloud search and networks. With the deployment of 5G and the 6G vision being developed, the main challenges for SMARTNESS are how to design and operate cloud computing infrastructures and networks with adequate capabilities to leverage the next generation of Internet services and applications. The scope of end-to-end services at the Internet scale is exceptionally broad and requires contributions across multiple disciplines along with large investments in capital and human resources.
      Membro: Jó Ueyama.
    3. 2002-2002. NETKIT - a Component-based Toolkit for Programmable Networking
      The project is exploring an approach to programmable networking that is inspired by the way in which middleware technology has revolutionised the (related) field of distributed applications. The project aims at developing a generic, language-independent, component-based toolkit for programmable networking systems. This is building on existing OpenCOM/ OpenORB component/ middleware technology, and is addressing all levels of programmable networking in an integrated manner from in-band packet handling on routers to high level signaling protocols..
      Membro: Jó Ueyama.
    4. 2008-2008. Projeto Jovem Pesquisador FAPESP: Explorando o Paralelismo e a Reconfiguração Dinâmica em Redes de Sensores
      Este projeto propõe a pesquisa que visa explorar o paralelismo e a reconfiguração dinâmica em redes de sensores, utilizando o middleware FlexPar. O projeto corresponde à continuação da pesquisa realizada durante o pós-doutorado no Instituto de Computação da UNICAMP. Durante este pós-doutorado, investiguei o uso de plataformas reconfiguráveis em ambientes com o processamento paralelo. Esta pesquisa envolveu a construção de um middleware flexível, denominado FlexPar, que tem sido utilizado para desenvolver softwares paralelos reconfiguráveis. A pesquisa do presente projeto propõe dar continuidade ao FlexPar e explorá-lo em ambientes com poucos recursos, como os sensores. A questão chave é investigar se o paralelismo pode trazer benefícios para os ambientes com recursos escassos, como os celulares, sensores e PDAs.
      Membro: Jó Ueyama.
    5. 2009-2009. Projeto Universal CNPq: REDE - usando uma REde de sensores para Detectar Enchentes
      Em virtude de uma variedade de fatores que incluem as mudanças climáticas, as enchentes tem sido frequentes e problemáticas no Brasil. Por exemplo, as cidades de Marabá e Manaus, ambas na região norte do país, registraram este ano uma das piores enchentes dos últimos anos. Além disso, a cidade de São Paulo frequentemente sofre de enchentes durante o período das chuvas, no verão. Para minimizar este problema recorrente, o presente projeto de pesquisa propõe investigar o uso de uma rede de sensores para detectar possíveis ocorrências de enchentes, alarmando prioritamente a população que encontra-se em risco. A arquitetura de detecção de enchentes é baseado no modelo proposto por Dr. Daniel Hughes da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, onde o proponente deste projeto realizou o seu doutorado financiado pelo próprio CNPq. Tal modelo (o do Dr Hughes) recebeu vários prêmios e publicações, incluindo os no Sladshot e no New Scientist. Este projeto propõe: i) alterações no modelo de Lancaster para adaptá-lo às enchentes brasileiras; ii) realizar experimentos com o modelo adaptado à realidade brasileira; e iii) finalmente, publicar os resultados obtidos no projeto. Dr. Daniel Hughes estará visitando o Brasil por um mês em fevereiro de 2010, financiado por um projeto da FAPESP\footnote{FAPESP, Processo No. 2009/01881-5, modalidade Pesquisador Visitante em parceria com o proponente deste trabalho. Este presente projeto visa dar continuidade a este trabalho e trazer benefícios a nossa população, minimizando os danos causados pelas enchentes.
      Membro: Jó Ueyama.
    6. 2009-2009. Projeto Visitante do Exterior FAPESP: Usando uma Rede de Sensores sem Fio para Tratar as Enchentes de São Paulo
      Este projeto financia a visita de Dr. Daniel Hughes no Brasil para tratar as enchentes de São Paulo usando uma rede de sensores sem fio. Dr. Hughes realizou o seu PhD na Lancaster University com o mesmo orientador do proponente e especializou-se na area de redes de sensores. Esta especialização incluiu uma visita de quatro meses à Universidade de California em Berkeley. Dr. Hughes tambem pesquisou o uso de sensores para a previsao de enchentes, obtendo premios e publicacoes com tal trabalho.
      Membro: Jó Ueyama.
    7. 2011-2011. CIA^2 (Construindo Cidades Inteligentes: da Instrumentação dos Ambientes ao Desenvolvimento de Aplicações (RIO - Monitoração de Rios Urbanos)
      Este projeto propõe implementar uma rede de sensores sem fio em rios urbanos no Estado de São Paulo com a finalidade de monitorar as enchentes e a poluição dos rios. O trabalho é uma continuação do projeto REDE REde de sensores sem fio para Detectar Enchentes), cujo primeiro protótipo já encontra-se implementado e em fase de testes na cidade de São Carlos - SP. Tal projeto (o REDE) foi notícia na mídia, incluindo jornais (Correio Brasiliense, Brasil Econômico, etc.), revistas (Época Negócios, Época São Paulo, etc.) e televisão, onde o proponente concedeu seis entrevistas (sendo duas na Rede Globo) até a escrita deste projeto. O projeto REDE foi também destaque principal no Boletim Agência FAPESP do dia 22/06/2010. Entretanto, o protótipo atual possui uma limitação quanto à capacidade de transmissão e o uso da bateria. Pretende-se agora i) construir um novo protótipo mais econômico e com maior capacidade de transmissão; ii) replicar o prot\'otipo e instalá-los em rios urbanos a começar pelos rios que atravessam a cidade de São Carlos, SP. Além disso, planeja-se validar a reconfiguração dinâmica de maneira que o software construído possa adaptar às condições a ele impostas (ex: utilizar as tecnologias de comunicação sem fio levando-se em conta a bateria disiponivel). Como resultado acadêmico, o projeto REDE já possui uma publicação aceita em periódico internacional e outra em análise no Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS).
      Membro: Jó Ueyama.
    8. 2011-2011. FAPESP/PRONEX - 2008/58161-1 Assessment of Impacts and Vulnerability to Climate Change in Brazil and Strategies for Adaptation Options (Temático - FAPESP)
      The Earth System Science Center CCST of the Brazilian National Institute for Space Research INPE is submitting to the FAPESP-Research Programme on Global Climate Change (FAPESP-PGCC) a research proposal entitled: Assessment of Impacts and Vulnerability to Climate Change in Brazil and strategies for Adaptation options. Brazil is vulnerable to present-day climate change and will be profoundly impacted by projected climate changes in the future and in comparison with other Latin American countries, it lacks of (with few exceptions) of a national and regional strategy for vulnerability assessments and adaptation measures to cope with climate change. Therefore, we aim to establish the base for studies and assessments for impact, vulnerability and adaptation to climate changein Brazil, using a combination of regional climate change projections and vulnerability indices based on environmental, geographical-geophysical and social information, to identify areas under risk to climate stress, and to map vulnerability of population nation and in the state of Sao Paulo. Emphasis is on climate extremes and their impacts on water resources and planning and natural disasters of meteorological origin at national scale, on what would be a first approach of mapping risks and vulnerabilities in Brazil. Component 6. Case Study 4: Mitigation and adaptation measures of vulnerable communities to cope with water-related risks derived from climate change.
      Membro: Jó Ueyama.
    9. 2009-2009. INCT de Sistemas Embarcados Críticos
      A criação de um Instituto de Sistemas Embarcados Críticos é proposta neste projeto. O objetivo geral desse instituto é elevar o nível de conhecimento, competência e qualidade no país sobre o desenvolvimento desse tipo de sistema, considerando que se trata de tecnologia importante para apoiar o desenvolvimento de áreas estratégicas do país, como a do meio ambiente, a de segurança e defesa e a de agricultura. O projeto é abrangente e envolve grupos de pesquisadores de nove universidades brasileiras e sete empresas. Os principais objetivos mais específicos são o desenvolvimento de pesquisas para a construção de sistemas embarcados críticos com ênfase para veículos autônomos móveis e a construção de pelo menos dois protótipos de veículo, um aéreo e um terrestre, com o objetivo de serem transferidos para as empresas associadas, visando a possível fabricação e comercialização. Outros objetivos relevantes são a produção de uma metodologia que documente esse conhecimento e possa ser usada para o treinamento de pessoal formado na área; a produção de mestres e doutores e produção intelectual na forma de artigos científicos apresentados e publicados em conferências e periódicos de boa qualidade, bem como de patentes.
      Membro: Jó Ueyama.
      A criação de um Instituto de Sistemas Embarcados Críticos é proposta neste projeto. O objetivo geral desse instituto é elevar o nível de conhecimento, competência e qualidade no país sobre o desenvolvimento desse tipo de sistema, considerando que se trata de tecnologia importante para apoiar o desenvolvimento de áreas estratégicas do país, como a do meio ambiente, a de segurança e defesa e a de agricultura. O projeto é abrangente e envolve grupos de pesquisadores de nove universidades brasileiras e sete empresas. Os principais objetivos mais específicos são o desenvolvimento de pesquisas para a construção de sistemas embarcados críticos com ênfase para veículos autônomos móveis e a construção de pelo menos dois protótipos de veículo, um aéreo e um terrestre, com o objetivo de serem transferidos para as empresas associadas, visando a possível fabricação e comercialização. Outros objetivos relevantes são a produção de uma metodologia que documente esse conhecimento e possa ser usada para o treinamento de pessoal formado na área; a produção de mestres e doutores e produção intelectual na forma de artigos científicos apresentados e publicados em conferências e periódicos de boa qualidade, bem como de patentes..
      Membro: Edson dos Santos Moreira.
    10. 2013-2013. [Projeto Regular FAPESP 2012/22550-0] Explorando a Abordagem Sensor Web e o Sensoriamento Participatório no Monitoramento de Rios Urbanos
      Este projeto de pesquisa visa utilizar a abordagem de Sensor Web e o sensoriamento participatório no monitoramento de rios urbanos e assim prover uma cidade inteligente. Sensor Web é um conceito novo que tem por objetivo tornar uma rede de sensores sem fio acessível na Web (Internet). A idéia central consiste em permitir que qualquer usuário da Internet possa ler os dados provenientes dos sensores instalados em rios urbanos. O sensoriamento participatório é um conceito no qual um grupo de pessoas (ou comunidades) contribui com informações de sensoriamento com a finalidade de prover conhecimento em algum aspecto, como por exemplo o meio ambiente. Tais dados podem ser os de poluição assim como os que são utilizados para prever as enchentes; este último através de um sensor analógico de pressão. Pretende-se utilizar os padrões existentes para isso como a da OGC (Open Geospatial Consortium) e realizar experimentos para saber de sua viabilidade. Dentre outros objetivos, este projeto almeja continuar o trabalho que iniciou com o projeto Jovem Pesquisador da FAPESP (2008/05346-4) também na área de rede de sensores sem fio. Durante a vigência do projeto, foi proposto um middleware baseado em componentes e com isso implementou-se um protótipo para detectar enchentes em rios urbanos. O resultado do projeto foi objeto de duas matérias destaques no Boletim Agência FAPESP em 2010 e em 2011. Além disso, o protótipo chamado de e-NOE possui interface com o SISMADEN (Sistema de Monitoramento de Desastres Naturais) do INPE. O autor deste projeto pretende continuar esta pesquisa, investigando o uso da abordagem Sensor Web para prover uma cidade inteligente na área de monitoramento de rios urbanos (enchentes e poluição). Pelos impactos obtidos durante a vigência do projeto anterior, os mesmos mostraram-se bastante promissores.
      Membro: Jó Ueyama.
    11. 2014-2014. [Projeto da Marinha Americana] Using Wireless Sensor Networks and UAVs for Urban River Monitoring: Detecting, Predicting and Mitigating Floods and Pollution
      This project proposes the use of cutting-edge technology to detect and predict flash floods in Brazil. This includes the use of Wireless Sensor Networks, Artificial Intelligence and Unmanned Aerial Vehicles (UAVs). Unlike most work in the area of WSNs, this proposal also consists of deploying the prototypes in the field. It is worth mentioning that several studies in WSN validate their work through computer simulation (e.g. by relying on tools such as the OMNET network simulator) while our work is concerned with deploying sensors in Brazil to validate our prototype
      Membro: Jó Ueyama.
    12. 2016-2016. [Regular FAPESP - R$144K] Provendo uma maior inteligência em IoTs: abordagens e aplicações em sensores, VANTs e smartphones
      Os dispositivos com recursos escassos como a Internet das Coisas (IoT) estão cada vez mais onipresentes coletando dados no intuito de melhorar e otimizar o cotidiano de um ambiente como uma smart city. A IoT normalmente consiste de sensores e objetos que interagem e trabalham em conjunto, estando ao mesmo tempo conectados a Internet. A IoT é considerada como fazendo parte da Internet do Futuro e incorpora dispositivos como sensores, smartphones, câmeras, automóveis, VANTs e/ou qualquer dispositivo doméstico. Como mais objetos/sensores estão conectados, um maior volume de dados (inclusive voz, vídeo e imagem) é gerado e transportado, demandando assim uma maior inteligência para tratar adequadamente tais dados. Entretanto, o maior problema reside em que grande parte do dispositivo IoT como os sensores e objetos domésticos são dispositivos que possuem pouca memória e poder de processamento. Assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo prover um maior grau de inteligência nestes dispositivos com poucos recursos já citados. O desafio chave é prover esta inteligência nos próprios dispositivos a despeito dos recursos limitados de memória e poder de processamento que tais dispositivos dispõem. As técnicas adequadas devem ser investigadas e utilizadas, para que possamos otimizar o uso dos poucos recursos disponíveis e muitas vezes ociosos. O projeto envolve estudar as técnicas de inteligência artificial e de evolução existentes na literatura. Além disso, a proposta compreende também pesquisar a abordagem centralizada ou distribuída das inteligência nos nós (i.e. centralizar toda inteligência em um nó ou distribui-la entre os dispositivos da rede). Há várias aplicações a serem exploradas neste projeto e uma delas é o uso da inteligência artificial para classificar o estado emocional dos usuários de smartphones. Uma outra aplicação é embarcar a inteligência nos sensores para prever enchentes em rios urbanos no contexto de uma smart city. Outros cenários envolvem o uso de VANTs "inteligentes" para pulverizar defensivos químicos com uma rota ajustada (ou "evoluída") em tempo de execução, levando-se em consideração as condições climáticas impostas, como as mudanças no sentido e na velocidade do vento. Outras aplicações poderão ser investigadas ao longo do progresso desta pesquisa. Finalmente, ressalta-se que os primeiros resultados desta pesquisa foram publicados na Revista Pesquisa FAPESP de Janeiro de 2015 (como parte do resultado do projeto Regular). Deseja-se dar continuidade a estes resultados promissores através deste novo projeto proposto.
      Membro: Jó Ueyama.
    13. 2018-2018. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2018 CAPES PAEP)
      Projeto de auxílio para o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2018) na Chamada PAEP/CAPES. O evento foi realizado em Campos do Jordão - SP. O aporte financeiro concedido foi de R$104 mil.
      Membro: Jó Ueyama.
    14. 2022-2022. Prognóstico de falhas em correias transportadoras (financiado pelo Instituto Tecnológico Vale)
      Projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico com a empresa Instituto Tecnológico VALE (ITV) para prever falhas em correias transportadoras. O projeto contará com a revisão bibliográfica sobre métodos para localização e movimentação. Coleta e pré-processamento dos dados sensoriais. Projeto e validação de modelos baseados em processamento de sinais e estatística. Projeto e validação de modelos baseados em aprendizado de máquina. Redação de relatório.
      Membro: Jó Ueyama.
    15. 2023-2023. [Projeto Regular FAPESP] Explorando a abordagem multimodal na detecção e previsão de enchentes
      Este projeto visa explorar a abordagem multimodal para detectar e prever enchentes. Por multimodal, entende-se que várias abordagens de sensoriamento serão explorados para monitorar os rios urbanos. O primeiro sensor que se pretende usar é o de infravermelho para aferir o nível de água do córrego ou rio. O segundo sensor diz respeito às câmeras que capturam imagens do rio em tempo-real e são analisadas posteriormente. O terceiro sensor planejado é um código de barras que se está estudando. O quarto inclui o uso da inteligência artificial no monitoramento de rios urbanos. A abordagem multimodal já é explorada usualmente para as tarefas do cotidiano. Por exemplo, se uma pessoa deseja reconhecer o estado emocional de outra, ela analisa várias modalidades como a fala, a face e a linguagem corporal. Estudos têm mostrado que a abordagem multimodal aumenta a taxa de acerto na detecção da emoção. Esta proposta almeja explorar esta abordagem na detecção/previsão de enchentes.
      Membro: Jó Ueyama.
    16. 2019-2019. [Projeto Regular FAPESP:] Explorando DLTs e a inteligência computacional em IoT
      Este projeto tem por objetivo investigar mecanismos para: (a) explorar o uso da contabilidade digital (e.g. Blockchain) em Internet das Coisas (IoT), bem como (b) aumentar a inteligência em ambientes com IoT. Para tanto, em primeiro lugar, planeja-se estudar e atualizar-se com as técnicas que provejam a inteligência computacional para assim utilizar as técnicas mais adequadas em ambientes IoT. Em segundo lugar, objetiva-se a exploração de mecanismos de inteligência estudados e investigação de formas para inclui-los em ambientes de IoT. Em terceiro lugar, espera-se que aplicações sejam desenvolvidas com o intuito de provar a viabilidade da proposta. Finalmente, planeja-se disseminar a nova abordagem e seus resultados através de artigos, a transferência tecnológica, patentes e registros de software.
      Membro: Jó Ueyama.
    17. 2012-2012. [CNPq Universal 477499/2012-0] Utilização de Redes de Sensores Sem Fio e Veículos Aéreos Não-Tripulados em Sistemas de Suporte a Operações de Resgate e Salvamento em Situações de Desastres
      A proposta deste projeto é estudar soluções de suporte à comunicação, coordenação e interoperabilidade em RSSFs compostas por nós sensores estáticos e móveis (VANTs). Com isto, o objetivo é permitir a sua cooperação com a finalidade de fornecer dados de maneira oportuna a sistemas de informação que deem suporte a operações de resgate e salvamento em situações catastróficas.
      Membro: Jó Ueyama.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Indicado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (entre cerca de 150 docentes) para o Prêmio USP Trajetória pela Inovação 3a. edição. Universidade de São Paulo, USP. 2021.
      Membro: Jó Ueyama.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. . The Fifth International Conference on COMmunication System softWAre and middlewaRE. ICST em cooperação com a ACM, SIGSOFT e SIGAPP. 2011. Organizacao
      2. . 7th Latin American Network Operations and Management Symposium. IEEE Communications Society. 2011. Organizacao
      3. . Third IEEE International Conference on Networked Embedded Systems for Every Application. ( NESEA 2012 ). . 2012. Organizacao
      4. . 2nd International Workshop on A.I. in Security (junto com o IJCAI 2018). . 2018. Organizacao
      5. . Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (Coordenador Geral). Sociedade Brasileira de Computação. 2018. Organizacao
      6. . 1st International Workshop on A.I. in Security (junto com o IJCAI 2017). . 2017. Organizacao

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Jó Ueyama ⇔ Fernando Santos Osório (13.0)
        1. PESSIN, GUSTAVO; SOUZA, J. R.; OSÓRIO, Fernando S.; FAIÇAL, BRUNO S.; UEYAMA, Jó; VARGAS, Patrícia; WOLF, DENIS. Investigation on the Evolution of a Robotic Controller for Autonomous Vehicle Navigation. Journal of Intelligent & Fuzzy Systems. v. 27, p. 3047-3058, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FAIÇAL, BRUNO S.; COSTA, FAUSTO G.; PESSIN, Gustavo; UEYAMA, Jó; VIEIRA, HEITOR F.; COLOMBO, ALEXANDRE; FINI, PEDRO H.; VILLAS, LEANDRO; OSÓRIO, Fernando S.; VARGAS, PATRÍCIA A.; BRAUN, Torsten. The use of unmanned aerial vehicles and wireless sensor networks for spraying pesticides. Journal of Systems Architecture. v. 60, p. 393-404, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. PESSIN, Gustavo; OSÓRIO, Fernando S.; SOUZA, Jefferson R.; UEYAMA, Jó; COSTA, FAUSTO G.; WOLF, Denis F.; DIMITROVA, DESISLAVA; BRAUN, Torsten; VARGAS, PATRÍCIA A.. Investigation on the Evolution of an Indoor Robotic Localization System Based on Wireless Networks. Applied Artificial Intelligence. v. 27, p. 743-758, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. PESSIN, Gustavo; SALES, DANIEL O.; DIAS, MAURÍCIO A.; KLASER, RAFAEL L.; WOLF, Denis F.; UEYAMA, Jó; OSÓRIO, Fernando S.; VARGAS, PATRÍCIA A.. Swarm Intelligence and the Quest to Solve a Garbage and Recycling Collection Problem. Soft Computing (Berlin. Print). v. 17, p. 2311-2325, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. MARINELLO, S. H. M.; UEYAMA, Jó; PESSIN, Gustavo; OSÓRIO, Fernando S.; VARGAS, Patrícia. Determinando Posições Relativas de Nós Móveis por meio de Bluetooth e Aprendizado de Máquina. RETEC (Revista de Exatas e Tecnolológicas). v. 3, p. 1-10, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. PESSIN, Gustavo; OSÓRIO, Fernando S.; Ueyama, Jó; WOLF, Denis F.; MOIOLI, RENAN C.; VARGAS, PATRÍCIA A.. Self-localisation in indoor environments combining learning and evolution with wireless networks. Em: the 29th Annual ACM Symposium, v. 1, p. 661-666, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. PESSIN, Gustavo; OSORIO, FERNANDO S.; WOLF, DENIS; VARGAS, Patrícia; UEYAMA, Jó. Evolução de Redes Neurais para Localização de Robôs Móveis usando Redes Sem Fio. Em: I Workshop of Communication in Critical Embedded Systems (WoCCES), v. 1, p. 3-16, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. PESSIN, Gustavo; OSÓRIO, Fernando S.; SOUZA, Jefferson R.; COSTA, Fausto; UEYAMA, J.; WOLF, Denis F.; BRAUN, Torsten; VARGAS, Patricia A.. Evolving an Indoor Robotic Localization System Based on Wireless Networks.. Em: 13th International Conference on Engineering Applications of Neural Networks (EANN), v. 311, p. 61-70, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. Ailinca, Marius; PARANTHAMAN, P.; PESSIN, Gustavo; OSÓRIO, Fernando S.; SOUZA, Jefferson R.; WOLF, Denis F.; UEYAMA, Jó; VARGAS, Patrícia. Uncovering New Neural Network Topologies in Real World Robot Applications. Em: 12th Annual Workshop on Computational Intelligence (UKCI), v. 1, p. 53-58, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. COSTA, FAUSTO G.; Ueyama, Jo; BRAUN, TORSTEN; PESSIN, GUSTAVO; OSORIO, FERNANDO S.; VARGAS, PATRICIA A.. The use of unmanned aerial vehicles and wireless sensor network in agricultural applications. Em: IGARSS 2012 2012 IEEE International Geoscience and Remote Sensing Symposium, v. 1, p. 5045-5048, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. PESSIN, Gustavo; OSÓRIO, Fernando S.; UEYAMA, Jó; WOLF, Denis F.; BRAUN, Torsten. Mobile Robot Indoor Localization Using Artificial Neural Networks and Wireless Networks. Em: CBSEC - Conferência Brasileira de Sistemas Embarcados Críticos, v. 1, p. 89-94, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. PESSIN, Gustavo; OSÓRIO, Fernando S.; UEYAMA, Jó; SOUZA, Jefferson R.; WOLF, Denis F.; BRAUN, Torsten; VARGAS, Patrícia. Evaluating the impact of the number of access points in mobile robots localization using artificial neural networks. Em: The Fifth International Conference on COMmunication System softWAre and MiddlewaRE (COMSWARE), v. 1, p. 1-10, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. COSTA, F. G.; BRAUN, Torsten; UEYAMA, Jó; PESSIN, Gustavo; OSÓRIO, Fernando S.. Arquitetura Baseada Em Veículos Aéreos Não Tripulados E Redes De Sensores Sem Fio Para Aplicações Agrícolas. Em: VIII Congresso Brasileiro de Agroinformatica (SBIAgro2011), v. 1, p. 1-5, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Jó Ueyama ⇔ Denis Fernando Wolf (8.0)
        1. PESSIN, GUSTAVO; SOUZA, J. R.; OSÓRIO, Fernando S.; FAIÇAL, BRUNO S.; UEYAMA, Jó; VARGAS, Patrícia; WOLF, DENIS. Investigation on the Evolution of a Robotic Controller for Autonomous Vehicle Navigation. Journal of Intelligent & Fuzzy Systems. v. 27, p. 3047-3058, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. PESSIN, Gustavo; OSÓRIO, Fernando S.; SOUZA, Jefferson R.; UEYAMA, Jó; COSTA, FAUSTO G.; WOLF, Denis F.; DIMITROVA, DESISLAVA; BRAUN, Torsten; VARGAS, PATRÍCIA A.. Investigation on the Evolution of an Indoor Robotic Localization System Based on Wireless Networks. Applied Artificial Intelligence. v. 27, p. 743-758, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. PESSIN, Gustavo; SALES, DANIEL O.; DIAS, MAURÍCIO A.; KLASER, RAFAEL L.; WOLF, Denis F.; UEYAMA, Jó; OSÓRIO, Fernando S.; VARGAS, PATRÍCIA A.. Swarm Intelligence and the Quest to Solve a Garbage and Recycling Collection Problem. Soft Computing (Berlin. Print). v. 17, p. 2311-2325, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. PESSIN, Gustavo; OSÓRIO, Fernando S.; Ueyama, Jó; WOLF, Denis F.; MOIOLI, RENAN C.; VARGAS, PATRÍCIA A.. Self-localisation in indoor environments combining learning and evolution with wireless networks. Em: the 29th Annual ACM Symposium, v. 1, p. 661-666, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. PESSIN, Gustavo; OSÓRIO, Fernando S.; SOUZA, Jefferson R.; COSTA, Fausto; UEYAMA, J.; WOLF, Denis F.; BRAUN, Torsten; VARGAS, Patricia A.. Evolving an Indoor Robotic Localization System Based on Wireless Networks.. Em: 13th International Conference on Engineering Applications of Neural Networks (EANN), v. 311, p. 61-70, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. Ailinca, Marius; PARANTHAMAN, P.; PESSIN, Gustavo; OSÓRIO, Fernando S.; SOUZA, Jefferson R.; WOLF, Denis F.; UEYAMA, Jó; VARGAS, Patrícia. Uncovering New Neural Network Topologies in Real World Robot Applications. Em: 12th Annual Workshop on Computational Intelligence (UKCI), v. 1, p. 53-58, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. PESSIN, Gustavo; OSÓRIO, Fernando S.; UEYAMA, Jó; WOLF, Denis F.; BRAUN, Torsten. Mobile Robot Indoor Localization Using Artificial Neural Networks and Wireless Networks. Em: CBSEC - Conferência Brasileira de Sistemas Embarcados Críticos, v. 1, p. 89-94, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. PESSIN, Gustavo; OSÓRIO, Fernando S.; UEYAMA, Jó; SOUZA, Jefferson R.; WOLF, Denis F.; BRAUN, Torsten; VARGAS, Patrícia. Evaluating the impact of the number of access points in mobile robots localization using artificial neural networks. Em: The Fifth International Conference on COMmunication System softWAre and MiddlewaRE (COMSWARE), v. 1, p. 1-10, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Jó Ueyama ⇔ João Porto de Albuquerque (8.0)
        1. F. G. DE ASSIS, LUIZ; E. A. HORITA, FLÁVIO; P. DE FREITAS, EDISON; UEYAMA, JÓ; DE ALBUQUERQUE, JOÃO. A Service-Oriented Middleware for Integrated Management of Crowdsourced and Sensor Data Streams in Disaster Management. SENSORS. v. 18, p. 1689-1716, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. HORITA, FLÁVIO E.A.; ALBUQUERQUE, JOÃO PORTO DE; DEGROSSI, LÍVIA C.; MENDIONDO, EDUARDO M.; Ueyama, Jó. Development of a spatial decision support system for flood risk management in brazil that combines volunteered geographic information with wireless sensor networks. Computers & Geosciences. v. 80, p. 84-94, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. BEDER, D. M.; UEYAMA, J.; de ALBUQUERQUE, J. P.; CHAIM, M. L.. FlexFT: A Generic Framework for Developing Fault-Tolerant Applications in the Sensor Web. International Journal of Distributed Sensor Networks (Online). v. 2013, p. 1-12, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. ASSIS, LUIZ FERNANDO F. G. DE; BEHNCK, LUCAS P.; DOERING, DIONISIO; FREITAS, EDISON P. DE; PEREIRA, CARLOS E.; HORITA, FLAVIO E. A.; UEYAMA, JO; ALBUQUERQUE, JOAO PORTO DE. Dynamic Sensor Management: Extending Sensor Web for Near Real-Time Mobile Sensor Integration in Dynamic Scenarios. Em: 2016 IEEE 30th International Conference on Advanced Information Networking and Applications (AINA), p. 303-, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. FURQUIM, GUSTAVO; NETO, FILIPE; PESSIN, GUSTAVO; UEYAMA, JO; ALBUQUERQUE, JOAO P. DE; CLARA, MARIA; MENDIONDO, EDUARDO M.; SOUZA, VLADIMIR C.B. DE; SOUZA, PAULO DE; DIMITROVA, DESISLAVA; BRAUN, TORSTEN. Combining Wireless Sensor Networks and Machine Learning for Flash Flood Nowcasting. Em: 2014 28th International Conference on Advanced Information Networking and Applications Workshops (WAINA), p. 67-72, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. Pechoto, M. M.; UEYAMA, J.; de ALBUQUERQUE, J. P.. E-noé: Rede de sensores sem fio para monitorar rios urbanos. Em: Congresso Brasileiro Sobre Desastres Naturais, p. 1-10, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. ALBUQUERQUE, JOAO P. DE; UEYAMA, J.; MENDIONDO, E.M.; SOUZA, V. C. B.. Using Wireless Sensor Networks for Urban Flood Risk Adaptation in Brazil. Em: Geoinformatik 2013, p. 1-3, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. DEGROSSI, L. C.; AMARAL, G. G.; VASCONCELOS, E. S. M.; ALBUQUERQUE, J. P. de; UEYAMA, J.. Using Wireless Sensor Networks in the Sensor Web for Flood Monitoring in Brazil. Em: International Conference on Information Systems for Crisis Response and Management, p. 458-462, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Jó Ueyama ⇔ Júlio Cezar Estrella (1.0)
        1. MANO, LEANDRO Y.; BARROS, VINÍCIUS A.; NUNES, LUIZ H.; SAWADA, LUANA O.; ESTRELLA, JÚLIO C.; UEYAMA, JÓ. ENLACE: A Combination of Layer-Based Architecture and Wireless Communication for Emotion Monitoring in Healthcare. Mobile Information Systems. v. 2019, p. 1-12, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    (*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2023
    Data de processamento: 08/03/2023 08:58:44