Departamento de Sistemas de Computação

Onofre Trindade Junior

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1981), mestrado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (1991). Concluiu pós doutoramento na Universidade de Southampton, UK (1994). Atualmente é diretor de relações institucionais do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos e professor assistente doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Veículos Aéreos não Tripulados (SisVANTs), Sensoriamento Remoto e aplicações em monitoramento ambiental, agricultura de precisão e defesa.

  • http://lattes.cnpq.br/8503454306457064 (09112018)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo. Departamento de Ciências da Computação. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Av.Trabalhador Sancarlense, 400 CEP 13560-970 - Sao Carlos, SP - Brasil
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2002-2002. Aprimoramento de Tecnologias para Sensoriamento Remoto de Baixo Custo para Agricultura de Precisão
      O projeto envolve o estudo de várias técnicas utilizadas na agricultura de precisão. O pesquisador propõe a obtenção e processamento de imagens aéreas com aeronaves não tripuladas do projeto ARARA com meio de coleta de informações sobre o estado e desenvolvimento de culturas agrícolas.
      Membro: Onofre Trindade Junior.
    2. 2009-2009. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos
      A criação de um Instituto de Sistemas Embarcados Críticos é proposta neste projeto. O objetivo geral desse instituto é elevar o nível de conhecimento, competência e qualidade no país sobre o desenvolvimento desse tipo de sistema, considerando que se trata de tecnologia importante para apoiar o desenvolvimento de áreas estratégicas do país, como a do meio ambiente, a de segurança e defesa e a de agricultura. O projeto é abrangente e envolve grupos de pesquisadores de nove universidades brasileiras e sete empresas. Os principais objetivos mais específicos são o desenvolvimento de pesquisas para a construção de sistemas embarcados críticos com ênfase para veículos autônomos móveis e a construção de pelo menos dois protótipos de veículo, um aéreo e um terrestre, com o objetivo de serem transferidos para as empresas associadas, visando a possível fabricação e comercialização. Outros objetivos relevantes são a produção de uma metodologia que documente esse conhecimento e possa ser usada para o treinamento de pessoal formado na área; a produção de mestres e doutores e produção intelectual na forma de artigos científicos apresentados e publicados em conferências e periódicos de boa qualidade, bem como de patentes..
      Membro: Onofre Trindade Junior.
      A criação de um Instituto de Sistemas Embarcados Críticos é proposta neste projeto. O objetivo geral desse instituto é elevar o nível de conhecimento, competência e qualidade no país sobre o desenvolvimento desse tipo de sistema, considerando que se trata de tecnologia importante para apoiar o desenvolvimento de áreas estratégicas do país, como a do meio ambiente, a de segurança e defesa e a de agricultura. O projeto é abrangente e envolve grupos de pesquisadores de nove universidades brasileiras e sete empresas. Os principais objetivos mais específicos são o desenvolvimento de pesquisas para a construção de sistemas embarcados críticos com ênfase para veículos autônomos móveis e a construção de pelo menos dois protótipos de veículo, um aéreo e um terrestre, com o objetivo de serem transferidos para as empresas associadas, visando a possível fabricação e comercialização. Outros objetivos relevantes são a produção de uma metodologia que documente esse conhecimento e possa ser usada para o treinamento de pessoal formado na área; a produção de mestres e doutores e produção intelectual na forma de artigos científicos apresentados e publicados em conferências e periódicos de boa qualidade, bem como de patentes.
      Membro: Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco.
      CNPQ: 573963/2008-8, FAPESP: 08/57870-9
      Membro: Francisco José Monaco.
      Projeto INCT com apoio da FINEP e do CNPq. O INCT-SEC visa desenvolver tecnologias, produtos e formação de pessoal qualificado na área de sistemas embarcados críticos, com forte orientação ao desenvolvimento de sistemas robóticos autônomos (Veículos Terrestres Autônomos e Veículos Aéreos Autônomos).
      Membro: Fernando Santos Osório.
      Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) Edital 15/2008 - MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP
      Membro: Ellen Francine Barbosa.
      Projeto INCT com apoio da FINEP e do CNPq. O INCT-SEC visa desenvolver tecnologias, produtos e formação de pessoal qualificado na área de sistemas embarcados críticos, com forte orientação ao desenvolvimento de sistemas robóticos autônomos (Veículos Terrestres Autônomos e Veículos Aéreos Autônomos).
      Membro: Eduardo do Valle Simões.
    3. 1996-1996. Aeronaves de Reconhecimento Assistidas por Rádio e Autônomas - ARARA
      Visa a construção de um veículo aéreo não tripulado para monitoramento. Tem como principal objetivo a substituição de aeronaves convencionais utilizadas na obtenção de imagens aéreas para o monitoramento de plantações e áreas sob controle ecológico
      Membro: Onofre Trindade Junior.
    4. 2012-2012. Desenvolvimento de uma Barra de Luz para Pulverização Aérea com Atualização de Missão em Tempo Real.
      O projeto envolve o desenvolvimento de um sistema de guiamento para operação de pulverização agrícola que recebe informações de uma aeronave não tripulada para determinar a melhor rota de pulverização, evitando-se o problema de deriva e otimizando a pulverização na presença de vento.
      Membro: Onofre Trindade Junior.
    5. 2004-2004. Rede de Conhecimento em Agricultura de Precisão para Condições do Cerrado
      O projeto envolve o estudo de várias técnicas utilizadas em agricultura de precisão na regão do cerrado matogrossense. O pesquisador propõe a obtenção e processamento de imagens aéreas com aeronaves não tripuladas do projeto ARARA com meio de coleta de informações sobre o estado e desenvolvimento de culturas agrícolas.
      Membro: Onofre Trindade Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Medalha do Pacificador. Exército Brasileiro. 2012.
      Membro: Onofre Trindade Junior.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações



      (*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2023
      Data de processamento: 08/03/2023 08:58:45